Programação

  • Informações Básicas

    EDM0402- Didática

    Docente responsável: Profa. Dra. Patrícia Amparo    

    patricia.amparo@usp.br    

    Link para o Drive da disciplina: https://drive.google.com/drive/u/1/folders/1-V6nqst2FWU0PJwZiLaL8N7YpStVmtfP

  • Semana 1 - 24/08

    Apresentação do programa da disciplina.

    Leitura obrigatória: AZANHA, José Mario Pires. Uma reflexão sobre a Didática. 3º Seminário A Didática em questão. Atas, vol. I, 1985, p. 24-32.

  • Atividade sobre professores/as marcantes

  • Semana 2 - 31/08

    Leitura obrigatória:

    CANÁRIO, Rui. A escola como construção história. IN: O que é a escola? Um “olhar” sociológico. Porto: Porto Editorial, 2005.

    Leitura complementar: 

    Nóvoa, António e Alvim, Yara Cristina. OS PROFESSORES DEPOIS DA PANDEMIA. Educação & Sociedade [online]. 2021, v. 42 [Acessado em 9 de março 2022].


  • Semana 3 - 07/09

    Não haverá aula – feriado

  • Semana 4 - 14/09

    Leitura obrigatória:

     TARDIF, Maurice & RAYMOND, Danielle. Saberes, tempo e aprendizagem do trabalho no magistério. Educação & Sociedade, ano XXI, nº 73, Dezembro/00, p. 209-244.


  • Entrega da Atividade de estágio 1

    Objetivo da atividade: 

    • Apresentação da proposta de estágio e da descrição da escola em que ela acontecerá.

    Orientações:

    • Acessar o Drive da disciplina e baixar o formulário disponível na subpasta "Estágio".
    • Preencher o arquivo com os seus dados pessoais e da instituição em que o estágio se realizará.


  • Semana 5 - 21/09

    Leituras obrigatórias:

    DUBET, F. Quando o sociólogo quer saber o que é ser professor. Revista Brasileira de Educação, no 5-6, maio/dez.1997, 222-231.

    hooks, bell. Introdução. Ensinando a transgredir. In:_____. Ensinando a transgredir. São Paulo: Editoria WMF Martins Fontes, 2019.

  • Semana 6 - 28/09

    Leituras obrigatórias:

    NOBLIT, G. W. Poder e desvelo na sala de aula. Revista da FEUSP, São Paulo, jul- dez/1995, v. 21, no 2, p. 119-137.

    SIROTA, Régine. A escola primária no cotidiano. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994. (Introdução: p. 7- 15).

  • Semana 7 - 05/10

    Leitura obrigatória:

    PERRENOUD, Philippe. Viver e aprender a viver na escola. IN: ________. Ofício de aluno e sentido do trabalho escolar. Porto: Porto Editora, 1995.

    Leitura complementar: 

    ASSIS, Machado. Conto de Escola. IN: ASSIS, Machado de. Obra Completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar 1994.

  • Semana 8 - 12/10

    Feriado - Não haverá aula

  • Semana 9 - 19/10

    Discussão sobre os diários organizados por Maria Filomena Mônica.

  • Entrega da Atividade de Estágio 2

    Descrição e problematização acerca da relação pedagógica observada na escola.

    A proposta de estágio está no Drive da disciplina e pode ser acessada diretamente clicando aqui.

    Prazo máximo de entrega: 26/10

  • Semana 10 - 26/10

    Discussão a partir do texto "A disciplina no processo ensino-aprendizagem. Didática", de Carlos Eduardo Guimarães.

  • Semana 11 - 02/11

    Feriado. Não haverá aula.

  • Semana 12 - 09/11

    Discussão sobre aprendizagem a partir do capítulo "O que é aprender?", de Philippe Meirieu.

  • Entrega do comentário

  • Semana 13 – 16/11

    Discussão sobre a relação como saber a partir das proposições de Bernard Charlot.

  • Semana 14 – 23/11

    Devolutiva das atividades avaliativas sobre as relações com o saber.

    Orientações a respeito da realização da atividade de estágio 3.

    Introdução da discussão sobre o tempo na atividade pedagógica.


  • Entrega da Atividade de estágio 3

    Descrição e problematização das relações com o conhecimento observadas em sala de aula, privilegiando o modo como os professores elaboram formas de organização dos conteúdos de ensino.

    A proposta de atividade está no Drive e pode ser acessada por aqui.

    O prazo para a entrega da atividade é 02/11.

  • Semana 15 – 30/11

    Continuidade da discussão sobre o tempo a partir da leitura do romance "Nossa senhora do Nilo", de Scholastique Mukasonga.

    Discussão sobre a avaliação a partir das proposições de Philippe Perrenoud.


  • Semana 16 – 07/12

    Encerramento da discussão teórica da disciplina a partir da atividade de análise de um livro didático.

    Organização das fichas de estágio.


  • Semana 17 – 14/12

    Encontro para assinatura e organização da ficha de estágio.

  • Entrega da atividade de estágio 4.

    Descrição das principais práticas avaliativas observadas ao longo do período de estágio.

    A proposta de atividade está no Drive e pode ser acessada por aqui.

    O prazo para a entrega da atividade é 17/12.