Glossar der DaF-didaktischen Fachbegriffe
Dieses Glossar hat Maria Aparecida de Almeida Nunes Lino Ribeiro im Rahmen einer TGI-Arbeit erstellt.
Especial | A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | X | Y | Z | Todos
E |
---|
Erstsprache, diePrimeira língua- L1 A primeira língua (L1), também chamada de língua nativa ou língua materna, é o idioma que as crianças pequenas adquirem primeiro em seu ambiente natural. Este é geralmente o idioma falado pelos seus pais. O termo Primeira Língua é usado como uma alternativa ao termo língua materna, pois deixa claro que a situação de aquisição do idioma pela criança pode envolver outras pessoas além da mãe. Ele também enfatiza o fato de que, após a Primeira Língua, muitas outras podem ser aprendidas. Num ambiente onde se faz uso de dois idiomas em tempo simultâneo nos primeiros meses de vida de uma criança, é possível uma aquisição dupla em Primeira Língua. | |
Erstsprachenerwerb, der (Muttersprachenerwerb, der)Aquisição da primeira língua, L1 (ou aquisição da língua materna) Processo natural e não controlado de assimilação intuitiva de língua em ambiente natural, sem interferência formal, fora do contexto de sala de aula, por crianças em idade de aquisição de linguagem, que as habilitará a ter suas primeiras experiências de contato e interação com o mundo e a sociedade que as circundam. | |
Erwerb, derAquisição Termo proposto por Krashen (1981, p.1, tradução nossa) para o processo subconsciente de apropriação da segunda língua, de forma similar ao que acontece com a aquisição da primeira língua pelas crianças, em oposição ao termo aprendizagem, que é feito de forma consciente. | |
Evaluation, die (oder Bewertung, die)Avaliação No sentido mais amplo, a avaliação é um termo genérico para testes e provas, e também se refere a observações (informais), correções, elogios e repreensões na sala de aula. Uma avaliação pode ser orientada para o processo (avaliação formativa) ou orientada para o produto / resultado no final de uma sessão de aprendizado (avaliação sumativa). O termo também é usado no sentido de avaliação da proficiência linguística. Os testes de língua também são uma forma de avaliação, dentre muitas outras, tais como as observações informais do professor, que não são descritas como testes. A avaliação é um termo mais amplo que teste. Além da proficiência do aprendente podem ser avaliados os métodos, os materiais utilizados, a satisfação dos alunos e professores, a eficácia do ensino etc. Existem três conceitos considerados fundamentais em qualquer discussão sobre avaliação: validade, fiabilidade e exequibilidade. | |