Programação
-
EDM0402- Didática
Docente responsável: Profa. Dra. Patrícia Amparo
patricia.amparo@usp.br
Link para o Drive da disciplina: https://drive.google.com/drive/u/1/folders/1-V6nqst2FWU0PJwZiLaL8N7YpStVmtfP -
Apresentação do programa da disciplina.
Leitura obrigatória: AZANHA, José Mario Pires. Uma reflexão sobre a Didática. 3º Seminário A Didática em questão. Atas, vol. I, 1985, p. 24-32.
-
Leitura obrigatória:
CANÁRIO, Rui. A escola como construção história. IN: O que é a escola? Um “olhar” sociológico. Porto: Porto Editorial, 2005.
Leitura complementar:
Nóvoa, António e Alvim, Yara Cristina. OS PROFESSORES DEPOIS DA PANDEMIA. Educação & Sociedade [online]. 2021, v. 42 [Acessado em 9 de março 2022].
-
Não haverá aula – feriado
-
Leitura obrigatória:
TARDIF, Maurice & RAYMOND, Danielle. Saberes, tempo e aprendizagem do trabalho no magistério. Educação & Sociedade, ano XXI, nº 73, Dezembro/00, p. 209-244.
-
Objetivo da atividade:
- Apresentação da proposta de estágio e da descrição da escola em que ela acontecerá.
Orientações:
- Acessar o Drive da disciplina e baixar o formulário disponível na subpasta "Estágio".
- Preencher o arquivo com os seus dados pessoais e da instituição em que o estágio se realizará.
-
Leituras obrigatórias:
DUBET, F. Quando o sociólogo quer saber o que é ser professor. Revista Brasileira de Educação, no 5-6, maio/dez.1997, 222-231.
hooks, bell. Introdução. Ensinando a transgredir. In:_____. Ensinando a transgredir. São Paulo: Editoria WMF Martins Fontes, 2019.
-
Leituras obrigatórias:
NOBLIT, G. W. Poder e desvelo na sala de aula. Revista da FEUSP, São Paulo, jul- dez/1995, v. 21, no 2, p. 119-137.
SIROTA, Régine. A escola primária no cotidiano. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994. (Introdução: p. 7- 15).
-
Leitura obrigatória:
PERRENOUD, Philippe. Viver e aprender a viver na escola. IN: ________. Ofício de aluno e sentido do trabalho escolar. Porto: Porto Editora, 1995.
Leitura complementar:
ASSIS, Machado. Conto de Escola. IN: ASSIS, Machado de. Obra Completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar 1994.
-
Feriado - Não haverá aula
-
Discussão sobre os diários organizados por Maria Filomena Mônica.
-
Descrição e problematização acerca da relação pedagógica observada na escola.
A proposta de estágio está no Drive da disciplina e pode ser acessada diretamente clicando aqui.
Prazo máximo de entrega: 26/10
-
Discussão a partir do texto "A disciplina no processo ensino-aprendizagem. Didática", de Carlos Eduardo Guimarães.
-
Feriado. Não haverá aula.
-
Discussão sobre aprendizagem a partir do capítulo "O que é aprender?", de Philippe Meirieu.
-
Discussão sobre a relação como saber a partir das proposições de Bernard Charlot.
-
Devolutiva das atividades avaliativas sobre as relações com o saber.
Orientações a respeito da realização da atividade de estágio 3.
Introdução da discussão sobre o tempo na atividade pedagógica.
-
Descrição e problematização das relações com o conhecimento observadas em sala de aula, privilegiando o modo como os professores elaboram formas de organização dos conteúdos de ensino.
A proposta de atividade está no Drive e pode ser acessada por aqui.
O prazo para a entrega da atividade é 02/11.
-
Continuidade da discussão sobre o tempo a partir da leitura do romance "Nossa senhora do Nilo", de Scholastique Mukasonga.
Discussão sobre a avaliação a partir das proposições de Philippe Perrenoud.
-
Encerramento da discussão teórica da disciplina a partir da atividade de análise de um livro didático.
Organização das fichas de estágio.
-
Encontro para assinatura e organização da ficha de estágio.
-
Descrição das principais práticas avaliativas observadas ao longo do período de estágio.
A proposta de atividade está no Drive e pode ser acessada por aqui.
O prazo para a entrega da atividade é 17/12.