Fisiologia
O curso será administrado por especialistas, das áreas de Fisiologia e de outras áreas correlatas, na forma de Seminários e Conferências que abordarão tópicos avançados de Fisiologia e de outras especialidades que, mesmo não sendo da área de Fisiologia, consideramos serem úteis para a formação de cientistas, incluindo aqui os Fisiologistas. Serão convidados pesquisadores do país e eventualmente do exterior, que discorrerão sobre suas linhas de pesquisa dando ao aluno oportunidade de aperfeiçoar sua formação teórica e tomar conhecimento de novos conceitos e metodologias.
As principais descobertas a respeito do Sistema Nervoso, e provavelmente da maioria do conhecimento científico, foram resultado não somente de um conjunto de experiências fundamentadas a partir de um raciocínio lógico, visando a junção de evidências observáveis e mensuráveis, mas também do empirismo e da coragem de explorar o desconhecido, mesmo na ausência de evidências prévias que corroborassem uma hipótese. Este curso tem dois objetivos: o primeiro é resgatar e discutir alguns dos experimentos mais importantes da Neurociência moderna, a partir das descobertas pioneiras de Ramón y Cajal e Camilo Golgi até a descrição da complexa rede neuronal de orientação espacial descrita pelo casal Moser e John O\'Keefe; um segundo objetivo é caracterizar o ambiente social, político e cultural em que estas descobertas foram feitas e discutir de que formas elas influenciaram o pensamento científico de seus autores.
Abordar os conceitos básicos sobre recepção, análise e integração de informações sensoriais e de planejamento, organização e controle de respostas motoras no organismo.
Abordar de forma integrada os conceitos fundamentais relacionados à organização e ao controle das funções dos sistemas nervoso autônomo, digestório, cardiovascular, endócrino e metabólico.
Entender mecanismos básicos da fisiologia celular e seus conceitos biofísicos.