Interkultureller Ansatz

Abordagem intercultural


A abordagem intercultural toma como partida de suas reflexões didáticas a interação de si próprio com o estrangeiro, objetivando proporcionar aos aprendizes uma visão sobre a língua estrangeira e a cultura. Exercem um papel importante, em contraposição com as abordagens fortemente orientadas para o cotidiano, as habilidades de ler e escrever textos estéticos e, de forma geral, permitir uma intimidade mais forte, reflexiva e comparativa com a língua e a cultura. A ideia de trazer a cultura do aluno e do estrangeiro ao diálogo significa mais do que simplesmente ensinar e aprender, mas aceitar que fazem parte do processo de aprendizagem, os alunos com suas próprias experiências e valores, com sua própria pluridade linguística e diferentes experiências de aprendizagem de línguas. Portanto, esta abordagem tem como objetivos gerais o entendimento dos povos e a sensibilização do aprendente para com as diferenças entre culturas, a desconstrução de preconceitos e o desenvolvimento da capacidade de tolerância. Por meio do uso e análise de textos reflete-se sobre as diferenças e semelhanças interculturais e promove-se o conhecimento e a interpretação dos diferentes modos de vida e valores das outras culturas, o que leva o aluno a um melhor conhecimento da própria cultura.

» Glossar der DaF-didaktischen Fachbegriffe