Lernerzentrierung, die

Ensino protagonizado pelo aprendiz


O ensino protagonizado pelo aprendiz, também chamado de protagonismo do aprendiz, é o princípio metodológico em que o aluno é ativo e não passivo: ele é responsável por sua própria aprendizagem e o professor assume o papel de um mediador. O objetivo é que o aluno aprenda de forma significativa, crítica, relevante, contínua; ou seja, que leve o aluno a aprender a aprender. Este ensino não deve ser interpretado como aquele em que o estudante tem total liberdade para escolher o que quer aprender, pois o evento educativo sempre envolve professor (ensino), conhecimento (currículo), aluno (aprendizagem) em um meio social (contexto). O currículo, por exemplo, deve dar opções aos aprendizes, deve-se trabalhar os conteúdos através de situações que façam sentido para os mesmos, que sejam relevantes para eles, pois é o aprendiz quem decide se quer aprender algum conhecimento de modo significativo e, para isso, ele deve perceber a relevância e apresentar a intenção de aprender.Vide autonomia do aprendiz.

» Glossar der DaF-didaktischen Fachbegriffe