ETAPA 2 - Panorama de investigação.
PERGUNTAS
1.QUAL O NÚMERO DE USUÁRIOS POR CAMPI?QUAL PARCELA DESSES USUÁRIOS USAM OS COPOS DESCARTÁVEIS DE FATO?
2.QUAL O CUSTO FINANCEIRO E AMBIENTAL INCORRIDO NO VOLUMEDOS COPOS DESCARTÁVEIS E SUAS ALTERNATIVAS NOS RESTAURANTES?
3.QUAIS SÃO AS CARACTERÍSTICAS ESTRUTURAIS,DE COMPOSIÇÃO E FUNCIONAIS DOS COPOS?
4.COMO E QUANTOS COPOS SÃO DESCARTADOS POR DIA,AO LONGO DO ANO?QUAL A RELAÇÃO DO DESCARTE COM A SAZONALIDADE DA REFEIÇÃO SERVIDA?
5.QUAIS AS POLÍTICAS E ESTRATÉGIAS EXISTENTES E COMO ELAS AFETARAM/AFETAM/AFETARIAM OS USUÁRIOS?QUAIS AS POSSÍVEIS ESTRATRÉGIAS PARA UMA NOVA CAMPANHA?
6.QUAL O PERFIL E HÁBITO DOS USUÁRIOS EM RELAÇÃO AO USO E DESCARTE DOS COPOS?
7.QUAIS AS ESTRATÉGIAS A SEREM USADAS NA CAMPANHA E ONDE ELAS SERÃO VEICULADAS?
8.QUAL A ESTRUTURA DE FUNCIONAMENTO DOS BADEJÕES (HÁ FUNCIONÁRIOS QUE DÊEM CONTA DE LAVAR COPOS,OU COMO É O ACESSO AO COPO,POR EXEMPLO) ATUALMENTE E NO PASSADO?E COMO É FUNCIONA A ESTRUTURA EM OUTROS BANDEJÕES?
9.QUAIS AS ALTERNATIVAS AO USO DO COPO?
10.QUAIS SÃO AS CULTURAS DE USO E DESCARTE (AS PESSOAS FAZEM PARTE DE UM SUB-CULTURA OU UA CULTURA GERAL – ISSO PORQUE A CAMPANHA DEVE SE VOLTAR PARA ESSA CULTURA ESPECÍFICA)?
ESPECIFICAR AS CARACTÉRISTICAS:
1) QUAIS SÃO OS ATORES ENVOLVIDOS NO PROJETO?
PROPRIETÁRIOS E/OU INDÚSTRIA DE COPOS DESCARTÁVEIS
GESTOR DO SETOR DE COMPRAS DA UNIVERSIDADE
FUNCIONÁRIOS DOS BANDEJÕES
USUÁRIOS
PESSOAS ENVOVIDAS COM O DESCARTE DESTES COPOS
OS RESPONSÁVEIS PELAS PLATAFORMAS DE MÍDIA ONDE SERÁ VEICULADA A CAMPANHA
CENTROS ACADÊMICOS
2) NORMAS
REGRA DE DIVULGAÇÃO NO ESPAÇO UNIVERSITÁRIO
HÁ REGRAS ESPECÍFICAS PARA DIVULGAÇÃO/CAMPANHA AMBIENTAL
REGRAS PARA USO DE IMAGEM,JÁ QUE A DIVULGAÇÃO SERÁ FEITA COM VÍDEO
HÁ REGRAS ESPECÍFICAS
LICITAÇÃO
CONFLITO de INTERESSE E TENSÕES
TER OU NÃO TER O COPO PERMANENTE
RESISTÊNCIA DO USUÁRIO EM NÃO USAR O COPO DESCARTÁVEL
UM CONFLITO DE INTERESSES:AO OFERECER UM COPO PERMANENTE,EM QUE MEDIDA O COPO PERMANENTE NÃO PASSA A SER DESCARTÁVEL TAMBÉM
OUTRO JOGO DE INTERESSES:- BEM ESTAR COLETIVO VERSUS BEM ESTAR PARTICULAR (EM AMBIENTES COLETIVOS NÃO HAVERÁ COPO DESCARTÁVEL,FAVORECENDO AQUI O COLETIVO EM DETRIMENTO DO INDIVIDUAL)
- CONFORTO VERSUS RESPEITO À NATUREZACAIXAS-PRETAS:
A) Conhecer campanhas anteriores sobre o uso racional dos copos plásticos. (Questão 5 e 9) - irão procurar especialista do Usp - recicla.
B) O que deve ter ou não ter em uma campanha de marketing? ( o que diferencia um folheto de um cartaz, por exemplo) (Questão 7)
C) Qual o custo ambiental do descarte dos copos plásticos? (Questão 2)
D) Definição do perfil sociológico/cultural dos usuários (Questão 6 e 10)
E) Estatística sobre os usuários do bandejão (Questão1 e 4)
F) Produção do copo e reaproveitamento do material (Questão 3)
G) Gestão dos bandejões. (Questão 8)
ESPECIALISTAS
Marketeiro
USP-Recicla
engenheiro ambiental
SAS - gestor
sociólogo
vigilância ambiental