Argomento | Nome | Descrizione |
---|---|---|
Drive (filmes e textos) | ||
Programa do curso História do Audiovisual II | História do Audiovisual II | Programa do curso de História do Audiovisual II, primeiro semestre de 2020 |
HISTÓRIA DO AUDIOVISUAL II 2020 REVISTO | ||
História do Audiovisual II | Programa do curso de História do Audiovisual II, primeiro semestre de 2020 |
|
Aula 3 (20/03) - Ozu e Mizoguchi | Mestre Mizoguchi: uma lição de cinema - Lúcia Nagib (ed.) | Ler da página 127 à 141 |
Aula 4 (03/04) - Os primórdios do Neorrealismo Italiano | Global Neorealism: The Transnational History of a Film Style - Saverio Giovacchini, Robert Sklar (eds) | Ler Introduction
e Capítulo de Mariano Mestman From Italian Neorealism to new Latin American
Cinema. |
A imagem-tempo - Gilles Deleuze | Ler da página 9 à 28 |
|
História do Cinema Mundial - Fernando Mascarello (Org.) | Ler o capítulo "Neorrealismo italiano", de Mariarosaria Fabris. |
|
Roteiro de Visionamento: Obssessão | ||
Global Neorealism: The Transnational History of a Film Style - Saverio Giovacchini, Robert Sklar (eds) | Ler Introduction
e Capítulo de Mariano Mestman From Italian Neorealism to new Latin American
Cinema. |
|
Roteiro de Visionamento: Obssessão | ||
A imagem-tempo - Gilles Deleuze | Ler da página 9 à 28 |
|
História do Cinema Mundial - Fernando Mascarello (Org.) | Ler o capítulo "Neorrealismo italiano", de Mariarosaria Fabris. |
|
Aula 5 (10/04) - Cidade, perambulação e tempos mortos em De Sica | LEITURA COMPLEMENTAR: Da criança que nos olha: Uma análise da construção da imagem da criança no cinema italiano pós-guerra | |
O Cinema: Ensaios - André Bazin | Ler da página 73 a 81, 264 a 294 |
|
LEITURA COMPLEMENTAR: A CENOGRAFIA E O ESPAÇO-TEMPO NO NEORREALISMO COMO INDICADOR DA SOCIEDADE ITALIANA NO PÓS-GUERRA: uma breve análise a partir de Roma, Cidade Aberta e Ladrões de Bicicleta | ||
Roteiro de Visionamento: Ladrões de Bicicleta (De Sica, 1948) | ||
Roteiro de Visionamento | Viagem a Itália (Roberto Rossellini, 1954) |
|
LEITURA COMPLEMENTAR: Da criança que nos olha: Uma análise da construção da imagem da criança no cinema italiano pós-guerra | ||
O Cinema: Ensaios - André Bazin | Ler da página 73 a 81, 264 a 294 |
|
LEITURA COMPLEMENTAR: A CENOGRAFIA E O ESPAÇO-TEMPO NO NEORREALISMO COMO INDICADOR DA SOCIEDADE ITALIANA NO PÓS-GUERRA: uma breve análise a partir de Roma, Cidade Aberta e Ladrões de Bicicleta | ||
Roteiro de Visionamento: Ladrões de Bicicleta (De Sica, 1948) | ||
Roteiro de Visionamento | Viagem a Itália (Roberto Rossellini, 1954) |
|
Aula 6 (17/04) - Rossellini e o debate sobre o Neorrealismo | O Cinema: Ensaios - André Bazin | Ler da página 308 à 318 |
Carta sobre Rossellini - Jacques Rivette | Rivette, Jacques. “Carta sobre Rossellini” In ROSSELLINI, Roberto. Dez Anos de Cinema. Roberto Rossellini e o Cinema Revelador, p.238-258.
|
|
As paisagens de Rossellini: natureza, mito, história - Sandro Bernardi | Bernardi, Sandro. “As paisagens de Rossellini: natureza, mito, história”. Sandro Bernardi In ROSSELLINI, Roberto. Dez Anos de Cinema. Roberto Rossellini e o Cinema Revelador, p. 161-195, 2007. |
|
Textos de Aprà, Rossellini e Bazin | ||
Roteiro de Visionamento | A tomada do poder por Luís XIV (Roberto Rossellini, 1966) |
|
O Cinema: Ensaios - André Bazin | Ler da página 308 à 318 |
|
Carta sobre Rossellini - Jacques Rivette | Rivette, Jacques. “Carta sobre Rossellini” In ROSSELLINI, Roberto. Dez Anos de Cinema. Roberto Rossellini e o Cinema Revelador, p.238-258.
|
|
As paisagens de Rossellini: natureza, mito, história - Sandro Bernardi | Bernardi, Sandro. “As paisagens de Rossellini: natureza, mito, história”. Sandro Bernardi In ROSSELLINI, Roberto. Dez Anos de Cinema. Roberto Rossellini e o Cinema Revelador, p. 161-195, 2007. |
|
Textos de Aprà, Rossellini e Bazin | ||
Roteiro de Visionamento | A tomada do poder por Luís XIV (Roberto Rossellini, 1966) |
|
Aula 8 (01/05) - Docudrama Ingles | Mello, Cecília A. Up the Junction | |
Hill, John | ||
Mello, Cecília A. Up the Junction | ||
Hill, John | ||
Aula 10 (15/05) - Poesia, política e memória em Resnais | Vincendeau, G. Fifty years of the French New Wave | |
Neves, David. Hiroshima-nevers, um itinerário | ||
Vincendeau, G. Fifty years of the French New Wave | ||
Neves, David. Hiroshima-nevers, um itinerário | ||
Aula 11 (22/05) - Varda, irreverência para além de gênero | Stam, Robert Jules et Jim | |
de Baeque Cinefilia | ||
Uma certa tendência do cinema francês - François Truffaut | TRUFFAUT, F. “Uma certa tendência do cinema francês”. In: O Prazer dos Olhos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005, p. 257-276. |
|
Stam, Robert Jules et Jim | ||
de Baeque Cinefilia | ||
Uma certa tendência do cinema francês - François Truffaut | TRUFFAUT, F. “Uma certa tendência do cinema francês”. In: O Prazer dos Olhos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005, p. 257-276. |
|
Aula 12 (29/05) - Nova Onda Tcheca | Resenha de “Sedmikrásky/ Daisies -Benjamin Halligan | ler da página104 à 108 HALLIGAN, B. Resenha de “Sedmikrásky/ Daisies”. In: Studies in Eastern European Cinema, v. 2, n. 1, 2011, p. 104-108 |
Sex and Sensation - Linda Williams | ler da página 490 à 496 WILLIAMS, L. “Sex and Sensation”. In: NOWELL-SMITH, G. (ed.). The Oxford History of World Cinema. Oxford: OUP, 1996, p. 490-496. |
|
Resenha de “Sedmikrásky/ Daisies -Benjamin Halligan | ler da página104 à 108 HALLIGAN, B. Resenha de “Sedmikrásky/ Daisies”. In: Studies in Eastern European Cinema, v. 2, n. 1, 2011, p. 104-108 |
|
Sex and Sensation - Linda Williams | ler da página 490 à 496 WILLIAMS, L. “Sex and Sensation”. In: NOWELL-SMITH, G. (ed.). The Oxford History of World Cinema. Oxford: OUP, 1996, p. 490-496. |
|
Aula 14 (12/06) - O olhar para a câmera, Godard e a experimentação formal | Marie, Michel. A Nouvelle Vague e Godard. Parte 2 | |
História do Cinema Mundial - Fernando Mascarello (Org.) | ler da página 221 à 252 Manevy, Alfredo. “Nouvelle Vague” In Mascarello, Fernando (org.) História do cinema mundial. Campinas: Papirus. p. 221-252. |
|
Marie, Michel. A Nouvelle Vague e Godard. Parte 2 | ||
História do Cinema Mundial - Fernando Mascarello (Org.) | ler da página 221 à 252 Manevy, Alfredo. “Nouvelle Vague” In Mascarello, Fernando (org.) História do cinema mundial. Campinas: Papirus. p. 221-252. |
|
Aula 15 (19/06) - Fellini | Fellini, visionário | |
Tutto Fellini | ||
Neves, Davi | ||
Fellini, visionário | ||
Tutto Fellini | ||
Neves, Davi | ||
Aula 16 (26/06) - Antonioni | Variações sobre Michelangelo Antonioni - Gilda de Mello e Souza | |
Variações sobre Michelangelo Antonioni - Gilda de Mello e Souza |