Agenda do Curso
-
Apresentação da disciplina – organização e estrutura dos estágios
- Intersecção: Ensino de História – Conteúdo/Metodologia/Teoria da História
-
A força do XIX -
FAUSTINO, Rosangela C. & GASPARIN, Joao Luiz. A influência do positivismo e do historicismo na educação e no ensino de história. Acta Scientiarum, Maringá, 23 (1):157-166, 2001.
HALL, S. “As culturas nacionais como comunidades imaginadas” In A identidade cultural na pós-modernidade. SP: DP&A Editora, 2003, p. 47 a 63.
-
Inventado o ensino de historia no Brasil
RIBEIRO, Renilson Rosa. O escrupuloso iluminador da História do Brasil: os enredos cronológicos e temáticos da 1ª edição da História Geral do Brazil de Francisco Adolfo de Varnhagem (1854/1857). UNESP – FCLAs – CEDAP, v.7, n.2, p. 86-108, dez. 2011.
ABUD, Katia. A Guardiã das Tradições: a Historia e seu código curricular. Educar em Revista, Curitiba, Brasil, n. 42, p. 163-171, out./dez. 2011.
-
Nao haverá aula
-
Ensino de História, historiografia e teoria da historia
MATHIAS, Carlos L. K. O ensino de História no Brasil: contextualização e abordagem historiográfica. História Unisinos 15 (1):40-49, Janeiro/Abril 2011.
BITTENCOURT, Circe. Ensino de História: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2004, pp. 181 - 216.
-
Ensino de História e Democracia I
RIBEIRO JUNIOR, H. C., & MARTINS, M. do C. (2018). Reorganização do sistema de ensino em tempos democráticos: reforma curricular de 1951 e o ensino de história. Revista Brasileira De História Da Educação, 18, e045. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/42978
-
Ensino de História e Democracia II
LAVILLE, C. A Guerra de Narrativas: debates e ilusões em torno do Ensino de História. Revista Brasileira de História. São Paulo, vol. 19, n. 38, p. 125-138, 1999.
BITTENCOURT, Circe. Ensino de História: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2004, pp. 181-222
-
Livro Didático
BITTENCOURT, Circe. Ensino de História: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2004, pp. 293-324
VALERIO, M. E. Na oficina do livro didático: aspectos para a discussão de um documento relevante para as analises de ensino de historia. RIBEIRO JUNIOR, Halferd Carlos; VALÉRIO, Mairon Escorsi (org.). Ensino de História e Currículo: Reflexões sobre a Base Nacional Comum Curricular, Formação de Professores e Prática de Ensino – Jundiaí: Paco Editorial, 2017.
-
Outras Linguagens
BITTENCOURT, Circe. Ensino de História: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2004, pp. 325-383
CAMPOS, A. F.; WANDERLEY, S. M. DE A. I. “Nazismo de esquerda” e Fake History. Revista Historiar, v. 14, n. 26, p. 37-57, 14 abr. 2022.
-
NTICs
SOUZA, M. S; TAMANINI, P. A. O ensino de história na contemporaneidade. Natal: IFRN, 2019. pp. 07-75/ pp. 113 - 133.
COSTA, M.A.F; SANTOS, C.B.M; XAVIER, G.A. Os games como possibilidade. Que historia e essa? EBR – Educação Básica Revista, vol.1, n.1, 2015 -
Ensino de Historia: avaliações e reflexões
SILVA, Marcos A. FONSECA, S. G.. Ensino de História hoje: errancias, conquistas e perdas. Revista Brasileira de Historia. São Paulo, v.31, n.60, p.13-33, 2010.
BITTENCOURT, Circe. Reflexões sobre o Ensino de historia. Estudos Avançados, 32 (93), 2018.
-
CERRI, Luís Fernando. Ensino de história e consciência histórica: implicações didáticas de uma discussão contemporânea. Rio de Janeiro: Ed. FGV, 2011 – Introdução e Capítulo 01.
SADDI, Rafael. Didática da História na Alemanha e no Brasil: considerações sobre o ambiente de surgimento da Neu Geschichtsdidaktik na Alemanha e os desafios da nova didática da história no Brasil. OPSIS, Catalão-GO, v. 14, n. 2, p. 133-147 - jul./dez. 2014.
-
Dilemas da contemporaneidade
SARAIVA, Karla & VEIGA-NETO, Alfredo. Modernidade Líquida, Capitalismo Cognitivo e Educação Contemporânea. Educação e Realidade, n. 34, Maio/Agosto, 2009, pp. 187-201.
LAVILLE, C. A Economia, a Religião e a Moral: novos terrenos das guerras de historia escolar. Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 36, n.1, p.173-190, jan./abr. 2011.
-
Ensino de historia e temas sensíveis
FALAIZE, Benoit. O ensino de temas controversos na escola francesa: os novos fundamentos da história escolar na França? Revista Tempo e Argumento, Florianópolis, n. 11, p. 224-253, jan./abr. 2014.
AVILA, Arthur Lima. Qual passado escolher? Uma discussão sobre o negacionismo histórico e o pluralismo historiográfico. Rev. Bras. Hist. 41 (87) • May Aug 2021 • https://doi.org/10.1590/1806-93472021v42n87-09
-
Entrega do Relatório Critico de Estagio
Compartilhamento das experiencias de estagio