Discipinas Interdepartamentais de Propedêutica da FMRP
- Introduzir ao aluno conhecimento dos mecanismos de funcionamento dos sistemas orgânicos, tendo em vista uma visão da importância de cada um deles e do funcionamento integrado do organismo.
- Proporcionar aos alunos conhecimentos básicos sobre os princípios da hereditariedade de características biológicas, e sobre as interações de fatores genéticos e fatores adquiridos na gênese de fenômenos biológicos, incluindo as doenças. Avaliar exemplos selecionados de doenças hereditárias. Compreender a distinção entre doenças genéticas hereditárias e adquiridas.
1. Introduzir o aluno ao estudo da Anatomia, fornecendo os conhecimentos sobre a linguagem anatômica (nomenclatura anatômica) e a partir disso, as ferramentas necessárias para a compreensão dos diversos sistemas do corpo humano. 2. Estabelecer as principais sintopias ente as estruturas anatômicas, a importância da relação anátomo-funcional das mesmas, assim como a base necessária para a compreensão das disciplinas de Anatomia Humana específicas, ministradas aos cursos de Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição e Terapia Ocupacional.
- Introduzir ao aluno conhecimento dos mecanismos de funcionamento dos sistemas orgânicos, tendo em vista uma visão da importância de cada um deles e do funcionamento integrado do organismo.
- Transmitir ao aluno conhecimento de Patologia que o torne capaz de compreender os fundamentos básicos das doenças.
1. Introduzir o aluno ao estudo da Anatomia, fornecendo os conhecimentos sobre a linguagem anatômica (nomenclatura anatômica) e a partir disso, as ferramentas necessárias para a compreensão dos diversos sistemas do corpo humano. 2. Estabelecer as principais sintopias ente as estruturas anatômicas, a importância da relação anátomo-funcional das mesmas, assim como a base necessária para a compreensão das disciplinas de Anatomia Humana específicas, ministradas aos cursos de Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição e Terapia Ocupacional.
Ao final da disciplina, o aluno deverá ser capaz de identificar o objeto de estudo da Psicologia do Desenvolvimento; discriminar diferentes métodos, princípios e abordagens de investigação do desenvolvimento humano; caracterizar as principais etapas do desenvolvimento no ciclo da vida; descrever os processos de desenvolvimento cognitivo e psicossocial em cada etapa do ciclo da vida humana.
- Proporcionar aos alunos conhecimentos básicos sobre as principais classes de macromoléculas biológicas, incluindo a relação entre estrutura e função.
A disciplina, baseada nos princípios da Educação Interprofissional, pretende colaborar com a competência de comunicação interpessoal, além de competências colaborativas. Contribui para a formação humanística do profissional de saúde, favorecendo o aprimoramento de habilidades sociais, incluindo aquelas necessárias ao trabalho em equipes, ampliando o conhecimento sobre aspectos psicológicos e sociais envolvidos nos processos de saúde e adoecimento e auxiliando no desenvolvimento de competências socioemocionais para uma atenção à saúde humanizada, eficiente e de qualidade, que considere a integralidade da atenção à saúde. Apoiado nos pilares da educação de adultos e da educação interprofissional em saúde, utiliza diferentes estratégias de ensino-aprendizagem que requerem o envolvimento ativo dos alunos e docentes nas atividades propostas. A avaliação é essencialmente formativa, com feedback e devolutiva frequente em diferentes formatos (docente-aluno, estudante-docente, estudante-estudante, oral e escrita) e complementada pela autoavaliação constante da aprendizagem.  
- Fornecer bases para que o aluno adquira, através do estudo introdutório da Bioética, fundamentos para o exercício da prática profissional no âmbito atual das ciências da saúde. Analisar o código de ética dos nutricionistas e saber interpretá-lo de forma crítica para conhecer seus deveres e direitos profissionais.