Medicina Social
• Discutir os aspectos históricos do planejamento em saúde na América Latina e Brasil. • Apresentar diferentes modelos de planejamento em saúde. • Discutir conceitos fundamentais do planejamento e sua aplicação no setor saúde. Métodos, técnicas e parâmetros de programação. • Analisar as tendências do planejamento em saúde e sua interface com a organização das Redes de Atenção à Saúde (RAS): Planejamento Regional Integrado (PRI). • Discutir iniciativas de acompanhamento e avaliação das ações e serviços de saúde.
Capacitar o aluno para compreensão das linguagens de especialidade em saúde e sua relação com a organização, representação e recuperação da informação em saúde.
Propiciar ao aluno conhecimento sobre fontes de informação em saúde, incluindo, o acesso, metodologias de uso e de avaliação de conteúdo informacional.
Promover o conhecimento da documentação em saúde, do prontuário do paciente e de suas especificidades informacionais.
O intuito desta disciplina é proporcionar ao aluno o entendimento crítico da estrutura informacional da área de saúde nos diferentes níveis de integração de suas bases de dados (municipal, estadual e federal); como também nos diferentes níveis de atenção em saúde (primário, secundário e terciário) observando questões como processamento, armazenamento e o fluxo de dados nesses níveis de integração, assim como a utilização dessas bases de dados para gerar indicadores de saúde e produção.
Apresentar os métodos usados na pesquisa por amostragem. Ao final da disciplina, o estudante deve estar apto a: entender os objetivos de uma pesquisa por amostragem; entender o conceito de amostra representativa; conhecer as diferentes técnicas de amostragem usadas em estudos epidemiológicos; conhecer os diversos métodos de estimação de parâmetros correspondentes às diversas técnicas amostrais; conhecer os desenhos amostrais mais comuns, reconhecer o desenho do estudo usado em uma aplicação e entender quando é mais adequado usar cada desenho; conhecer os requisitos para o cálculo de um tamanho amostral; desenhar e implantar seu próprio plano amostral.
Objetivo Geral da Disciplina:
  • Promover uma primeira aproximação do aluno à Educação Interprofissional (EIP), como uma abordagem inovadora para o desenvolvimento da prática docente e formulação de iniciativas educativas sustentadas nos aspectos teóricos, metodológicos e conceituais no âmbito pedagógico para implementação desta estratégia educacional.
Objetivos específicos:
  • Discutir o papel do currículo na educação universitária e propostas para a educação interprofissional.
  • Compreender o processo histórico de emergência do debate da educação interprofissional em saúde frente aos desafios atuais da formação dos profissionais de saúde.
  •  Discutir aspectos políticos educacionais que subsidiem o docente a optar por metodologias de ensino-aprendizagem e estratégias didáticas que envolvam três sujeitos no processo de educação da saúde: docente, estudante e o paciente.
  • Analisar as bases teórico-conceituais e metodológicas da educação interprofissional para o desenvolvimento de competências colaborativas para o efetivo trabalho em equipe.
  • Discutir diferentes modelos de avaliação da aprendizagem, do processo e de resultados nas iniciativas de educação interprofissional em saúde.
Capacitar o aluno a reconhecer os principais métodos de avaliação da dieta empregados em estudos epidemiológicos, de modo a permitir uma avaliação crítica das limitações e erros de medida na estimativa de nutrientes e do consumo alimentar.
Capacitar o discente para análise e uso de metodologias de disseminação de conhecimentos na área de saúde considerando os diferentes perfis de usuários da informação.