Programação
-
Seja bem-vindo aos estágios da DISCIPLINA RCG 0513 – Emergência e Traumatologia I.
Neste período de 6 (seis) semanas, na Santa Casa de Sertãozinho, na UPA-OESTE e na Unidade de Emergência, será dada ênfase no aprendizado de situações de emergências nas seguintes áreas: Clínica Médica, Pediatria, Ortopedia, Trauma, Cirurgia e Ginecologia.
A abertura da disciplina ocorrerá na segunda-feira na sala de aula 1 do CSE.
Objetivos específicos da disciplina:
1. Compreender os diversos modelos de raciocínio clínico no atendimento às emergências em Pronto Socorro não referenciado.
2. Caracterizar situações de risco imediato de vida e desempenhar ações iniciais de estabilização.
3. Identificar alterações clínico-laboratoriais e de exames de imagem significantes ao diagnóstico e prognóstico das situações clínicas mais comuns em emergência.
4. Exercitar a elaboração de estratégias de diagnóstico e tratamento baseadas na avaliação clínica e em exames complementares para pacientes em Pronto Socorro não referenciado.
5. Praticar habilidades psicomotoras necessárias para realização de procedimentos diagnósticos e terapêuticos.
6. Desenvolver habilidades para atuação multiprofissional.
7. Conhecer o sistema de regulação médica, atendimento pré-hospitalar e classificação de risco.
-
Aqui você encontra a programação da disciplina RCG 0513.
Importante: Algumas modificações podem ocorrer na programação e a versão definitiva de cada turma será entregue somente no primeiro dia de cada estágio.
-
O estágio da cirurgia constitui de plantões na Unidade de Emergência, sendo dois alunos escalados por plantão. Os plantões deverão serem feitos pelos alunos em estágio na Ortopedia, que terão folga de 24h após o plantão, ou seja, os alunos vão no ambulatório da Ortopedia, fazem o plantão à noite e tem folga nas próximas 24h.
A escala de plantões deverá ser feita pelos próprios aluno e enviada para a funcionária Rosane (rcastaldelli@hcrp.usp.br) no 1º dia do estágio.
Os alunos deverão estar presentes nas duas visitas, no começo e no final do plantão. De segunda a sexta, os plantões são das 19h00min às 7h00min e de sábado, domingo e feriados das 7h00min às 19h00min e das 19h00min às 7h00min. O horário de saída é após a visita.
NÃO TERÁ PLANTÃO NO ÚLTIMO DOMINGO À NOITE DO ESTÁGIO. -
Os objetivos deste plantão são conhecer o sistema de regulação médica de pacientes dentro do município de Ribeirão Preto, participar do atendimento pré-hospitalar, identificar os fluxos de pacientes dentro do sistema único de saúde (SUS).
Estes plantões ocorrem no período das 13:00 horas às 19:00 horas, todos os dias da semana, inclusive finais de semana e feriados, destacando-se a importância da pontualidade nos mesmos. Durante a semana, dois alunos que estão de estágio na Pediatria serão deslocados para este plantão.
Ao chegar à unidade do SAMU localizada na UPA da Avenida Treze de Maio, os alunos deverão se apresentar à equipe de plantão no local. Os alunos deverão usar roupas confortáveis, preferencialmente calça, camiseta, tênis, sendo obrigatório o uso de jaleco e crachá de identificação. Um aluno deverá acompanhar todas as atividades de campo da ambulância avançada (USA) e o outro aluno, as atividades da regulação primária dentro da unidade. Quando a USA não estiver em chamados, os dois alunos deverão acompanhar as atividades da regulação primária dentro da unidade, ou seja, ficarão ao lado do médico regulador para acompanhar todo processo de regulação.
Será enviada para o email samu@saude.pmrp.com.br uma escala a cada seis semanas com os nomes dos alunos que participarão destes plantões. Os alunos levarão uma lista de presença que deverá ser assinada por profissional do SAMU para confirmação de sua presença no plantão.
-
Participação no moodle (peso 3): Frequência e qualidade da participação no estudo autodirigido.
Conceito de participação (peso 7): pontualidade no estágio, proatividade no aprendizado, assiduidade nas simulações e atividades teóricas. -
A ATIVIDADE DE ECG DEVE SER FEITA POR TODOS.
OS ALUNOS DEVERÃO REALIZAR A ATIVIDADE DE PÓS-TESTE ATÉ O FINAL DO CURSO COMO PARTE DE SUA AVALIAÇÃO.
-
Nesta pasta encontram-se cinco casos clínicos com os seus respectivos traçados de ECG que serão utilizados na atividade de discussão de ECG. Deverão ser realizados previamente pelos alunos antes da data programada da discussão.
-
Referência sugeridas para estudo complementar sobre Eletrocardiograma em situações de urgência.
-
Estes testes deverão ser realizados para complementação da atividade de discussão de traçados eletrocardiográficos. Estão listados 10 traçados de ECG que são muito importantes na emergência, pois definem diagnósticos e condutas imediatas. Sugere-se que sejam feitos após a atividade presencial.
-
-
Material didático para aula sobre classificação de risco e fluxo de pacientes nas urgências e emergências
-
-