Programação
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Capacitar o aluno para avaliação, prescrição e aplicação de recursos terapêuticos e intervenção fisioterapêutica em disfunções dermatológicas, circulatórias, endócrinas e metabólicas. O aluno terá ainda o conhecimento necessário para a execução de diferentes exames como índice tornozelo-braço, estesiometria entre outros, como base para intervenção terapêutica. A disciplina deverá dar subsídios para que o aluno definir e efetuar procedimentos fisioterapêuticos pertinentes a cada situação. Para tanto, deverá estabelecer objetivos, eleger e executar condutas para prevenir e/ou tratar disfunções, com os pressupostos de causa-efeito, não deixando de considerar os aspectos éticos.
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OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM
MATRIZ DE COMPETÊNCIAS:
O que será aprendido?
Como será aprendido?
Como será a avaliação?
Objetivos de aprendizagem
Estratégias de ensino e aprendizagem utilizadas na disciplina
Avaliação
- Cognitivos
Aulas teóricas e práticas
Avaliação teórica por meio de testes de múltipla escolha
- Habilidades
Aulas práticas
Avaliação prática
- Atitudinais
Aulas práticas e estágio de observação
Avaliação prática, apresentação de seminários e comportamento em observação de atendimentos
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- Bélanger AY. Recursos Fisioterapêuticos: Evidências que fundamentam a prática clínica. Editora Manole, 2ª edição, 2012, 504 p.
- Guirro, RRJ; Guirro, ECO. Fisioterapia Dermato-Funcional - fundamentos, recursos e patologias. SP, Ed. Manole, 3ª edição, 2004, 560 p.
- Kitchen, S., Eletroterapia Prática Baseada em Evidências. SP, Ed. Elsevier, 12ª edição, 2009, 348p.
- O´Sullivan SB, Schmitz TJ. Fisioterapia - Avaliação e Tratamento. 5ª edição. São Paulo: Manole, 2010, 1506p.
- Robertson V, Ward A, Low J, Reed A. Eletroterapia Explicada: Princípios e práticas. Editora Elsevier, 4ª edição, 2009, 501 p.
- Thomaz JB, Belzak CEQ. Tratado de Flebologia e Linfologia. Ed. Rubio, 2006, 910 p.
- Gomes,Dino Roberto, Condutas Atuais em Queimaduras , Ed. Revinter Macieira,Luiz; Queimaduras - Tratamento Clínico e Cirúrgico; Ed. Rubio
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Algumas aulas teóricas serão ministradas na sala virtual - Google Meet - disponibilizada no link abaixo:
Os discentes receberão o aviso, via E-Disciplinas, com antecedência.
A presença nas aulas deverá ser registrada pelo próprio estudante - Presença Aula On-line 2020, no link abaixo:
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Os discentes deverão realizar uma visita no Centro de Reabilitação do Hospital das Clínicas, conforme as orientações de segurança do CCIH.
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Cada grupo será responsável por uma tema, que deve ser desenvolvido com base em artigos indexados em Bases de Dados.
O seminário deverá ser apresentado em slides, envolvendo os seguintes tópicos:
- Apresentar o problema (Introdução);
- Apresentar o desfecho principal (Objetivo);
- Descrever como foi realizado o estudo (Metodologia);
- Apresentar os resultados de forma clara e objetiva por meio de gráficos e/ou tabelas, destacando os resultados principais;
- Apresentar estudos similares que estão relacionados no artigo e confronta-los (Discussão);
- Apresentar a conclusão do estudo e os comentários do grupo em relação ao artigo.
O grupo pode utilizar mais de 1 artigo científico no seminário.
O seminário deverá ser apresentado no tempo de 20 ±5 minutos.
Os grupos que não estiverem apresentando o seminário deverão fazer pelo menos uma pergunta sobre o tema apresentado.
O material a ser utilizado na apresentação deverá ser encaminhado a todos (alunos e professora) via E-disciplinas com antecedência mínima de 48hs à apresentação.
O aluno do grupo que fará a apresentação, será escolhido mediante sorteio antes da mesma.
Itens de Avaliação do Seminário:
- Qualidade visual dos Slides;
- Número de Slides / tempo de apresentação;
- Capacidade de transmitir as informações do estudo (Didática);
- Formato da apresentação dos slides (Clareza na apresentação das informações);
- Capacidade de apresentar os dados de forma clara;
- Participação de forma homogênea de todos os membros do grupo;
- Domínio sobre o assunto abordado;
- Arguição / resposta as perguntas;
- Complementação das informações do artigo e/ou utilização de outros meios de apresentação/ilustração.
- Apresentar o problema (Introdução);
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A atividade envolve leitura de artigos científicos e relacionar um ou ambos recursos terapêuticos com casos observados no CER, quem ainda não realizou a visita no CER, usar o seguinte caso clinico:
Caso clínico
Paciente com disfunção venosa e diabético, apresenta lesão crônica na região maleolar no membro inferior esquerdo, queixando-se de dor e edema em membro afetado. Escolha um dos recursos citados no texto e elabore sua conduta detalhadamente sobre o caso baseado em evidências científicas.
A atividade deverá ser entregue na aula sexta feira (17/11/2023), redigida a mão.
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Escrever em uma folha (manuscrito) quais as diferenças entre Linfedema e Lipedema, e tratamentos para ambas as disfunções, fundamentando com artigos. A atividade refere-se a presença dos dias 04/12 e 05/12.
A atividade deverá ser entregue no dia da prova teórica (11/12/23)
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