Audiolinguale Methode, die

Método audiolingual ou audiolingualismo


O método audiolingual é aquele em que a compreensão e a produção oral estão no centro da aprendizagem de línguas e o aluno deve aprender a usar o idioma em situações cotidianas, por meio de diálogos. A formação de hábitos deve ser alcançada usando-se repetições de padrões no laboratório de idiomas. Surgiu em contraposição ao Método da gramática e tradução e constitui um desenvolvimento posterior do Método direto. De acordo com Practor et al (1979 apud BROWN, 2000, p. 23) as características do método audiolingual são: 1- novo assunto apresentado em forma de diálogo; 2- dependência em imitações, memorizações de conjuntos de frases; 3- estruturas sequenciadas através de análises contrastivas e ensinadas uma de cada vez; 4- padrões estruturais ensinados através de exercícios repetitivos; 5- pouca ou quase nenhuma explicação gramatical. A gramática é ensinada por analogia indutiva e não por explanação dedutiva. 6- o vocabulário é estritamente limitado e aprendido no contexto; 7- há muito uso de fitas e laboratórios de línguas, assim como de material visual; 8- grande importância dada à pronúncia; 9- pouquíssimo uso da língua materna pelos professores; 10- respostas corretas são reforçadas imediatamente; 11- os erros cometidos pelos alunos não são vistos como prejudiciais; 12- tendência a manipular a língua e desconsiderar o conteúdo.

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