Ir para o conteúdo principal
Painel lateral
Disciplinas »
2024
2023
2022
2021
2020
2019
2018
2017
2016
2015
2014
2013
2012
AACCs/FFLCH
Pró-Reitoria de Pós-Graduação
Outros
Suporte »
Acesso
Perfis
Ouvintes
Docentes
Criação de Disciplinas da USP
Documentação
HelpDesk e Contato
Guia de uso
Sobre
Português - Brasil (pt_br)
Deutsch (de)
English (en)
Español - Internacional (es)
Français (fr)
Italiano (it)
Português - Brasil (pt_br)
Buscar
Fechar
Buscar
Alternar entrada de pesquisa
Acessar
Metodologia do Ensino de Ciências (2019)_Lúcia Sasseron_Quarta-feira
Início
Ambientes
2019
FE
EDM
EDM0329_4a feira à tarde
Geral
Cronograma Atualizado (20/05)
Cronograma Atualizado (20/05)
Clique no link
Cronograma MEC 2019_4a feira_alterado.pdf
para ver o arquivo.
◄ Ficha de Estágio Assinada
Seguir para...
Seguir para...
AVISOS
Ficha de Estágio Assinada
Inscrições para Apresentação da Proposta Didática
Inscrição para estágio nas Oficinas da Escola de Aplicação
Atividades de Estágio
Indicação de material adicional - (vídeo) Mulheres cientistas na história
Texto 1: Lima, M.E.C. e Maués, E., “Uma releitura do papel da professora das séries iniciais no desenvolvimento e aprendizagem de ciências das crianças”
Espaço para envio da atividade. Resenha, perguntas ou mapa conceitual.
Texto 2: Carvalho, A.M.P. et al, “Ciências no Ensino Fundamental – o conhecimento físico”, capítulos 2 e 3
Espaço para envio da atividade. Resenha, perguntas ou mapa conceitual.
Texto 3: Sasseron, L.H. e Duschl, R., “Ensino de Ciências e as práticas epistêmicas: o papel do professor e o engajamento dos estudantes”
Espaço para envio da tarefa. Resenha, perguntas ou mapa conceitual.
Texto 4: Lorenzetti, L. e Delizoicov, D., “Alfabetização científica no contexto das séries iniciais”
Espaço para envio da atividade. Resenha, perguntas ou mapa conceitual.
Texto 5: Borges, A.T., “Novos rumos para o laboratório didático escolar”
Espaço para envio da atividade. Resenha, perguntas ou mapa conceitual.
Texto 6: Scarpa, D.L. e Campos, N.F., “Potencialidades do ensino de Biologia por investigação”
Entrega do Relatório de Observação
Espaço para envio da atividade. Resenha, perguntas ou mapa conceitual.
Texto 7: Sasseron, L.H., “Ensino de Ciências por Investigação e o Desenvolvimento de Práticas: Uma Mirada para a Base Nacional Comum Curricular”
Espaço para envio da atividade. Resenha, perguntas ou mapa conceitual.
Entrega da versão escrita da Proposta de Regência
Texto 8: Sedano, L. e Carvalho, A.M.P., “Ensino de ciências e autonomia moral”
Espaço para envio da atividade. Resenha, perguntas ou mapa conceitual.
Texto 9: Sasseron, L.H., “Interações discursivas e investigação em sala de aula: o papel do professor”
Espaço para envio da atividade. Resenha, perguntas ou mapa conceitual.
Texto 10: Martins, I. et al, “Aprendendo com imagens”
Espaço para envio da atividade. Resenha, perguntas ou mapa conceitual.
Texto 11: “Brasil no Pisa 2015” (apenas o trecho entre as páginas 35 e 50)
Entrega do Relato de Regência
Espaço para envio da atividade. Resenha, perguntas ou mapa conceitual.
Inscrições para Apresentação da Proposta Didática ►