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Audi e-tron GT

de Ricardo Gomes Miguel - viernes, 4 de agosto de 2023, 12:09
 


figura 1 - Audi e-tron GT


O Audi e-tron GT é um Gran Turismo totalmente elétrico, orientado para o condutor e de alto desempenho. Com seu design expressivo, tem o potencial de se tornar um verdadeiro clássico, casando a condução de desempenho com praticidade do dia a dia. A tração100% elétrica nas quatro rodas, a vetorização de torque e a direção nas quatro rodas proporcionam novos tipos de condução dinâmica e excelente aderência para o melhor manuseio e segurança. O carregamento de alta potência com até 270 kW a 800V permite paradas curtas para carregamento. A gestão térmica inteligente assegura um desempenho de carregamento permanentemente elevado durante todo o processo de carregamento. O Audi e-tron GT possui um centro de gravidade baixo com um aspecto esportivo e apresenta um excelente comportamento dinâmico. A aerodinâmica ativa sofisticada com entradas de ar controláveis na frente não parece apenas eficaz: eles são a base para mais alcance em velocidades mais altas, juntamente com excelente acústica aerodinâmica para uma condução confortável.

Aerodinâmica

O veículo está equipado com características aerodinâmicas, como entradas de ar controláveis, cortinas de ar, rodas aerodinâmicas, acabamento completo na parte inferior da carroceria, fluxo de ar direcionado em torno dos freios e pneus, juntamente com um spoiler traseiro variável para controlar a resistência do ar e downforce na parte traseira de acordo com a situação. Estes ajudam a alcançar um bom coeficiente de arrasto e desempenham um papel importante no fornecimento de bom alcance elétrico e desempenho de condução.

Drive e sistema de alta tensão

Os motores síncronos permanentemente excitados garantem um poderoso acionamento, e o sistema elétrico de 800V permite o carregamento DC com até 270 kW para que o veículo possa ser carregado para um alcance de aproximadamente 100 km em cerca de cinco minutos.

Câmbio e transmissão de potência

Com a suspensão pneumática de três câmaras opcional, a unidade de transmissão traseira de duas velocidades e a vetorização de torque no eixo traseiro, o e-tron GT entrega um excelente balanço entre a condução confortável e esportiva.

Especificações

  • Tipo de aplicação: Veículo multipessoal 
  • Tipo de veículo: Battery Electric Vehicle – BEV
  • Tipo de combustível: Não aplicável 
  • Peso: 2254kg
  • Peso máximo: 2.840kg
  • Ocupantes: 5 pessoas
  • Tipo de tração: 4x4
  • Potência máxima combinada 350kW (475cv)
  • Potência máxima eixo dianteiro: 175kW (238cv)
  • Potência máxima eixo traseiro: 335 kW (455cv)
  • Potência combinada Overboost: 390kW (530cv) 
  • Velocidade máxima à frente: 245km/h
  • Aceleração de 0 a 100km/h: 4,1s

Baterias


figura 2 - Distribuição dos módulos da bateria

  • Tecnologia das baterias: Li-Ion
  • Tensão das baterias: 726V
  • Tipo de arranjo: 33 módulos no arranjo 6s-2p, resultando no arranjo 198s-2p
  • Temperatura mínima: -30°C
  • Temperatura máxima: 50°C
  • Tipo de arrefecimento: O circuito de refrigeração para a bateria de alta tensão fornece refrigeração para a bateria. Os módulos da bateria liberam calor para a carcaça da bateria através de uma camada de graxa térmica. O refrigerante no circuito de refrigeração para a bateria de alta tensão flui através de dissipadores de calor que são ligados à caixa da bateria com adesivo condutor térmico.
  • Energia total armazenada: 93kWh, 83,7kWh (útil)
  • Potência de carga: 22kW em AC e  270kW em DC
  • Tipo de carregador para o pack: Ao carregar com corrente alternada, a tensão de carga do Audi e-tron GT precisa primeiro ser convertida em tensão de corrente contínua (DC). A bateria de alta tensão não pode receber tensão AC. Isso é feito usando o carregador de alta tensão, que tem uma potência nominal de 11 kW (versão padrão). O número refere-se à potência de entrada elétrica do carregador de alta tensão. O carregador de alta tensão também contém o sistema de gerenciamento de carregamento.
  • Tipo de tomada: As tomadas de carregamento para carregar a bateria de alta tensão estão localizadas atrás das tampas da tomada de carregamento. As tomadas de carregamento estão instaladas no painel do paralamas do lado do condutor e do lado do passageiro. Ambas as tomadas de carregamento são instaladas como equipamento padrão. A tomada de carregamento CA está localizada no lado do motorista; a tomada de carregamento CCS ou DC (dependendo da versão do país) está localizada no lado do passageiro.
  • Peso do pacote das baterias: 650kg
  • Tipo de distribuição dos módulos: agrupadas em dois volumes, um no centro do veículo, e outro na parte traseira.




figura 3 - Motores elétricos

Motores elétricos

  • Quantidade de motores: 2 motores
  • Onde estão instalados: motores instalados um em cada eixo
  • Tipo: AC trifásico de 4 pólos
  • Topologia: Motor síncrono com imãs permanentes
  • Velocidade máxima: 16000RPM
  • Torque máximo motor dianteiro: 300Nm
  • Torque máximo motor traseiro: 550Nm
  • Potência máxima motor dianteiro: 175kW (238cv)
  • Potência máxima motor traseiro: 335kW (455cv)
  • Tipo de refrigeração: O líquido refrigerante flui através dos motores de acionamento elétrico nos eixos dianteiro e traseiro. Eles são integrados no circuito de refrigeração para o trem de força elétrico. A eletrônica de potência também está integrada neste circuito de refrigeração. O refrigerante primeiramente é direcionado para a eletrônica de potência para dissipar os altos níveis de calor nos módulos de potência. O líquido refrigerante flui então através do revestimento refrigerando o estator. No eixo traseiro, o refrigerante é adicionalmente encaminhado através da unidade de transmissão de 2 velocidades, antes de sair do motor de acionamento elétrico. No Audi e-tron GT, só deve ser utilizado refrigerante G12evo.



figura 4 - Transmissão de potência

Conversores eletrônicos de potência para tração e acionamento dos motores elétricos

  • Provimento das tensões de sistemas acessórios: conversor para prover, a partir da bateria de aproximadamente 800V para 400V (ar-condicionado), e para 12V (sistemas eletrônicos de baixa tensão)
  • Informações de topologia: A unidade de controle de acionamento elétrico para eixo dianteiro converte a tensão contínua da bateria em tensão alternada trifásica para os motores de acionamento elétrico. A tensão contínua entra na eletrônica de potência através de contatos de plugue. O filtro de compatibilidade eletromagnética garante que nenhuma interferência dos impulsos de comutação possa ser transmitida para o sistema como um todo. Segue-se um grupo de vários capacitores de circuito intermediário que fornecem uma quantidade uniforme de energia para os IGBTs (transistores bipolares de porta isolada). Durante a recuperação, os condensadores também suavizam a tensão usada para carregar a bateria. A tensão convertida entra no motor através dos IGBTs. Os sensores de corrente monitoram a corrente do motor no lado da corrente alternada e corrente contínua.
  • Tipo de semicondutor: IGBTs
  • Tensão de entrada DC: 800V
  • Câmbio: Sistema planetário automático 2 marchas
  • Consumo de eletricidade (ciclo WLTP): 19,6 - 21,6kWh/100 km
  • Autonomia (ciclo WLTP): Em conjunto com o sistema de recuperação, foi determinada uma autonomia de até 501 km.
  • Autonomia (ciclo Inmetro): 308km

Sistemas auxiliares

Direção: assistida elétrica

Frenagem: assistida hidráulica com recuperação.

Ar-condicionado elétrico: 400V, 700RPM a 8500RPM, 3,9kW

Custo: R$699.990,00 / US$106.990,00


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