Topic outline

  • Biofísica

  • Aula Neuro - Sensibilidade Somática _ Profa. Eliane Comoli

    Para ler e assistir antes das aulas de Sensibilidade Somática:

    Capítulos: 1. O sistema somatossensorial (cap 9, pg 189 do livro Neurociências - Purves e cols se for segunda edição, 2005)

    Vídeos: Touch sensation e Sense of Touch - How the Body Works 

    Objetivos da aula: Discutimos em aulas anteriores que os neurônios se comunicam através de uma única linguagem: o Potencial de Ação. Então nessa aula vamos discutir como as diferentes formas de energia (mecânica, química, térmica, luminosa, etc.) geradas, tanto no meio ambiente, quanto no meio interno, são transformadas em Potencial de Ação, permitindo que o Sistema Nervoso possa reconhecê-la e interpretá-la. Vamos discutir as vias de transmissão sensorial e o processamento integrativo da informação somatosensorial pelo Sistema Nervoso Central.



  • Aula Neuro - Sistema Motor - Profa Eliane Comoli

    Para ler e assitir antes da aula de Sistema Motor 

    Capítulos: 1. Controle Espinhal do Movimento (cap 13, pags 436-444 e 448-458 do livro Neurociências - Desvendando o Sistema Nervoso, Bear e cols, segunda edição, 2002) 

                       2. Controle Encefálico do Movimento (cap 14, pags 465-484 e 487-492 do livro Neurociências - Desvendando o Sistema Nervoso, Bear e cols, segunda edição, 2002)

    Vídeos:  Reflexo de Estiramento e Reflexo Miotático ou de estiramento muscular

    Objetivos da aula: Até aqui você tem aprendido como se dão os mecanismos de permitem o Sistema Nervoso induzir as contrações no músculo esquelético. Nessa aula você aprenderá sobre a hierarquia anatômica do Sistema Nervoso Motor e como essas estruturas neurais controlam o movimento, desde os mais simples que são os Reflexos Motores Espinhais até Movimentos Posturais e Controle Voluntário da Movimento.



  • Aula Neuro - Audição e Visão - Profa Eliane Comoli

     Para revisar antes dessa aula: é importante que você revise os conteúdos sobre os Mecanismos de Transdução e Codificação da Informação Sensorial abordados na Aula de Sensibilidade Sensorial

    Para ler e assitir antes da aula de Audição e Visão

    Capítulos: 1. Sistema Auditivo, cap 13, pag 275 do livro "Neurociência, Purves e cols., segunda edição, 2005 ou Sistema Auditivo, cap 11, pag 251-274 e 281-285 do livro "Neurociência - Desvendando o Sistema Nervoso", Bear e cols, segunda edição, 2002).

                     2. Visão, cap 11, pag 223 - 242 e  Vias Centrais da Visão, cap 12, pag 251-263 do livro "Neurociência, Purves e cols., segunda edição, 2005

    Vídeos: Audição, Transdução Auditiva, Como funciona a Visão?, Sinal Visual e Campo Receptivo do Fotorreceptor

    Objetivos da aula: Nessa aula você aprenderá sobre os mecanismos fisiológicos envolvidos no processamento auditivo e visual e que esses sistemas também apresentam uma organização topográfica da condução e processamento dessas informações sensoriais.


  • Aula Neuro - Sistema Nervoso Autônomo - Profa Eliane Comoli

    Para revisar antes dessa aula: é importante que você revise os conteúdos das aulas anteriores, em especial a Divisão Anatômica do Sistema Nervoso estudados na disciplina de Neuroanatomia e os mecanismos de ação envolvidos na Neurotransmissão abordado em aula anterior, e, muito fundamentalmente sobre os  tipos de receptores de membrana (ionotrópico e metabotrópico).

    O assunto Receptores Ionotrópicos e Metabotrópicos pode ser encontrado no texto: Cap 6, pag 147 do livro " Neurociências - Desvendando o Sistema Nervoso", Bear e cols, segunda edição, 2002) ou cap 8, pag 165 do livro "Neurociência", Purves e cols, segunda edição, 2005)

    Para ler e assitir antes da aula de Sistema Autônomo

    Capítulos: Os sistema visceral motor, cap 21, pag 443 do livro "Neurociência", Purves e cols, segunda edição, 2005)

    Vídeos: que irão ajudar a melhor compreender o controle neural involuntário e voluntário do esvaziamento da bexiga, regulação reflexa da pressão arterial ou barorreflexo, assim como os regulação da pupila. 

    Objetivos da aula: Nessa aula vamos olhar para os mecanismos fisiológicos de controle involuntário das funções viscerais e compreender vários reflexos viscerais e também ajustes viscerais que acompanham diversos comportamentos executados ao longo do dia (ex: ingestão de alimentos, prática de esportes, etc).



  • Aula Neuro - Funções Superiores - Profa Eliane Comoli

    Para ler e assitir antes da aula de Funções Superiores

    Capítulos: Os córtices associativos, cap 26, pag 565 do livro "Neurociência", Purves e cols, segunda edição, 2005)

    Vídeos:  Assista aos vídeos - Brain Damage affecting Perception in multiple ways e Hemispatial Neglect Syndrome | StrokeFoundation.com

    Objetivos da aula: Nas aulas anteriores discutimos as partes do encéfalo responsáveis pela condificação das informações sensoriais e pelo comamdo dos movimentos. Nesse tópico abordaremos áreas corticais envolvidas no processamento de informações complexas - as capacidades cognitivas - e que envolvem os córtices associativos nos lobos temporal, parietal e frontal.



  • Atividade Avaliativa de Neuro para ser enviada pelo Moodle._ Profa Eliane Comoli

    Prezados alunos, 

    Espero que estajam bem.

    Abaixo encontram-se as questões de neurofisiologia a serem respondidas em grupo e enviadas via Moodle. Tal atividade equivalerá ao máximo de 100% da minha nota.

    A partir dos apontamentos de cada questão escreva um texto elaborando uma discussão com argumentos embasados nos conceitos de funcionamento neurofisiológico abordados em aulas, nos materiais disponibilizados e indicados (livros textos, vídeos e artigos científico) além outras fontes (artigos científicos) pesquisadas. Todas as referências devem ser citadas no texto e listadas após a respostas. Esse trabalho deve ser feito em grupo. Os textos devem ser enviados por um membro do grupo via Moodle até as 23:55 do dia 08 de outubro. Só serão aceitos arquivos enviados via Moodle, e dentro do prazo estabelecido. Textos enviadas pelo email não serão aceitos. 

    Como organizar o trabalho?

    O arquivo deve: 1. estar em formato PDF;  2. ser nomeado com o grupo e Nome completo do responsável por enviar o texto. Ex: Grupo1_Marina Grezoni No conteúdo do arquivo deve aparecer: 1) Capa com informações tais como: nome de disciplina, Atividade Avaliativa de Neurofisiologia Profa. Eliane, Nome completo dos alunos do grupo. As páginas de resposta devem conter a pergunta e após uma linha de intervalo iniciar a resposta. Utilizar Times New Roman 12, espaçamento 1,3 e margens 2,0 para superior e inferior e 2,5 laterais, texto justificado. O espaço usado para cada resposta deve ser de no mínimo uma página e meia (1,5) e no máximo duas páginas (2) desconsiderando as referências bibliográficas.

    Até breve!

    Profa Eliane Comoli

    Atividade de Neurofisiologia_Profa Eliane

    Pergunta 1: O fonoaudiólogo atua na prevenção, avaliação, diagnóstico e tratamento de pessoas com comprometimento da motricidade orofacial, englobando a detecção e reabilitação dos distúrbios da comunicação humana, sendo muito importante em atuação na área materno-infantil. Baseado nos conceitos do fundamento da neurofisiologia apresentados na disciplina RFM_0006_Fisiologia Humana discuta possíveis problemas relacionados à motricidade orofacial infantil estabelecendo uma relação entre alimentação e a fala.

    Pergunta 2: Baseado nos conceitos do fundamento da neurofisiologia apresentados na disciplina RFM_0006_Fisiologia Humana discuta os tipos de paralisia facial e qual o olhar do fonoaudiólogo visando auxiliar na reabilitação do paciente. De que maneira aprender sobre a construção do cérebro, neuroplasticidade e aprendizagem pode auxiliar o fonoaudiólogo no acompanhamento de um paciente?

    Pergunta 3: Sintomas associados aos transtornos do neurodesenvolvimento (ex: Transtorno do Espectro Autista - TEA) prejudicam a comunicação e linguagem e, consequentemente, interferem na interação social. Muitas vezes esses sintomas podem ser percebidos nos primeiros anos de vida, como a hipersensibilidade a estímulos sensoriais. Baseado nos conceitos do fundamento da neurofisiologia apresentados na disciplina RFM_0006_Fisiologia Humana discuta o papel da Fonoaudiologia no tratamento de pessoas com TEA.

    Pergunta 4: A fonoaudiologia abrange os caminhos que lidam com a fala, a audição e a escrita no contexto escolar. O processo de aprendizagem é uma etapa de profunda relevância na vida de um indivíduo, sendo que a infância é a fase mais determinante e decisiva. Aborde o papel do fonoaudiólogo no contexto escolar e como esse profissional pode contribuir para o desenvolvimento de crianças. Baseado nos conceitos do fundamento da neurofisiologia apresentados na disciplina RFM_0006_Fisiologia Humana discuta como aprender sobre a construção do cérebro, neuroplasticidade e aprendizagem pode auxiliar o fonoaudiólogo no acompanhamento de da criança em fase escolar?

    Pergunta 5: O nervo vago não apenas desempenha um papel fundamental na função laríngea, faríngea e laríngea durante a deglutição, como também é responsável pela motilidade e pelo peristaltismo do esôfago, o que permite o movimento adequado dos alimentos através do esôfago até o estômago. Baseado nos conceitos do fundamento da neurofisiologia apresentados na disciplina RFM_0006_Fisiologia Humana discuta como a neuropatia do nervo vago pode prejudicar a fonação.

    Pergunta 6: Comportamentos relacionados às emoções negativas (ex: ansiedade) interferem na aprendizagem e podem prejudicar a capacidade da comunicação, como pode acontecer no caso da disfonia infantil. Considerando os conceitos do funcionamento da neurofisiologia apresentados na disciplina RFM_0006_Fisiologia Humana discuta sobre disfonia funcional e atuação do fonoaudiólogo.


  • Fisiologia Renal

  • Fisiologia do Sistema Digestório - Prof. Dr. Rafael S. Saia - Apresentação

    Caros (as) Alunos (as),

    Meu nome é Rafael Saia e serei o docente responsável pelo setor de Fisiologia do Sistema Digestório programado para os dias 09/10 e 16/10.

    O conteúdo de nossas 2 aulas será organizado da seguinte forma:

    - Os slides das aulas serão disponibilizados aqui como ferramenta do estudo, assim como questões que nortearão o aprendizado de vocês;

    - Será disponibilizado um capítulo de livro neste tópico para a leitura de motilidade, digestão, secreções e absorção no trato gastrointestinal. Esta é a minha recomendação de bibliografia. Este livro apresenta o conteúdo de forma objetiva, clara e com os principais tópicos que devem ser discutidos no curso da Terapia Ocupacional. Outros livros como o Guyton e Margarida trazem um conteúdo mais denso e aprofundado e com certeza podem ser utilizados como referência bibliográfica;

    -  Será aberto um fórum de discussão, no qual vocês poderão apresentar as eventuais dúvidas que surjam durante seu estudo. Lembre-se de que a sua dúvida pode ser a mesma de seu colega. Isso facilita a consolidação do conhecimento. No entanto, também poder-me-ão enviar as dúvidas ou questionamentos por e-mail; 

    - Alguns vídeos serão adicionados a este tópico explicando como ocorre o processamento dos alimentos no corpo humano. São sugestões mais interativas para vocês recapitularem os assuntos da aula. Caso o vídeo seja em inglês, vocês podem utilizar o recurso no YouTube de legendas automáticas em português; 

    Desejo a todos o melhor aproveitamento possível do curso e fiquem a vontade para me contatar conforme as dúvidas forem surgindo!  

    Bons estudos! Prof. Rafael Saia

  • Motilidade, Digestão, Secreções e Absorção no Sistema Gastrointestinal - Prof. Dr. Rafael S. Saia

    Caros (as) Alunos (as),

    Os objetivos das nossas aulas de Fisiologia do Sistema Digestório consistem:

    A- Reconhecer a estrutura e organização da parede gastrointestinal;

    B‐ Compreender as etapas envolvidas na contração e relaxamento do músculo liso;

    C‐ Compreender os padrões motores nos segmentos do TGI;

    D‐ Reconhecer os mecanismos neurais de controle da mastigação e deglutição (coordenados por núcleos localizados no tronco encefálico);

    E‐ Identificar a importância do esvaziamento gástrico e como ele é regulado;

    F‐ Identificar a composição e a função das secreções do TGI: salivar, gástrica, biliar e pancreática;

    G‐ Compreender os mecanismos de regulação das secreções do TGI (hormonais e/ou neurais);

    H‐ Reconhecer a regulação do reflexo de defecação;

    I‐ Identificar o funcionamento das enzimas digestivas, pH ótimos e subprodutos da catálise;

    J‐ Compreender os mecanismos celulares de absorção dos macronutrientes da dieta (lipídeos, proteínas e carboidratos);

    L‐ Compreender os mecanismos de absorção de água, eletrólitos e vitaminas (hidro e lipossolúveis) pelo epitélio intestinal.

    M‐ Reconhecer as características do epitélio intestinal e sua função no processo de absorção.


    A orientação para o estudo de Fisiologia do Sistema Digestório consiste nos seguintes passos:

    1º- participação nas aulas presenciais: nestas aulas apresentamos as características motoras em cada segmento do TGI, as secreções produzidas (composições e funções), mecanismos de digestão dos macronutrientes (carboidratos, proteínas e lipídeos) e por fim, como ocorre a sua absorção pelo epitélio intestinal. 

    2º- estudo do capítulo do livro disponibilizado on-line;

    3º- responder as questões norteadoras de estudo;

    4º- assistir aos vídeos disponibilizados abaixo neste tópico, revisão do conteúdo e anotar as dúvidas que surgirem. Um dos vídeos está em inglês. Aqueles que não conseguirem acompanhar, poderão utilizar o recurso de legendas automáticas no YouTube.

  • Fisiologia Respiratória (Prof. João Paulo Camporez)

  • Fisiologia Endócrina

  • Prova 3