Plano de Ensino
Organização:
Aulas - encontros quinzenais com acompanhamento pelos educadores nas semanas sem aula;
Dinâmica de trabalho – Leitura/análise de textos, discussão e preparação de atividades de intervençao
Modalidade de estágio - intervenção;
Plano de estágio - trabalho desenvolvido em duplas de estudantes .
Definição de horários de acompanhamento com educadores
Eixos das atividades da disciplina:
Formativo – ensinar em situações de INOVAÇÃO envolvendo experimentação e modelagem
Reconhecimento do contexto: sistema didático e sistema de ensino – escola, professor supervisor e sala de aula.
Definição do conteúdo conceitual – modelagem e experimentação sobre situações de risco nas ciências e na matemática.
Cronograma:
Março – reconhecimento da escola-campo
Abril a junho: preparação de intervenções e/ou aplicação de um minicurso – finalização do plano de estágio
Dias de aula
03/03 - Aula 1
10/03 - Aula 2
24/03 - Aula 3
07/03 - Feriado
14/04 - Aula 5
05/05 - Aula 5
19/05 - Aula 6
02/06 - Aula 7
23/06 - Aula 8
Observações
Aulas teóricas quinzenais – 15h
Atividades de estágio – 60h (aproximadamente 4h semanais, e 1h de supervisão na FEUSP ou (skype) e 2h horas em escola pública (preferencialmente) e 1h em trabalhos de preparação, análises e sistematizações
Portifólio – reunião de materiais que possam servir como demonstrativo das atividades produzidas no estágio e seu contexto de desenvovimento
Avaliação:
Portifólio = 60% das atividades + 40% atividades desenvolvida em classe.
A aprovação na disciplina é condicionada à realização do estágio. Os alunos que ficarem em situação de recuperação, deverão elaborar nova versão da síntese final e serão avaliados, se necessário, por meio de entrevista.