Programação

  • Programa da Disciplina

  • EDM1112-0112 - Didática II

    Docente responsável: Profa. Dra. Patrícia Amparo    

    patricia.amparo@usp.br    

    Tutora: Fabíola Placido

    fabiola.placido@usp.br

    Link para o Drive da disciplina: https://drive.google.com/drive/u/1/folders/1IDZBmYHB1UJyr6ciTXOV8Xxx1qHHPFc8

    Biblioteca coletiva de Didática II: https://drive.google.com/drive/u/1/folders/1IDZBmYHB1UJyr6ciTXOV8Xxx1qHHPFc8

  • Semana 2 (15/08) - A Didática e os estudos sobre o ensino e a profissão docente.

    Bibliografia recomendada

    AZANHA, José Mario Pires. Uma reflexão sobre a Didática. 3o Seminário A Didática em questão. Atas, vol. I, 1985, p. 24-32.

  • Atividade sobre professores/as marcantes

  • Semana 3 (29/08) - A escola como construção histórica

    CANÁRIO, Rui. A escola como construção histórica. IN: O que é a escola? Um “olhar” sociológico. Porto: Porto Editorial, 2005.

    Leitura complementar: Novoa, António e Alvim, Yara Cristina. OS PROFESSORES DEPOIS DA PANDEMIA. Educação & Sociedade [online]. 2021, v. 42 [Acessado 9 Março 2022].

  • Semana 5 (12/09) - Os saberes docentes

    TARDIF, Maurice & RAYMOND, Danielle. Saberes, tempo e aprendizagem do trabalho no magistério. Educação & Sociedade, ano XXI, no 73, Dezembro/00, p. 209-244.

    Materiais complementares:

    • NÓVOA, António. Relação escola/sociedade: novas respostas para um velho problema. Disponível em: http://acervodigital.unesp.br/handle/123456789/24, acessado em: 17/02/2019.

    • BRANDÃO, Carlos R. O que é educação. São Paulo: Brasiliense, 1981.

  • Semana 6: Natureza da relação pedagógica e suas consequências para a organização do trabalho docente.

    Mesa-redonda: Cultura escrita e mundo digital: mutações, desafios e perspectivas


    Roger Chartier (Collège de France) 
    Anne-Marie Chartier (ENS/Lyon) 

    Mediadora : Carolina Mostaro 

    Essa mesa-redonda, contando com dois dos maiores especialistas internacionais no campo da história da leitura e da história da leitura escolar, propõe meditar sobre o impacto do mundo digital nas práticas de leitura e de escrita. Considera-se, outrossim, que a pandemia e o confinamento despertaram a consciência das mudanças em curso produzidas por interações virtuais. Leitura e escrita em constante interação ultrapassam antigas fronteiras. As gerações mais jovens, nascidas na era da internet, apresentam uma nova relação entre a oralidade e a escrita, mediante a interação virtual. Isso, de alguma maneira, transforma os paradigmas escolares da aprendizagem. Além disso, no mundo da pandemia, sem livrarias ou bibliotecas, se estabeleceram novas práticas de leitura, tanto para o conhecimento quanto para o entretenimento. Houve transformações na temporalidade: o tempo breve do evento, a conjuntura e a longa duração. Fundada sobre as pesquisas francesas e brasileiras dedicadas ao mercado do livro, à frequência às bibliotecas e aos hábitos dos leitores, a análise intentará avaliar os efeitos e os riscos da mutação digital das leituras. Enfatizar as diferenças entre a lógica da comunicação e da publicação digital e a lógica própria das instituições e das produções da cultura impressa parece indispensável para preservar as práticas de leitura dentro e fora da escola, dos perigos que acompanham sua digitalização.   

  • Semana 7 (26/09): Natureza da relação pedagógica e suas consequências para a organização do trabalho docente

    DUBET, F. Quando o sociólogo quer saber o que é ser professor. Revista Brasileira de Educação, no 5-6, maio/dez.1997, 222-231.

    hooks, bell. Introdução. Ensinando a transgredir. In:_____. Ensinando a transgredir. São Paulo: Editoria WMF Martins Fontes, 2019.

  • Semana 8 (03/10): Natureza da relação pedagógica, poder e autoridade

    NOBLIT, G. W. Poder e desvelo na sala de aula. Revista da FEUSP, São Paulo, jul-dez/1995, v. 21, no 2, p. 119-137.


    SIROTA, Régine. A escola primária no cotidiano. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994. (Introdução: p. 7- 15).

  • Semana 9 (10/10): Natureza da relação pedagógica, trabalho do aluno e sentido do trabalho escolar

    PERRENOUD, Philippe. Viver e aprender a viver na escola. IN: ________. Ofício de aluno e sentido do trabalho escolar. Porto: Porto Editora, 1995.

    Leitura complementar: ASSIS, Machado. Conto de Escola. IN: ASSIS, Machado de. Obra Completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar 1994.

  • Semana 10 (17/10): Natureza da relação pedagógica: a sala de aula

    Discussão do diário da professora Catarina de Ataíde e da aluna Joana, partes do livro “Diários de uma sala de aula – duas professores, quatro alunas e uma mãe”, organizado por Maria Filomena Mónica.

  • Semana 11 (24/10): Disciplina, relações com o saber e a aprendizagem.

    Leitura obrigatória:

    GUIMARÃES, Carlos Eduardo A disciplina no processo ensino-aprendizagem. Didática, São Paulo, 1982, 18: 33-39.


    Entrega da primeira versão do ensaio.

  • Entrega da 1ª versão do ensaio

  • Entrega de atividade avaliativa (Bernard Charlot)

  • Entrega da 2ª versão do ensaio