Traga seu veículo - Glossário de Veículos elétricos e híbridos - Atividade individual
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RG | Audi e-tron GT | |||
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figura 1 - Audi e-tron GT O Audi e-tron GT é um Gran Turismo totalmente elétrico, orientado para o condutor e de alto desempenho. Com seu design expressivo, tem o potencial de se tornar um verdadeiro clássico, casando a condução de desempenho com praticidade do dia a dia. A tração100% elétrica nas quatro rodas, a vetorização de torque e a direção nas quatro rodas proporcionam novos tipos de condução dinâmica e excelente aderência para o melhor manuseio e segurança. O carregamento de alta potência com até 270 kW a 800V permite paradas curtas para carregamento. A gestão térmica inteligente assegura um desempenho de carregamento permanentemente elevado durante todo o processo de carregamento. O Audi e-tron GT possui um centro de gravidade baixo com um aspecto esportivo e apresenta um excelente comportamento dinâmico. A aerodinâmica ativa sofisticada com entradas de ar controláveis na frente não parece apenas eficaz: eles são a base para mais alcance em velocidades mais altas, juntamente com excelente acústica aerodinâmica para uma condução confortável. Aerodinâmica O veículo está equipado com características aerodinâmicas, como entradas de ar controláveis, cortinas de ar, rodas aerodinâmicas, acabamento completo na parte inferior da carroceria, fluxo de ar direcionado em torno dos freios e pneus, juntamente com um spoiler traseiro variável para controlar a resistência do ar e downforce na parte traseira de acordo com a situação. Estes ajudam a alcançar um bom coeficiente de arrasto e desempenham um papel importante no fornecimento de bom alcance elétrico e desempenho de condução. Drive e sistema de alta tensão Os motores síncronos permanentemente excitados garantem um poderoso acionamento, e o sistema elétrico de 800V permite o carregamento DC com até 270 kW para que o veículo possa ser carregado para um alcance de aproximadamente 100 km em cerca de cinco minutos. Câmbio e transmissão de potência Com a suspensão pneumática de três câmaras opcional, a unidade de transmissão traseira de duas velocidades e a vetorização de torque no eixo traseiro, o e-tron GT entrega um excelente balanço entre a condução confortável e esportiva. Especificações
Baterias
figura 3 - Motores elétricos Motores elétricos
figura 4 - Transmissão de potência Conversores eletrônicos de potência para tração e acionamento dos motores elétricos
Sistemas auxiliares Direção: assistida elétrica Frenagem: assistida hidráulica com recuperação. Ar-condicionado elétrico: 400V, 700RPM a 8500RPM, 3,9kW Custo: R$699.990,00 / US$106.990,00 | ||||
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RW | BYD Dolphin | |||
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O Dolphin é um veículo de motorização completamente elétrica desenvolvido e fabricado pela empresa chinesa Build Your Dreams, ou apenas BYD. A proposta da empresa com este veículo é de apresentar um carro de passeio completamente elétrico e bem equipado a um preço convidativo. O Dolphin utiliza a plataforma e-Platform 3.0 da BYD, que atualmente é a mais recente oferecida pela empresa. Uma curiosidade é que o nome "Dolphin" (Golfinho, em portugês) se dá devido ao fato dos veículos com esta plataforma terem o seu design baseado em criaturas aquáticas. Um outro modelo, cotado pela montadora para o Brasil, com esta mesma plataforma se chama "Seagull". Primeiramente apresento algumas imagens do veículo: Imagem 1 - Vista externa dianteira Imagem 2 - Vista externa traseira Imagem 3 - Interior A seguir elenco as características pedidas sobre o veículo:
As baterias do Dolphin são colocadas em quase toda a extensão inferior do carro entre os seus eixos. As baterias utilizadas são de íon-lítio, mais especificamente lítio ferro fosfato (LiFePO4). O arranjo das baterias se da na forma de uma série de "lâminas" justapostas, onde cada uma das lâminas é uma célula e o conjunto de todas as lâminas (são 104 no total) é um pacote. Cada uma das células tem capacidade para 135Ah e apresenta uma tensão nominal de 3,2V. O pacote como um todo apresenta uma capacidade de 44,9 kWh e tem uma tensão nominal de 332,8V. O peso total do pacote é de 308,9Kg e sua densidade energética é de 145Wh/Kg. O sistema de resfriamento das baterias permite a sua operação nominal entre -30ºC e 60ºC. Ele oferece quatro opções de clima, da mais fria a mais quente, de operação do sistema de controle termal das baterias (chamado pela BYD de Thermal Management System, uma novidade na plataforma e-platform 3.0). Este sistema tem integrado o sistema de resfriamento e aquecimento das baterias. O seu funcionamento se dá por meio de um material refrigerante líquido e um radiador. Este sistema faz uso também de um compressor. No caso do modo de pré-aquecimento o compressor permite a circulação do material refrigerante em alta temperatura, o que permite o aquecimento das baterias. Esta etapa serve para pré-aquecer rapidamente as baterias assim que o veículo começa a funcionar. Para a recarga da bateria é possível utilizar carregadores tanto DC quanto AC. No caso de DC o tipo do carregador é CCS 2 com potência de 60kW, o que carrega a bateria de 30% até 80% em aproximadamente 30 minutos. No caso do carregador AC o seu tipo é Tipo 2 com potência de 6,6kW. Além das tomadas a bateria também se carrega nas frenagens do veículo com a utilização de freios regenerativos inteligentes. A BYD oferece uma garantia de 8 anos nas suas baterias (3 anos a mais do que o veículo em si) sem limite de quilometragem. Como o veículo acabou se ser lançado e ainda não tem nenhuma unidade entregue, não existe estimativa do preço de troca do pacote de baterias. Por fim, a vida útil estimada das baterias é de 5000 ciclos de carga e descarga. Imagem 4 - Baterias do tipo Blade Imagem 5 - Gráficos de AlcanceXTemperatura e Tempo de CargaXTemperatura de diferentes tipos de baterias Imagem 6 - Sistema de resfriamento das baterias (seta vermelha: compressor; seta azul: conexão do duto de fluídos à bateria; seta preta: valcula de controle de pressão; seta amarela: controle de trocas térmicas do fluído; seta branca: UC de controle térmico; seta verde: bloco do motor). Fluído aquecido -> dutos vermelhos. Fluído frio -> dutos azuis.
O BYD Dolphin apresenta apenas um motor que fica ligado ao eixo dianteiros. A plataforma e-Platform 3.0 da BYD permite utilizar um motor do eixo dianteiro, um motor no eixo traseiro ou dois motores, um em cada eixo. Este motor é resfriado pelo mesmo sistema que realiza o resfriamento das baterias. Este motor apresenta um torque máximo de 180Nm e potência de 95cv. A BYD chama o motor do Dolphin de "8 em 1", uma vez que ele reúne 8 componentes em apenas um bloco. São eles: VCU, BMS, MCU, PDU, conversor DC-DC, carregador on-board, motor síncrono de ímã permanente and transmissão. Todo este arranjo oferece uma eficiência de 89% na motorização do Dolphin. Não existem informações disponíevis sobre os componentes internos do bloco do motor da plataforma e-Platform 3.0 nem de como é feita a integração destes componentes. A BYD afirma que é a única do mercado a oferecer este tipo de motorização, assim, é possível que estas informações sejam patenteadas e, portanto, não estejam disponíveis. Imagem 7 - Motor "8 em 1"
Não foi encontrada nenhuma informação sobre os conversores de energia do veículo. Este componente fica dentro do bloco "8 em 1" do motor na plataforma e-Platform 3.0 da BYD. | ||||
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Jd | GMC Hummer EV | |||
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O GMC Hummer EV, também conhecido como Hummer EV ou HEV, é uma linha de veículos elétricos a bateria, classificado como Medium-Duty e produzido pela General Motors sob a marca GMC. Foi introduzido pela primeira vez em outubro de 2020 com o lançamento do modelo de picape truck (SUT), seguido pelo modelo SUV em abril de 2021. No terceiro trimestre de 2022, cerca de 783 unidades foram entregues aos clientes. Os motores elétricos do Hummer EV são capazes de rebocar trailers de até 3,4 toneladas, e o veículo incorpora várias tecnologias, como câmeras para fornecer uma visão 360º sob o veículo além de vários recursos de assistência ao motorista. Uma característica particular e interessante que torna este veículo adequado a trafegar em terrenos irregulares é a questão de possuir as quatro rodas tracionadas e direcionáveis (crabwalk).
Body e Chassis O Hummer EV possui plataforma elétrica similar à MEB (Modular Electric Drive Matrix) que foi lançada pela montadora VW em 2019. A estrutura consiste basicamente em um conjunto de baterias montadas sob o piso rígido do veículo, que contribui na resistência à torção. Sua suspensão é mecânica e do tipo Duplo A, composta por molas pneumáticas. A direção, também mecânica, possui um arranjo duplo que permite direção nas quatro rodas já aplicada em outros modelos de veículos além da maneira particular através do sistema crabwalk, que esterça todas as rodas na mesma direção em velocidades baixas permitindo que o veículo trafegue diagonalmente, auxiliando a passagem em obstáculos de vias fora de estrada.
Motores e Unidades de acionamento O veículo possui um
total de 3 motores elétricos, sendo dois deles motores AC de imã permanente
acoplados de maneira independente nas rodas do eixo traseiro, e o terceiro
motor alimentando ambas as rodas do eixo dianteiro. Cada motor possui uma
potência de 250kW, totalizando 750kW, que correspondem a mais de 1.000cv de potência
e 15,6Nm de torque de roda, formando assim um sistema e4WD. Os motores
traseiros possuem uma redução de 10,5:1 enquanto para o dianteiro é de 13,3:1. O motor frontal conta com um diferencial servindo como uma forma de o motor único conduzir ambas as rodas dianteiras em velocidades diferentes para uma operação suave nas curvas. Esse diferencial não é apenas capaz de variar a potência do motor entre as rodas dianteiras, mas também possui uma função de travamento eletrônico para garantir que as rodas dianteiras girem na mesma velocidade. Baterias e Tecnologia de carregamento O conjunto de baterias do Hummer EV está entre as maiores instaladas entre os veículos atualmente disponíveis no mercado. O conjunto consiste em duas camadas empilhadas de 12 módulos com cada camada contendo duas linhas de seis módulos. Dentro de cada módulo há 24 células constituídas de Níquel, Cobalto, Manganês e Alumínio (NCMA) de bolsa retangular orientadas verticalmente desenvolvidas pela GM e pela LG Chem. O conjunto completo possui uma tensão de 400V e mais de 200kWh, que são restringidos pela montadora de forma a garantir a longevidade da bateria, mas que são suficientes para dar ao Hummer EV uma das classificações de capacidade mais altas do mundo. Esse conjunto todo oferece autonomia de cerca de 560km.
Quanto ao carregamento, o Hummer EV pode usar carregadores rápidos DC de 350kW graças a interruptores inteligentes em sua bateria que colocam a pilha superior de módulos - que normalmente opera em paralelo com a inferior - em série com a inferior. Isso eleva a tensão geral do pacote de 400V para 800V. Recursos extras Por ser um veículo criado especialmente para aplicação off-road, o Hummer EV dispõe de diversas características particulares que fazem com que este veículo se destaque e diferencia perante os demais disponíveis no mercado. Abaixo são listados alguns destes recursos.
Em contrapartida, o Hummer EV não foi criado apenas pensando na aplicação off-Road. O veículo possui ainda recursos de veículo esportivo para quem deseja potência e aceleração, como o modo Watts to Freedom (WTF), um nome peculiar que habilita a função de potência máxima dos motores e faz com que o veículo possa atingir 0-100km/h em apenas 3 segundos. Além disso, conta com a função Super Cruise, que é um recurso de assistência ao motorista que, entre muitas outras coisas, permite dirigir com as mãos livres e ainda traz um recurso de mudança automática de faixa que determina quando uma mudança de faixa é ideal e inicia a manobra, seguindo os protocolos de sinalização. Curiosidades
CUSTO Vendido nos EUA por USD 110.000. Em seu lançamento em 2022, o modelo teve todas suas unidades anuais vendidas em um curto período de apenas 10 minutos. | ||||
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GC | Hyundai Kona Electric Ultimate 2021 | |||
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O veículo Kona Eletric Ultimate 2021 é um veículo de uso pessoal do tipo SUV (Sport Utility Vehicle), produzido pela Hyundai e lançado oficialmente em 2021. Possui um total de 5 lugares e características úteis ao usuário como aquecimento do volante, carregamento de dispositivos Wireless, navegação via satélite e até mesmo 3 entradas USB. Em relação ao seu custo, o preço de lançamento do veículo foi de:
Em relação a suas características técnicas há:
Desempenho do veículo:
Em relação as medidas de segurança, o Kona Ultimate 2021 conta com dispositivos já consagrados no mercado, como o uso de freios ABS com assistência por computador, assistência para colisões em pontos cegos, em casos de cruzamentos e para evitar acidentes com pedestres e ciclistas, controle de estabilidade eletrônica, controle de assistência de faixa, câmera traseira, assistência de estacionamento e até mesmo sensor para limpador de vidros em caso de chuvas. | ||||
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Cd | JAC E-JS1 | |||
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A iEV é a linha de veículos elétricos da JAC e
significa “Intelligent Electric Vehicle” - Veículo Elétrico Inteligente, a Nova
linha de veículos elétricos usa a sigla E-J que significa "Electric
Jac". | ||||
Dd | Jeep Wrangler 4XE 2024 - PHEV | |||
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Figura 1 - Jeep Wrangler Rubicon 2024 sendo carregado O Jeep Wrangler PHEV 2024 é um veículo híbrido plug-in (PHEV) que combina a potência de um motor elétrico com a versatilidade de um SUV off-road. Equipado com o trem de força 4xe, o Wrangler 2024 oferece uma autonomia elétrica de 35 quilômetros, o que permite que seja conduzido de forma totalmente elétrica em curtas distâncias. O modelo 4xe é líder de vendas entre os PHEVs nos Estados Unidos, sendo responsável por 38% das vendas do Wrangler no primeiro trimestre de 2023. A linha 4xe de 2024 oferece diversas opções, incluindo o modelo de entrada Sport S com um preço inicial de $51.790, bem como versões voltadas para o off-road, como Willys, Rubicon e Rubicon X, com preços a partir de $56.530, $62.380 e $70.880, respectivamente. Para quem busca uma experiência urbana mais refinada, o modelo 4xe Sahara está disponível por $58.640, enquanto a versão topo de linha, High Altitude 4xe, possui o preço de $68.790. Além de suas capacidades off-road já reconhecidas, o Wrangler 4xe Willys provou ser uma escolha excepcional para aventuras em terrenos acidentados. Seu trem de força silencioso e potente permitiu uma condução tranquila sobre obstáculos naturais, com a proteção da bateria garantindo segurança em ambientes desafiadores. Além disso, a atualização de 2024 traz melhorias em termos de conveniência, conforto e segurança. No entanto, a experiência geral off-road do Wrangler não foi prejudicada, mantendo sua reputação como um SUV robusto e confiável. Especificações
Figura 2 - Posição das baterias, abaixo do banco dos passageiros.
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MM | Lucid Air | |||
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Versão: Dream Edition Performance Tipo de aplicação: Transporte multipessoal de passageiros. Tipo de veículo: BEV (Veículo Elétrico a Bateria). Tipo de combustível usado em abastecimento: Eletricidade (Bateria). Capacidade dos tanques de armazenamento: N/A (Bateria elétrica). Peso: Aproximadamente 2.5 toneladas. Capacidade máxima de carga: Aproximadamente 400 kg. Quantidade de ocupantes: Até 5 passageiros. Tipo de tração: Tração nas quatro rodas (4x4). Potência máxima: Cerca de 1,111 hp (828 kW). Desempenho:
Baterias:
Motores elétricos:
Conversores eletrônicos de potência:
Motores a combustão interna (ICE): N/A. Câmbio: planetário em cada eixo. Autonomia:
Sistemas auxiliares:
Custo: $218.000,00. | ||||
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GG | Mercedes-AMG EQS 53 4MATIC+ / 2023 | |||
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Mercedes-AMG EQS 53 4MATICAutoria: GABRIEL GOMES DE CARVALHO PEREIRA -14725832 Figura 1: Mercedes-AMG EQS 53 4MATIC+ Mercedes-AMG EQS 53 4MATIC+ é o primeiro modelo da marca de alta performance 100% elétrico à venda no Brasil Versão escolhida para o mercado brasileiro tem potência de 658 cv e autonomia de até 580 km com uma carga de bateria Inovador MBUX Hyperscreen revoluciona o design interior e amplia a interatividade a bordo A Mercedes-Benz Cars & Vans Brasil lança no mercado brasileiro o novo Mercedes-AMG EQS 53 4MATIC+, primeiro modelo de produção AMG totalmente elétrico e que complementa a estratégia elétrica da marca. O sedã de luxo foi refinado em Affalterbach em todas as áreas relacionadas a alta performance. O exterior do EQS Sedan. Detalhes como a grade do radiador característica da AMG, a traseira robusta com spoiler AMG, bem como as generosas rodas de liga leve AMG com sistema de freios AMG e pinças de freio pintadas não deixam nenhuma dúvida quanto a qual família de performance pertence este divisor de águas. Com suas linhas únicas de design, o AMG EQS 53 4MATIC+ é claramente
distinguível de veículos com motores de combustão à primeira vista. A filosofia
de design é refletida em superfícies amplas e linhas dinâmicas e precisas. O
design exterior também retoma os recursos característicos da AMG e os transfere
para a era totalmente elétrica. Os resultados incluem uma aparência
inconfundível, típica da marca, combinada com a máxima eficiência aerodinâmica.
A vista frontal com faróis DIGITAL LIGHT é caracterizada pela grade frontal
preta específica AMG com barras verticais cromadas, a estrela Mercedes
integrada e inscrição "AMG". A linguagem de design distinta continua
no para-choques dianteiro, pintado na cor do veículo. Isso é contrastado pelo
para-choque dianteiro com o design típico AMG A-Wing, pintado em preto
brilhante e com acabamento cromado.
Figura 2: Lateral da Mercedes-AMG EQS 53 4MATIC+. Figura 3: Frente da Mercedes-AMG EQS 53 4MATIC+ Máxima eficiência aerodinâmica com um valor de Cd de 0,23 O EQS 53 4MATIC+ atinge um valor de resistência ao vento de 0,23. Para atingir isso, os especialistas aerodinâmicos da AMG realizaram um grande número de testes de fluxo e túnel de vento e otimizaram tanto a forma básica quanto alguns recursos de design como difusores, aletas e um spoiler traseiro maior, além rodas de AMG de 21 polegadas em design otimizado aerodinamicamente: AMG Performance. Totalmente elétrico Mercedes-AMG EQS 53 4MATIC+: consumo de energia elétrica em kWh/100 km (combinado): 22 – 19,6 kWh/100 km; emissões de CO₂ em g/km (combinadas): 0. Interior do EQS Sedan. Exigência esportiva e futurista: o volante AMG Performance em couro napa, com parte inferior plana reforça o caráter dinâmico do EQS. Sofisticados bancos esportivos com padrão gráfico característico da AMG aumentam o prazer de dirigir com seu ótimo apoio lateral. O impressionante MBUX Hyperscreen completa a estética futurista do interior Mercedes-AMG, com três telas integradas que revolucionam o conceito de design interior e alta capacidade técnica de processamento de informações superior elevam o padrão de interatividade. Esta unidade de tela grande e curva se estende por todo o painel. Três telas ficam sob uma superfície de vidro, se fundindo em uma peça única. Com software adaptativo, o MBUX adapta-se completamente ao seu usuário e oferece sugestões personalizadas para inúmeras funções de infoentretenimento, conforto e do veículo. Com a chamada camada zero, os aplicativos mais importantes são sempre exibidos no nível superior do campo de visão. O conteúdo dinâmico também é permitido na tela do passageiro durante a condução, proporcionando uma viagem mais agradável e divertida, permitindo também a criação de até sete diferentes perfis de usuários. Combinadas, as 64 cores da iluminação ambiente criam fascinantes universos cromáticos que se alternam dinamicamente. Combine cores, ajuste o brilho dos LEDs e as zonas de escurecimento para atender às suas preferências. Além disso, existem inúmeras outras características que sublinham o estilo distinto do interior:
Figura 4: Interior da Mercedes-AMG EQS 53 4MATIC+ MG SOUND EXPERIENCE: experiência de som única O AMG SOUND EXPERIENCE é a trilha sonora que aprimora emocionalmente a experiência de condução elétrica. Assim como os modos de condução, a composição acústica tem uma ampla largura de banda: na versão "Authentic", o cliente pode regular o som potente e sonoro e sua intensidade dependendo do estado de condução e do modo de condução selecionado. Os sons de condução típicos da AMG são gerados com a ajuda de hardware adicional. Isso inclui alto-falantes especiais, um atuador de graves e um gerador de som. Outra opção para ainda mais individualidade: usando as teclas do volante AMG ou o display central, o motorista pode selecionar as características de som "Balanced", "Sport" e "Powerful" em qualquer modo de condução. Durante o RACE START, o veículo produz um som único para combinar com a aceleração dinâmica. Tração integral AMG Performance 4MATIC+ totalmente variável A potência dos motores movidos a bateria é trazida para a estrada pelo sistema de tração integral totalmente variável AMG Performance 4MATIC+ de série. O sistema distribui continuamente a tração entre os eixos dianteiro e traseiro, dependendo da situação de condução: em comparação com um sistema de tração integral mecânica, o sistema eletro-específico garante uma resposta significativamente mais rápida. O torque é verificado 160 vezes por segundo e ajustado se necessário. A distribuição de torque depende do modo de condução selecionado: no modo "Comfort" o foco está na eficiência máxima, enquanto em "Sport" e "Sport+" o torque é mais direcionado para eixo traseiro em prol de uma maior dinâmica de condução Eixo traseiro direcionável O Mercedes-AMG EQS 53 4MATIC+ está equipado com um eixo traseiro direcional. O ângulo de até dez graus aumenta consideravelmente o a dinâmica em curvas ou em manobras de estacionamento. O raio de viragem é de 11,5 metros – este é o nível de veículos compactos. A interação entre a direção do eixo dianteiro e do eixo traseiro foi projetada para obter respostas ágeis com pouco esforço ao dirigir na cidade ou em estradas. Em velocidades abaixo de 60 km/h, as rodas traseiras viram na direção oposta às rodas dianteiras, tornando o veículo altamente manobrável, leve e ágil. O efeito é particularmente positivo tanto ao mudar de direção rapidamente ou manobrar lentamente. A partir de uma velocidade superior a 60 km/h, as rodas traseiras giram na mesma direção das rodas dianteiras. A distância entre eixos virtualmente estendida oferece maior estabilidade e segurança de condução em altas velocidades e durante mudanças rápidas de pista ou manobras evasivas repentinas. Modos de condução AMG DYNAMIC SELECT As características de condução do Mercedes-AMG EQS 53 4MATIC+ podem ser alteradas pelo condutor graças aos cinco modos de condução AMG DYNAMIC SELECT: "Slippery", "Comfort", "Sport", "Sport+" e "Individual". Parâmetros importantes como características de condução e desempenho, configurações de suspensão, direção, AMG Dynamics e AMG SOUND EXPERIENCE (opcional) são modificados para se adequar ao modo de condução selecionado. A potência máxima de tração pode ser acessada no modo de condução Sport+ (ou com kick-down). O condutor também pode pré-selecionar a configuração básica da suspensão através dos modos de condução AMG DYNAMIC SELECT: o comportamento de condução varia da dinâmica máxima no modo "Sport+" ao suave na configuração "Comfort", por exemplo. Além disso, a afinação pode ser ajustada em três etapas, independentemente dos modos de condução, por meio de uma tecla dedicada.Características principais: - 484 KW- Máximo desempenho do acionamento - Até 950 Nm de Torque - Aceleração 3.8s de 0 a 100 km/h -Autonomia 513 – 571 km
- Velocidade máxima à frente: 220 km/h (Velocidade Máxima) pode ir para 250 km/h; - Aceleração: 3,8 s (Aceleração 0-62 mph ou 0-100km / h)
Figura 5: Powertrain do Mercedes-AMG EQS 53 4MATIC+.
- Onde estão instalados: eixo dianteiro e traseiro. - Tipo (AC, DC, número de fases, número de pólos): AC
CONFORTO
INFOTENIMENTO
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MG | Peugeot e-208 GT | |||
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Tipo de aplicação: multipessoal Tipo de veículo: BEV Bateria com capacidade de 50kWh Peso: 1539kg Capacidade máxima de carga: 375kg Quantidade de ocupantes: 5 pessoas Tipo de tração: 4x2 FWD Potência: 136cV / 26,5 kgfm Desempenho: velocidade máxima à frente = 150km/h, aceleração de 0-50km/h = 2,8s , 0-100km/k = 8,3s. Velocidade máxima em marcha a ré - à verificar. Baterias Li-Ion, tensão das baterias = 400V, tipo de arranjo (à verificar), tipo de arrefecimento ativo com elementos refrigerantes, energia total armazenada = 50kWh (46,2kW úteis), potência máxima de descarga, potência máxima de carga, tipo de carregador para o pack, tomada comum AC - Tipo2, aproximadamente 24horas para carregamento em 220V, potência máxima 7,4kW monofásico / 11kW trifásico (opcional) ou carga rápida com conector CCS e potência máxima DC = 100kW. Peso do pacote das baterias (345kg), distribuída no assoalho do veículo, possui garantia específica para a bateria pelo fabricante = 8 anos ou 160000km, custo da bateria como componente para troca (15.600 Euros - site Largus - 338 euros/kWh) Fabricada pela CATL e montada nas fábricas do Groupe PSA, consiste em packs de 18 módulos, com 12 células em cada módulo, representando um total de 216 células. Motor elétrico instalado na dianteiro (mesma posição do motor a combustão no modelo com redutor de relação) tipo imãs permanentes, CA, velocidade máxima em RPM, velocidade nominal, torque máximo = 260Nm, torque nominal, potência nominal, potência máxima = 136cV, tipo de refrigeração (ativa, passiva, ar, ou por fluído). Conversores eletrônicos de potência para tração e acionamento dos motores elétricos, Recarregamento da bateria, provimento das tensões de sistemas acessórios (12V). Informações de topologia (tipo de semicondutor, tensão de entrada DC, tensão de saída AC, valor eficaz de tensão, corrente, potências, frequências). Câmbio automático 1 marcha Autonomia de 234km em ciclo urbano e ciclo de estrada (PBEV = FTP75 + Highway). Sistemas auxiliares = direção elétrica, frenagem Servo assistida hidráulica + elétrica ou regenerativa, ar condicionado elétrico. CUSTO = R$225.900,00 (31/07/2023) | ||||
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MV | Rinspeed sQuba, 2008 | |||
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Figura 1: Rinspeed sQuaba, o veículo hibŕido do agente 007. IntroduçãoO Rinspeed sQuba, inspirado pelo Lotus Esprit do filme de James Bond "O Espião Que Me Amava", é um veículo conceitual que marca um avanço significativo no design automotivo. Este carro se destaca por sua capacidade anfíbia, operando tanto em terra quanto subaquaticamente, exemplificando uma simbiose perfeita entre os domínios terrestre e aquático. Notavelmente, o sQuba utiliza motores elétricos, alinhando-se à crescente tendência de eletrificação na indústria automobilística e enfatizando a importância da sustentabilidade. Essa escolha de propulsão não apenas minimiza as emissões de carbono, mas também ressalta a busca contínua por tecnologias de transporte mais limpas. O design do sQuba aborda desafios específicos de operação em ambientes aquáticos, como a resistência à salinidade e à pressão subaquática. Em uma perspectiva acadêmica, o sQuba é uma manifestação dos sonhos e aspirações humanas, demonstrando que desafios aparentemente insuperáveis podem ser enfrentados e superados na engenharia, transformando ideias audaciosas em realidades tangíveis. A CompanhiaA Rinspeed é uma montadora suíça especializada em conceitos inovadores de veículos. Fundada por Frank M. Rinderknecht, ela é reconhecida por apresentar carros-conceito que desafiam as normas tradicionais da indústria automobilística. Além do já mencionado "sQuba", a Rinspeed desenvolveu uma variedade de outros veículos-conceito, como o "CitySnap", "MetroSnap" e "MicroSnap", cada um com suas características e inovações únicas. A empresa não se limita apenas ao design de carros, mas também explora novas tecnologias e soluções para o futuro da mobilidade, posicionando-se como uma pioneira em inovação automotiva. Figura 3: Visionário e criador do sQuba's: Sr. Frank M. Rinderknecht Chassi do Lótus Elise O véiculo sQuba foi construído utilizando o chassi do Lotus Elise, um carro esportivo conhecido por sua leveza e agilidade. O chassi do Elise, feito de alumínio e aço, oferece resistência e durabilidade,destacando-se por sua excelente dinâmica de condução, características essenciais para a funcionalidade anfíbia do sQuba. A escolha deste chassi específico proporcionou ao sQuba uma base sólida e adaptável para suas operações tanto em terra quanto debaixo d'água.Figura 4: Chassi do veículo Squba (Implementado sobre o chassi do Lótus Elise)
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GA | Volkswagen ID.4 2020 | |||
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SUV elétrico por assinatura da Volkswagen
Tipo de aplicação: Transporte Multipessoal Tipo de veículo : BEV( Battery Electric Vehicle) - SUV /TT Peso: 2099Kg Quantidade de Ocupantes: 5 Tração : Traseira (RWD) Desempenho : 0 aos 100
km/h em 8.5 segundos Tipo de Bateria: Ion-Litio Tempo de Carga: 07:42 (H:m) Tempo de carregamento rápido: 00:35 (H:m) 80% Velocidade de carregamento rápido: 624Km/h Potência máxima de carregamento: 100kW DC kW Capacidade de Bateria: 77kWh O sistema de baterias dos modelos ID. é feito de perfis de alumínio e
tem design escalável. Cada compartimento abriga um módulo de baterias
com 24 células, protegido por uma cobertura externa flexível. A bateria
de 45 kWh contém sete módulos, a bateria de 52 kWh, oito módulos e a
bateria de 58 kWh, nove módulos. Eles são localizados em dez
compartimentos, em cada caso. A bateria de 77 kWh é feita de doze
módulos, preenchendo todos os doze compartimentos. O sistema de bateria
maior tem 182 cm de comprimento, enquanto a versão compacta mede 142 cm.
As duas versões têm 145 cm de largura e 14 cm de altura. Elas pesam
cerca de 320 kg e aproximadamente 500 kg, respectivamente. Tipo de motor: Elétrico (único) Torque: 310 Nm Tipo do motor elétrico: Motor AC assíncrono de imã permanente Cãmbio: Auto CVT Autonomia : 520Km Consumo médio de energia
: 18kWh / 100kM Suspensão da Frente: Independent McPherson, Coil Springs, Anti-roll bar Suspensão de Trás: Multilink, Coil Springs, Anti-roll bar Custo: Assinatura → R$9.990 / mês
Figura 1 - Volkswagen ID4.0 - Localização do Motor Elétrico Figura 2 - Volkswagen ID4.0 - Imagem Promocional | ||||