Programação
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Apresentação da disciplina
Aula dialogada: Trabalho como área de ocupação humana – introdução
Trabalho como ocupação humana central na vida contemporânea
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A história do trabalho – trabalho como ocupação humana nas diversas etapas históricas da humanidade.
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linha do tempo a história do trabalho Fórum
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A importância central do trabalho na produção da vida material e simbólica: na inclusão e produção da vida socioeconômica, bem como cultural e identitária. O trabalho como central na vida cotidiana de adultos
Desigualdades de gênero/raça /e social no acesso ao trabalho
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AVALIAÇÃO PARCIAL: apresentação de seminários e relatório em fórum no moodle e-disciplina
Pesquisar artigo/ livro/ capítulo que relate experiência de inclusão social pelo trabalho de pessoas ou grupos em qualquer área (terapia ocupacional, saúde, saúde mental, assistência social, trabalho e economia, economia solidaria ou social ou outra)
método revisão simples de literatura
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A crise econômica do capital e a globalização econômica gera crise, em nível planetário, no mundo do trabalho, crise da sociedade salarial e do emprego formal, produzindo as várias formas de vulnerabilidade social
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o trabalho e o consumo na contemporaneidade e as Tendências contemporâneas no mundo do trabalho e a perspectiva para as formas coletivas de organização do trabalho
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comentários sobre o filme A nova corporação Fórum
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20/10 - As formas alternativas de organização do trabalho em bases não competitivas e sim solidárias
perspectivas para as formas coletivas de organização do trabalho
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Forum sobre duvidas acerca da Economia Solidária Fórum
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Apresentação dos seminários e postagem de relatórios
PREPARAÇÃO:
seminários de avaliação final: cada grupo apresentará UM PROJETO DE INTERVENÇÃO TERAPÊUTICO OCUPACIONAL para atuação profissional que enfocará centralmente a criação de "estratégias de inclusão no trabalho e justiça ocupacional na área do trabalho" em relação a cada grupo populacional descritos abaixo\;
*pessoas com deficiência
* pessoas com transtornos mentais
*pessoas em situação de pobreza /ou extrema pobreza; em situação de rua
*refugiados e/ou imigrantes
*pessoas com violação de direitos em gênero, ou orientação sexual; em raça, religião,
*e pessoas em privação de liberdade ou pessoas em liberdade condicional
se formarão 6 grupos e cada grupo irá escolher uma das categorias de populações acima referidas.
RELATÓRIOS (projetos) PARA POSTAGEM NO FÓRUM AVALIAÇÃO FINAL:
INTRODUÇÃO: que conste de reflexão sobre o trabalho como ocupação humana, sua relevância para vida social e das pessoas e a importância desse campo para a terapia Ocupacional, com apresentação do problema a ser tratado no trabalho (a inserção no trabalho da categoria selecionada). OBJETIVO: qual o objetivo do projeto. ESTRATÉGIA DE INTERVENÇÃO: descrição da/das estratégias que serão utilizadas para trabalhar a inserção do grupo social selecionado no trabalho. MÉTODO: qual metodologia será utilizada para as intervenções. METAS . REFERÊNCIAS.
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Prezados estudantes, espero que estejam bem.
Estou disponibilizando 4 artigos para que vocês se dividam em 4 grupos.
Cada grupo deve fazer a leitura prévia do artigo selecionado pelo grupo e preparar um roteiro para auxiliar no debate que teremos em sala de aula após a apresentação dos 2 grupos de seminários.
Artigo 1- Xavier CMN, Bueno KMP, Assis LO, Almeida SC, Assis MG. A aposentadoria na perspectiva ocupacional: continuidade do curso de vida e novas possibilidades. Rev Ter Ocup Univ São Paulo. 2017 maio-ago.;28(2):214-20
Artigo 2- Paulin GST & Oliveira ML. Terapia Ocupacional no processo de envelhecimento e aposentadoria: construção de espaços saudáveis. O Mundo da Saúde São Paulo: 2009;33(2):246-252.
Artigo 3- Vilela JM, Paulin GST Paulin. Estou me aposentando, e agora? Contribuições da Terapia Ocupacional na reorganização do cotidiano. Cad. Ter. Ocup. UFSCar, São Carlos, v. 22, n. 3, p. 497-505, 2014.
Artigo 4- Nascimento PDM & Polia AA. Planos para o futuro: uma análise da perspectiva ocupacional de professores universitários para o período da aposentadoria. Cad. Ter. Ocup. UFSCar, São Carlos, v. 27, n. 2, p. 390-402, 2019.
Atenciosamente
Profa. Camila
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