Agenda do Curso

  • 15 agosto - 21 agosto

    Apresentação da disciplina – organização e estrutura dos estágios

    - Intersecção: Ensino de História – Conteúdo/Metodologia/Teoria da História


  • 22 agosto - 28 agosto

    A força do XIX -

     

    FAUSTINO, Rosangela C.  & GASPARIN, Joao Luiz. A influência do positivismo e do historicismo na educação e no ensino de história. Acta Scientiarum, Maringá, 23 (1):157-166, 2001.

     

    HALL, S. “As culturas nacionais como comunidades imaginadas” In A identidade cultural na pós-modernidade. SP: DP&A Editora, 2003, p. 47 a 63.


  • 29 agosto - 4 setembro

    Inventado o ensino de historia no Brasil

     

    RIBEIRO, Renilson Rosa. O escrupuloso iluminador da História do Brasil: os enredos cronológicos e temáticos da 1ª edição da História Geral do Brazil de Francisco Adolfo de Varnhagem (1854/1857). UNESP – FCLAs – CEDAP, v.7, n.2, p. 86-108, dez. 2011.

     

    ABUD, Katia. A Guardiã das Tradições: a Historia e seu código curricular. Educar em Revista, Curitiba, Brasil, n. 42, p. 163-171, out./dez. 2011. 


  • 5 setembro - 11 setembro

    Nao haverá aula 

  • 12 setembro - 18 setembro

    Ensino de História, historiografia e teoria da historia

     

    MATHIAS, Carlos L. K. O ensino de História no Brasil: contextualização e abordagem historiográfica. História Unisinos 15 (1):40-49, Janeiro/Abril 2011.

     

    BITTENCOURT, Circe. Ensino de História: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2004, pp. 181 - 216.


  • 19 setembro - 25 setembro

    Ensino de História e Democracia I

     

    RIBEIRO JUNIOR, H. C., & MARTINS, M. do C. (2018). Reorganização do sistema de ensino em tempos democráticos: reforma curricular de 1951 e o ensino de história. Revista Brasileira De História Da Educação18, e045. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/42978

     

    COSTA, E. V. da. Os objetivos do ensino da História no curso secundário. Revista de História[S. l.], v. 14, n. 29, p. 117-120, 1957. DOI: 10.11606/issn.2316-9141.rh.1957.105130. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/revhistoria/article/view/105130. Acesso em: 11 ago. 2022.

  • 26 setembro - 2 outubro

    Ensino de História e Democracia II

     

    LAVILLE, C. A Guerra de Narrativas: debates e ilusões em torno do Ensino de História. Revista Brasileira de História. São Paulo, vol. 19, n. 38, p. 125-138, 1999. 

     

    BITTENCOURT, Circe. Ensino de História: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2004, pp. 181-222


  • 3 outubro - 9 outubro

    Livro Didático

     

    BITTENCOURT, Circe. Ensino de História: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2004, pp. 293-324

     

    VALERIO, M. E. Na oficina do livro didático: aspectos para a discussão de um documento relevante para as analises de ensino de historia. RIBEIRO JUNIOR, Halferd Carlos; VALÉRIO, Mairon Escorsi (org.). Ensino de História e Currículo: Reflexões sobre a Base Nacional Comum Curricular, Formação de Professores e Prática de Ensino – Jundiaí: Paco Editorial, 2017.


  • 10 outubro - 16 outubro

    Outras Linguagens

     

    BITTENCOURT, Circe. Ensino de História: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2004, pp. 325-383

     

    CAMPOS, A. F.; WANDERLEY, S. M. DE A. I. “Nazismo de esquerda” e Fake History. Revista Historiar, v. 14, n. 26, p. 37-57, 14 abr. 2022.


  • 17 outubro - 23 outubro

    NTICs

    SOUZA, M. S; TAMANINI, P. A. O ensino de história na contemporaneidade. Natal: IFRN, 2019. pp. 07-75/ pp. 113 - 133.

    COSTA, M.A.F; SANTOS, C.B.M; XAVIER, G.A. Os games como possibilidade. Que historia e essa? EBR – Educação Básica Revista, vol.1, n.1, 2015 

  • 24 outubro - 30 outubro

    Ensino de Historia: avaliações e reflexões 

     

    SILVA, Marcos A. FONSECA, S. G.. Ensino de História hoje: errancias, conquistas e perdas. Revista Brasileira de Historia. São Paulo, v.31, n.60, p.13-33, 2010.

     

    BITTENCOURT, Circe. Reflexões sobre o Ensino de historia. Estudos Avançados, 32 (93), 2018.


  • 31 outubro - 6 novembro

    CERRI, Luís Fernando. Ensino de história e consciência histórica: implicações didáticas de uma discussão contemporânea. Rio de Janeiro: Ed. FGV, 2011 – Introdução e Capítulo 01.

     

    SADDI, Rafael. Didática da História na Alemanha e no Brasil: considerações sobre o ambiente de surgimento da Neu Geschichtsdidaktik na Alemanha e os desafios da nova didática da história no Brasil. OPSIS, Catalão-GO, v. 14, n. 2, p. 133-147 - jul./dez. 2014.


  • 7 novembro - 13 novembro

    Dilemas da contemporaneidade

     

    SARAIVA, Karla & VEIGA-NETO, Alfredo. Modernidade Líquida, Capitalismo Cognitivo e Educação Contemporânea. Educação e Realidade, n. 34, Maio/Agosto, 2009, pp. 187-201.

     

    LAVILLE, C. A Economia, a Religião e a Moral: novos terrenos das guerras de historia escolar. Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 36, n.1, p.173-190, jan./abr. 2011. 


  • 14 novembro - 20 novembro

    Ensino de historia e temas sensíveis

     

    FALAIZE, Benoit. O ensino de temas controversos na escola francesa: os novos fundamentos da história escolar na França? Revista Tempo e Argumento, Florianópolis, n. 11, p. 224-253, jan./abr. 2014.

     

    AVILA, Arthur Lima. Qual passado escolher? Uma discussão sobre o negacionismo histórico e o pluralismo historiográfico. Rev. Bras. Hist. 41 (87) • May Aug 2021 • https://doi.org/10.1590/1806-93472021v42n87-09 


  • 21 novembro - 27 novembro

    Entrega do Relatório Critico de Estagio

    Compartilhamento das experiencias de estagio