Até agora na disciplina de Experimentação e Modelagem estudamos alguns aspectos sobre a temática de Sociedade de Riscos considerando três principais ênfases: (i) relação entre os conceitos de cidadania e uma educação voltada à perspectiva de riscos, (ii) percepção de riscos e (iii) análise e gerenciamento de riscos. Tendo como base essas discussões, nosso objetivo é produzir sequências didáticas sobre as temáticas 1) PANDEMIA DE CIVD-19,  2) DA SEGURANÇA ALIMENTAR E 3) AQUECIMENTO GLOBAL que ajude os alunos da educação básica a desenvolverem um modelo ou uma representação para o gerenciamento do risco destas situações para posterior tomada de decisão.

Para isto, dividimos a turma em 3 grupos, cada qual relacionado a um dos três temas acima.

A partir desta semana, o trabalho será feito seguindo as 5 etapas da matriz de gerenciamento de risco :

    Etapa 1: Identificação do perigos/danos (podem sugerir alterações e ajustes)

    Etapa 2: Quem é atingido? (podem sugerir alterações e ajustes)

    Etapa 3: Caracterização do Perigo/Danos

    Etapa 4: Avaliação da Exposição

    Etapa 5: Caracterização do Risco (será o produto final de gerenciamento de risco)

As etapas 1 e 2 estão pré-definidas e serão apresentadas por cada um dos 3 monitores aos grupo. Espera-se que as etapas 1 e 2 sejam  ra(e)tificação pelos grupos até o dia 31 de outubro. 

Esperamos ter as 5 etapas concluídas até o dia 13 de novembro. A condução dos grupos ficará a cargo dos três monitores.

Em seguida iniciaremos a produção da sequencia didática. 

Última atualização: terça-feira, 27 out. 2020, 15:05