Ir para o conteúdo principal
Painel lateral
Disciplinas »
2025
2024
2023
2022
2021
2020
2019
2018
2017
2016
2015
2014
2013
2012
AACCs/FFLCH
Pró-Reitoria de Pós-Graduação
Outros
Suporte »
Acesso
Perfis
Ouvintes
Docentes
Criação de Disciplinas da USP
Documentação
HelpDesk e Contato
Guia de uso
Sobre
Português - Brasil (pt_br)
Deutsch (de)
English (en)
Español - Internacional (es)
Français (fr)
Italiano (it)
Português - Brasil (pt_br)
Buscar
Fechar
Buscar
Alternar entrada de pesquisa
Acessar
EDM0692 - Formação, Projetos e Práticas Pedagógicas: a Didática e a Gestão do Trabalho Docente na Vida Escolar (2019)
Início
Ambientes
2019
FE
EDM
EDM0692-203-2019
Aula 5 (11/09) – Gestão de tempos e espaços e os ...
FRAGO, A. V.; ESCOLANO, A. Currículo espaço e subj...
FRAGO, A. V.; ESCOLANO, A. Currículo espaço e subjetividade
Clique no link
FRAGO, A. V.; ESCOLANO, A. Currículo espaço e subjetividade.pdf
para ver o arquivo.
◄ Atividade coordenada II
Seguir para...
Seguir para...
Avisos
Programa
Cronograma atualizado 10/10
Orientações trabalhos: pesquisa projetos e projetos inspiradores
Escolha da Atividade Coordenada - TABELA
Reflexão Individual - aula 1
Reflexão inicial
Três conceitos de cultura escolar
Atividade: cultura escolar
Texto Azanha - Cultura escolar brasileira
Atividade Coordenada I - Cultura escolar (AZANHA)
Relato: Minhas marcas como gestor(a)
Relato: Gestores(as) marcantes em minha vida escolar de estudante e/ou profissional
VIÑAO FRAGO. Culturas escolares e reformas.
VIÑAO FRAO. Por uma História da Cultura escolar
JULIA, Dominique. A cultura escolar como objeto histórico
Programação: 1º Seminário Internacional de Educação da USP “A Escola pública em crise: inflexões, apagamentos e desafios”
GALLEGO, R. de C., SILVA, V. B. da. A gestão do tempo e do espaço na escola. Material produzido para a REDEFOR/SEE/SP, 2012.
Atividade coordenada II
Entrevista com o professor António Carlos
Metodologia ou tecnologia
GALLEGO, R. Tempo, temporalidades e ritmos nas escolas primárias públicas em São Paulo: heranças e negociações (1846-1890).
LAWN, Martin. Os professores e a fabricação de identidades
Atividade Coordenada III
Sugestão de filme: Ser e Ter (Etre et avoir)
Semana de Educação FEUSP: Informações
Reflexão: semana de educação
HARGREAVES, Andy. O tempo: qualidade ou quantidade
Atividade Coordenada IV
HUBERMAN, Michael. O ciclo de vida profissional dos professores
Texto Nilson Machado
Texto Nilson Machado
Atividade coordenada V
GALLEGO, R.; SILVA, V. B. O projeto pedagógico e a autonomia da escola
TARDIF, Maurice. Saberes Tempo e aprendizagem do trabalho no magistério
TARDIF, Maurice et al. Os professores face ao saber - esboço de uma problemática do saber docente
NÓVOA, Antonio. Formação de professores e trabalho pedagógico
Vídeo: Os saberes dos Professores (Rita Gallego e Vivian Batista)
Pesquisa bibliográfica - Sentidos de projetos no campo educacional - 1a versão
MARCHESI, Álvaro. As emoções dos professores.
Pesquisa bibliográfica sobre Sentidos de Projetos no campo educacional - versão final
ESTRELA, M. T.; AMARAL, A.; BAHIA, S.; FREIRE, I.. A Dimensão Emocional da Docência: Contributo para a Formação de Professores. Revista Portuguesa de Pedagogia. Ano 46-2, p. 151-171, 2012
Atividade coordenada VII
Trabalho Projetos Inspiradores - versão 1
Apresentação dos projetos inspiradores
Trabalho Projetos Inspiradores - Versão 2
Questões Reflexão Final
Reflexão Final - data limite 6/12 (sexta-feira) atividade obrigatória
Entrevista com o professor António Carlos ►