Criar um foro de debates sobre os avanços recentes da Bioquímica, de maneira a permitir que os alunos adquiram conhecimentos atualizados e desenvolvam comportamentos críticos, complementando a formação individual naquilo que não é possível adquirir-se através do trabalho de tese e de outras disciplinas de natureza específica.
A disciplina tem como objetivo a introdução de conceitos básicos de enzimologia e suas aplicações. Os alunos desenvolverão aulas práticas envolvendo a caracterização de uma enzima conhecida e os resultados obtidos serão interpretados quanto aos diferentes tipos de parâmetros cinéticos.
Os alunos deverão familiarizar-se com os conceitos fundamentais de biodiversidade microbiana e suas funções biológicas, mediante o estudo de técnicas experimentais e de bioinformática considerando o estado da arte da área. Os objetivos da disciplina visam que o aluno desenvolva pesquisa bibliográfica e seminários de técnicas holísticas, tais como as abordagens ômicas, e que os correlacione com a ecologia microbiana. Também, o aluno deverá fazer uso de métodos de bioinformática para análise de dados em larga escala. Ao final da disciplina o estudante deverá ser capaz de: • Compreender a importância das comunidades microbianas e das interações entre microrganismos e seus hospedeiros para as ciências biológicas e ciências médicas. • Explicar métodos tradicionais de estudo de microrganismos, como técnicas de cultivo diferencial, microscopia, análises utilizando marcadores celulares, citometria de fluxo, espectrometria de massa e sequenciamento de genomas. • Compreender as bases da tecnologia de sequenciamento de DNA (sequenciamento do rRNA 16S e sequenciamento completo de genomas) aplicada a elucidação da composição taxonômica de comunidades microbiomas complexas. • Compreender as etapas necessárias para o processamento de dados de sequenciamento em larga escala para o estudo de comunidades bacterianas. • Analisar conjuntos de dados de sequenciamento utilizando métodos de bioinformática clássicos para análises de dados.
Abordar aspectos bioquímicos das vias metabólicas oxidativas e biossintéticas dos diferentes tecidos e células. Introduzir conceitos termodinâmicos aplicáveis à utilização de energia nos diversos processos biológicos. Os mecanismos de integração e controle das vias metabólicas serão apresentados dentro de uma perspectiva global dos organismos