Objetivo Gerais 1) Capacitar o aluno a reconhecer a língua em sua diversidade. 2) Capacitar o aluno a ler e interpretar (analiticamente) textos na língua portuguesa. 3) Ampliar o contato do aluno com os processos de leitura e produção textual. Objetivos Específicos Capacitar o aluno de pós-graduação a: 1) Analisar, interpretar e construir textos. 2) Distinguir e aplicar os conceitos linguísticos.
Introduzir o médico residente a conceitos básicos de pesquisa clínica. Ao final desta disciplina o aluno deverá ser capaz de: a) Descrever as principais características da pesquisa clínica; b) Apontar as forças e as limitações metodológicas de estudos de investigação clínica; c) Discutir a aplicabilidade na prática clínica de resultados de estudos empíricos; d) Formular questões de pesquisa/hipóteses de investigação, com base na sua experiência clínica e/ou necessidades locais.
Discutir os conceitos de vulnerabilidade, especialmente, no campo da Atenção Primária à Saúde (APS) e sua relação com os determinantes sociais da saúde. Identificar as necessidades de saúde das populações em situação de vulnerabilidade na APS, em cenários específicos e, compreender a atuação dos profissionais de saúde nesses cenários.
Objetivo Gerais 1) Capacitar o aluno a reconhecer a língua em sua diversidade. 2) Capacitar o aluno a ler e interpretar (analiticamente) textos na língua portuguesa. 3) Ampliar o contato do aluno com os processos de leitura e produção textual. Objetivos Específicos Capacitar o aluno de pós-graduação a: 1) Analisar, interpretar e construir textos. 2) Distinguir e aplicar os conceitos linguísticos.
Apresentar ao pós-graduando as boas práticas no planejamento e implementação de bancos de dados para pesquisas clínicas, com ênfase na ferramenta REDCap. Ao final desta disciplina o aluno deverá ser capaz de: a) Listar os princípios de boas práticas para criação de bancos de dados; b) Listar as principais ferramentas disponíveis para bancos de dados de pesquisa; c) Criar e configurar adequadamente um banco de dados no REDCap; d) Inserir variáveis de diferentes tipos, com controle de qualidade de dados; e) Utilizar ocultação/exibição condicional de variáveis; f) Utilizar regras de controle de qualidade de dados; g) Utilizar coleta de dados longitudinal e surveys; h) Ajustar permissões de usuários e projetos multicêntricos; i) Elaborar relatórios personalizados e exportar dados.
Introduzir o médico a conceitos básicos de Bioética e Ética Médica. Possibilitar que médicos desenvolvam suas habilidades no campo ético-legal, tornando-os mais seguros para o exercício da Medicina e garantindo a preservação dos direitos dos pacientes.