Navegar usando este índice

Especial | A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | X | Y | Z | Todos

Ü

Übung, die

Exercício


Os exercícios são usados para praticar estruturas linguísticas e habilidades parciais, visando a atomatização de seu uso (exercícios de ordem de palavras, preenchimento de lacunas etc.). Eles são diferentes das tarefas. Os exercícios são frequentemente vinculados a outros (sequências de exercícios) e criam condições para a realização de tarefas. Eles podem ser diferenciados de acordo com o grau de controle e a possibilidade de variação (fechados, semi-abertos e abertos) e sua orientação para diferentes áreas linguísticas (gramaticais, lexicais, de pronúncia etc.).


U

Unterrichtsmethodik, die

Metodologia de ensino


Metodologia de ensino é a parte da pedagogia que se ocupa diretamente da organização da aprendizagem dos alunos e do seu controle, ou seja é a aplicação de diferentes abordagens, métodos e técnicas no processo de ensino-aprendizagem.


Unterrichtsplanung, die

Planejamento de aula


O planejamento de aula é o serviço de preparação da aula, com o estabelecimento de métodos convenientes, que pode basear-se em diferentes princípios e depende do objetivo de aprendizagem, do grupo de alunos etc. Conforme o QECR, nos processos de comunicação linguística, o planejamento compreende a seleção, articulação e coordenação das componentes da competência comunicativa geral e da competência comunicativa em língua que interferem no ato comunicativo, de modo a realizar as intenções comunicativas do aprendente/utilizador (CONSELHO DA EUROPA, 2001, p.133).


Unterrricht, der

Ensino


Ensino é um processo que permite o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e competências dos aprendizes, mediante a atuação de um professor, geralmente de forma sistemática em ambiente escolar. Este termo forma um binômio com o termo aprendizagem, que é o processo de apropriação de conhecimentos pelos alunos. Em resumo, ensino é a tentativa de influenciar o processo de aprendizagem dos outros.


Unterrrichtsmaterial, das

Material didático


Material didático pode ser definido como instrumento e produto pedagógico utilizado em sala de aula, especificamente como material instrucional que se elabora com finalidade didática. Dependendo do foco abordado utiliza-se também os termos Lehrmaterial (material de ensino, utilizado pelo professor), e o Lernmaterial (material de aprendizagem, utilizado pelo aluno).