Navegar usando este índice

Especial | A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | X | Y | Z | Todos

Página:  1  2  (Próximo)
  Todos

A

Ambiente Pessoal de Aprendizagem (PLE)

Ambiente Pessoal de Aprendizagem (PLE): ambientes organizados, de maneira pessoal e informal, para a aprendizagem, incluindo diferentes ferramentas on-line, tais como Sites de Redes Sociais, Blogs, etc.


Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA): ambientes organizados para a aprendizagem formal onde são disponibilizados materiais pedagógicos e diferentes ferramentas para a comunicação entre professores e alunos, tais como fórums de discussão, correio eletrônico, chat, etc..


Assistentes Pessoais

Assistentes pessoais: tecnologias que combinam interface de conversação, sensibilidade ao contexto pessoal e delegação de serviços, como é o caso do aplicativo Siri presente em aparelhos da Apple como iphones e ipads. Embora os assistentes pessoais já sejam bastante utilizados na vida pessoal cotidiana, como por exemplo, na utilização de TVs inteligentes e smartphones, sua aplicação no campo educacional ainda está sendo investigada e pesquisada em atividades como a produção de protótipos de robôs e desenvolvimento de softwares de reconhecimento de voz para traduções entre diferentes línguas.



B

Badge

Badge: representações e habilidades ou conquistas desenvolvidas ao longo de um curso. Vários cursos on-line abertos massivos (MOOCs) já utilizam open badges como registros de realização de atividades e aquisição de novas habilidades e competências, que podem ter o reconhecimento de diversas instituições



Blended Learning:

Blended Learning: metodologia de ensino que mescla atividades presenciais e a distância mediadas pelas tecnologias digitais.


BYOD

BYOD: Sigla em inglês para Bring Your Own Device, ou em português, Traga Seu Próprio Dispositivo. Tendência que têm crescido em educação uma vez que muitos alunos levam seus próprios dispositivos para a sala de aula, tais como celulares, tablets e notebooks, de forma que estes podem ser utilizados para diversas atividades pedagógicas, sem necessidade de investimento da escola em compra de equipamento


C

Cibercultura

Cibercultura: É uma forma de cultura surgida junto com o desenvolvimento das tecnologias digitais. Uma cultura contemporânea formada pela integração de várias culturas e condicionada por fatores tecnológicos.


Cloud Computing

  • Computação em nuvem (cloud computing): sistema de armazenamento de dados de forma remota na web, sem a necessidade de instalação física de programas. Os dados são “salvos” na nuvem (web) e podem ser acessados a qualquer hora ou lugar. Programas comuns de armazenamento em nuvem, são Dropbox, Skydrive e Google Drive.




Creative Commons

Licença Aberta: tipo de licença de direito autoral que permite e encoraja o compartilhamento e reuso de materiais educativos. O tipo mais comum de licença aberta é o Creative Commons (CC), que disponibiliza diferentes tipos de licença para uso e compartilhamento de materiais


H

Hot Potatoes

Hot Potatoes: software educacional gratuito que permite a criação de exercícios de múltipla escolha, palavras cruzadas, entre outros, para publicação na web, podendo ser integrado à cursos na web.


L

Learning Analytics

Learning Analytics: aplicação educacional de big data, ou seja, um software de análise estatística, que permite analisar o comportamento de alunos no ambiente on-line prevendo problemas e dificuldades encontradas de forma a ajudar os alunos a superá-las e terem sucesso na aprendizagem, além de oferecê-los uma experiência mais personalizada.



T

TDIC

TDIC: tecnologias digitais que permitem a comunicação e a publicação e/ou acesso à informação na web.



V

Virtual

Virtual -  termo é bastante corrente no âmbito da informática e da tecnologia para fazer referência à realidade construída através de sistemas ou formatos digitais. Significa algo que não é físico; é conceitual, algo que não é concreto, é tudo aquilo que não é palpável. Diz respeito a tudo que é relacionado às comunicações via internet. É algo que é apenas potencial não realizado.O que os computadores fazem é manipular de modo automático os signos da linguagem

O francês Pierre Lévy é um dos mais famosos a tratar desse tema. " O virtual não se opõe ao real, mas sim ao atual" (LÉVI,1996, p.16)

Livro: " O que é o virtual" de Pierre Lévy. O autor aborda o fenômeno da virtualização à luz da relação entre a comunicação virtual e as características da sociedade contemporânea.



W

WEB 1.0

Web 1.0: Primeira geração da web, que permitia basicamente o acesso à informação. Também conhecida como “web de apenas leitura” (read-only web). Fazem parte desta geração os portais de conteúdo e sites estáticos.



WEB 2.0

Web 2.0: Segunda geração da web, que, além do acesso, permite a publicação de conteúdos e a interação entre usuários. Também conhecida como “web de leitura e escrita” (read-and-write web) ou web social. Fazem parte desta geração ferramentas como blogs, wikis, SRSs, que permitem ao usuário maior poder de autoria, interação, compartilhamento e publicação de conteúdos.




WEB 3.0

WEB 3.0: O termos Web 3.0, atribuído ao jornalista John Markoff do New York Times, é uma evolução do termo Web 2.0 que foi criado por Tim O'Reilly durante a conferência O'Reilly Media Web em 2004.Esta nova geração prevê que os conteúdos online estarão organizados de forma semântica, muito mais personalizados para cada internauta, sites e aplicações inteligentes e publicidade baseada nas pesquisas e nos comportamentos. Esta nova Web também pode ser chamada de "A Web Inteligente".


Webinar

Webinar: Seminários realizados pela internet utilizando softwares de webconferência, nos quais é possível assitir, sincronamente, apresentações de trabalhos e palestras e interagir com palestrantes e participantes por meio de ferramenta de chat.



WIKI

Wiki: ferramenta da Web 2.0 que permite a criação de textos colaborativos bem como a criação de páginas nas quais diversos usuários podem escrever e editar um único documento. O maior exemplo de wiki é a Wikipédia, uma enciclopédia construída e editada por milhares de usuários em todo o mundo.



Página:  1  2  (Próximo)
  Todos