Kommunikativer Ansatz

Abordagem Comunicativa (ensino comunicativo)


A abordagem comunicativa ou ensino comunicativo defende que a unidade básica da língua é o ato

comunicativo e que o ensino de línguas deve objetivar a competência comunicativa do aluno na

língua-alvo, por meio do desenvolvimento das quatro habilidades linguísticas: compreensão oral,

compreensão escrita, produção escrita e produção oral. Prioriza-se situações e textos (orais e

escritos) do cotidiano e sugere-se o trabalho com textos autênticos. O professor assume a função de

mediador e facilitador nos processos de aprendizagem, e, através de atividades em grupos ou duplas,

passa a promover a interação social na língua-alvo. O aluno é percebido como o sujeito de seu próprio

processo de aprendizagem, ou seja, visa-se ao ensino protagonizado pelo aprendiz. Além disto, há

o entendimento de que os erros dos alunos constituem um indício de crescimento em sua competência

comunicativa e que a recriminação de erros inibe o uso da língua-alvo, uma vez que, sem o seu uso,

não há aprendizagem.

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