Abordagem Comunicativa (ensino comunicativo)
A abordagem comunicativa ou ensino comunicativo defende que a unidade básica da língua é o ato
comunicativo e que o ensino de línguas deve objetivar a competência comunicativa do aluno na
língua-alvo, por meio do desenvolvimento das quatro habilidades linguísticas: compreensão oral,
compreensão escrita, produção escrita e produção oral. Prioriza-se situações e textos (orais e
escritos) do cotidiano e sugere-se o trabalho com textos autênticos. O professor assume a função de
mediador e facilitador nos processos de aprendizagem, e, através de atividades em grupos ou duplas,
passa a promover a interação social na língua-alvo. O aluno é percebido como o sujeito de seu próprio
processo de aprendizagem, ou seja, visa-se ao ensino protagonizado pelo aprendiz. Além disto, há
o entendimento de que os erros dos alunos constituem um indício de crescimento em sua competência
comunicativa e que a recriminação de erros inibe o uso da língua-alvo, uma vez que, sem o seu uso,
não há aprendizagem.
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