Passer au contenu principal
Panneau latéral
Disciplinas »
2024
2023
2022
2021
2020
2019
2018
2017
2016
2015
2014
2013
2012
AACCs/FFLCH
Pró-Reitoria de Pós-Graduação
Outros
Suporte »
Acesso
Perfis
Ouvintes
Docentes
Criação de Disciplinas da USP
Documentação
HelpDesk e Contato
Guia de uso
Sobre
Français (fr)
Deutsch (de)
English (en)
Español - Internacional (es)
Français (fr)
Italiano (it)
Português - Brasil (pt_br)
Rechercher
Fermer
Rechercher
Activer/désactiver la saisie de recherche
Acessar
EDM0329 - Metodologia do Ensino de Ciências (2018)_Lucia Sasseron_3a feira
Accueil
Cours
2018
FE
EDM
EDM0329_Lucia Sasseron_3a feira
Généralités
clube de matemática, ciências e geografia
clube de matemática, ciências e geografia
Cliquer sur
clube de matemática, ciências e geografia
pour ouvrir la ressource.
◄ Avisos
Aller à…
Aller à…
Avisos
Cronograma modificado
Cronograma modificado
Relato de regência
Relatório de Observação
Calendário proposta de regência
Entrega da versão escrita da proposta de regência
cronograma MEC 2018 - terça feira
Roteiros para atividades de estágio
Visita em espaço de educação não formal
Apresentação "O que é ciência"
Entrevista
Atividade texto 1
T1: Lima, M.E.C. e Maués, E., “Uma releitura do papel da professora das séries iniciais no desenvolvimento e aprendizagem de ciências das crianças”
Carvalho, A.M.P. et al, “Ciências no Ensino Fundamental – o conhecimento físico”, capítulos 2 e 3
Atividade texto 2
texto 3
Sasseron, L.H. e Duschl, R., “Ensino de Ciências e as práticas epistêmicas: o papel do professor e o engajamento dos estudantes”
Lorenzetti, L. e Delizoicov, D., “Alfabetização científica no contexto das séries iniciais”
texto 4 (enviar aqui)
texto 4
Borges, A.T., “Novos rumos para o laboratório didático escolar”
Texto 5
Talamoni, A.C.B. e Caldeira, A.M., “Ensino de Aprendizagem de conteúdos científicos nas séries inicias do Ensino Fundamental: o sistema digestório”
Texto 6
Base Nacional Comum Curricular: Ciências da Natureza
Sedano, L. e Carvalho, A.M.P., “Ensino de ciências e autonomia moral”
texto 7
texto 7 - envio pós greve
Sasseron, L.H., “Interações discursivas e investigação em sala de aula: o papel do professor”
texto 8
Martins, I. et al, “Aprendendo com imagens”
texto 9
Cronograma modificado ►