Programação

  • Contexto

    Capacitar o aluno para avaliação, prescrição e aplicação de recursos terapêuticos e intervenção fisioterapêutica em disfunções dermatológicas, circulatórias, endócrinas e metabólicas. O aluno terá ainda o conhecimento necessário para a execução de diferentes exames como índice tornozelo-braço, estesiometria entre outros, como base para intervenção terapêutica. A disciplina deverá dar subsídios para que o aluno definir e efetuar procedimentos fisioterapêuticos pertinentes a cada situação. Para tanto, deverá estabelecer objetivos, eleger e executar condutas para prevenir e/ou tratar disfunções, com os pressupostos de causa-efeito, não deixando de considerar os aspectos éticos.


  • Matriz de Competências

    OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM

    MATRIZ DE COMPETÊNCIAS:

    O que será aprendido?

    Como será aprendido?

    Como será a avaliação?

    Objetivos de aprendizagem

    Estratégias de ensino e aprendizagem utilizadas na disciplina

    Avaliação

    - Cognitivos

    Aulas teóricas e práticas

    Avaliação teórica por meio de testes de múltipla escolha

    - Habilidades

    Aulas práticas

    Avaliação prática

    - Atitudinais

    Aulas práticas e estágio de observação

    Avaliação prática, apresentação de seminários e comportamento em observação de atendimentos


  • Bibliografia Básica

    • Bélanger AY. Recursos Fisioterapêuticos: Evidências que fundamentam a prática clínica. Editora Manole, 2ª edição, 2012, 504 p. 
    • Guirro, RRJ; Guirro, ECO. Fisioterapia Dermato-Funcional - fundamentos, recursos e patologias. SP, Ed. Manole, 3ª edição, 2004, 560 p. 
    • Kitchen, S., Eletroterapia Prática Baseada em Evidências. SP, Ed. Elsevier, 12ª edição, 2009, 348p. 
    • O´Sullivan SB, Schmitz TJ. Fisioterapia - Avaliação e Tratamento. 5ª edição. São Paulo: Manole, 2010, 1506p. 
    • Robertson V, Ward A, Low J, Reed A. Eletroterapia Explicada: Princípios e práticas. Editora Elsevier, 4ª edição, 2009, 501 p. 
    • Thomaz JB, Belzak CEQ. Tratado de Flebologia e Linfologia. Ed. Rubio, 2006, 910 p. 
    • Gomes,Dino Roberto, Condutas Atuais em Queimaduras , Ed. Revinter Macieira,Luiz; Queimaduras - Tratamento Clínico e Cirúrgico; Ed. Rubio

  • Roteiro de Atividades

  • Aulas On-line

    Algumas aulas teóricas serão ministradas na sala virtual - Google Meet - disponibilizada no link abaixo:

    Os discentes receberão o aviso, via E-Disciplinas, com antecedência.

    A presença nas aulas deverá ser registrada pelo próprio estudante - Presença Aula On-line 2020, no link abaixo:


  • Estágio Observacional

    Os discentes deverão realizar uma visita no Centro de Reabilitação do Hospital das Clínicas, conforme as orientações de segurança do CCIH. 


  • Temas para Seminários

    Cada grupo será responsável por uma tema, que deve ser desenvolvido com base em artigos indexados em Bases de Dados.

    O seminário deverá ser apresentado em slides, envolvendo os seguintes tópicos:

    • Apresentar o problema (Introdução);
    • Apresentar o desfecho principal (Objetivo);
    • Descrever como foi realizado o estudo (Metodologia);
    • Apresentar os resultados de forma clara e objetiva por meio de gráficos e/ou tabelas, destacando os resultados principais;
    • Apresentar estudos similares que estão relacionados no artigo e confronta-los (Discussão);
    • Apresentar a conclusão do estudo e os comentários do grupo em relação ao artigo.

    O grupo pode utilizar mais de 1 artigo científico no seminário.

    O seminário deverá ser apresentado no tempo de 20 ±5 minutos.

    Os grupos que não estiverem apresentando o seminário deverão fazer pelo menos uma pergunta sobre o tema apresentado.

    O material a ser utilizado na apresentação deverá ser encaminhado a todos (alunos e professora) via E-disciplinas com antecedência mínima de 48hs à apresentação. 

    O aluno do grupo que fará a apresentação, será escolhido mediante sorteio antes da mesma.


    Itens de Avaliação do Seminário:

    • Qualidade visual dos Slides;
    • Número de Slides / tempo de apresentação;
    • Capacidade de transmitir as informações do estudo (Didática);
    • Formato da apresentação dos slides (Clareza na apresentação das informações);
    • Capacidade de apresentar os dados de forma clara;
    • Participação de forma homogênea de todos os membros do grupo;
    • Domínio sobre o assunto abordado;
    • Arguição / resposta as perguntas;
    • Complementação das informações do artigo e/ou utilização de outros meios de apresentação/ilustração.

  • Casos Clínicos - Aula Prática 29/09

  • Aulas

  • Prova Prática

  • Estudo Dirigido

    A atividade envolve leitura  de artigos científicos e relacionar um ou ambos recursos terapêuticos com casos observados no CER, quem ainda não realizou a visita no CER, usar o seguinte caso clinico:

    Caso clínico 

    Paciente com disfunção venosa e diabético, apresenta lesão crônica na região maleolar  no membro inferior esquerdo, queixando-se de dor e edema em membro afetado. Escolha um dos recursos citados no texto e elabore sua conduta detalhadamente sobre o caso baseado em evidências científicas.

    A atividade deverá ser entregue na aula sexta feira (17/11/2023), redigida a mão.

  • Avaliação Teórica

  • Leitura Complementar