Sprachhandlung, die

Atividade linguística


Conforme o QECR, as atividades linguísticas, ao serem desempenhadas, ativam a competência comunicativa do aprendente da língua (CONSELHO DA EUROPA, 2001, p.35). Incluem as atividades de recepção, produção, mediação e interação, podendo cada uma delas realizar-se na oralidade ou na escrita ou em ambas. As atividades de recepção incluem, entre outras, a compreensão de exposições orais, a leitura silenciosa de textos, reportagens, artigos, obras literárias etc. As atividades de produção englobam, entre outras, fazer uma exposição oral, articular expressões, descrever experiências, contar histórias, escrever cartas, notas, mensagens etc. As atividades de mediação tornam a comunicação possível entre pessoas que não podem, por qualquer razão, comunicar-se diretamente e abarcam, entre outras, a tradução e a interpretação, fornecendo a terceiros uma reformulação do texto de origem ao qual estes não têm acesso direto. A interação é uma atividade linguística em que participam oralmente e/ou por escrito pelo menos dois indivíduos, cuja produção e recepção de enunciados alternam, podendo, na comunicação oral, sobrepor-se. Podemos citar como exemplos de atividades de interação: iniciar um discurso, tomar a vez quando apropriado, acabar com uma conversa quando preciso, lidar com situações do dia-a-dia ou durante uma viagem, conversar com espontaneidade e fluência etc.

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