OBJETIVO GERAL DO MÓDULO Correlacionar diferentes concepções de sociedade, cultura, ética e historicidade para a compreensão do processo de morte e a responsabilidade do enfermeiro na prevenção do luto complicado. OBJETIVOS ESPECÍFICOS DO PROGRAMA X LÓGICA DOS CONTEÚDOS: - Conhecer a experiência da pessoa e da família na trajetória do viver e morrer; - Correlacionar conhecimento sobre processo de morte e luto no contexto da pandemia de COVID-19; - Conhecer o papel do enfermeiro focalizando a experiência da pessoa e da família no contexto da morte durante a pandemia de COVID-19; - Discutir as habilidades para o alívio do sofrimento da pessoa e da família durante o processo de morte e prevenção do luto complicado no contexto da pandemia de COVID-19.
Conhecer e analisar as transformações históricas das políticas e programas nacionais de saúde da mulher, materna e neonatal. Discutir os conceitos teórico-metodológicos e os modelos de cuidado na saúde da mulher, materna e neonatal. Discutir os conceitos da integralidade do cuidado de enfermagem à mulher e ao recém-nascido e do cuidado centrado na mulher e na família. Conhecer e analisar o cuidado de enfermagem à mulher e ao recém-nascido baseado em evidências científicas. Refletir sobre o cuidado de enfermagem à mulher e ao recém-nascido orientado por direitos humanos e civis. Identificar as tendências da produção de conhecimento na saúde da mulher, materna e neonatal.
OBJETIVO GERAL DO MÓDULO Compreender a experiência de doença da criança, adolescente e sua família; Instrumentalizar o aluno no cuidado de enfermagem à criança, adolescente em situação de doença aguda e crônica, bem como de sua família fundamentado em bases teóricas. ESPECÍFICOS DO PROGRAMA X LÓGICA DOS CONTEÚDOS Referentes à ação docente: Instrumentalizar o aluno em sua formação técnico-científica voltada para o cuidado da criança, adolescente e sua família em situação de doença; Possibilitar a prática baseada em evidências no cuidado da criança, adolescente e sua família; Instrumentalizar o aluno a desenvolver habilidades de comunicação, tomada de decisões e de trabalho em equipe no contexto da pediatria. Referentes à ação discente: Integrar e aplicar conhecimentos práticos e teóricos no contexto da criança, adolescente e sua família que experiência a doença, utilizando o raciocínio clínico; Compreender a criança, adolescente e sua família em situação de doença em relação ao crescimento e desenvolvimento, estrutura e dinâmicas familiares, fatores sócio-culturais como base do cuidado; Realizar o cuidado à criança, adolescente e sua família fundamentado na abordagem centrada na família; Conhecer e identificar os problemas clínicos da criança hospitalizada; Realizar as etapas do processo de enfermagem em pediatria; Respeitar princípios éticos, legais e humanísticos em enfermagem pediátrica.
a) OBJETIVO GERAL DO MÓDULO É compreender e aplicar os fundamentos necessários para o desenvolvimento de processo interpessoal inerente à prática da enfermagem. IMPORTÂNCIA DESTE PROGRAMA DE APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO, NESTE MOMENTO DO CURSO Esse conhecimento é importante neste momento do curso, pois, provê ensinamentos introdutórios que se propõe a instrumentalizar o aluno nos aspectos conceituais, procedimentais e atitudinais para os diferentes processos de trabalho dos enfermeiros. b) SITUAÇÕES (eixos integrativos) NAS QUAIS SE FARÁ USO INTEGRADO DOS CONHECIMENTOS ADQUIRIDOS NO PROGRAMA O aluno fará uso dos conhecimentos adquiridos neste programa como uma ferramenta intermediária e propedêutica para o desenvolvimento de relacionamento humano, portanto interpessoal, com indivíduos e grupos, instrumentalizando-se para as práticas de enfermagem. c) OBJETIVOS ESPECÍFICOS DO PROGRAMA x LÓGICA DOS CONTEÚDOS I. Referentes à ação docente: - Promover a reflexão sobre o relacionamento interpessoal e suas implicações para o cuidado integral de indivíduos, famílias e grupos na prática de enfermagem. - Introduzir bases teórico-conceituais do processo de comunicação. - Discutir o processo de comunicação enquanto constituinte do relacionamento interpessoal na prática da enfermagem. - Apresentar as bases teórico-conceituais do processo grupal em enfermagem e sua aplicação nas práticas do enfermeiro. - Introduzir o conhecimento da organização das principais funções psíquicas como instrumento para desenvolvimento de relações interpessoais, na perspectiva do cuidado integral. II. Referentes à ação discente: - Reconhecer os elementos constituintes do processo grupal na prática da enfermagem, identificando limites e potencialidades. - Identificar os componentes e barreiras do processo de comunicação, reconhecendo suas implicações na prática do cuidado em enfermagem. - Reconhecer a comunicação e o relacionamento interpessoal como ferramenta inerente à prática de enfermagem. - Refletir sobre a importância da habilidade em reconhecer seus sentimentos e atitudes na interação de enfermagem junto a indivíduos, famílias e grupos. - Reconhecer as formas de organização psíquica do ser humano, identificando sua interferência no desenvolvimento das relações interpessoais.
- Discutir a evolução dos conceitos de criança e infância. - Caracterizar modelos de estudo e teorias do desenvolvimento infantil. - Conhecer e discutir instrumentos de avaliação do desenvolvimento infantil aplicáveis no acompanhamento de saúde da criança. - Relacionar os contextos de vida e as necessidades essenciais da criança para seu desenvolvimento integral. - Refletir sobre abordagens e estratégias de pesquisa com crianças.

Enfermagem em Saúde Mental e Psiquiátrica        

Coordenação: Prof.ª Dr.ª Caroline Figueira Pereira / Prof. Dr. Divane de Vargas

1º semestre de 2022: 06 de maio a 29 de junho
 SALA 27