Ir para o conteúdo principal
Painel lateral
Disciplinas »
2025
2024
2023
2022
2021
2020
2019
2018
2017
2016
2015
2014
2013
2012
AACCs/FFLCH
Pró-Reitoria de Pós-Graduação
Outros
Suporte »
Acesso
Perfis
Ouvintes
Docentes
Criação de Disciplinas da USP
Documentação
HelpDesk e Contato
Guia de uso
Sobre
Português - Brasil (pt_br)
Deutsch (de)
English (en)
Español - Internacional (es)
Français (fr)
Italiano (it)
Português - Brasil (pt_br)
Buscar
Fechar
Buscar
Alternar entrada de pesquisa
Acessar
EDM1111 - Didática I (Pedagogia 2019)
Início
Ambientes
2019
FE
EDM
EDM1111-103-2019
Sugestões/Ferramentas para pesquisa e escrita
Portal de revistas da USP
Portal de revistas da USP
Clique em
Portal de revistas da USP
para abrir o recurso.
◄ Educação e Pesquisa (Revista da FEUSP)
Seguir para...
Seguir para...
Avisos
Cronograma Didática I
Programa Didática I
Fórum para organização dos grupos
Orientações: apresentações Grupos de Trabalho
Roteiro para autoavaliação do GT
Autoavaliação do GT
Orientações para escrita da carta
Cartas da dupla
Formulário para inscrição das duplas
Fórum para constituição das duplas
REFLEXÃO INICIAL (PERGUNTAS)
Reflexão inicial
Leitura para aula: Texto Azanha
Orientações para o Seminário Coletivo (Aula 2)
Didática Magna (Comenius)
Leitura para aula: Escolas Tradicionais
Orientações para o Seminário Coletivo (Aula 3)
A ação do Estado na institucionalização da escola (Professoras Rita Gallego e Vivian Batista):
Institucionalização da Escola Primária no Brasil_UNESP
Leitura para a aula: Escolas Novas
Revolution École 1918-1939
REVOLUÇÃO ESCOLA (1918-1936) - Legenda em Português
Vídeo: Home "Chez Nous"
Discussão: Home "Chez Nous" e as Escolas Novas
A Escola Tradicional e a Formação do Estado Nacional_UNIVESP
Características gerais da Escola Nova
Os Pioneiros, Entusiastas da Escola Nova (1/2)_ UNIVESP
Os Pioneiros, Entusiastas da Escola Nova (2/2)_UNIVESP
Leitura para aula: Texto Alain
Para saber mais: Alain
Leitura para aula: Texto Pestalozzi
Para saber mais: Pestalozzi
PROGRAMAÇÃO - Colóquio "Educação sem retrocesso"
Colóquio Internacional Educação sem Retrocesso
Leitura para aula:Texto Froebel
Para saber mais: Froëbel
Leitura para aula:Texto Maria Montessori
Para saber mais: Maria Montessori
Leitura para aula:Texto Dewey
Para saber mais: John Dewey
LOURENÇO Filho, M. B. Testes ABC: para verificação da maturidade necessária à aprendizagem da leitura e escrita. 6.ed. São Paulo: Melhoramentos, s.d. Introdução e Capítulo 1, p.13-58.
Leitura para aula: As ideias atuais em pedagogia - Roger Gilbert
Para saber mais: Freinet
As técnicas de Freinet da escola moderna
XIV Semana de Estudos Clássicos e Educação da FEUSP: O Mundo Antigo, o Livre Pensar e o Livre Falar Período: 27/05/2019 a 31/05/2019
PAIDEUMA: Grupo de Estudos Clássicos da FEUSP
Leitura para aula: Pedagogia do Oprimido
Para saber mais: Paulo Freire
Educação e Politica
Educação como prática de liberdade
Leitura para aula:Texto Neill
Para saber mais: Neill
Roteiro para elaboração da reflexão final - Didática I
Lista para organização da festa julina da turma
Reflexão final - Didática I
ESCOLANO, Augustín Benito. La invencion del tiempo escolar. In: FERNANDES, Rogério; MIGNOT, Ana Chrystina V. (orgs.) O tempo na escola. Profedições: Porto, Portugal, 2008.
FRAGO, A. V., ESCOLANO, A. Currículo, espaço e subjetividade: a arquitetura como programa. Rio de Janeiro: DP&A, 2001.
FRAGO, A. V., ESCOLANO, A.Arquitetura como programa. Espaço-escola e currículo. In_________. Currículo, espaço e subjetividade: a arquitetura como programa. Rio de Janeiro: DP&A, 2001.
GALLEGO, Rita de Cassia. Tempo, temporalidades e ritmos nas escolas públicas primárias em São Paulo – heranças e negociações. Tese. Faculdade de Educação da USP: São Paulo, 2008.
Scielo
SIBiUSP (Sistema Integrado de Bibliotecas da USP)
Plataforma Sucupira
Banco de teses e dissertações USP
Educação e Pesquisa (Revista da FEUSP)
ABNT
Aulas USP | Práticas de Leitura e Escrita Acadêmicas
ABNT ►