Aufgabe, die

Tarefa


Segundo o QECR, uma tarefa é definida como “um conjunto de ações significativas num determinado domínio, com uma finalidade claramente definida e um produto (output) específico” (Conselho da Europa, 2001, p. 217), ou seja, é qualquer ação com uma finalidade considerada necessária pelo indivíduo para atingir um dado resultado no contexto da resolução de um problema, do cumprimento de uma obrigação ou da realização de um objetivo. A comunicação e a aprendizagem envolvem a realização de tarefas que não são unicamente linguísticas, mas que apelam para a competência comunicativa do aprendiz. As tarefas são oferecidas nas aulas de língua, para que por meio delas os alunos utilizem a língua-alvo. Elas não são nem rotineiras nem automatizadas e, portanto, exigem, por parte do aluno, o uso de estratégias na comunicação e na aprendizagem. Na medida em que a sua realização envolve atividades linguísticas, estas tarefas requerem o processamento de textos orais e escritos, por meio da recepção, produção, interação ou mediação, ou seja, as tarefas fazem os aprendizes entender, produzir e interagir na língua-alvo. As características importantes das tarefas são apresentar um objetivo claro, uma descrição precisa do processo e um resultado ou produto concreto. As tarefas podem ser mais ou menos complexas e, por sua vez, incluir subtarefas.

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