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GMC Hummer EV

por Joao Matheus da Silva Braga - domingo, 13 ago. 2023, 23:18
 

Figura 01 - GMC Hummer EV

O GMC Hummer EV, também conhecido como Hummer EV ou HEV, é uma linha de veículos elétricos a bateria, classificado como Medium-Duty e produzido pela General Motors sob a marca GMC. Foi introduzido pela primeira vez em outubro de 2020 com o lançamento do modelo de picape truck (SUT), seguido pelo modelo SUV em abril de 2021. No terceiro trimestre de 2022, cerca de 783 unidades foram entregues aos clientes. Os motores elétricos do Hummer EV são capazes de rebocar trailers de até 3,4 toneladas, e o veículo incorpora várias tecnologias, como câmeras para fornecer uma visão 360º sob o veículo além de vários recursos de assistência ao motorista. Uma característica particular e interessante que torna este veículo adequado a trafegar em terrenos irregulares é a questão de possuir as quatro rodas tracionadas e direcionáveis (crabwalk).

  • Dimensões (C x L x A): 5,51 x 2,37 x 2,00 metros
  • Entre eixos: 3,44 metros
  • Peso Bruto: 4,1 t
  • Peso Bruto Total: 4,7 t
  • Peso conjunto de baterias: 1,4 t
  • Capacidade do porta-malas frontal: 320 litros
  • Tipo de aplicação: Transporte para até 5 passageiros e off-road
  • Tipo de tração: 4x4 (All-Wheels drive)

Body e Chassis

O Hummer EV possui plataforma elétrica similar à MEB (Modular Electric Drive Matrix) que foi lançada pela montadora VW em 2019. A estrutura consiste basicamente em um conjunto de baterias montadas sob o piso rígido do veículo, que contribui na resistência à torção. Sua suspensão é mecânica e do tipo Duplo A, composta por molas pneumáticas. A direção, também mecânica, possui um arranjo duplo que permite direção nas quatro rodas já aplicada em outros modelos de veículos além da maneira particular através do sistema crabwalk, que esterça todas as rodas na mesma direção em velocidades baixas permitindo que o veículo trafegue diagonalmente, auxiliando a passagem em obstáculos de vias fora de estrada.

 

Motores e Unidades de acionamento

O veículo possui um total de 3 motores elétricos, sendo dois deles motores AC de imã permanente acoplados de maneira independente nas rodas do eixo traseiro, e o terceiro motor alimentando ambas as rodas do eixo dianteiro. Cada motor possui uma potência de 250kW, totalizando 750kW, que correspondem a mais de 1.000cv de potência e 15,6Nm de torque de roda, formando assim um sistema e4WD. Os motores traseiros possuem uma redução de 10,5:1 enquanto para o dianteiro é de 13,3:1.

O motor frontal conta com um diferencial servindo como uma forma de o motor único conduzir ambas as rodas dianteiras em velocidades diferentes para uma operação suave nas curvas. Esse diferencial não é apenas capaz de variar a potência do motor entre as rodas dianteiras, mas também possui uma função de travamento eletrônico para garantir que as rodas dianteiras girem na mesma velocidade.

 

Baterias e Tecnologia de carregamento

O conjunto de baterias do Hummer EV está entre as maiores instaladas entre os veículos atualmente disponíveis no mercado. O conjunto consiste em duas camadas empilhadas de 12 módulos com cada camada contendo duas linhas de seis módulos. Dentro de cada módulo há 24 células constituídas de Níquel, Cobalto, Manganês e Alumínio (NCMA) de bolsa retangular orientadas verticalmente desenvolvidas pela GM e pela LG Chem. O conjunto completo possui uma tensão de 400V e mais de 200kWh, que são restringidos pela montadora de forma a garantir a longevidade da bateria, mas que são suficientes para dar ao Hummer EV uma das classificações de capacidade mais altas do mundo. Esse conjunto todo oferece autonomia de cerca de 560km.

  

Quanto ao carregamento, o Hummer EV pode usar carregadores rápidos DC de 350kW graças a interruptores inteligentes em sua bateria que colocam a pilha superior de módulos - que normalmente opera em paralelo com a inferior - em série com a inferior. Isso eleva a tensão geral do pacote de 400V para 800V.

Recursos extras

Por ser um veículo criado especialmente para aplicação off-road, o Hummer EV dispõe de diversas características particulares que fazem com que este veículo se destaque e diferencia perante os demais disponíveis no mercado. Abaixo são listados alguns destes recursos.

  • “Modo de Extração” que a GM descreve como um recurso que “permite que a altura da suspensão seja aumentada em aproximadamente 15 centímetros, a fim de ajudar o HUMMER EV a lidar com situações off-road extremas, como limpar pedregulhos e vadear águas mais profundas.
  • Pneus Goodyear Wragler para terrenos irregulares de 89cm, mais de 40cm de distância ao solo com ângulo de aproximação de 49,7 graus e ângulo de saída de 38,4 graus.
  • Proteção inferior da carroceria composta de cinco placas antiderrapantes e duas proteções da parte inferior da carroceria para proteger a bateria e as unidades de acionamento.
  • Câmeras UltraVision que incluem câmeras dianteiras, traseiras e na região inferior do veículo, com visualizações de “observador virtual” ao vivo para ajudar os motoristas a navegar pelos obstáculos e colocar as rodas dentro e fora da trilha. As câmeras da parte inferior da carroceria são embaladas especialmente para ajudar a proteger contra danos e equipadas com uma função de lavagem para ajudar a remover detritos.
  • Modo de condução Terrain que oferece configurações distintas do pedal do acelerador e frenagem, promovendo maior controle de um pedal em baixa velocidade para dirigir em terrenos fora de estrada e com obstáculos.
  • Modo Crabwalk, já mencionado anteriormente, que permite que o veículo trafegue diagonalmente, auxiliando a passagem em obstáculos de vias fora de estrada. Vale ressaltar que este é o único veículo disponível no mercado com esta função.

Em contrapartida, o Hummer EV não foi criado apenas pensando na aplicação off-Road. O veículo possui ainda recursos de veículo esportivo para quem deseja potência e aceleração, como o modo Watts to Freedom (WTF), um nome peculiar que habilita a função de potência máxima dos motores e faz com que o veículo possa atingir 0-100km/h em apenas 3 segundos. Além disso, conta com a função Super Cruise, que é um recurso de assistência ao motorista que, entre muitas outras coisas, permite dirigir com as mãos livres e ainda traz um recurso de mudança automática de faixa que determina quando uma mudança de faixa é ideal e inicia a manobra, seguindo os protocolos de sinalização.

Curiosidades

  • Faróis dianteiros no sistema Full size que aprimoram a estética do veículo e acendem automaticamente ao detectar a chave presencial.
  • Nível de bateria indicado pelas lanternas dianteiras laterais.
  • Tetos de vidro removíveis que podem ser armazenados no porta-malas dianteiro.
  • Tomada 220V no compartimento traseiro que permite a carga de dispositivos e eletrodomésticos.

CUSTO

Vendido nos EUA por USD 110.000.

Em seu lançamento em 2022, o modelo teve todas suas unidades anuais vendidas em um curto período de apenas 10 minutos.



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