Opções de inscrição
Universidade de São Paulo
Faculdade de Educação – Licenciatura em História
Programa do curso: Metodologia do Ensino de História I – EDM 417
Profa. Patricia Tavares Raffaini
1º semestre de 2018 – terças-feiras das 14:00 às 17:45 hs
e das 19:30 às 23:00 hs
Cronograma
27/02 – Apresentação do programa e da bibliografia a ser usada no curso.
06/03 – Modos de consciência especialmente necessários em História.
BITTENCOURT, Circe. Aprendizagens em História.
LOWENTHAL, David. Dilemmas and Delights of Learning History.
13/03 - Os tempos da História.
PROST, Antoine. Os tempos da História
SIMAN, Lana Mara de C. A Temporalidade Histórica como categoria central do pensamento histórico: Desafios para o Ensino e a Aprendizagem. In: Quanto tempo o tempo tem?
20/03 – As narrativas no ensino de História.
MONTEIRO, Ana Maria. Narrativas e narradores no Ensino de História.
PROST, Antoine. Criação de enredos e narratividade.
03/04 – Uso de documentos escritos em sala de aula. Apresentação dos projetos de ensino de História.
SALIBA, Elias T. Documentos, Relíquias, Lembranças. Pequena História de Aventuras e Desencantos.
10/04 – Visita ao IEB/USP (a confirmar)
17/04 – Cultura Material – Patrimônio Arquitetônico e Urbanístico. Apresentação dos projetos para o ensino de História.
REDE, Marcelo. História e Cultura Material.
24/04 - Cultura Material – Artefatos. Apresentação dos projetos para o ensino de História. Atividade com Arqueoteca.
MENEZES, Ulpiano B. Memória e Cultura Material. Documentos Pessoais no Espaço Público.
08/05 – Visita ao Museu Paulista
15/05 – Literatura. Apresentação dos projetos para o ensino de História.
FERREIRA, Antônio Celso. A fonte fecunda.
DARNTON, Robert. Histórias que os camponeses contam. O Significado de Mamãe Ganso
CÂNDIDO, Antônio. A Literatura e a formação do Homem.
22/05 – Iconografia. Apresentação dos projetos para o ensino de História.
SCHWARTZ, Lilia. Lendo e agenciando imagens.
MANGUEL, Alberto. O espectador comum. A imagem como narrativa.
29/05 – Cinema. Apresentação dos projetos para o ensino de História.
MONTEIRO LOBATO. A Lua Córnea. Revista do Brasil
VAINFAS, Ronaldo. Carlota: Caricatura da História.
SALIBA, Elias. As imagens canônicas e a História.
05/06 – Música. Apresentação dos projetos para o ensino de História.
MORAES, José Geraldo. Entre a memória e a história da música popular.
NAPOLITANO, Marcos. Para uma história cultural da música popular.
12/06 – O livro didático de História.
– O Programa Nacional do Livro Didático – análise dos guias e das coleções 2016/2017.
BITTENCOURT, Circe. Livros didáticos entre textos e imagens.
MUNAKATA, Kazumi. O livro didático e o professor: entre a ortodoxia e a apropriação.
19/06- Oficina de análise de Livros Didáticos. (trabalho em grupo)
26/06 - Entrega do Projeto de Ensino de História e do Relatório escrito de Estágio.
Formas de Avaliação
- Monitoria dos textos obrigatórios – 20%
- Projeto para o ensino de História. Apresentação em grupo e entrega de projeto escrito (acontecerão sempre na segunda parte da aula dos dias 03/04 ao 05/06) - 40%
- Participação na Oficina de livros didáticos de História e entrega da análise escrita - 10%
- Entrega da Ficha e relatório de Estágio. – 30% (item obrigatório para aprovação).
Bibliografia
ABREU, Martha e SOIHET, Rachel (orgs). Ensino de História: conceitos, temáticas e metodologia. Rio de Janeiro: Casa da Palavra; FAPERJ, 2003.
BITTENCOURT, Circe (org) O Saber Histórico na Sala de Aula. 2.ed. São Paulo: Contexto, 1998.
BITTENCOURT, Circe. Ensino de História. Fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2004.
BURKE, Peter. A escrita da História. Novas perspectivas. São Paulo: Ed. Unesp, 1992.
CAPELATO, M. H.; MORETTIN, E.; NAPOLITANO, M.; SALIBA, E. T. História e Cinema. Dimensões históricas do audiovisual. Sâo Paulo: Alameda; FFLCH/USP, 2007.
DARNTON, Robert. O Grande massacre de gatos e outros episódios de história cultural francesa. 4.ed. Rio de Janeiro: Graal, 1986.
GOMES, Ângela de Castro. A República, a História e o IHGB. Belo Horizonte: Argumentum, 2009.
MANGUEL, Alberto. Lendo imagens. São Paulo, Companhia das Letras.
MENESES, Ulpiano T. Bezerra de. Memória e Cultura Material: documentos pessoais no espaço público. Estudos Históricos. Rio de Janeiro, v. 11, n. 21, p. 89-104, 1998.
MONTEIRO, Ana Maria; GASPARELLO, A. M.; MAGALHÂES, M. S. (org) Ensino de História. Sujeitos, saberes e práticas. Rio de Janeiro: Faperj; Mauad, 2007.
PINSKY, Carla Bassanezi; LUCA, Tânia Regina de (orgs.). O historiador e suas fontes. São Paulo: Contexto, 2009.
PROST, Antoine. Doze lições sobre a História. 2.ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2015.
REDE, Marcelo. História e cultura material. In: Ciro Flamarion Cardoso e Ronaldo Vainfas (org.). Domínios da História. Rio de Janeiro, Elsevier, 2012, p. 133-150.
ROCHA, Helenice Aparecida Bastos; MAGALHÂES, Marcelo de Souza; GONTIJO, Rebeca. (Org.). A escrita da história escolar: memória e historiografia. 1ed.Rio de Janeiro: FGV Editora, 2014.
SALIBA, Elias Thomé. Documentos, Relíquias, Lembranças: Pequena história de aventuras e desencantos. In: KARNAL, Leandro; FREITAS NETO, José Alves. A escrita da memória. Interpretações e análises documentais. São Paulo: Instituo Cultural Banco Santos, 2004.
SCHWARTZ, Lilia M. Lendo e agenciando imagens. O Rei, a natureza e seus belos naturais. Sociologia & Antropologia, Rio de Janeiro, v. 04-02: 391-431, outubro, 2014.
SOARES, Mariza de Carvalho. A História vai ao cinema. Rio de Janeiro: Record, 2001.
STEARNS, Peter N.; SEIXAS, Peter; WINEBURG, Sam (org) Knowing, Teaching and Learning History. NewYork: New York University Press, 2000.
ZAMBONI, Ernesta; ROSSI, Vera Lúcia S. (orgs) Quanto tempo o tempo tem. Campinas: Alínea, 2003.
- Docente: Patricia Tavares Raffaini