Programação
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BEM VINDOS ao curso de REALIDADE VIRTUAL!
Sala Virtual da Disciplina --- meet.google.com/ohc-nndr-jusAulas presenciais no Prédio do InovaUSP, bloco B, 1o. andar, sala B102 ou B103.
Whatsapp Oficial da turma da Disciplina de 2023 no Link abaixo: https://chat.whatsapp.com/HKqK1PUjJ078KpNZ6dmNFG
Link para leitura da planilha de Tempestade de Ideias de 2022 --- https://docs.google.com/spreadsheets/d/1-wHruLwU5HCXAvRKdhW1kXmQfqN6qXmfUlIhGml_Eyc/edit#gid=0Link para lista de contatos da turma e para aba de registro de ideias. Aprimore e crie em cima das ideais dos colegas na PLANILHA DE TEMPESTADE DE IDEIAS 2023 -- https://docs.google.com/spreadsheets/d/1cT2a0BOIZ7cWaD1tqM2pSSOsdmuQH-hQzUHKiA4ZIeg/edit#gid=0
Trabalhar no desenvolvimento dos projetos dos respectivos Grupos e, em caso de dúvidas, interagir no WhatsApp com os colegas de turma, com os tutores/monitores e professores. Se você tiver dicas ou respostas para dúvidas dos colegas, colabore e coloque no nosso Grupo do WhatsApp. "Generosidade gera generosidade" e todos crescem! -
ENTREGAS INTERMEDIÁRIAS
Apresentar na aula de 30/out/2023 (segunda-feira) e entregar via upload no eDisciplinas até às 23h59min do mesmo dia – Primeiro detalhamento, que deverá necessariamente conter:
- equipe;
- tema;
- breve descrição do entendimento da equipe sobre o tema;
- cronograma descrevendo as principais tarefas, datas limite e responsabilidades;
- no mínimo 4 referências importantes sobre ou relacionadas ao tema do projeto e respectivas sínteses (indicando porque esta referência é importante para o projeto da equipe);
- breve descrição do foco pretendido no texto (texto no formato artigo ou na forma de texto de projeto para obtenção de fomento com resultados preliminares) que será elaborado pela equipe;
- breve descrição do foco da parte prática que pretendem desenvolver para o projeto.
As referências podem ser artigos científicos (lembrem-se de ativar o VPN para poder acessar também conteúdos pagos pela USP e/ou CAPES/MEC) e outros conteúdos relevantes, devidamente identificados para que possam ser encontrados por outras pessoas ao lerem o texto de vocês.
ENTREGAS FINAIS
As entregas finais, referentes a cada projeto de grupo, deverão ser feitas até 18/dez/2023 (segunda-feira) --- 23h59min no eDisciplinas, somente por um representante do grupo, e deverá conter:
(1) Texto : mínimo 10 páginas de texto (28 mil caracteres com espaços), espaçamento um e meio, fonte 11 - SEM CONTAR capa, sumário, imagens, tabelas, referências bibliográficas e apêndices. Adotar uma estrutura clara, tal como: resumo da proposta (meia página), introdução, embasamento teórico, estado da arte / benchmark, desenvolvimento, discussão, conclusão, referências. Recomenda-se incluir apêndices com informações complementares (detalhes como making of, código comentado, comentários sobre dificuldades e soluções).
(2) Vídeo: duração entre 10 e 15 minutos. O vídeo deve ser dividido em 2 partes: a primeira, com duração de no máximo dois ou 3 minutos com a uma descrição completa compacta em estilo ‘elevator pitch’ e a segunda parte com detalhes e demonstração mais completa do que foi produzido pelo grupo.
(3) Cronograma de execução (indicando para cada tarefa, sua duração em horas e quem do grupo foi responsável);
(4) Tabela de distribuição do fator de participação dos integrantes nas atividades do Grupo (preenchido e assinado) - a média deste fator deverá ser 1 e para cada integrante poderá variar entre 0,8 e 1,2. O desejável é que todos se dediquem e contribuam para as atividades do grupo e possam receber fator 1. Situações em que o fator deva ser inferior a 0,8 devem ser separados da tabela do grupo e informados aos professores.
(5) Materiais complementares: fazer upload do projeto Unity completo no USP Drive e colocar o link no texto da entrega. Link para outros vídeos complementares de demonstração podem ser incluídos aqui, se o grupo julgar necessário.
As apresentações finais dos grupos acontecerão nos dias 11 e 18/dez/2022 (segunda-feira). Escolham um dos slots de apresentações finais dos grupos na planilha compartilhada - https://docs.google.com/spreadsheets/d/1cT2a0BOIZ7cWaD1tqM2pSSOsdmuQH-hQzUHKiA4ZIeg/edit?usp=sharing. Para cada grupo, faremos a apresentação do vídeo enviado pelo grupo e, na sequência, uma sessão de arguição individual a cada integrante do grupo sobre o projeto.
Todos os matriculados na disciplina deverão assistir e avaliar criticamente todas as apresentações (conteúdo e forma de apresentá-lo), inclusive a do seu grupo, por meio de um formulário específico que será disponibilizado aos participantes.
NotaFinal = fi * [0,5 . AP + 0,5 . TP] + BÔNUS
fi:
0,8 a 1,2
Fator de participação individual no projeto de grupo – fator multiplicativo correspondente à participação efetiva do integrante no grupo. Espera-se que todos se dediquem às atividades do grupo e que, respeitando as diferentes possibilidades de contribuições individuais, todos mereçam fator de participação = 1,0.
AP:
0,0 a 10,0
Média da avaliação pela banca -- Vídeo de apresentação e arguição dos integrantes do grupo
TP:
0,0 a 10,0
Média da avaliação pela banca - Texto
BÔNUS:
0,0 a 1,0 Bônus que poderá somar 1,0 extra na média final.
Este valor será proporcional à qualidade dos comentários que cada aluno fará como avaliação crítica das apresentações (conteúdo e forma de apresentar), por meio de formulário que será disponibilizado aos participantes no dia da apresentação final.
Entregas de exercícios práticos referentes às aulas práticas também poderão ser considerados para atribuição deste bônus. -