|
Cronograma de Atividades (NOVO) |
|
|
Link para o Drive (Textos) |
|
|
Tutorial: Postagem dos Comentários e Fórum |
|
|
Link para Planilha Propostas de Estágio PIED - 1ºSem 2020 |
|
|
Observações sobre Estágio |
Orientações de estágio PIED C.Humanas - 2020 |
|
|
Fichas de Estágio - Nesta pasta encontram-se os modelos de ficha de estágio para preenchimento dos dados do aluno |
|
|
Gravação: Encontro de Orientação sobre Estágio - Materiais Didáticos (16/07) |
|
|
Gravação: Encontro de Orientação sobre Estágio - Ensaios e Análises de Propostas Anteriores (16/07) |
|
|
Gravação Encontro de Orientação sobre Estágio - Análise Ensino Remoto (17/07) |
|
|
Textos para orientação de estágio |
Conjunto de textos de orientação para a elaboração do estágio. |
|
SME - São Paulo, SP Trilhas de Aprendizagens |
|
|
[eBook] Jogos e Ensino de História (UFRGS) |
|
|
Thompson, Paul. A entrevista. A voz do passado. |
|
|
Atividade 1 - ARIÈS, P. Uma criança descobre a história |
Texto ARIÈS, Philippe. "Uma criança descobre a história" |
|
|
Gravação Encontro Online 20/05 - TARDE |
|
|
Gravação Encontro Online 20/05 - NOITE |
|
|
Apresentação "Memórias sobre a descoberta da História" (20/05) |
|
|
Atividade extra - Filme "Narradores de Javé" |
Comentários: Narradores de Javé |
Filme brasileiro dirigido por Eliane Caffé, é uma obra sobre a
memória e a capacidade criativa e criadora do povo da fictícia Javé –
mas que remete a outros agrupamentos e localidades do Brasil. Conta a
história dos moradores de Javé ameaçados pela construção de uma usina
hidrelétrica nas proximidades da cidade. Para evitar o desaparecimento
da cidade um de seus moradores propõe que se escreva a história de Javé
de modo a provar para as autoridades a sua importância e valor
histórico. O texto propõe algumas reflexões sobre o enredo da obra
fílmica e estabelece relações com as temáticas da memória, história oral
e patrimônio cultural no ensino de História a partir das contribuições
de autores como Matozzi, Bosi (2015) e Ribeiro (2006). |
|
Apresentação "Aula Narradores de Javé" (27/05) |
|
|
Gravação Encontro Online 27/05 |
|
|
Atividade 2 - OLIVEIRA, S. R. F. & SCHMIDT, M. A.; CAINELLI, M. O tempo, a criança e o Ensino de História |
OLIVEIRA, Sandra Regina Ferreira de. O tempo, a criança e o Ensino de História. |
|
|
SCHMIDT, Maria Auxiliadora; CAINELLI, Marlene. A construção de noções de tempo. |
|
|
Gravação Encontro Online 03/06 - TARDE |
|
|
Gravação Encontro Online 03/06 - NOITE |
|
|
Apresentação Aula 03/06 |
|
|
Atividade 3 - COOPER, H. Aprendendo e ensinando sobre o passado a crianças de três a oito anos |
COOPER, H. Aprendendo e ensinando sobre o passado a crianças de três a oito anos |
|
|
Gravação Encontro Online 10/06 - TARDE |
|
|
Gravação Encontro Online 10/06 - NOITE |
|
|
Apresentação 10/06 |
|
|
Atividade 4 - BITTENCOURT, C. Livros didáticos. NAPOLITANO, M. Cultura. |
BITTENCOURT, Circe. Livros didáticos entre textos e imagens |
|
|
NAPOLITANO, Marcos. Cultura. |
|
|
Gravação Encontro Online 17/06 - TARDE |
|
|
Gravação Encontro Online 17/06 NOITE |
|
|
Apresentação 17/06 |
|
|
Atividade 5 - MENEZES, U.T. B. Museu histórico/ A exposição museológica |
MENEZES, Ulpiano T. B. Como explorar um museu histórico |
|
|
MENEZES, Ulpiano T. B. Do teatro da memória ao laboratório da História: a exposição museológica e o conhecimento histórico. |
|
|
Gravação Encontro Online 24/06 - TARDE |
|
|
Gravação Encontro Online 24/06 - NOITE |
|
|
Apresentação 24/06 |
|