Disciplinas Interdepartamentais da Escola de Enfermagem
Proporcionar o desenvolvimento e a integração de conhecimentos, habilidades e atitudes do aluno no que diz respeito à administração de medicamentos. Referente à ação discente: 1. Identificar os princípios ético-legais que regem a atuação do enfermeiro no processo da administração de medicamentos 2. Relacionar os tipos de prescrição com a participação do enfermeiro no processo da administração de medicamentos 3. Realizar o aprazamento dos horários em prescrições de diferentes tipos (em oficinas) 4. Relacionar as definições gerais aplicadas a administração de medicamentos 5. Utilizar as fontes de informações sobre medicamentos 6. Aplicar os princípios matemáticos aos cálculos de dosagem de medicamentos 7. Diferenciar os tipos de preparações farmacêuticas 8. Comentar os sistemas de distribuição de medicamentos 9. Relacionar os fatores que afetam a resposta individual ao uso do medicamento  10. Identificar as características das vias de administração parenteral e enteral de medicamentos 11. Demonstrar os procedimentos usados na administração parenteral e enteral de medicamentos 12. Identificar os princípios que regem o preparo seguro de medicamentos e soluções parenterais, utilizando rediluição quando necessário. 13. Demonstrar os procedimentos usados no preparo de medicamentos e soluções parenterais 14. Identificar as características das vias de administração SC e IM 15. Demonstrar os procedimentos usados na administração SC e IM 16. Identificar as características da via de administração intravenosa 17. Demonstrar os procedimentos usados na administração intravenosa de medicamentos 18. Abordagem do paciente no preparo para o procedimento de administração de medicamentos. Referente à ação docente: 1. Expor os princípios que norteiam o processo da administração de medicamentos 2. Conceituar os termos usados no âmbito da administração de medicamentos 3. Relacionar as fontes de informação fidedignas sobre medicamentos 4. Explicar os princípios matemáticos aplicados ao calculo de dosagem e rediluição de medicamentos 5. Expor as diferentes preparações farmacêuticas 6. relacionar os sistemas de distribuição de medicamentos 7. Explicar os fatores que afetam a resposta ao medicamento 8. Estabelecer a relação entre idade e farmacocinética dos medicamentos 9. Explicar as características do uso das vias parenteral e enteral 10. Promover oficinas para realização de pratica da técnica 11. Fundamentar os princípios que regem o preparo e administração de injetáveis. 12. Promover oficinas para realização de pratica do preparo e manuseio de materiais estéreis usados na administração de medicamentos 13. Demonstrar o procedimento 14. Explicar as características do uso da via SC e IM 15. Promover oficinas para realização de pratica da técnica/procedimento 16. Demonstrar o procedimento 17. Explicar as características do uso da via IV 18. Promover oficinas para realização de pratica da técnica/procedimento 18. Demonstrar o procedimento 19. Expor as principais reações adversas a medicamentos relativas aos medicamentos presentes nos protocolos do ministério da saúde (hipertensão, diabetes) 20. Expor os princípios da abordagem para o preparo do paciente para a administração de medicamentos.
GERAL DO MÓDULO Reconhecer a formação e a prática interprofissional como componentes para assegurar a qualidade da atenção à saúde ESPECÍFICOS DO MÓDULO a) Reconhecer o trabalho em equipe e a comunicação como eixos norteadores da formação e da prática interprofissional b) Discutir os direitos dos usuários como orientadores da prática interprofissional


Objetivo geral: Propiciar o desenvolvimento e a integração de conhecimentos, habilidades e atitudes do estudante para o processo de cuidado de enfermagem na saúde da criança, da mulher e mental, visando a atenção integral e humanizada e as necessidades de saúde dos usuários (pessoas, famílias e grupos) em Unidades Básicas de Saúde.

Departamento ENP

Coordenação: Profa Dra Aurea Toriyama aureatmt@usp.br

Apoio principal: especialista em laboratório Thais R Castro (MSc, RN)

Departamento ENS

Coordenação: Profa Dra Maria Fernanda Terra mfterra@usp.br

Apoio principal ENS: especialista em laboratório  Erica G Pereira (PhD, RN)

OBJETIVO GERAL DO MÓDULO Compreender e aplicar os fundamentos necessários para o desenvolvimento das ações educativas em saúde inerentes à prática da enfermagem em diferentes grupos sociais e cenários de aprendizagem. IMPORTÂNCIA DESTE PROGRAMA DE APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO, NESTE MOMENTO DO CURSO. A importância deste programa se sustenta na premissa de que um dos processos de trabalho do enfermeiro é ser educador e que as práticas da Enfermagem têm a educação em saúde como uma tecnologia fundamental para responder as necessidades de saúde dos grupos sociais. SITUAÇÕES (eixos integrativos) NAS QUAIS SE FARÁ USO INTEGRADO DOS CONHECIMENTOS ADQUIRIDOS NO PROGRAMA O estudante desenvolverá ações de educação em saúde como uma das primeiras aproximações ao cuidado de Enfermagem considerando as necessidades de saúde dos grupos sociais. Nos semestres seguintes, o estudante seguirá desenvolvendo ações educativas juntamente com outras práticas de cuidado de enfermagem em áreas especializadas. OBJETIVOS ESPECÍFICOS DO PROGRAMA X LÓGICA DOS CONTEÚDOS: Referentes à ação docente: 1. Conceituar educação em saúde 2. Contextualizar o processo educativo como inerente à prática do enfermeiro 3. Explicitar os pressupostos dos referenciais teóricos de adesão e motivação do aprendiz na prática educativa. 4. Diferenciar a prática educativa em diferentes fases do ciclo da vida. 5. Sistematizar o planejamento, construção, desenvolvimento e avaliação de projetos educativos em saúde. Referentes à ação discente: 1. Compreender o conceito de educação em saúde 2. Reconhecer o processo educativo como inerente à prática do enfermeiro 3. Identificar e aplicar pressupostos dos referenciais teóricos de adesão e motivação do aprendiz na prática educativa. 4. Reconhecer e implementar a prática educativa em diferentes fases do ciclo da vida. 5. Planejar, construir, desenvolver e avaliar projetos educativos em saúde.
OBJETIVO GERAL DO MÓDULO • Conhecer e compreender a enfermagem como prática social. • Identificar e compreender as bases históricas, éticas, sociológicas e culturais das práticas de saúde e enfermagem. IMPORTÂNCIA DESTE PROGRAMA DE APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO, NESTE MOMENTO DO CURSO. • Contribuirá para a compreensão da enfermagem como prática social, mediante desenvolvimento da capacidade para correlacionar diferentes concepções de sociedade, cultura, ética e historicidade. Esta capacitação contribuirá para o desenvolvimento de uma postura crítico-reflexiva, condição essencial para a compreensão das relações sociais, da divisão do trabalho e das relações de classe no mundo contemporâneo, caracterizado pela existência de problemas sociais decorrentes do processo de urbanização, pobreza e marginalização e suas relações com a medicina social. SITUAÇÕES NOS QUAIS SE FARÁ USO INTEGRADO DOS CONHECIMENTOS ADQUIRIDOS NO PROGRAMA Os conteúdos da disciplina articulam-se aos conteúdos de disciplinas do mesmo módulo (Necessidades de Saúde dos Grupos Sociais e Enfermagem), bem como subsidiam a discussão sobre processo de trabalho em saúde e de enfermagem nos módulos subsequentes (Enfermagem na Atenção Básica; Ética e legislação em Enfermagem e Administração em Enfermagem). OBJETIVOS ESPECÍFICOS DO PROGRAMA X LÓGICA DOS CONTEÚDOS: ESPECÍFICOS DO PROGRAMA X LÓGICA DOS CONTEÚDOS: Referentes à ação docente: • Contextualizar os conteúdos da história da enfermagem com o processo de profissionalização da enfermagem; • Estimular uma postura crítico-reflexiva do estudante frente aos conteúdos da história da Enfermagem, como prática social, e da ética, englobando direitos, valores, respeito e alteridade; • Estimular uma postura crítico-reflexiva do estudante frente às realidades socioeconômicas e suas implicações para a assistência à saúde e enfermagem; • Adotar instrumentos e métodos que favoreçam a compreensão da enfermagem como prática social e seu processo de trabalho. • Instigar a procura de material didático para que o estudante busque nexos entre as concepções trazidas por eles, a respeito das ações de enfermagem, e o substrato teórico que subsidiará a compreensão dessas ações como prática social. • Promover e fundamentar a síntese entre a concepção trazida pelos estudantes e o conhecimento que subsidia a interpretação da enfermagem como prática social. Referente à ação discente: • Conhecer e situar historicamente o cuidado, considerando os fatores sócio-políticos e econômicos; • Conhecer e analisar a reorganização do hospital sob a égide do capitalismo; • Identificar os primórdios da profissionalização da enfermagem brasileira e as influências inglesa, francesa e americana; • Identificar os fundamentos e princípios da ética e as distinções entre ética e moral; • Identificar princípios do Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, da Lei do Exercício Profissional de Enfermagem; • Desenvolver a crítica e a reflexão como condição para assumir condutas éticas; • Identificar os fatores socioculturais e históricos que interferem nas práticas de saúde e de enfermagem; • Conhecer e relacionar noções de sociedade, cultura e práticas de saúde; • Conhecer e relacionar os fenômenos e problemas sociais e suas relações com as práticas de saúde numa perspectiva sociológica; • Conhecer os elementos constitutivos dos processos de trabalho em saúde e em enfermagem; • Diferenciar os processos de trabalho nos âmbitos do cuidado dos indivíduos e dos grupos sociais, e do gerenciamento em enfermagem.