Glossar der DaF-didaktischen Fachbegriffe
Dieses Glossar hat Maria Aparecida de Almeida Nunes Lino Ribeiro im Rahmen einer TGI-Arbeit erstellt.
Especial | A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | X | Y | Z | Todos
Ü |
---|
U |
---|
Unterrichtsmethodik, dieMetodologia de ensino Metodologia de ensino é a parte da pedagogia que se ocupa diretamente da organização da aprendizagem dos alunos e do seu controle, ou seja é a aplicação de diferentes abordagens, métodos e técnicas no processo de ensino-aprendizagem. | |
Unterrichtsplanung, diePlanejamento de aula O planejamento de aula é o serviço de preparação da aula, com o estabelecimento de métodos convenientes, que pode basear-se em diferentes princípios e depende do objetivo de aprendizagem, do grupo de alunos etc. Conforme o QECR, nos processos de comunicação linguística, o planejamento compreende a seleção, articulação e coordenação das componentes da competência comunicativa geral e da competência comunicativa em língua que interferem no ato comunicativo, de modo a realizar as intenções comunicativas do aprendente/utilizador (CONSELHO DA EUROPA, 2001, p.133). | |
Unterrricht, derEnsino Ensino é um processo que permite o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e competências dos aprendizes, mediante a atuação de um professor, geralmente de forma sistemática em ambiente escolar. Este termo forma um binômio com o termo aprendizagem, que é o processo de apropriação de conhecimentos pelos alunos. Em resumo, ensino é a tentativa de influenciar o processo de aprendizagem dos outros. | |
Unterrrichtsmaterial, dasMaterial didático Material didático pode ser definido como instrumento e produto pedagógico utilizado em sala de aula, especificamente como material instrucional que se elabora com finalidade didática. Dependendo do foco abordado utiliza-se também os termos Lehrmaterial (material de ensino, utilizado pelo professor), e o Lernmaterial (material de aprendizagem, utilizado pelo aluno). | |