Programação

  • Apresentação

    Nossa Disciplina é composta por três grandes áreas: 


    Educação Especial
    Educação de Surdos e 
    Língua Brasileira de Sinais (Libras)

    Bons estudos !!!


  • Estigma, Diferença e Nomenclaturas


  • Educação Especial: histórico, conceitos e concepções

    eituras indicadas para esta aula são:

    MAZZOTTA, J. S. M. Educação Especial no Brasil: História e Políticas Públicas. São Paulo: Cortez, 2001. In:  Cap. II História da Educação Especial no Brasil.

    JANNUZZI, G. Algumas concepções de educação do deficiente. Revista Brasileira de Ciências do Esporte. Campinas: Autores Associados, 1979.


    Vídeo: Conversação - Educação Inclusiva 
     


  • Olhares sobre os diferentes

    Leituras indicadas para esta aula são:


    MENDES, E. G. A radicalização do debate sobre inclusão escolar no Brasil. Revista Brasileira de Educação, v.11, n. 33, set/dez, 2006. pp. 387-405.

    RODRIGUES, D. Dez ideias (mal) feitas sobre a educação inclusiva. In: RODRIGUES, D (org). Inclusão e Educação: doze olhares sobre a educação inclusiva. São Paulo: Summus, 2006.



  • Educação Especial: bases internacionais e nacionais

    Leituras indicadas para esta aula são:


    UNESCO. Declaração de Salamanca, 1994.

    UNESCO. Declaração de Guatemala, 2001. - Decreto n. 3.956 de 2001 - Convenção Internacional para a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra as Pessoas Portadoras de Deficiência. Brasília, 2001. 

    BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Política Nacional da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. MEC / SEESP, 2008.

    BRASIL. Ministério da Educação. Resolução n. 4, de 2 de outubro de 2009.

    BRASIL. Decreto n. 7.611, de 17 de novembro de 2011. Brasília, 2011.

    BRASIL. Presidência da República. Lei n. 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Diário Oficial da União, 7 de julho de 2015.

  • Educação de Surdos: contextualização histórica e política

    Leituras indicadas para esta aula são:

    BRASIL. Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002. Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 25 de abril de 2002. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/2002/L10436.htm. Acesso em abril de 2012.


    BRASIL. Decreto nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005. Regulamenta a Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais – Libras, e o art. 18 da Lei nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000. Diário Oficial da União, Brasília, 23 de dezembro de 2005. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2005/Decreto/D5626.htm. Acesso em abril de 2012.






  • História e Modelos da Educação de Surdos

    eituras indicadas para esta aula:

    SOARES, M. A. L. O instituto nacional de surdos-mudos (capítulo 2). In: SOARES, M. A. L. A educação do surdo no Brasil. Editora Autores Associados (Editora Autores Associados LTDA), p. 39-68, 2015.

    ROCHA, L. A. C. Educação de Surdos: do Congresso de Milão aos dias atuais. In: AZEVEDO, A.B.; BORREGO, C.L.; VILELA, E.G. (orgs). Coleção Pesquisa Narrativa: Inclusão. Vol. II SBC: UMESP, 2022.

     

    Vídeos: Filme “O país dos surdos”:

     



  • Educação Bilíngue

    Leituras indicadas para esta aula são:


    PEREIRA, M. C. C. O ensino de Português como segunda língua para surdos: princípios teóricos e metodológicos. Educar em Revista. Curitiba- Brasil, Edição Especial n. 2/2014, p. 143-157. Editora UFPR. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/er/nspe-2/11.pdf


    MIRANDA, D. G. Libras, Bilinguismo e Educação Bilíngue: O Território do Surdo. Signótica, Goiânia, v. 32, 2021. DOI: 10.5216/sig.v32.64643. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/sig/article/view/64643



  • Libras

    As aulas de Libras serão presenciais


    Link para treinar