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Eduardo Pellini

[NOME_VEÍCULO / ANO_MODELO] - Exemplo de entrada do glossário

por Eduardo Lorenzetti Pellini - terça-feira, 18 jul. 2023, 20:50
 

Essa tarefa é individual.

Sua entrada no glossário deve conter os seguintes elementos a seguir. Tente fazer essa entrada usando os próprios recursos do eDisciplinas, formatando seu texto adequadamente, colocando enumerações, itemizações, figuras e outros recursos que julgar relevantes. Anexe arquivos de apoio, preferencialmente em formato PDF e mencione a fonte de todas as informações obtidas. Um formato sugerido para essa publicação é mencionado a seguir.

Nome do carro - Montadora/Empresa

Faça um parágrafo de introdução desse veículo, por exemplo apresentando o segmento do mercado que atende (luxo, esportivo, carga, etc.), sua geração, missão e aplicação, segundo marketing do próprio fabricante.

Apresente uma ou duas fotografias, no máximo 4. Coloque legendas, cite e explique-as num parágrafo adicional.

Itemize as características principais. Obtenha o máximo de itens possíveis. Coloque outros itens que julgar relevantes, e dê destaque àqueles mencionados como diferenciais desse veículo frente a outros. Quanto mais informações, mais valor terá seu verbete.

  • Tipo de aplicação (transporte unipessoal, multipessoal, transporte coletivo, carga, etc.)
  • Tipo de veículo (BEV, HEV, PHEV, FCEV, etc.) e topologia (série, paralelo, série-paralelo, etc.)
  • Tipo de combustível usado em abastecimento, quando aplicável, e capacidade dos tanques de armazenamento.
  • Peso, capacidade máxima de carga, quantidade de ocupantes
  • Tipo de tração (4x2, 2x1, 1x1, 4x4, 6x4, etc.)
  • Potência (máxima, total, combinada, o que for informado)
  • Desempenho (velocidade máxima à frente, aceleração de 0-60km/h, 0-100km/k). Velocidade máxima em marcha a ré.
  • Baterias, com informação da sua tecnologia (Li-Ion, Li-Po, etc.), tensão das baterias, tipo de arranjo (10s-6p, 20s-8p, 96s-4p, etc.), tensão máxima, tensão mínima, corrente máxima, temperatura mínima de operação, temperatura máxima de operação, tipo de arrefecimento (ativo, passivo, com ar ou outros elementos refrigerantes), energia total armazenada em kWh, potência máxima de descarga, potência máxima de carga, tipo de carregador para o pack, tipo de tomada quando aplicação BEV ou Plugin, tensões possíveis de recarga (AC, DC, em que níveis de tensão e corrente), peso do pacote das baterias, tipo de distribuição no veículo (concentrada num único pacote, em múltiplos pacotes espalhados em volumes distintos do veículo, etc), tempo de vida esperado, possui garantia específica para a bateria pelo fabricante, custo da bateria como componente para troca.
  • Motores elétricos, quantidade, onde estão instalados (no eixo, na roda, junto ao ICE), tipo (AC, DC, número de fases, número de pólos), topologia (PMSM, BLCD, SRM, e detalhes se possível), velocidade máxima em RPM, velocidade nominal, torque máximo, torque nominal, potência nominal, potência máxima, tipo de refrigeração (ativa, passiva, ar, ou por fluído).
  • Conversores eletrônicos de potência para tração e acionamento dos motores elétricos, recarregamento da bateria, provimento das tensões de sistemas acessórios (12V). Informações de topologia (tipo de semicondutor, tensão de entrada DC, tensão de saída AC, valor eficaz de tensão, corrente, potências, frequencias).
  • Motores a combustão interna (ICE), quantidade, número de cilindros, cilindrada, tipo de refrigeração, tipo de injeção, tipo de combustível, taxa de compressão, potência máxima e velocidade nessa potência, torque máximo e velocidade nessa potência, velocidade máxima.
  • Câmbio (se existir, sistema planetário, CVT).
  • Autonomia em km ou km/l em ciclo urbano e ciclo de estrada.
  • Sistemas auxiliares (direção elétrica ou hidráulica, frenagem servoassistida hidráulica, elétrica ou regenerativa, ar condicionado elétrico).
  • CUSTO

 

A

RG

Audi e-tron GT

por Ricardo Gomes Miguel - sexta-feira, 4 ago. 2023, 12:09
 


figura 1 - Audi e-tron GT


O Audi e-tron GT é um Gran Turismo totalmente elétrico, orientado para o condutor e de alto desempenho. Com seu design expressivo, tem o potencial de se tornar um verdadeiro clássico, casando a condução de desempenho com praticidade do dia a dia. A tração100% elétrica nas quatro rodas, a vetorização de torque e a direção nas quatro rodas proporcionam novos tipos de condução dinâmica e excelente aderência para o melhor manuseio e segurança. O carregamento de alta potência com até 270 kW a 800V permite paradas curtas para carregamento. A gestão térmica inteligente assegura um desempenho de carregamento permanentemente elevado durante todo o processo de carregamento. O Audi e-tron GT possui um centro de gravidade baixo com um aspecto esportivo e apresenta um excelente comportamento dinâmico. A aerodinâmica ativa sofisticada com entradas de ar controláveis na frente não parece apenas eficaz: eles são a base para mais alcance em velocidades mais altas, juntamente com excelente acústica aerodinâmica para uma condução confortável.

Aerodinâmica

O veículo está equipado com características aerodinâmicas, como entradas de ar controláveis, cortinas de ar, rodas aerodinâmicas, acabamento completo na parte inferior da carroceria, fluxo de ar direcionado em torno dos freios e pneus, juntamente com um spoiler traseiro variável para controlar a resistência do ar e downforce na parte traseira de acordo com a situação. Estes ajudam a alcançar um bom coeficiente de arrasto e desempenham um papel importante no fornecimento de bom alcance elétrico e desempenho de condução.

Drive e sistema de alta tensão

Os motores síncronos permanentemente excitados garantem um poderoso acionamento, e o sistema elétrico de 800V permite o carregamento DC com até 270 kW para que o veículo possa ser carregado para um alcance de aproximadamente 100 km em cerca de cinco minutos.

Câmbio e transmissão de potência

Com a suspensão pneumática de três câmaras opcional, a unidade de transmissão traseira de duas velocidades e a vetorização de torque no eixo traseiro, o e-tron GT entrega um excelente balanço entre a condução confortável e esportiva.

Especificações

  • Tipo de aplicação: Veículo multipessoal 
  • Tipo de veículo: Battery Electric Vehicle – BEV
  • Tipo de combustível: Não aplicável 
  • Peso: 2254kg
  • Peso máximo: 2.840kg
  • Ocupantes: 5 pessoas
  • Tipo de tração: 4x4
  • Potência máxima combinada 350kW (475cv)
  • Potência máxima eixo dianteiro: 175kW (238cv)
  • Potência máxima eixo traseiro: 335 kW (455cv)
  • Potência combinada Overboost: 390kW (530cv) 
  • Velocidade máxima à frente: 245km/h
  • Aceleração de 0 a 100km/h: 4,1s

Baterias


figura 2 - Distribuição dos módulos da bateria

  • Tecnologia das baterias: Li-Ion
  • Tensão das baterias: 726V
  • Tipo de arranjo: 33 módulos no arranjo 6s-2p, resultando no arranjo 198s-2p
  • Temperatura mínima: -30°C
  • Temperatura máxima: 50°C
  • Tipo de arrefecimento: O circuito de refrigeração para a bateria de alta tensão fornece refrigeração para a bateria. Os módulos da bateria liberam calor para a carcaça da bateria através de uma camada de graxa térmica. O refrigerante no circuito de refrigeração para a bateria de alta tensão flui através de dissipadores de calor que são ligados à caixa da bateria com adesivo condutor térmico.
  • Energia total armazenada: 93kWh, 83,7kWh (útil)
  • Potência de carga: 22kW em AC e  270kW em DC
  • Tipo de carregador para o pack: Ao carregar com corrente alternada, a tensão de carga do Audi e-tron GT precisa primeiro ser convertida em tensão de corrente contínua (DC). A bateria de alta tensão não pode receber tensão AC. Isso é feito usando o carregador de alta tensão, que tem uma potência nominal de 11 kW (versão padrão). O número refere-se à potência de entrada elétrica do carregador de alta tensão. O carregador de alta tensão também contém o sistema de gerenciamento de carregamento.
  • Tipo de tomada: As tomadas de carregamento para carregar a bateria de alta tensão estão localizadas atrás das tampas da tomada de carregamento. As tomadas de carregamento estão instaladas no painel do paralamas do lado do condutor e do lado do passageiro. Ambas as tomadas de carregamento são instaladas como equipamento padrão. A tomada de carregamento CA está localizada no lado do motorista; a tomada de carregamento CCS ou DC (dependendo da versão do país) está localizada no lado do passageiro.
  • Peso do pacote das baterias: 650kg
  • Tipo de distribuição dos módulos: agrupadas em dois volumes, um no centro do veículo, e outro na parte traseira.




figura 3 - Motores elétricos

Motores elétricos

  • Quantidade de motores: 2 motores
  • Onde estão instalados: motores instalados um em cada eixo
  • Tipo: AC trifásico de 4 pólos
  • Topologia: Motor síncrono com imãs permanentes
  • Velocidade máxima: 16000RPM
  • Torque máximo motor dianteiro: 300Nm
  • Torque máximo motor traseiro: 550Nm
  • Potência máxima motor dianteiro: 175kW (238cv)
  • Potência máxima motor traseiro: 335kW (455cv)
  • Tipo de refrigeração: O líquido refrigerante flui através dos motores de acionamento elétrico nos eixos dianteiro e traseiro. Eles são integrados no circuito de refrigeração para o trem de força elétrico. A eletrônica de potência também está integrada neste circuito de refrigeração. O refrigerante primeiramente é direcionado para a eletrônica de potência para dissipar os altos níveis de calor nos módulos de potência. O líquido refrigerante flui então através do revestimento refrigerando o estator. No eixo traseiro, o refrigerante é adicionalmente encaminhado através da unidade de transmissão de 2 velocidades, antes de sair do motor de acionamento elétrico. No Audi e-tron GT, só deve ser utilizado refrigerante G12evo.



figura 4 - Transmissão de potência

Conversores eletrônicos de potência para tração e acionamento dos motores elétricos

  • Provimento das tensões de sistemas acessórios: conversor para prover, a partir da bateria de aproximadamente 800V para 400V (ar-condicionado), e para 12V (sistemas eletrônicos de baixa tensão)
  • Informações de topologia: A unidade de controle de acionamento elétrico para eixo dianteiro converte a tensão contínua da bateria em tensão alternada trifásica para os motores de acionamento elétrico. A tensão contínua entra na eletrônica de potência através de contatos de plugue. O filtro de compatibilidade eletromagnética garante que nenhuma interferência dos impulsos de comutação possa ser transmitida para o sistema como um todo. Segue-se um grupo de vários capacitores de circuito intermediário que fornecem uma quantidade uniforme de energia para os IGBTs (transistores bipolares de porta isolada). Durante a recuperação, os condensadores também suavizam a tensão usada para carregar a bateria. A tensão convertida entra no motor através dos IGBTs. Os sensores de corrente monitoram a corrente do motor no lado da corrente alternada e corrente contínua.
  • Tipo de semicondutor: IGBTs
  • Tensão de entrada DC: 800V
  • Câmbio: Sistema planetário automático 2 marchas
  • Consumo de eletricidade (ciclo WLTP): 19,6 - 21,6kWh/100 km
  • Autonomia (ciclo WLTP): Em conjunto com o sistema de recuperação, foi determinada uma autonomia de até 501 km.
  • Autonomia (ciclo Inmetro): 308km

Sistemas auxiliares

Direção: assistida elétrica

Frenagem: assistida hidráulica com recuperação.

Ar-condicionado elétrico: 400V, 700RPM a 8500RPM, 3,9kW

Custo: R$699.990,00 / US$106.990,00


 

B

RW

BYD Dolphin

por Ryan Weege Achjian - terça-feira, 15 ago. 2023, 17:36
 

O Dolphin é um veículo de motorização completamente elétrica desenvolvido e fabricado pela empresa chinesa Build Your Dreams, ou apenas BYD. A proposta da empresa com este veículo é de apresentar um carro de passeio completamente elétrico e bem equipado a um preço convidativo. O Dolphin utiliza a plataforma e-Platform 3.0 da BYD, que atualmente é a mais recente oferecida pela empresa. Uma curiosidade é que o nome "Dolphin" (Golfinho, em portugês) se dá devido ao fato dos veículos com esta plataforma terem o seu design baseado em criaturas aquáticas. Um outro modelo, cotado pela montadora para o Brasil, com esta mesma plataforma se chama "Seagull".

Primeiramente apresento algumas imagens do veículo:


Imagem 1 - Vista externa dianteira


Visão traseira (China)

Imagem 2 - Vista externa traseira


interior.jpg

Imagem 3 - Interior


A seguir elenco as características pedidas sobre o veículo:

  • Tipo de aplicação: Transporte pessoal
  • Tipo de veículo: BEV (Battery Electric Vehicle)
  • Dimensões: 4.125 x 1.770 x 1.570 mm (Comprimento x Largura x Altura)
  • Distância entre os Eixos: 2.700 mm
  • Bitolas (Dianteira e Traseira): 1.530 mm
  • Tipo de combustível: Apenas energia elétrica
  • Peso Bruto Total: 1.815 Kg
  • Peso em Ordem de Marcha: 1.405 Kg
  •  Ocupantes: 5 pessoas
  • Capacidade máxima de carga: 1310L (345L apenas com o porta-malas) => 375kg
  • Tipo de Tração: FWD (rodas dianteiras)
  • Velocidade Máxima à Frente: 160Km/h
  • Velocidade Máxima à Ré: -
  • Aceleração: 10,9s apara ir de 0Km/h a 100Km/h
  • Potência: 95cv (Acredito ser a potência máxima)
  • Autonomia (padrão do inmentro): 291km
  • Autonomia (outros padrões): 401km (NEDC)
  • Freios: Freio regenerativo nos dois eixos, discos ventilados no eixo dianteiro e disco sólido no eixo traseiro
  • Preço: R$149.800,00

  • Baterias:
As baterias do Dolphin são colocadas em quase toda a extensão inferior do carro entre os seus eixos. As baterias utilizadas são de íon-lítio, mais especificamente lítio ferro fosfato (LiFePO4). O arranjo das baterias se da na forma de uma série de "lâminas" justapostas, onde cada uma das lâminas é uma célula e o conjunto de todas as lâminas (são 104 no total) é um pacote. Cada uma das células tem capacidade para 135Ah e apresenta uma tensão nominal de 3,2V. O pacote como um todo apresenta uma capacidade de 44,9 kWh e tem uma tensão nominal de 332,8V. O peso total do pacote é de 308,9Kg e sua densidade energética é de 145Wh/Kg.
O sistema de resfriamento das baterias permite a sua operação nominal entre -30ºC e 60ºC. Ele oferece quatro opções de clima, da mais fria a mais quente, de operação do sistema de controle termal das baterias (chamado pela BYD de Thermal Management System, uma novidade na plataforma e-platform 3.0). Este sistema tem integrado o sistema de resfriamento e aquecimento das baterias. O seu funcionamento se dá por meio de um material refrigerante líquido e um radiador. Este sistema faz uso também de um compressor. No caso do modo de pré-aquecimento o compressor permite a circulação do material refrigerante em alta temperatura, o que permite o aquecimento das baterias. Esta etapa serve para pré-aquecer rapidamente as baterias assim que o veículo começa a funcionar.
Para a recarga da bateria é possível utilizar carregadores tanto DC quanto AC. No caso de DC o tipo do carregador é CCS 2 com potência de 60kW, o que carrega a bateria de 30% até 80% em aproximadamente 30 minutos. No caso do carregador AC o seu tipo é Tipo 2 com potência de 6,6kW. Além das tomadas a bateria também se carrega nas frenagens do veículo com a utilização de freios regenerativos inteligentes.
A BYD oferece uma garantia de 8 anos nas suas baterias (3 anos a mais do que o veículo em si) sem limite de quilometragem. Como o veículo acabou se ser lançado e ainda não tem nenhuma unidade entregue, não existe estimativa do preço de troca do pacote de baterias. Por fim, a vida útil estimada das baterias é de 5000 ciclos de carga e descarga.

Battery pack of BYD Dolphin
Imagem 4 - Baterias do tipo Blade

BYD Blade battery with thermal management
Imagem 5 - Gráficos de AlcanceXTemperatura e Tempo de CargaXTemperatura de diferentes tipos de baterias

Depth: Study and judge the technical status of BYD e-platform 3.0 integrated thermal management (based on refrigerant) system
Imagem 6 - Sistema de resfriamento das baterias (seta vermelha: compressor; seta azul: conexão do duto de fluídos à bateria; seta preta: valcula de controle de pressão; seta amarela: controle de trocas térmicas do fluído; seta branca: UC de controle térmico; seta verde: bloco do motor). Fluído aquecido -> dutos vermelhos. Fluído frio -> dutos azuis.



  • Motorização:
O BYD Dolphin apresenta apenas um motor que fica ligado ao eixo dianteiros. A plataforma e-Platform 3.0 da BYD permite utilizar um motor do eixo dianteiro, um motor no eixo traseiro ou dois motores, um em cada eixo. Este motor é resfriado pelo mesmo sistema que realiza o resfriamento das baterias. Este motor apresenta um torque máximo de 180Nm e potência de 95cv. A BYD chama o motor do Dolphin de "8 em 1", uma vez que ele reúne 8 componentes em apenas um bloco. São eles: VCU, BMS, MCU, PDU, conversor DC-DC, carregador on-board, motor síncrono de ímã permanente and transmissão. Todo este arranjo oferece uma eficiência de 89% na motorização do Dolphin. Não existem informações disponíevis sobre os componentes internos do bloco do motor da plataforma e-Platform 3.0 nem de como é feita a integração destes componentes. A BYD afirma que é a única do mercado a oferecer este tipo de motorização, assim, é possível que estas informações sejam patenteadas e, portanto, não estejam disponíveis.

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Imagem 7 - Motor "8 em 1"

  • Conversor DC-DC:
Não foi encontrada nenhuma informação sobre os conversores de energia do veículo. Este componente fica dentro do bloco "8 em 1" do motor na plataforma e-Platform 3.0 da BYD.
 

G

Jd

GMC Hummer EV

por Joao Matheus da Silva Braga - domingo, 13 ago. 2023, 23:18
 

Figura 01 - GMC Hummer EV

O GMC Hummer EV, também conhecido como Hummer EV ou HEV, é uma linha de veículos elétricos a bateria, classificado como Medium-Duty e produzido pela General Motors sob a marca GMC. Foi introduzido pela primeira vez em outubro de 2020 com o lançamento do modelo de picape truck (SUT), seguido pelo modelo SUV em abril de 2021. No terceiro trimestre de 2022, cerca de 783 unidades foram entregues aos clientes. Os motores elétricos do Hummer EV são capazes de rebocar trailers de até 3,4 toneladas, e o veículo incorpora várias tecnologias, como câmeras para fornecer uma visão 360º sob o veículo além de vários recursos de assistência ao motorista. Uma característica particular e interessante que torna este veículo adequado a trafegar em terrenos irregulares é a questão de possuir as quatro rodas tracionadas e direcionáveis (crabwalk).

  • Dimensões (C x L x A): 5,51 x 2,37 x 2,00 metros
  • Entre eixos: 3,44 metros
  • Peso Bruto: 4,1 t
  • Peso Bruto Total: 4,7 t
  • Peso conjunto de baterias: 1,4 t
  • Capacidade do porta-malas frontal: 320 litros
  • Tipo de aplicação: Transporte para até 5 passageiros e off-road
  • Tipo de tração: 4x4 (All-Wheels drive)

Body e Chassis

O Hummer EV possui plataforma elétrica similar à MEB (Modular Electric Drive Matrix) que foi lançada pela montadora VW em 2019. A estrutura consiste basicamente em um conjunto de baterias montadas sob o piso rígido do veículo, que contribui na resistência à torção. Sua suspensão é mecânica e do tipo Duplo A, composta por molas pneumáticas. A direção, também mecânica, possui um arranjo duplo que permite direção nas quatro rodas já aplicada em outros modelos de veículos além da maneira particular através do sistema crabwalk, que esterça todas as rodas na mesma direção em velocidades baixas permitindo que o veículo trafegue diagonalmente, auxiliando a passagem em obstáculos de vias fora de estrada.

 

Motores e Unidades de acionamento

O veículo possui um total de 3 motores elétricos, sendo dois deles motores AC de imã permanente acoplados de maneira independente nas rodas do eixo traseiro, e o terceiro motor alimentando ambas as rodas do eixo dianteiro. Cada motor possui uma potência de 250kW, totalizando 750kW, que correspondem a mais de 1.000cv de potência e 15,6Nm de torque de roda, formando assim um sistema e4WD. Os motores traseiros possuem uma redução de 10,5:1 enquanto para o dianteiro é de 13,3:1.

O motor frontal conta com um diferencial servindo como uma forma de o motor único conduzir ambas as rodas dianteiras em velocidades diferentes para uma operação suave nas curvas. Esse diferencial não é apenas capaz de variar a potência do motor entre as rodas dianteiras, mas também possui uma função de travamento eletrônico para garantir que as rodas dianteiras girem na mesma velocidade.

 

Baterias e Tecnologia de carregamento

O conjunto de baterias do Hummer EV está entre as maiores instaladas entre os veículos atualmente disponíveis no mercado. O conjunto consiste em duas camadas empilhadas de 12 módulos com cada camada contendo duas linhas de seis módulos. Dentro de cada módulo há 24 células constituídas de Níquel, Cobalto, Manganês e Alumínio (NCMA) de bolsa retangular orientadas verticalmente desenvolvidas pela GM e pela LG Chem. O conjunto completo possui uma tensão de 400V e mais de 200kWh, que são restringidos pela montadora de forma a garantir a longevidade da bateria, mas que são suficientes para dar ao Hummer EV uma das classificações de capacidade mais altas do mundo. Esse conjunto todo oferece autonomia de cerca de 560km.

  

Quanto ao carregamento, o Hummer EV pode usar carregadores rápidos DC de 350kW graças a interruptores inteligentes em sua bateria que colocam a pilha superior de módulos - que normalmente opera em paralelo com a inferior - em série com a inferior. Isso eleva a tensão geral do pacote de 400V para 800V.

Recursos extras

Por ser um veículo criado especialmente para aplicação off-road, o Hummer EV dispõe de diversas características particulares que fazem com que este veículo se destaque e diferencia perante os demais disponíveis no mercado. Abaixo são listados alguns destes recursos.

  • “Modo de Extração” que a GM descreve como um recurso que “permite que a altura da suspensão seja aumentada em aproximadamente 15 centímetros, a fim de ajudar o HUMMER EV a lidar com situações off-road extremas, como limpar pedregulhos e vadear águas mais profundas.
  • Pneus Goodyear Wragler para terrenos irregulares de 89cm, mais de 40cm de distância ao solo com ângulo de aproximação de 49,7 graus e ângulo de saída de 38,4 graus.
  • Proteção inferior da carroceria composta de cinco placas antiderrapantes e duas proteções da parte inferior da carroceria para proteger a bateria e as unidades de acionamento.
  • Câmeras UltraVision que incluem câmeras dianteiras, traseiras e na região inferior do veículo, com visualizações de “observador virtual” ao vivo para ajudar os motoristas a navegar pelos obstáculos e colocar as rodas dentro e fora da trilha. As câmeras da parte inferior da carroceria são embaladas especialmente para ajudar a proteger contra danos e equipadas com uma função de lavagem para ajudar a remover detritos.
  • Modo de condução Terrain que oferece configurações distintas do pedal do acelerador e frenagem, promovendo maior controle de um pedal em baixa velocidade para dirigir em terrenos fora de estrada e com obstáculos.
  • Modo Crabwalk, já mencionado anteriormente, que permite que o veículo trafegue diagonalmente, auxiliando a passagem em obstáculos de vias fora de estrada. Vale ressaltar que este é o único veículo disponível no mercado com esta função.

Em contrapartida, o Hummer EV não foi criado apenas pensando na aplicação off-Road. O veículo possui ainda recursos de veículo esportivo para quem deseja potência e aceleração, como o modo Watts to Freedom (WTF), um nome peculiar que habilita a função de potência máxima dos motores e faz com que o veículo possa atingir 0-100km/h em apenas 3 segundos. Além disso, conta com a função Super Cruise, que é um recurso de assistência ao motorista que, entre muitas outras coisas, permite dirigir com as mãos livres e ainda traz um recurso de mudança automática de faixa que determina quando uma mudança de faixa é ideal e inicia a manobra, seguindo os protocolos de sinalização.

Curiosidades

  • Faróis dianteiros no sistema Full size que aprimoram a estética do veículo e acendem automaticamente ao detectar a chave presencial.
  • Nível de bateria indicado pelas lanternas dianteiras laterais.
  • Tetos de vidro removíveis que podem ser armazenados no porta-malas dianteiro.
  • Tomada 220V no compartimento traseiro que permite a carga de dispositivos e eletrodomésticos.

CUSTO

Vendido nos EUA por USD 110.000.

Em seu lançamento em 2022, o modelo teve todas suas unidades anuais vendidas em um curto período de apenas 10 minutos.



 

H

GC

Hyundai Kona Electric Ultimate 2021

por Gustavo Cerqueira Bastos - segunda-feira, 31 jul. 2023, 23:48
 

kona-ev-final.jpg

O veículo Kona Eletric Ultimate 2021 é um veículo de uso pessoal do tipo SUV (Sport Utility Vehicle), produzido pela Hyundai e lançado oficialmente em 2021. Possui um total de 5 lugares e características úteis ao usuário como aquecimento do volante, carregamento de dispositivos Wireless, navegação via satélite e até mesmo 3 entradas USB. Em relação ao seu custo, o preço de lançamento do veículo foi de:

  • Custo: $37,190 nos Estados Unidos 

Em relação a suas características técnicas há:

  • Bateria: Capacidade de 64kWh e tensão de 356V, construída com tecnologia de Íon-Lítio e uso de resfriamento líquido. Esta bateria oferece autonomia de 484km com carregamento de 7,2kWh, se utilizando de 3 níveis de "Freio Regenerativo", ou seja, utiliza a energia cinética para economizar energia. Sua eficiência energética é de 14,7kWh/100km.
  • Carregamento da Bateria: O tempo de carga da bateria depende do quanto se deseja carregar com qual a potência fornecida, assim, assume-se alguns valores considerando que se deseja realizar uma recarga de uma bateria em 0% de carga até 80% (0-80): 
  1. Utilizando 2,4kW há um tempo médio de 21h20min.
  2. Utilizando 7,7kW há um tempo médio de 6h40min.
  3. Utilizando 11kW há um tempo médio de 4h40min
  4. Utilizando 50kW há um tempo médio de 1h
  • Motor: Possui uma potência de 150kW ou 201,2hp, seu torque é de 395Nm
  • Transmissão: Automática com velocidade única devido a ser um veículo elétrico.
  • Freios: Discos Ventilados na frente do veículo e Discos na traseira
  • Peso: 1685Kg
  • Altura, Comprimento e Largura: 1,8m, 4,18m e 1,55m respectivamente.

Desempenho do veículo:

  • Velocidade máxima: 167km/h
  • Aceleração (0 a 100km/h): 7,6 segundos.

Em relação as medidas de segurança, o Kona Ultimate 2021 conta com dispositivos já consagrados no mercado, como o uso de freios ABS com assistência por computador, assistência para colisões em pontos cegos, em casos de cruzamentos e para evitar acidentes com pedestres e ciclistas, controle de estabilidade eletrônica, controle de assistência de faixa, câmera traseira, assistência de estacionamento e até mesmo sensor para limpador de vidros em caso de chuvas.

 

J

Cd

JAC E-JS1

por Carlos de Oliveira Borges Filho - sábado, 29 jul. 2023, 16:50
 

              A  iEV é a linha de veículos elétricos da JAC e significa “Intelligent Electric Vehicle” - Veículo Elétrico Inteligente, a Nova linha de veículos elétricos usa a sigla E-J que significa "Electric Jac".
              O carro elétrico totalmente elétrico, com zero emissão de CO2, o mais barato do Brasil, com valor de R$145, 900, com autonomia de 302 km (norma NEDC), este carro possui baterias de fosfato de ferro-lítio, capacidade de 30,2kWh, possui regeneração de carga, economia de 10KWH a cada 100Km. Pesa 1180kg, motor elétrico de 150nm (torque de 15,3KGfm), faz de 0 a 100KM/h em 10,7 segundos, que dá uma potência de 62cv de potência, desenvolvido pela JAC em parceria com o grupo Volkswagen e tempo de carregamento extremamente rápido, mesmo no modo tomada.
             
             JAC E-JS1, o carro 100% elétrico o mais barato do Brasil, com Frete, pintura, carregador portátil (Wallbox não inclusos), disponível para pronta entrega, mas o cliente pode antes marcar um Test Drive e conhecer o carro antes de decidir comprar.




            Este é um veículo de passeio com espaço para quatro pessoas, mais o motorista, categoria city-car para trânsito urbano, intenso e apertado com vagas mínimas para estacionar, possui bagageiro e autonomia de 302km, proporciona uma dirigibilidade maravilhosa, é silencioso, não tem nenhuma vibração, não poluí e é bom para o bolso, apresentando uma redução em até seis vezes no custo de combustível e manutenção em relação aos veículos térmicos.
 
.           É um veículo totalmente elétrico, sendo do tipo BEV.
Carregar um JAC Motors 100% elétrico é bem simples o processo é parecido como se carrega um celular. Na Europa a maioria dos donos de veículos carrega durante a noite em casa, conforme pesquisas (Dados: 60% dos usuários na Europa e EUA carregam em suas residências, 30% no trabalho, 5% em shoppings, mercados e restaurantes, e apenas 5% em postos de recarga.).
             Todos os carros elétricos da JAC Motors vem com um carregador portátil no porta malas, deve ser usado em uma tomada 220V residencial (padrão 250V/20A conforme ABNT NBR 14136:2012). O tempo de uma recarga completa com este carregador é de até 22 horas em média, mas recomendamos que você tenha em sua residência um “Wall Box” homologado pela JAC. 
              A JAC possui um parceiro para fazer este trabalho para você, ele fará a inspeção e instalação desta infra-estrutura em sua residência, orçado a parte com o fornecedor. 
O Wall Box da JAC possui capacidade de recarga de 7,4 kWh e é a melhor maneira de carregar seu JAC elétrico, este carregador completa a recarga em cerca de 8 horas, uma dica e carregar de acordo com a sua demanda de autonomia, Por exemplo, uma carga de 20% a 80% é feita em menos de 5 horas.
Na media, se você rodar mil quilômetros em um mês, o aumento em sua conta de luz será entre R$ 60,00 e R$ 80,00, o equivalente a um aparelho de Ar Condicionado.
O peso total é de 1.550kg e a ordem de marcha de 1180kg, pode levar quatro passageiros mais o motorista, seu porta malas possui volume de 121L, sua tração é dianteira do tipo 4X2
 
              A potencia máxima é de 45 kW, ou 62 cv de equivalente a potência e 15,3 kgfm de torque, sua relação peso x potência é de 26 Kg/kW (19 Kg/Cv). Sua velocidade máxima é limitada em 110 km/h, visando garantir a autonomia anunciada de no máximo 300 km para cada carga de sua bateria de 30,2 kWh, com torque máximo de 150N. m
 
 
              Sua aceleração vai de 0 a 100km/h em 10,7 segundo, atingindo velocidade máxima de 105km/h (limitada a 110km/h).
 
              A rede de alta tensão do veículo opera com voltagens próximas a 400V, então não toque nos componentes de alta tensão e nos chicotes identificados pela cor laranja, sem desativar a rede pelo plugue MSD. Os componentes de alta tensão do veículo incluem: Bateria de energia, motor elétrico de tração, PCU, HVB, OBC, A/C, DC-DC, ar-quente da cabine, aquecedor de bateria, bomba de vácuo, cabos de cor laranja e interface de carregamento.
 
              A autonomia estimada é de 300 km, se não rodar na velocidade máxima, mas se rodar próximo dos 110 km/h (sua velocidade máxima permitida), essa carga é drenada rapidamente, em testes 50% foi embora em um trecho de 50 km.
              Em uma tomada tipo “Wallbox” (7,4 kWh), o tempo de recarga é de 5 horas e, em carregadores rápidos de 380V, raríssimos, por sinal, as baterias de Fosfato Ferro-Lítio são recarregadas em apenas 40 minutos, em tomada caseira, a carga pode levar até 11 horas.
  As Baterias LFP-Fosfato de Ferro-Lítio tem capacidade de energia 30,2 kWh, sendo o fabricante GUOXUAN, usa interface de carregamento, tipo carregamento GB/T. Carregamento AC WALLBOX (lento) (20%-100%)*4h, ou carregamento DC (Rápido) (20%-100%) 22 Kwh* 1h10min, mas o veículo não vem de fabrica com o  Wallbox e adaptador GB/T para CCS2, sendo necessário comprá-los a parte.
  Motores elétricos, quantidade, onde estão instalados (no eixo, na roda, junto ao ICE), tipo (AC, DC, número de fases, número de pólos), topologia (PMSM, BLCD, SRM, e detalhes se possível), velocidade máxima em RPM, velocidade nominal, torque máximo, torque nominal, potência nominal, potência máxima, tipo de refrigeração (ativa, passiva, ar, ou por fluído).
              A tecnologia evoluiu, as baterias atuais evoluíram ainda mais, são de íon-lítio, com   quatro componentes: ânodo, cátodo, separador e eletrólito. Cinco são as matérias-primas principais necessárias para produzir as atuais baterias de íon-lítio: o composto de cobalto, níquel e manganês para o cátodo (estrutura para armazenar o portador de carga de lítio), grafite para o ânodo e, claro, lítio, que está contido no eletrólito. Isso tudo é caro. Bem caro. Então, ninguém quer ter de jogar fora tudo isso caso a bateria estrague. Bem, as coisas andaram evoluindo. O Jac eJS1 emprega uma matriz de acionamento elétrico modular, um sistema de baterias que consiste em diferentes números de módulos, dependendo da faixa desejada, com 12 células de bateria  em cada módulo. Assim, quando apresentar problemas, basta o scanner detectar em qual dos módulos esta a célula defeituosa e substituí-la.       
            Os motores, bem, motores elétricos são dispositivos que transformam energia elétrica em mecânica, de uma enceradeira a um carro, e são iguais desde 1834. O que os difere neste longo tempo são alguns matérias empregados em sua construção, sendo constituídos por uma parte giratória chamada de rotor, uma parte estacionária chamada de estator (com eletroímãs ou imãs permanentes, posicionados no material ferromagnético que constitui o corpo do rotor), e bobinas de cobre enroladas e dispostas em volta do material ferromagnético que constitui o estator. Os demais componentes para acionamento e controles são satélites independentes e, assim como o motor, quando terminam suas vidas úteis, são substituídos por inteiro.
 
              Marcha automática única, os 15,3 kgfm de torque passam unicamente por uma transmissão automática de uma velocidade, ou seja, é quase uma relação 1:1. Fora o superesportivo Koenigsegg, cujo custo ultrapassa o limite do possível, não existe no mundo nenhum veículo à combustão que consiga esta marca. E isso vale para todos os EV/BEV.
 
             Com 302 km de autonomia (norma NEDC), o JAC E-JS1 possui baterias de fosfato de ferro-lítio, que oferecem capacidade máxima de 30,2 kWh. Provido de sistema de regeneração de carga, o modelo urbano é extremamente econômico: 10 kWh a cada 100 km.
 
               Direção tipo eletroassistida, suspensão independentes, McPhersons (dianteira), eixo de torção traseira, freios a discos dianteiros e disco sólido traseiro, distância entre eixos de 2.390mm, dimensões 4.650mm de comprimento, 1.670mm de largura e 1.540mm de altura, pneus 175/70 R14 de uso misto, porta malas de 121 litros.
 
      JAC E-JS1  A PARTIR DE R$139.900


 

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Jeep Wrangler 4XE 2024 - PHEV

por Diego de Araujo Paula - domingo, 6 ago. 2023, 16:19
 


Figura 1 - Jeep Wrangler Rubicon 2024 sendo carregado

O Jeep Wrangler PHEV 2024 é um veículo híbrido plug-in (PHEV) que combina a potência de um motor elétrico com a versatilidade de um SUV off-road. Equipado com o trem de força 4xe, o Wrangler 2024 oferece uma autonomia elétrica de 35 quilômetros, o que permite que seja conduzido de forma totalmente elétrica em curtas distâncias.

O modelo 4xe é líder de vendas entre os PHEVs nos Estados Unidos, sendo responsável por 38% das vendas do Wrangler no primeiro trimestre de 2023. A linha 4xe de 2024 oferece diversas opções, incluindo o modelo de entrada Sport S com um preço inicial de $51.790, bem como versões voltadas para o off-road, como Willys, Rubicon e Rubicon X, com preços a partir de $56.530, $62.380 e $70.880, respectivamente. Para quem busca uma experiência urbana mais refinada, o modelo 4xe Sahara está disponível por $58.640, enquanto a versão topo de linha, High Altitude 4xe, possui o preço de $68.790.

Além de suas capacidades off-road já reconhecidas, o Wrangler 4xe Willys provou ser uma escolha excepcional para aventuras em terrenos acidentados. Seu trem de força silencioso e potente permitiu uma condução tranquila sobre obstáculos naturais, com a proteção da bateria garantindo segurança em ambientes desafiadores.

Além disso, a atualização de 2024 traz melhorias em termos de conveniência, conforto e segurança. No entanto, a experiência geral off-road do Wrangler não foi prejudicada, mantendo sua reputação como um SUV robusto e confiável.

Especificações

  • Tipo de aplicação: Veículo multipessoal 
  • Tipo de veículo: Híbrido Plug-In (PHEV)
  • Tipo de combustível: Gasolina - Capacidade total 65L
  • Peso: 2900 Kg
  • Peso máximo: 4170 Kg
  • Capacidade de Reboque: 1580 Kg
  • Ocupantes: 5 pessoas
  • Suspensão: Eixos rígidos
  • Freios: Disco ventilado (diant.), sólido (tras.)
  • Pneus: 225/45 R21
  • Dimensões: 
    • Comprimento: 488,2 cm
    • Largura, 189,5 cm
    • Altura, 190,1 cm 
    • Entre-eixos: 300,5 cm 
    • Porta-malas: 533L 
  • Tipo de tração: 4x4
  • Potência: 272 CV
  • Potência máxima combinada: 380 CV  
  • Velocidade máxima à frente: 156km/h
  • Aceleração de 0 a 100km/h: 6,4s

Baterias Jeep Wrangler

Figura 2 - Posição das baterias, abaixo do banco dos passageiros.

  • Baterias: Conjunto de bateria de íons de lítio, níquel manganês cobalto, de 400 volts, 17 kWh, com 96 células.
  • Tempo de Recarga: 6h30 (3,2 kW) e 2h30 (7,4 kW) 
  • Motores Elétricos: 1 Motor Elétrico acoplado ao Virabrequim de 63CV outro Motor Elétrico de 145CV acoplado ao Câmbio.
  • Motores a combustão interna (ICE): 2.0-Liter Turbocharged I-4   
    • Motor a combustão em linha 4 cilindros, 16V, turbo, injeção direta, 1.995cm³.
    • Dianteiro
    • Gasolina
    • 272CV a 5.250rpm, 40,7 kgfm, 3.000.
  • Câmbio: Automático, 8 marchas.
  • Autonomia: 
    • Até 45Km em modo EV
    • Até 590Km modo combinado
  • Consumo:
    • Somente ICE: 8Km/L
    • Híbrido:  24,4 km/L
  • Preço: 70.800 Euros


 

L

MM

Lucid Air

por Mateus Marcoto Silva - domingo, 30 jul. 2023, 17:20
 

VIsão lateral

Versão:  Dream Edition Performance

Tipo de aplicação: Transporte multipessoal de passageiros.

Tipo de veículo: BEV (Veículo Elétrico a Bateria).

Tipo de combustível usado em abastecimento: Eletricidade (Bateria).

Capacidade dos tanques de armazenamento: N/A (Bateria elétrica).

Peso: Aproximadamente 2.5 toneladas.

Capacidade máxima de carga: Aproximadamente 400 kg.

Quantidade de ocupantes: Até 5 passageiros.

Tipo de tração: Tração nas quatro rodas (4x4).

Potência máxima: Cerca de 1,111 hp (828 kW).

Desempenho:

  • Velocidade máxima à frente: Aproximadamente 270 km/h.
  • Aceleração de 0-60 km/h: Informação não disponível.
  • Aceleração de 0-100 km/h: Aproximadamente 2.5 segundos.
  • Velocidade máxima em marcha à ré: Informação não disponível.
  • 1/4 de milha: 9.67 segundos.


Baterias:

Visão do chassi

  • Tecnologia das baterias: Li-Ion (22 modulos, 2170 células do tipo cilindrica).
  • Tensão das baterias: 900V.
  • Tipo de arranjo: Informação não disponível.
  • Tensão máxima: 1050V.
  • Tensão mínima: 700V.
  • Corrente máxima: Informação não disponível.
  • Temperatura mínima de operação: -10°C.
  • Temperatura máxima de operação: 40°C.
  • Tipo de arrefecimento: Ativo.
  • Energia total armazenada em kWh: 118.
  • Potência máxima de descarga: Informação não disponível.
  • Potência máxima de carga: carregador rápido 300kW, 20 minutos para um alcance de cerca de 300 milhas.
  • Tipo de carregador para o pack: Carregador interno embarcado.
  • Tipo de tomada para recarga: SAE J1772.

Motores elétricos:


  • Quantidade: Dois módulos com 2 motores cada, totalizando 4 motores, 1 por roda..
  • Localização: Um em cada eixo.
  • Tipo: AC (Corrente Alternada).
  • Número de fases: Trifásico.
  • Número de pólos: Informação não disponível.
  • Topologia: PMSM (Motor Síncrono de Ímã Permanente).
  • Velocidade máxima em RPM: 19500.
  • Velocidade nominal: Informação não disponível.
  • Torque máximo: Informação não disponível.
  • Torque nominal: Aproximadamente 1390 Nm.
  • Potência nominal: 1,111 hp (828 kW).
  • Potência máxima:  Informação não disponível.
  • Tipo de refrigeração: Líquida.

Conversores eletrônicos de potência:

conversores

  • Topologia: Informação não disponível.
  • Tipo de semicondutor: silicon-carbide MOSFET.
  • Tensão DC das baterias: 900V.
  • Tensão de entrada AC: 120-volt, 208-volt or 240-volt AC, 50/60 hertz.
  • Corrente do carregamento: 15-50A em tomadas comuns, 720A em um sistema combinado CCS.
  • Potências de carregamento: 1.3-9.6kW, 300kW com sistema CCS.

Motores a combustão interna (ICE): N/A.

Câmbio: planetário em cada eixo.

Autonomia:

  • Autonomia em ciclo urbano: Aproximadamente 630 km por carga completa.
  • Autonomia em ciclo de estrada: Aproximadamente 700 km por carga completa.

Sistemas auxiliares:

  • Direção: Direção elétrica.
  • Frenagem: Frenagem regenerativa (elétrica) e freios a disco refrigerados nas quatro rodas.
  • Ar condicionado: Ar condicionado elétrico.

Custo: $218.000,00.

 

M

GG

Mercedes-AMG EQS 53 4MATIC+ / 2023

por Gabriel Gomes de Carvalho Pereira - terça-feira, 8 ago. 2023, 21:14
 

 

Mercedes-AMG EQS 53 4MATIC


Autoria: GABRIEL GOMES DE CARVALHO PEREIRA -14725832


 

Figura 1: Mercedes-AMG EQS 53 4MATIC+

Mercedes-AMG EQS 53 4MATIC+ é o primeiro modelo da marca de alta performance 100% elétrico à venda no Brasil

Versão escolhida para o mercado brasileiro tem potência de 658 cv e autonomia de até 580 km com uma carga de bateria

Inovador MBUX Hyperscreen revoluciona o design interior e amplia a interatividade a bordo

A Mercedes-Benz Cars & Vans Brasil lança no mercado brasileiro o novo Mercedes-AMG EQS 53 4MATIC+, primeiro modelo de produção AMG totalmente elétrico e que complementa a estratégia elétrica da marca. O sedã de luxo foi refinado em Affalterbach em todas as áreas relacionadas a alta performance.

O exterior do EQS Sedan.

Detalhes como a grade do radiador característica da AMG, a traseira robusta com spoiler AMG, bem como as generosas rodas de liga leve AMG com sistema de freios AMG e pinças de freio pintadas não deixam nenhuma dúvida quanto a qual família de performance pertence este divisor de águas.

Com suas linhas únicas de design, o AMG EQS 53 4MATIC+ é claramente distinguível de veículos com motores de combustão à primeira vista. A filosofia de design é refletida em superfícies amplas e linhas dinâmicas e precisas. O design exterior também retoma os recursos característicos da AMG e os transfere para a era totalmente elétrica. Os resultados incluem uma aparência inconfundível, típica da marca, combinada com a máxima eficiência aerodinâmica. A vista frontal com faróis DIGITAL LIGHT é caracterizada pela grade frontal preta específica AMG com barras verticais cromadas, a estrela Mercedes integrada e inscrição "AMG". A linguagem de design distinta continua no para-choques dianteiro, pintado na cor do veículo. Isso é contrastado pelo para-choque dianteiro com o design típico AMG A-Wing, pintado em preto brilhante e com acabamento cromado.

 


 Figura 2: Lateral da Mercedes-AMG EQS 53 4MATIC+.


Figura 3: Frente da Mercedes-AMG EQS 53 4MATIC+

Máxima eficiência aerodinâmica com um valor de Cd de 0,23

O EQS 53 4MATIC+ atinge um valor de resistência ao vento de 0,23. Para atingir isso, os especialistas aerodinâmicos da AMG realizaram um grande número de testes de fluxo e túnel de vento e otimizaram tanto a forma básica quanto alguns recursos de design como difusores, aletas e um spoiler traseiro maior, além rodas de AMG de 21 polegadas em design otimizado aerodinamicamente:

AMG Performance. Totalmente elétrico

Mercedes-AMG EQS 53 4MATIC+: consumo de energia elétrica em kWh/100 km (combinado): 22 – 19,6 kWh/100 km; emissões de CO₂ em g/km (combinadas): 0.

Interior do EQS Sedan. 

Exigência esportiva e futurista: o volante AMG Performance em couro napa, com parte inferior plana reforça o caráter dinâmico do EQS. Sofisticados bancos esportivos com padrão gráfico característico da AMG aumentam o prazer de dirigir com seu ótimo apoio lateral. O impressionante MBUX Hyperscreen completa a estética futurista do interior Mercedes-AMG, com três telas integradas que revolucionam o conceito de design interior e alta capacidade técnica de processamento de informações superior elevam o padrão de interatividade.

Esta unidade de tela grande e curva se estende por todo o painel. Três telas ficam sob uma superfície de vidro, se fundindo em uma peça única. Com software adaptativo, o MBUX adapta-se completamente ao seu usuário e oferece sugestões personalizadas para inúmeras funções de infoentretenimento, conforto e do veículo. Com a chamada camada zero, os aplicativos mais importantes são sempre exibidos no nível superior do campo de visão. O conteúdo dinâmico também é permitido na tela do passageiro durante a condução, proporcionando uma viagem mais agradável e divertida, permitindo também a criação de até sete diferentes perfis de usuários.

Combinadas, as 64 cores da iluminação ambiente criam fascinantes universos cromáticos que se alternam dinamicamente. Combine cores, ajuste o brilho dos LEDs e as zonas de escurecimento para atender às suas preferências.

Além disso, existem inúmeras outras características que sublinham o estilo distinto do interior:

  • Painel de instrumentos e linhas de cintura em couro ARTICO
  •  Painéis centrais das portas e também console central para o painel em microfibra MICROCUT preta com pesponto vermelho
  • Volante AMG Performance em couro napa, com parte inferior achatada, perfurado na área do punho com “borboletas” em alumínio para ajuste dos níveis de recuperação, além das teclas tradicionais do volante AMG
  • Pedais esportivos AMG
  • Tapetes e frisos das soleiras das portas com a inscrição "AMG"

  

 Figura 4: Interior da Mercedes-AMG EQS 53 4MATIC+

MG SOUND EXPERIENCE: experiência de som única

 O AMG SOUND EXPERIENCE é a trilha sonora que aprimora emocionalmente a experiência de condução elétrica. Assim como os modos de condução, a composição acústica tem uma ampla largura de banda: na versão "Authentic", o cliente pode regular o som potente e sonoro e sua intensidade dependendo do estado de condução e do modo de condução selecionado. Os sons de condução típicos da AMG são gerados com a ajuda de hardware adicional. Isso inclui alto-falantes especiais, um atuador de graves e um gerador de som.

Outra opção para ainda mais individualidade: usando as teclas do volante AMG ou o display central, o motorista pode selecionar as características de som "Balanced", "Sport" e "Powerful" em qualquer modo de condução. Durante o RACE START, o veículo produz um som único para combinar com a aceleração dinâmica.

Tração integral AMG Performance 4MATIC+ totalmente variável

 A potência dos motores movidos a bateria é trazida para a estrada pelo sistema de tração integral totalmente variável AMG Performance 4MATIC+ de série. O sistema distribui continuamente a tração entre os eixos dianteiro e traseiro, dependendo da situação de condução: em comparação com um sistema de tração integral mecânica, o sistema eletro-específico garante uma resposta significativamente mais rápida. O torque é verificado 160 vezes por segundo e ajustado se necessário. A distribuição de torque depende do modo de condução selecionado: no modo "Comfort" o foco está na eficiência máxima, enquanto em "Sport" e "Sport+" o torque é mais direcionado para eixo traseiro em prol de uma maior dinâmica de condução

Eixo traseiro direcionável

 O Mercedes-AMG EQS 53 4MATIC+ está equipado com um eixo traseiro direcional. O ângulo de até dez graus aumenta consideravelmente o a dinâmica em curvas ou em manobras de estacionamento. O raio de viragem é de 11,5 metros – este é o nível de veículos compactos.

 A interação entre a direção do eixo dianteiro e do eixo traseiro foi projetada para obter respostas ágeis com pouco esforço ao dirigir na cidade ou em estradas. Em velocidades abaixo de 60 km/h, as rodas traseiras viram na direção oposta às rodas dianteiras, tornando o veículo altamente manobrável, leve e ágil. O efeito é particularmente positivo tanto ao mudar de direção rapidamente ou manobrar lentamente.

 A partir de uma velocidade superior a 60 km/h, as rodas traseiras giram na mesma direção das rodas dianteiras. A distância entre eixos virtualmente estendida oferece maior estabilidade e segurança de condução em altas velocidades e durante mudanças rápidas de pista ou manobras evasivas repentinas.

Modos de condução AMG DYNAMIC SELECT

 As características de condução do Mercedes-AMG EQS 53 4MATIC+ podem ser alteradas pelo condutor graças aos cinco modos de condução AMG DYNAMIC SELECT: "Slippery", "Comfort", "Sport", "Sport+" e "Individual". Parâmetros importantes como características de condução e desempenho, configurações de suspensão, direção, AMG Dynamics e AMG SOUND EXPERIENCE (opcional) são modificados para se adequar ao modo de condução selecionado. A potência máxima de tração pode ser acessada no modo de condução Sport+ (ou com kick-down). 

O condutor também pode pré-selecionar a configuração básica da suspensão através dos modos de condução AMG DYNAMIC SELECT: o comportamento de condução varia da dinâmica máxima no modo "Sport+" ao suave na configuração "Comfort", por exemplo. Além disso, a afinação pode ser ajustada em três etapas, independentemente dos modos de condução, por meio de uma tecla dedicada.

Características principais:

- 484 KW- Máximo desempenho do acionamento

- Até 950  Nm de Torque

- Aceleração 3.8s de 0 a 100 km/h

-Autonomia 513 – 571 km

  

  • Tipo de aplicação: Transporte multipessoal.
  • Tipo de veículo (BEV, HEV, PHEV, FCEV, etc.): BEV
  • Topologia (série, paralelo, série-paralelo, etc.): Totalmente elétrico.
  • Tipo de combustível usado em abastecimento: Energia Elétrica.
  • Capacidade dos tanques de armazenamento: 108,4 kWh.
  • Peso: 3.225 kg Peso Bruto do Veículo
  • Capacidade máxima de carga:  525 kg Carga útil permitida.
  • Quantidade de ocupantes: 5 Número de Assentos.
  • Tipo de tração (4x2, 2x1, 1x1, 4x4, 6x4, etc.): AWD, tração integral permanente 4x4. Tais sistemas conseguem variar o envio de torque de uma roda para a outra ou até de um eixo para o outro, aumentando a estabilidade e a aderência do veículo
  • Potência: 484 KW (658 HP)
  • Relação peso potência: 4.1 kg/hp
  • Desempenho:

- Velocidade máxima à frente: 220 km/h (Velocidade Máxima) pode ir para 250 km/h;

- Aceleração: 3,8 s (Aceleração 0-62 mph ou 0-100km / h)

  • Baterias tipo: Lithium-ion. O material ativo otimizado consiste em níquel, cobalto e manganês na proporção de 8:1:1.
  • Tensão das baterias: 400 Volts
  • Consumo médio de energia WLTP: 21.4 kWh / 100 Km (0.34 kWh / mile)
  • Energia total armazenada em kWh: 108,4 kWh.
  • Tempo de Carga: 12h (lento), Rápido: 30 min
  • Potência máxima de carga: 200 kW DC kW
  • Tensões possíveis de recarga (AC, DC, em que níveis de tensão e corrente): 70 Ah. A bateria pode ser carregada com até 200 kW em estações de carregamento rápido com corrente contínua (DC). pode ser carregado comodamente em casa ou em estações de carregamento públicas com até 11 kW de corrente alternada (AC).
  • Tipo de distribuição no veículo (concentrada num único pacote, em múltiplos pacotes espalhados em volumes distintos do veículo, etc): único pacote.
  • Tempo de vida esperado, possui garantia específica para a bateria pelo fabricante: A bateria de alta tensão tem garantia válida por dez anos ou até 250.000 quilômetros.

Figura 5: Powertrain do Mercedes-AMG EQS 53 4MATIC+.
  • Motores elétricos:
  • Quantidade de motores: 2 motores.

- Onde estão instalados: eixo dianteiro e traseiro.

- Tipo (AC, DC, número de fases, número de pólos): AC

  • Topologia do motor (PMSM, BLCD, SRM, e detalhes se possível): Permanent magnet AC synchronous motor.
  • Velocidade máxima em RPM: 220 km/h
  • Torque máximo: 950 Nm.
  • Potência máxima: 658 PS / 649 HP / 484 kW
  • Tipo de refrigeração (ativa, passiva, ar, ou por fluído): Fluído.
  • Câmbio (se existir, sistema planetário, CVT): 1 marchas Auto CVT
  • Autonomia em km ou km/l em ciclo urbano e ciclo de estrada: 513 – 571 km
  • Sistemas auxiliares (direção elétrica ou hidráulica, frenagem servoassistida hidráulica, elétrica ou regenerativa, ar condicionado elétrico): O carro estabelece padrões não apenas com a entrega de potência ao acelerar, mas também com a recuperação eficiente de energia ao frear. A saída de recuperação é de até 300 kW. O motorista pode ajustar o nível de recuperação em três estágios por meio de teclas no volante e receber suporte relacionado ao modo ECO Assistant. A frenagem combinada pode ocorrer até a parada total.
  •  Suspensão da Frente: Independent Double Wishbones. Air Suspension. Anti-roll bar.
  • Suspensão de Trás : Multilink. Air Suspension. Anti-roll bar.
  • CUSTO: preço sugerido de R$ 1.350.900,00.
SEGURANÇA
  • Freios ABS
  • Airbags frontais
  • Airbags laterais
  • Airbags de cortina
  • Alarme antifurto perimétrico
  • Alarme antifurto volumétrico
  • Câmera traseira para manobras
  • Câmeras para visão de 360 graus
  • Cintos de três pontos para todos os ocupantes
  • Encosto de cabeça para todos os ocupantes
  • Controle de estabilidade
  • Controle de tração
  • Faróis de LED
  • Faróis com refletores duplos
  • Faróis com regulagem de altura
  • Luz traseira de neblina
  • Repetidores laterais das luzes de direção
  • Travamento central das portas
  • Assistente de desembarque Luz de condução diurna
  • Desembaçador do vidro traseiro
  • ISOFIX para fixação de cadeira infantil
  • Alerta de colisão frontal
  • Alerta de tráfego cruzado traseiro
  • Monitoramento de pressão dos pneus
  • Assistente de partida em rampa
  • Sensores de estacionamento dianteiro
  • Sensores de estacionamento traseiro
  • Indicador de fadiga
  • Assistente de farol alto
  • Alerta de ponto cego
  • Alerta de mudança de faixa
  • Assistente de permanência em faixa
  • Frenagem automática de emergência
  • Assistente de visão noturna
  • Vetorização de torque
  • Tração integral
  • Frenagem automática em manobras

CONFORTO

  • Ar-condicionado
  • Ar-condicionado automático
  • Zonas de ar-condicionado: 4
  • Ar quente
  • Saída de ar para o banco traseiro
  • Direção assistida
  • Banco do motorista com ajuste de altura
  • Apoio de braço para o motorista
  • Apoio de braço central no banco traseiro
  • Câmbio automático
  • Assistente de estacionamento semiautomático
  • Ajuste do volante em altura
  • Ajuste do volante em profundidade
  • Bancos revestidos em couro
  • Banco do motorista com ajuste elétrico
  • Banco do passageiro com ajuste elétrico
  • Banco do motorista com memórias de ajuste
  • Banco do motorista com aquecimento
  • Banco do motorista com ventilação
  • Ajuste de apoio lombar para o motorista
  • Banco do motorista com massageador
  • Controle automático de velocidade
  • Controle de velocidade adaptativo
  • Limitador de velocidade
  • Controle elétrico dos vidros dianteiros
  • Controle elétrico dos vidros traseiros
  • Faróis com acendimento automático
  • Limpador de para-brisa automático
  • Ajuste elétrico dos retrovisores
  • Retrovisores rebativeis eletricamente
  • Retrovisor interno fotocrômico
  • Rodas de liga leve
  • Teto panorâmico
  • Troca de marchas no volante
  • Banco traseiro bipartido
  • Banco traseiro rebatível
  • Destravamento remoto do porta-malas
  • Luz no porta-malas
  • Luz no porta-luvas
  • Luz de teto traseira
  • Comando interno da tampa de abastecimento
  • Chave presencial
  • Porta-luvas climatizado
  • Recuperação de energia cinética
  • Controle eletrônico de amortecimento
  • Suspensão pneumática
  • Controle de largada
  • Roda-livre
  • Freio de estacionamento elétrico
  • Auto Hold
  • Tampa traseira motorizada
  • Esterçamento das rodas traseiras

INFOTENIMENTO

  • Rádio
  • Conexão USB
  • Conexão Bluetooth
  • Navegador GPS
  • Volante multifuncional
  • Computador de bordo
  • Indicador de temperatura externa
  • Espelhamento da tela do celular
  • Carregador de celular por indução
  • Reconhecimento de placas de trânsito
  • Sistema de som premium
  • Burmester Head-up display
  • HD interno



 

P

MG

Peugeot e-208 GT

por Marcell Guerrero Jorge - terça-feira, 8 ago. 2023, 21:24
 

Tipo de aplicação: multipessoal

Tipo de veículo: BEV 

Bateria com capacidade de 50kWh

Peso: 1539kg

Capacidade máxima de carga: 375kg

Quantidade de ocupantes: 5 pessoas

Tipo de tração: 4x2 FWD

Potência: 136cV / 26,5 kgfm

Desempenho: velocidade máxima à frente = 150km/h, aceleração de 0-50km/h = 2,8s , 0-100km/k = 8,3s. Velocidade máxima em marcha a ré - à verificar.

Baterias Li-Ion, tensão das baterias = 400V, tipo de arranjo (à verificar), tipo de arrefecimento ativo com elementos refrigerantes, energia total armazenada = 50kWh (46,2kW úteis), potência máxima de descarga, potência máxima de carga, tipo de carregador para o pack, tomada comum AC - Tipo2, aproximadamente 24horas para carregamento em 220V, potência máxima 7,4kW monofásico / 11kW trifásico (opcional) ou carga rápida com conector CCS e potência máxima DC = 100kW.

Peso do pacote das baterias (345kg), distribuída no assoalho do veículo, possui garantia específica para a bateria pelo fabricante = 8 anos ou 160000km, custo da bateria como componente para troca (15.600 Euros - site Largus - 338 euros/kWh) Fabricada pela CATL e montada nas fábricas do Groupe PSA, consiste em packs de 18 módulos, com 12 células em cada módulo, representando um total de 216 células. 

Motor elétrico instalado na dianteiro (mesma posição do motor a combustão no modelo com redutor de relação) tipo imãs permanentes, CA, velocidade máxima em RPM, velocidade nominal, torque máximo = 260Nm, torque nominal, potência nominal, potência máxima = 136cV, tipo de refrigeração (ativa, passiva, ar, ou por fluído).

Conversores eletrônicos de potência para tração e acionamento dos motores elétricos, 

Recarregamento da bateria, provimento das tensões de sistemas acessórios (12V). Informações de topologia (tipo de semicondutor, tensão de entrada DC, tensão de saída AC, valor eficaz de tensão, corrente, potências, frequências).

Câmbio automático 1 marcha

Autonomia de 234km em ciclo urbano e ciclo de estrada (PBEV = FTP75 + Highway).

Sistemas auxiliares = direção elétrica, frenagem Servo assistida hidráulica + elétrica ou regenerativa, ar condicionado elétrico.

CUSTO = R$225.900,00 (31/07/2023)






 

R

MV

Rinspeed sQuba, 2008

por Marcus Vinicius Leal de Carvalho - domingo, 20 ago. 2023, 00:41
 

Veículo sQuba foi inspirado no Lótus Spirit de James Bond (007)

Figura 1: Rinspeed sQuaba, o veículo hibŕido do agente  007.


Introdução


O Rinspeed sQuba, inspirado pelo Lotus Esprit do filme de James Bond "O Espião Que Me Amava", é um veículo conceitual que marca um avanço significativo no design automotivo. Este carro se destaca por sua capacidade anfíbia, operando tanto em terra quanto subaquaticamente, exemplificando uma simbiose perfeita entre os domínios terrestre e aquático. Notavelmente, o sQuba utiliza motores elétricos, alinhando-se à crescente tendência de eletrificação na indústria automobilística e enfatizando a importância da sustentabilidade. Essa escolha de propulsão não apenas minimiza as emissões de carbono, mas também ressalta a busca contínua por tecnologias de transporte mais limpas. O design do sQuba aborda desafios específicos de operação em ambientes aquáticos, comoresistência à salinidade e à pressão subaquática. Em uma perspectiva acadêmica, o sQuba é uma manifestação dos sonhos e aspirações humanas, demonstrando que desafios aparentemente insuperáveis podem ser enfrentados e superados na engenharia, transformando ideias audaciosas em realidades tangíveis.


Rinspeed sQuba, veículo inspirado no Lótus Spirit do filme de 007 "O espião que me amava"

Figura 2: sQuba submergindo na água.

A Companhia


A Rinspeed é uma montadora suíça especializada em conceitos inovadores de veículos. Fundada por Frank M. Rinderknecht, ela é reconhecida por apresentar carros-conceito que desafiam as normas tradicionais da indústria automobilística. Além do já mencionado "sQuba", a Rinspeed desenvolveu uma variedade de outros veículos-conceito, como o "CitySnap", "MetroSnap" e "MicroSnap", cada um com suas características e inovações únicas. A empresa não se limita apenas ao design de carros, mas também explora novas tecnologias e soluções para o futuro da mobilidade, posicionando-se como uma pioneira em inovação automotiva.

Visionário, criador e CEO da Rinspeed

Figura 3: Visionário e criador do sQuba's: Sr. Frank M. Rinderknecht


Chassi do Lótus Elise 

O véiculo sQuba foi construído utilizando o chassi do Lotus Elise, um carro esportivo conhecido por sua leveza e agilidade. O chassi do Elise, feito de alumínio e aço, oferece resistência e durabilidade,destacando-se por sua excelente dinâmica de condução, características essenciais para a funcionalidade anfíbia do sQuba. A escolha deste chassi específico proporcionou ao sQuba uma base sólida e adaptável para suas operações tanto em terra quanto debaixo d'água.

Chassi do Lótus Elise foi selecionado para implementação do sQuba
Figura 4: Chassi do veículo Squba (Implementado sobre o chassi do Lótus Elise)


Especificações Técnicas


  • Tipo de Aplicação: Luxo Esportivo (Conceitual).
  • Tipo de Veículo: BEV (Veículo Elétrico a Bateria).
Motor: Três motores elétricos, sendo um para operação em terra e dois para operação na água. A figura abaixo melhor descreve as caracteristícas técnicas de cada motor. 

Dimensões e Pesos

  • Comprimento: 3'785 mm
  • Largura: 1'940 mm
  • Altura: 1'117 mm
  • Distância entre eixos: 2’300 mm
  • Bitola dianteira: 1’470 mm
  • Bitola traseira: 1’520 mm
  • Altura livre do solo: 130 mm
  • Peso vazio: Aproximadamente 920kg

Distribuição e Funcionalidade dos Motores Elétricos no Rinspeed sQuba


O véiculo contém no total 5 motores elétricos, cujo arranjo está descrito abaixo:

A) Motor Elétrico para Deslocamento Terrestre:

  • Localização: Este motor está estrategicamente posicionado para otimizar a tração nas rodas traseiras do veículo.
  • Potência: Possui uma potência máxima de 54 kW.
  • Rotação: A rotação para atingir a potência máxima é de 4'500 /min, enquanto o torque máximo de 160 NM é alcançado a 1'500 /min.
  • Bateria: Alimentado por baterias de Lítio-Íon com uma voltagem combinada de 6 x 48 Volt. Estas baterias são projetadas para fornecer energia sustentável e eficiente para deslocamento terrestre.
  • Função: Este motor é responsável pela movimentação do sQuba em terra, permitindo atingir velocidades superiores a 120 km/h.

B) Motores Elétricos para Propulsão Aquática:

  • Localização: Estes motores estão localizados na parte traseira do veículo, permitindo a propulsão na superfície da água.
  • Potência: Cada motor possui uma potência de 800 Watt, totalizando 1.6 kW para ambos.
  • Bateria: Utilizam a mesma bateria de Lítio-Íon que alimenta o motor terrestre, garantindo uma transição suave entre os modos terrestre e aquático.
  • Função: Estes motores permitem que o sQuba se mova na superfície da água com uma velocidade superior a 6 km/h.

C) Motores Elétricos para Mergulho Subaquático (Direcionais):

  • Localização: Estes motores estão posicionados na parte frontal do veículo, facilitando o movimento subaquático.
  • Potência: Cada motor tem uma potência de 3.6 kW, fornecida pela marca Rotinor.
  • Bateria: Assim como os motores de propulsão aquática, estes motores são alimentados pela mesma bateria de Lítio-Íon.
  • Função: Estes motores são essenciais para a capacidade de mergulho do sQuba, permitindo que ele se desloque debaixo d'água a uma velocidade superior a 3 km/h e atinja uma profundidade máxima de 10 metros.
Um Fluxograma desta distribuição pode ser visualizado abaixo.
 
Fluxograma Operacional dos veículos elétricos e baterias, com discriminação de cada motor e seu modo de direção (água, terra)
Figura 5: Motores elétricos e suas funções operacionais no veículo sQuba.


  • Topologia das Baterias e Motores Elétricos 


    O Rinspeed sQuba utiliza uma configuração única de baterias e motores elétricos para atender às suas necessidades específicas de desempenho.

    O veículo é equipado com seis baterias de lítio-íon, cada uma operando a uma tensão de 48 volts. Estas baterias são fundamentais para alimentar os diversos motores elétricos do sQuba. Na estrada, as baterias são configuradas em série, o que aumenta a tensão total fornecida ao motor elétrico principal. Esta configuração em série permite que o veículo alcance uma eficiência otimizada e uma potência adequada para a condução em terra.

    Quando o sQuba se desloca para o ambiente aquático, a configuração das baterias muda para um arranjo em paralelo. Esta topologia em paralelo é essencial para fornecer a corrente necessária para alimentar múltiplos componentes simultaneamente, incluindo os dois propulsores traseiros para movimento na água e os dois propulsores dianteiros para mergulho.

    O sQuba utiliza um sistema de propulsão por jato de água quando está submerso. A água é puxada através de uma abertura no fundo do veículo, passa por um impulsor e é expelida para trás através de uma boquilha orientável. Esta técnica proporciona propulsão eficaz e segura, pois não há partes rotativas expostas. Além disso, o veículo conta com duas hélices na parte traseira que auxiliam na propulsão aquática e dois propulsores atrás das rodas dianteiras para direção subaquática.

    Em resumo, a topologia das baterias e motores elétricos do Rinspeed sQuba é cuidadosamente projetada para se adaptar às diferentes condições de operação do veículo, seja em terra ou debaixo d'água, garantindo desempenho e segurança ideais em ambos os ambientes.


Potência (5 motores elétricos):

  • Motor para terra: Máxima de 54 kW.
  • Motores para água (Heckpropeller): 2 x 800 Watt.
  • Motores para mergulho (Bug Jetantriebe): 2 x 3.6 kW.

Desempenho:

  • Velocidade máxima em terra: > 120 km/h.
  • Aceleração de 0-60 km/h: 7.1 segundos.
  • Velocidade máxima na água: > 6 km/h.
  • Velocidade máxima subaquática: > 3 km/h.
  • Profundidade máxima de mergulho: 10 metros.

Baterias:

  • Tipo: Lítio-Íon.
  • Tensão: 6 x 48 Volt.

Dinâmica de Direção e Propulsão do sQuba 


O sQuba, como um veículo elétrico anfíbio pioneiro, ostenta um sistema de direção único adaptado para ambientes terrestres e aquáticos. Sua transmissão, que aparentemente é automática, é projetada para alternar entre os modos de forma eficiente, garantindo uma transição suave e desempenho ótimo. As principais características deste sistema incluem: 

  • Transmissão: R - N - F.
  • Tipo de Tração: Tração Traseira, e alternado para propulsão em 4 ambiente subaquático (hélices + propulsores direcionais). 
Câmbio Automático
Figura 6: Transmissão Automática

Especificações Prováveis do Sistema de Armazenamento de Energia

Especificações Prováveis do Sistema de Armazenamento de Energia Durante minha pesquisa, percebi que detalhes específicos sobre o sistema de armazenamento de energia do sQuba não estavam abertamente disponíveis ao público. Tive o privilégio de contatar o Sr. Frank M. Rinderknecht para obter mais esclarecimentos. Ele gentilmente explicou que algumas especificações não são divulgadas devido ao status do carro como um veículo conceitual. É de suma importância reconhecer a distinção da marca Rinspeed por pioneirismo em um veículo tão inovador. O sQuba, com sua abordagem revolucionária, não apenas desafiou os paradigmas tradicionais da indústria automobilística, mas também pode ter servido de inspiração para outros fabricantes explorarem novas fronteiras. Um exemplo notável é o Tesla Roadster, que, embora tenha suas próprias inovações, também utilizou o Lotus (especificamente o modelo Elise) como base para seu design. Dito isso, as especificações listadas abaixo são apresentadas como "prováveis", baseadas no modelo Lotus Elise, que serviu como fundação para o sQuba.

Carregador elétrico e plugue para um Lótus moderno

Figura 7: Lótus Elise moderno e carregador elétrico


  • Tecnologia de Armazenamento: Lítio-íon (Li-Ion).

  • Tensão e Arranjo das Células: Informações específicas sobre a tensão e o arranjo das células (como 10s-6p, 20s-8p, etc.) não foram fornecidas.

  • Parâmetros Operacionais:

    • Tensão Máxima e Mínima: Dados não especificados.
    • Corrente Máxima: Não especificada.
    • Temperatura de Operação: A faixa de temperatura de operação não foi detalhada.
    • Sistema de Arrefecimento: O tipo de arrefecimento (ativo, passivo, com ar ou outros elementos refrigerantes) não foi mencionado.

  • Capacidade Energética:

    • Energia Total Armazenada: Valor em kWh não fornecido.
    • Potência Máxima de Descarga e Carga: Dados não especificados.
  • Recarga:

    • Tipo de Carregador: Carregador de alta eficiência específico para baterias Li-Ion.
    • Tipo de Tomada: Tomada padrão J1772 (América do Norte) ou Tipo 2 (Europa) para carregamento AC.
    • Tensões de Recarga: Carregamento AC padrão entre 110V a 240V. Carregamento DC rápido pode variar de 200V a mais de 600V.

  • Características Físicas:

    • Peso: Estimado entre 200kg a 600kg, dependendo da capacidade.
    • Distribuição no Veículo: Possivelmente em um único pacote ou múltiplos pacotes para otimização de espaço.
  • Durabilidade e Custo:

    • Tempo de Vida Esperado: Entre 8 a 15 anos, dependendo do uso e manutenção.
    • Garantia: Garantias comuns para baterias de veículos elétricos variam de 8 anos ou mais.
    • Custo de Substituição: Estimado entre $5.000 a $20.000, variando com a capacidade e fabricante.

Propulsão e Direção Subaquática do Rinspeed sQuba

O sQuba da Rinspeed, além de sua notável capacidade anfíbia, apresenta um sistema de propulsão e direção subaquática distinto. Em sua operação aquática, o veículo utiliza um sistema de propulsão por jato de água, onde a água é puxada através de uma abertura no fundo do casco e forçada a passar por um impulsor, sendo posteriormente lançada para trás através de uma boquilha orientável. Esta técnica não apenas garante uma propulsão eficaz, mas também oferece segurança adicional, pois não há partes rotativas expostas sob o casco. Além disso, o sQuba está equipado com duas hélices localizadas na parte traseira, responsáveis pela propulsão na água, e dois propulsores atrás das rodas dianteiras, que controlam a direção quando submerso. Estas características técnicas demonstram o compromisso da Rinspeed em desenvolver um veículo que não apenas opera eficientemente em terra, mas também oferece uma experiência subaquática inigualável.

Propulsores e hélices do veículo sQuba para impulsão subaquática deste veículo anfíbio
Figura 8: Acima, propulsores frontais direcionais (noozles) de 3.6 Kw e, abaixo, hélices traseiras (800 Watts/cada) do sQuba para geração do Impulso subaquático.

Direção Autônoma 


O sQuba foi concebido com uma perspectiva visionária sobre o futuro da mobilidade, integrando tecnologias de condução autônoma. Já em 2008, o veículo estava equipado com sistemas avançados, como o scanner a laser Ibeo LUX, que possibilitava a detecção de obstáculos e navegação autônoma em terra, além de oferecer uma variedade de funcionalidades dos Sistemas Avançados de Assistência ao Condutor (ADAS).

Comutador para ativação do piloto automático de direção.

Figura 9: Comutador para Piloto Automático

A confiabilidade e eficácia do scanner a laser Ibeo LUX foram ainda mais evidenciadas no Darpa Urban Challenge, onde foi utilizado nos três principais carros autônomos vencedores.

Suspensão

 

A suspensão do sQuba é feita de aço inoxidável, uma escolha que combina durabilidade com resistência à corrosão, essencial para um veículo que opera em ambientes aquáticos. O design da suspensão, denominado "Doppeldreiecklenker" ou "Double wishbone", garante uma condução suave e estável, independentemente do terreno ou da superfície da água.

Instrumentação e Unidade de Controle


O painel de instrumentos e a instrumentação do sQuba, fabricados pela VDO, são à prova d'água e resistentes à pressão.

Painel resistentes a pressão e a prova d'água
Figura 10: Painel a prova d'água.

Design Sustentável e Ecologia



  • Materiais Recicláveis: O sQuba é construído usando uma variedade de materiais recicláveis. Isso não só reduz o impacto ambiental do veículo, mas também demonstra o compromisso da Rinspeed com práticas de fabricação sustentáveis.

  • Iluminação LED Eficiente: O sQuba incorpora iluminação LED, conhecida por sua eficiência energética e longa durabilidade. Ao utilizar LEDs, o veículo não apenas garante o uso otimizado da bateria, mas também destaca a essência ecológica de seu design.

  • Lubrificante Biodegradável: O veículo utiliza uma graxa biodegradável para todas as suas funções de lubrificação, demonstrando o compromisso da empresa em minimizar o impacto ambiental.

  • Emissão Zero: O carro é movido por energia elétrica, o que significa que não emite poluentes nocivos para o ambiente. Isso o torna uma escolha ecológica para aqueles que estão preocupados com a redução de sua pegada de carbono.

  • Design Eficiente: O design do sQuba é otimizado para eficiência, garantindo que o veículo consuma a menor quantidade de energia possível durante a operação. Isso é essencial para garantir que o carro seja não apenas ecológico, mas também econômico para operar.

    Compromisso ecológico do sQuba
    Figura 11: Compromisso sustentável: a iniciativa ecológica da sQuba

Parceiros do Projeto sQuba:


O projeto sQuba é uma realização grandiosa e complexa que só foi possível graças à colaboração de diversos parceiros especializados. Cada um deles trouxe sua expertise única para tornar este veículo subaquático uma realidade. Aqui estão alguns dos principais parceiros e suas contribuições:

  • Esoro: Especialista em engenharia e produção, desempenhou um papel crucial na materialização do conceito sQuba.

  • KW automotive GmbH: Fornecedora líder de sistemas de suspensão, garantiu que o sQuba tivesse uma condução suave tanto em terra quanto na água.

  • Strähle+Hess: Contribuiu com materiais de alta qualidade para o interior do veículo, garantindo conforto e durabilidade.

  • Weidplas GmbH: Especializada em componentes plásticos avançados, ajudou a dar forma e funcionalidade ao design do sQuba.

  • AEZ Leichtmetallräder AG: Fornecedora das rodas de liga leve, combinando estética e performance.

  • Harman: Líder em sistemas de áudio e infotainment, proporcionou uma experiência sonora superior e conectividade no sQuba.

  • VDO: Responsável pela instrumentação precisa, garantindo que os motoristas tenham todas as informações essenciais à mão.

  • Seabob: Especializada em propulsão subaquática, foi essencial para a capacidade de mergulho do sQuba.

  • Linde: Pioneira em tecnologia de célula de combustível, trouxe uma abordagem sustentável para o funcionamento do veículo

  • Pirelli: Líder mundial em pneus, a Pirelli forneceu soluções de tração especializadas, otimizando a performance do sQuba em diversas condições.

  • Foliatec: Especializada em personalização automotiva, a Foliatec possivelmente contribuiu com acabamentos e detalhes estéticos para o sQuba.
  • LeasePlan (Switzerland) AG: Como líderes em gestão de frotas e leasing, a LeasePlan apoiou o inovador conceito sQuba, reforçando sua visão futurista.
  • HS Genion GmbH: A HS Genion aplicou sua expertise em módulos e componentes móveis, focando em aerodinâmica e gerenciamento de carga. Eles adaptaram inovações para atender aos padrões do sQuba, incluindo sistemas de refrigeração e mecanismos de armazenamento.

Cada um desses parceiros trouxe sua expertise e inovação, tornando o sQuba um marco no mundo automotivo.

especificações técnicas pagas
Figura 12: Componentes do veículo anfibío.

A inovação e a experiência de cada parceiro fizeram da sQuba um marco na história automotiva.


Informações Adicionais


  • Suspensão:
    • Frente e traseira: Doppeldreiecklenker (Double wishbone).
  • Pneus:
    • Frente: Pirelli P Zero 205/40 R17.
    • Traseira: Pirelli P Zero 225/40 R18.
  • Outras Características:
    • Fornecimento de ar para mergulho: 1 x 15 litros + 1 x 18 litros da ScubaPro.
    • Scanner a laser: Ibeo (Modo Autônomo).
    • Lubrificantes: Motorex (Biodegradável).

Cilindros de oxigênio para uso subaquático

Figura 13: Cilindros de oxigênio para uso subaquático.

LaserScanner para detecção de obstaculos e navegação em modo autonomo.

Figura 14:  Laser Scanner  da Ibeo para modo de piloto automático.

  • Número de Assentos:
    • 2 Assentos.
  • Autonomia:

    Em Terra: Estima-se que o sQuba possa percorrer entre 100 a 144 km, com base em um consumo estimado de 44 kWh.

    Subaquático: O veículo pode operar por mais de 3 horas embaixo d'água. No entanto, é importante notar que os tanques de oxigênio fornecem suprimento por aproximadamente 2 horas.


  • Preço do Protótipo:
    • 1.5 milhões US$. 

  • Motores a combustão interna (ICE): Não possui um motor a combustão, é totalmente elétrico.

    Veículo operando sob água
    Figura 15: Veículo navegando sob água.

Vídeo Demonstrativo



Aluno: Marcus Vinícius Leal de Carvalho (Doutorado Engenharia de Sistemas Eletrônicos)
Orientador: Prof. Leopoldo Rideki Yoshioka

Referências 


Websites e artigos onlines:

  1. Rinspeed. (n.d.). sQuba - Technical Data. Retrieved from https://www.rinspeed.com/upload/conceptfiles/technical_data_squba.pdf
  2. Rinspeed. (n.d.). sQuba. Retrieved from https://www.rinspeed.com/en/sQuba_30_concept-car.html#mehrlesen
  3. Wikipedia. (n.d.). Rinspeed sQuba. Retrieved from https://en.wikipedia.org/wiki/Rinspeed_sQuba
  4. Tuningblog.eu. (n.d.). Unterwasserfahrzeug. Retrieved from https://www.tuningblog.eu/kategorien/tuning-wiki/unterwasserfahrzeug-284722/
  5. Graphic News. (n.d.). sQuba Amphibious Car. Retrieved from https://www.graphicnews.com/en/pages/22223/motoring-squba-amphibious-car
  6. MotorBiscuit. (n.d.). The sQuba Car Can Go Underwater. Retrieved from https://www.motorbiscuit.com/the-squba-car-can-go-underwater/
  7. NetCarShow. (n.d.). Rinspeed 2008 sQuba Concept. Retrieved from https://www.netcarshow.com/rinspeed/2008-squba_concept/#8
  8. Car Magazine. (2009). Rinspeed sQuba (2009) Review. Retrieved from https://www.carmagazine.co.uk/car-reviews/rinspeed/rinspeed-squba-2009-review/
  9. The Sands Mechanical Museum. (n.d.). Lotus Elise - Strategic Review. Retrieved from http://sandsmuseum.com/cars/elise/information/misc/strategic/strategic.html

Research Papers:

  1. Amaya Solís, J. M. (2018). DISEÑO DE LOS MÓDULOS DE ELECTRÓNICA DE POTENCIA PARA UN PROTOTIPO DE VEHÍCULO ANFIBIO. Universidad Nacional Mayor de San Marcos.
  2. Zhang, Y., et al. (2019). Research Overview of Amphibious Platform Driving Device. IOP Conf. Ser.: Earth Environ. Sci. 252 032152.
  3. Li, F. (2011). International City Traffic Congestion Based Analysis and Countermeasures Research. Zhangjiakou City, Hebei Province, China.

Créditos de imagens e informações primárias:

Todas as imagens e informações primárias do veículo sQuba são creditadas a Rinspeed's official website.






 

V

GA

Volkswagen ID.4 2020

por Gabriel Araujo Zucchi - terça-feira, 15 ago. 2023, 20:39
 

SUV elétrico por assinatura da Volkswagen

O ID.4 chegou para revolucionar o mercado de veículos elétricos. Um conceito de espaço completamente inovador que lhe dá liberdade. Um desempenho elétrico que fascina. E uma facilidade de utilização intuitiva que torna tudo muito simples. O veículo é o primeiro de uma série de carros elétricos planejados para lançamento até o ano de 2025. O ID.4 tem seu lançamento, inicialmente, apenas via Sign&Drive, mas com planos concretos para expansão entre o público brasileiro no geral.

Tipo de aplicação: Transporte Multipessoal

Tipo de veículo : BEV( Battery Electric Vehicle)  -  SUV /TT

Peso: 2099Kg

Quantidade de Ocupantes: 5

Tração : Traseira (RWD)

Potência total elétrico: 201HP / 150kW

Desempenho : 0 aos 100 km/h em 8.5 segundos
Velocidade máxima de 160 km/h

Tipo de Bateria: Ion-Litio

Tempo de Carga: 07:42 (H:m)

Tempo de carregamento rápido: 00:35 (H:m) 80%

Velocidade de carregamento rápido: 624Km/h

Potência máxima de carregamento: 100kW DC kW

Capacidade de Bateria: 77kWh

O sistema de baterias dos modelos ID. é feito de perfis de alumínio e tem design escalável. Cada compartimento abriga um módulo de baterias com 24 células, protegido por uma cobertura externa flexível. A bateria de 45 kWh contém sete módulos, a bateria de 52 kWh, oito módulos e a bateria de 58 kWh, nove módulos. Eles são localizados em dez compartimentos, em cada caso. A bateria de 77 kWh é feita de doze módulos, preenchendo todos os doze compartimentos. O sistema de bateria maior tem 182 cm de comprimento, enquanto a versão compacta mede 142 cm. As duas versões têm 145 cm de largura e 14 cm de altura. Elas pesam cerca de 320 kg e aproximadamente 500 kg, respectivamente.

Tipo de motor: Elétrico (único)

Torque: 310 Nm

Tipo do motor elétrico: Motor AC assíncrono de imã permanente

Cãmbio: Auto CVT

Autonomia : 520Km

Consumo médio de energia : 18kWh / 100kM

Suspensão da Frente: Independent McPherson, Coil Springs, Anti-roll bar

Suspensão de Trás: Multilink, Coil Springs, Anti-roll bar



Custo: Assinatura → R$9.990 / mês


Volks Id4.0 Imagem promocional
Figura 1 - Volkswagen ID4.0 - Localização do Motor ElétricoVolkswagen Id4.0 Azul - Imagem promocional
Figura 2 - Volkswagen ID4.0 - Imagem Promocional