Programação

  • AVALIAÇÃO

    NOTA_FINAL = [0,4 . AP + 0,6 .T] * fpi * fpt

    AP:

    0,0 a 10,0

    Média da avaliação pela banca -- apresentação e arguição do grupo

    T:

    0,0 a 10,0

    Média da avaliação pela banca – Monografia + itens complementares (cronograma, vídeos)

    fpi:

    0,8 a 1,0

    Fator de participação na equipe - resposta na arguição individual e/ou ajustes em razão de desequilíbrio na dedicação ao projeto em equipe

    fpt:

    0,9 a 1,0

    Fator de participação na turma - participação na avaliação crítica pelos pares - via formulário específico para avaliação das apresentações.


  • DESCRIÇÃO DAS ENTREGAS E APRESENTAÇÕES

    12/Junho/2023,


    ENTREGA INTERMEDIÁRIA

    1)    Memorial descritivo – PDF



    04 de Julho de 2023, 

    ENTREGA FINAL

    1)    Monografia intermediária – PDF

    2)    Cronograma detalhado – PDF

    3)    Slides usados na apresentação – PDF

    4)    Arquivo contendo os links para os VÍDEOS ((armazenar no Google Drive cópia dos 2 vídeos produzidos, habilitar o compartilhamento de leitura dos arquivos dos vídeos com quem tenha os links)

    4.1)         video 1 (máx. 2 min): para potenciais investidores – do que esperam poder oferecer ao final do projeto;

    4.2)         video 2 (máx. 8 min): público engenharia desenvolvedor – do estágio atual do projeto.

    27 de Junho   

    APRESENTAÇÃO FINAL PF1

    Cada projeto deverá ser apresentado em VÍDEO.  Após assistir o vídeo e realizar a leitura do texto, os membros das bancas poderão realizar atividades de arguição com os autores dos projetos.

    Recomendamos usar os dois VÍDEOS que fazem parte da Entrega Final, começando pela apresentação do vídeo 1, voltado para possíveis investidores (máx. 2 min), seguido do vídeo 2, voltado à banca técnica (máx. 8 min). A apresentação será seguida de arguição pela banca, com duração de no máximo 10 min. entre perguntas e respostas (todos devem estar preparados para responder - a banca irá direcionar perguntas a cada integrante). A banca e os colegas de turma poderão enviar perguntas e comentários adicionais ao grupo para respostas por escrito.

    - TODOS os matriculados na disciplina deverão assistir e avaliar criticamente TODAS as apresentações (conteúdo e forma de apresentá-lo), inclusive a do seu projeto, por meio de um formulário específico que será disponibilizado aos participantes. Ausências na audiência, precisarão ser justificadas.

    Os ORIENTADORES devem estar presentes ao menos na banca de arguição de seus orientados. Nos próximos dias vamos sugerir uma sequência e respectivos horários, para que vocês possam alinhar com seus orientadores e, se necessário, fazer alguma troca de horário.

     

    MEMORIAL DESCRITIVO

    Como o próprio nome diz, o Memorial Descritivo é um documento que descreve de forma geral e objetiva o projeto que se pretende desenvolver. É uma descrição preliminar, entretanto informações importantes devem constar do memorial descritivo, dentre eles: Título do Projeto, Membros da Equipe + Nusp, Orientador/Co-orientadores e Empresa Parceira (quando houver), data e local, resumo, palavras chaves e bibliografia quando pertinente.. O memorial descritivo é uma proposta de projeto, que deverá ser consolidada posteriormente através de termos de compromissos (equipe, orientador e empresa). O memorial descritivo deve ser um resumo objetivo e claro do projeto, normalmente, o memorial descritivo é composto por cinco partes: (1) identificação (título, equipe, orientador pretendido, empresa, data, local); (2) declaração da necessidade e declaração do problema; (3) Resumo: metodologia 5W2H; (4) palavras-chave;  (5) Bibliografia (1 ou no máximo 2)

    A Parte 1 do memorial descritivo é a identificação do projeto. A Parte 2 do memorial descritivo, deve abordar a Declaração da Necessidade (1 parágrafo) e a Declaração do Problema (1 parágrafo). A Parte 3 do memorial descritivo, deve apresentar de forma geral o encaminhamento do projeto seguindo a metodologia 5W2H, estes caracteres corresponde, na verdade, às iniciais (em inglês) das sete diretrizes que, quando bem estabelecidas, eliminam quaisquer dúvidas que possam aparecer ao longo de um processo ou de uma atividade. São elas: 5 W: What (o que será feito?) – Why (por que será feito?) – Where (onde será feito?) – When (quando?) – Who (por quem será feito? atenção esta parte pode ser omitida pois está na identificação) 2H: How (como será feito?) – How much (quanto vai custar?). Ou seja, é uma metodologia cuja base são as respostas para estas sete perguntas essenciais. Com estas respostas em mãos, você terá um mapa de atividades que vai te ajudar a seguir todos os passos relativos a um projeto, de forma a tornar a execução muito mais clara e efetiva. A Parte 4 do Memorial são três palavras chaves que descrevem o projeto. A Parte 5 do Memorial são uma ou no máximo duas referências bibliográficas (padrão ABNT, ou IEEE) que representem o estado-da-arte do tópico que será abordado no projeto. Formatação: O Memorial deve ser consolidado em apenas 1 Página, o corpo geral do resumo deve ter dois parágrafos: um para a Parte 1 e o segundo parágrafo para a Parte 2. O texto deve estar em Times New Roman Tipo 2, espaçamento simples.

    << vide exemplo de memorial descritivo – Projeto INSPIRE >>


    CRONOGRAMA DETALHADO - PDF

    Mantenha o cronograma do projeto sempre atualizado ao longo da execução do projeto. Identifique cada tarefa, responsável pela execução e respectiva carga horária prevista e realizada. Explicite, numa coluna “observações” ou na forma de um complemento ao cronograma, eventuais riscos para a execução do cronograma proposto e alternativas para superação se ocorrem. Um cronograma bem feito é um excelente instrumento para documentação do projeto que servirá de referência para o planejamento e dimensionamento para novos projetos.


    MONOGRAFIA INTERMEDIÁRIA - PDF

    Espera-se que o projeto já esteja suficientemente avançado nos seus quesitos teóricos e práticos. Esta entrega corresponde a uma versão da monografia ainda em construção, mas já seguindo as orientações da Monografia Final que será entregue ao final de PSI3592-PF-II. Caso optem por utilizar o editor colaborativo Latex Overleaf (www.overleaf.com), sugerimos utilizar o template disponível no link: https://github.com/lfochamon/poliTeX

    Sugere-se que a Monografia Intermediária contenha pelo menos os seguintes itens:

    Capa: Título, equipe e orientador.

    Resumo

    Palavras-Chave

    Capítulo 1: Introdução

    << Antecedentes, motivação, relevância, declaração do problema, declaração da necessidade, requisitos de marketing, requisitos de engenharia, árvore de objetivos >>

    Capitulo 2: Estado da Arte

    << conceitos, definições,  abordagem teórica, soluções existentes, tendências, conclusão >>

    Capitulo 3: Materiais e Métodos

    << descrição pormenorizada da Prova de Conceito  ou Prova de Principio, com  cronograma macro (o cronograma detalhado será uma das entregas). >>

    Bibliografia e Referências

    << ao mínimo 10 referências. >>

    Abaixo colocamos a descrição do que será entregue ao final de PSI3591 – PF2 (1o. sem. 2023) para conhecimento de vocês. Em PSI3591 - PF1 as entregas serão parciais pois ainda estão na primeira metade do projeto, assim alguns itens ficarão incompletos ou com textos preliminares agora e depois serão modificados e completados até o final do projeto em PF2. Quanto à prova de conceito, assim como qualquer outra coisa que façam que seja relevante para o aprendizado e/ou tomada de decisão num projeto, tudo deve ser devidamente documentado para que possa ser útil para a mesma pessoa ou para outras pessoas em outros projetos. Caso alguma informação não encaixe bem no corpo do documento, vocês podem incluir como apêndice.


    MONOGRAFIA FINAL DE PSI3591 – PF1 - PDF (será entregue ao final de PF1)

    Documento completo detalhando todas as fases do projeto: concepção, execução e avaliação dos resultados teóricos e experimentais texto. Como se trata de monografia referente a projeto de formatura, o texto deve conter o máximo de detalhamento técnico que permita ao leitor reproduzir tudo o que foi feito no projeto. A monografia deve conter os seguintes capítulos : Introdução, Estado da Arte, Materiais e Métodos, Proposta Detalhada, Resultados e Conclusão. Utilize o recurso de Apêndices para poder colocar detalhamentos documentais de sua autoria que não se “encaixem” no corpo do texto e também detalhamentos que possam ser suprimidos da versão que será depositada na biblioteca para os casos de projetos com informações sensíveis (exemplo: documentação técnica pormenorizada, diagramas de hardware, código fonte, resultados sensíveis, informações de empresas parceiras; informações de interesse para solicitação de patentes; informações para solicitação de fomento a startups. O cronograma detalhado de execução (indicando para cada tarefa, sua duração em horas, data de finalização e pessoa responsável) deve ser incluído como um dos apêndices. Recomenda-se seguir as orientações de “diretrizes para apresentação de dissertações e teses da USP, 4a. edição, 2020” (disponível em: http://www.livrosabertos.sibi.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/459 - acesso em nov. 2020)


    VÍDEO PARA INVESTIDORES DE PSI3591 – PF1 (será entregue ao final de PF1)

    Duração de no máximo 3 minutos, tipo ‘elevator pitch’, voltado a investidores, deixando claro qual é o problema para o qual a solução tecnológica desenvolvida se aplica, qual o(s) diferenciais da solução de vocês, mercado alvo, necessidades de investimento e potencial de retorno.

     

    VÍDEO PARA BANCA TÉCNICA DE PSI3591 – PF1 (será entregue ao final de PF1)

    O video, de duração entre 12 e 15 min., deve ser voltado a um público técnico, assim deve apresentar claramente qual é o problema e sua relevância, as alternativas consideradas para a solução tecnológica, as análises e decisões de projeto, a solução proposta e seus diferenciais em relação a outras existentes, descrição de como foi desenvolvida a solução, pontos fortes, limitações, sugestões de trabalhos futuros. Incluir, ao final do vídeo, uma demonstração da solução tecnológica implementada.



     


  • 1 Aula: Introdução

    Os alunos podem entrar na grupo de Whatsapp PSI 3591 2023


  • 2 Aula: Método em Engenharia

  • 3 Aula Critérios de Seleção de Projetos

  • 4 Aula Geração de Conceito

  • 5 Aula Formação de Equipe e Competências Sócio-Emocionais

  • Memorial Descritivo