Navegar usando este índice

Especial | A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | X | Y | Z | Todos

T

Tertiärsprachendidaktik, die

Didática de ensino da terceira língua


A didática de ensino da terceira língua (L3) entende que para aprender a L3 (ex. alemão) não se deve começar do zero, mas considerar as habilidades existentes no idioma da segunda língua (L2) já aprendida (ex. inglês). Deve-se incorporar experiências e estratégia(s) de aprendizagem de línguas existentes para tornar a apropriação de L3 mais eficiente. Considera importante desenvolver materiais de ensino e aprendizagem específicos para os grupos de alunos que estão aprendendo uma L3 e que já aprenderam uma L2. Nesta didática dá-se uma atenção maior para a aprendizagem cognitiva, como por exemplo por meio da comparação do idioma, pois entende-se que o desenvolvimento da consciência da linguagem, a língua materna e a segunda língua exercem um papel importante na consciência do idioma-alvo.


Textsorte, die

Gênero textual


Gêneros textuais são os tipos de textos, tais como carta, receita, artigo de jornal etc., que apresentam características típicas de determinada espécie de texto, dependentes de sua finalidade ou objetivo. Eles diferenciam-se uns dos outros pelo arranjo e apresentação das informações. O conhecimento das características de uma espécie de texto ajuda na sua compreensão.