Curso: PSI3482 - Antenas, Micro-ondas e Óptica Moderna (2023) | e-Disciplinas
- Geral
Sobre a disciplina
A disciplina é dinâmica e conta com diversas formas de avaliação: Testinhos, questionários, exercícios e provas.
A nota geral será composta por 65% da nota de Microondas e 35% da nota de Óptica.
Na parte de Microondas, a nota será composta por 40% de prova e 60% de atividades (testinhos, questionários e exercícios). Qualquer dúvida, escreva aqui no grupo de whatsapp: https://chat.whatsapp.com/FwDy9kdANqQIpGx68QrnUk
Alunos no exterior: acessar o link
Meet - jdq-ioyg-txt (google.com)
Horário das aulas na sala GD-04:
2a feira 11:10 - 12:50
4a feira 7:30 - 9:10
Notas da disciplina (atualizando)
Sobre a ferramenta de simulação de circuitos e EM - ADS
Download e instalação do software ADS (clique)
Na primeira utilização, COM A VPN CONECTADA, configurar a licença de servidor: 5288@license.lme.usp.br
Se não funcionar, deverá ser alterado o hosts do Windows:
Abrir como Administrador no Notepad o arquivo C:\WINDOWS\system32\drivers\etc\hosts
- Incluir a seguinte linha no final do aquivo: 143.107.160.251 license.lme.usp.br license
Neste arquivo são apresentados 3 casos:
Caso 1: Projeto de um filtro de linhas acopladas no schematics e no Momentum.
Caso 2: Projeto de uma antena patch com reentrância e sua simulação.
Caso 3: Co-simulação, Exemplo de como fazer uma simulação no schematics usando uma simulação do Momentum.
- Micro-ondas Aula 1 - Introdução
07/08 Micro-ondas Aula 1 - Introdução
__________________________________________________
- Microondas Aula 2
09/08 Aula 2
Aula 2
Entendendo uma linha de transmissão (simulações no ADS)
__________________________________________________
- Micro-ondas Aula 3 - Análise de Linhas de transmissão e linhas microstrip14/08 Aula 3 - Análise de Linhas de transmissão ideais e linhas microstrip
__________________________________________________
- Micro-ondas Aula 4 - Microstrip
16/08 Aula 4 - Microstrip
- Aula 5 - Comparação de microstrips e Stubs
21/08 Aula 5 - Microstrips e Stubs
- Aula 6
23/08 Aula 6 - Divisor de potência
Layout de um divisor do tipo Wilkinson
Material de apoio. Vejam também o capítulo 7 do Pozar.
- Aula 7
28/08 Aula 7 Exercícios
- Aula 8
30/08 Aula 8 Circuitos diversos
Nesta aula, cada aluno deve escolher um circuito da lista para estudar e fazer o projeto no Momentum. Depois, fará um relatório explicativo para os colegas.
Conhecimentos para o projeto do seu circuito
Vcs podem ver aqui o que cada circuito faz, como ele funciona e regras de projeto. Não se atenham somente a estes documentos! Pesquisem!!
- Vejam no livro do Pozar que há detalhes de cada um dos circuitos que vocês estão projetando!
- Aqui há um exemplo de datasheet de conector que vocês vão usar nos seus circuitos
- Conhecimentos sobre os circuitos
- Antena - calculo patchv2.xlsx
- Couplers2021.pdf
- Filter - Attenuation Maximally Flat Low-Pass Filter Prototype (Tabela 8.3 - Posar).JPG
- Filter - Maximally Flat Low-Pass Filter Prototype (Tabela 8.3 - Posar).JPG
- Filter_Transformations_package.pdf
- Filtro - Passa-Baixa.pdf
- Filtro v3.pdf
- PSI3482-antenas.pdf
- Quadrature Hybrid.pdf
- 11/09 Aula 9
11/09 Aula 9 (Cont.) Projeto de circuitos (individual)
- 13/09 Aula 09 Projeto de circuitos de microondas
13/09 Aula 10 (Cont.) Projeto de circuitos (individual)
Você deverá entregar seu projeto 1 até domingo, dia 17/09
O seu relatório deve conter:
Introdução (1,0):- Para que serve o circuito escolhido; (0,2)
- Explicação sobre o funcionamento do sistema do sistema (o que faz cada parte, o que é a entrada, o que é esperado na saída, como o sinal passa por cada parte do sistema); (0,2)
- Vantagens com relação a outros tipos do mesmo circuito; (0,3)
- Influência da espessura e da constante dielétrica do substrato (qualitativa). (0,3)
- Especificações do circuito; (0,5)
- Regras de projeto: Como são calculadas todas as dimensões do circuito; (1,5)
- Mostrar a parte crítica/importante do projeto (parte mais sensível para ajustar); (0,25)
- Mostrar dimensões máximas e mínimas (é fabricável?);
- Indicação da(s) porta(s) de entrada e saída; (0,25)
- Como simular; (1,0)
- Mostrar resposta (parâmetros S) em magnitude e fase, explicando cada um deles (o que era esperado e o que conseguiram). (0,5)
- Resposta em frequência (o que é esperado na frequência de operação e fora dela - até 3x a freq. de operação); (0,75)
- Apresentação dos resultados (gráficos separados, com escalas relevantes para mostrar seu funcionamento). (1,25)
- Foi um bom projeto?
- Atingiu as especificações?
- Qual a banda (bandwidth - BW) e qual a banda percentual (fractional bandwidth - BW%) de operação?
- Quanto apresentou de perda de inserção?
- Todas as portas ficaram casadas?
- Apresentou boa isolação? (nos casos cabíveis)
- Apresentou boa eficiência e ganho? (nos casos cabíveis)
- O substrato foi adequado?
- Outras informações que acharem necessário.
- Semana dias 18 e 20/09
18/09 Aula 11
Parte 1 - Correção do relatório do colega. (quem não entregar o relatório não fará esta atividade)
- Cada aluno receberá o número USP de um colega por email.
- Depois, cada um deverá acessar a planilha de entrega (aqui) do relatório e baixar o relatório do número USP correspondente.
- Caso o colega não tenha entregado, entre em contato comigo imediatamente.
- Vocês deverão avaliar o relatório do colega baseando-se no que foi pedido, considerando a pontuação estabelecida, colocando comentários ou indicando erros.
- O arquivo corrigido deverá ser entregue até final desta aula (aqui).
Atenção: Todo atraso será desmotivado com redução da nota.
____________________________________________
Parte 2 - Projeto 2 (projeto a ser finalizado na 2a feira, dia 25/09)
- Cada um deverá escolher outro circuito para fazer um novo projeto (layout e simulação EM);
Este circuito deverá ser projetado no substrato FR4;
A frequência de operação será de sua escolha;
Utilizem como base os relatórios do projeto já entregue (acesso ao diretório completo aqui), mas não se limitem a eles;
Façam uma tabela no google sheets dos pontos fortes (aqueles que te ajudaram a fazer o projeto ou que esclareceram o assunto para você fazer seu novo projeto) e dos pontos fracos (o que você não conseguiu entender para fazer o seu projeto ou se faltou informação). Esta tabela será entregue ao final da próxima aula, dia 20.
- 20/09 Aula 12
20/09 Aula 12
Continuação do Projeto 2
- 25/09
25/09 Aula 13
Projeto 2 fim e revisão dos projetos
- Revisão dos projetos
27/09 Aula 14
Por determinação da diretoria, a aula foi cancelada nesta manhã.
- Aula 14
09/10 Aula 14
Revisão e correção da prova
Utilizem essas diretrizes para fazer a correção das provas.
Coloquem seu nome na prova corrigida para eu saber quem corrigiu.
A nota final deve ser colocada na planilha sheets abaixo.
- Aula 15
11/10 Aula 15
16/10 Aula 16
Amplificadores em microondas
- Aula 17
18/10 Aula 17
Finalização do curso.
- Óptica Moderna