Monitormodell, das

Modelo do Monitor


O Modelo Monitor ou Teoria do Monitor, de acordo com Krashen (1982, p.10-36) apresenta cinco aspectos: 1. Distinção entre aquisição e aprendizagem; 2. Hipótese da ordem natural; 3. Hipótese do insumo; 4. Hipótese do monitor e 5. Hipótese do filtro afetivo. Este modelo postula que pode-se “interiorizar” regras da língua-alvo de duas formas: uma forma implícita, denominada aquisição (inconsciente) da língua e uma forma explícita, denominada aprendizagem (consciente) da língua. Segundo a hipótese da ordem natural, a aquisição de linguagem se desenvolve de maneira gradual, sendo que algumas formas da língua são adquiridas mais rápidas (entonação, plural regular) e outras mais tarde (flexões verbais, concordância). A hipótese do insumo pressupõe que a aprendizagem de línguas não é possível sem insumos e que é também através dos insumos dos alunos, que a lingualização (output) desejada surge. Tanto os ambientes formais quanto os informais contribuem para a proficiência linguística: o informal geraria o intake, ou seja, a absorção do insumo linguístico; o formal, a sala de aula, desenvolveria o monitor, ou seja, um editor da produção linguística que se utiliza do conhecimento consciente da gramática aprendida. Na hipótese do Monitor, o sistema de aprendizagem tem a função de ajudar na monitoração dos enunciados produzidos na língua estrangeira. A hipótese do filtro afetivo considera que fatores afetivos estão relacionados com o processo de aquisição de segunda língua, ou seja o filtro afetivo é a primeira barreira que o insumo encontra antes de ser processado e internalizado.

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