Indice degli argomenti

  • 1º Encontro- 28/9/2020 1º Encontro:ATI1-O que esperar do novo Fundeb?

    ATI1-O que esperar do novo Fundeb? Prof. Dr. José Marcelino de Rezende Pinto- Professor titular FFCLRP/USP - LIVE

  • 2º Encontro - 29/9/2020 - UNIDADE I: Fundamentos Teóricos da Supervisão e Coordenação Educacional.

    - Estratégia de Aprendizagem: Apresentação Oral - Apresentação e discussão da Disciplina- - Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, licenciatura)- RESOLUÇÃO CNE/CP Nº 1, DE 15 DE MAIO DE 2006. O papel da Coordenação Pedagógica - Responsável: Docente da Disciplina.

    3. CONTEÚDOS :

    UNIDADE I: Fundamentos Teóricos da Supervisão e Coordenação Educacional. 1. Supervisão Pedagógica e Coordenação Pedagógica: a re (visão necessária): As funções dos supervisores escolares, coordenadores pedagógicos no sistema de ensino: possibilidades, tendências e perspectivas. 2. O desenvolvimento profissional docente, a formação continuada e a atuação do Coordenador Pedagógico/Professor -Coordenador.

    UNIDADE II: A pedagogia, o pedagogo e a escola: papel do educador na sociedade contemporânea. 3. Perspectiva de atuação do pedagogo a partir de uma abordagem crítica da educação. 4. O papel da educação escolar e a questão do conhecimento no mundo contemporâneo.

    UNIDADE III: Pedagogo Escolar: Vicissitudes e Práticas nas Redes de Ensino. 5. A atuação do pedagogo escolar frente às demandas da escola pública: família, escola, comunidade. 6. A relação entre currículo e supervisão/coordenação pedagógica. (BNCC e Currículo Paulista). 7. A Pedagogia como lócus formador do gestor educacional.

     4. DESENVOLVIMENTO DA DISCIPLINA: A disciplina será ofertada, de forma virtual, com utilização da plataforma Moodle, Portal da FFCLRP, Portal DEDIC  (http://portaldedic.org) e  encontros síncronos por meio de: a)    Aulas online síncronas, via GOOGLE MEET (17:00 – 18:30 hs), nas seguintes datas: 29/9/2020; 13,20,27/10/2020; 3,10,17,24/11/2020; 1,8/12/2020. b)    Atividades Integradoras ATIs: 28/9/2020; 6/10/2020; 4 e 19/11/2020;11/12/2020. c)    Mídias e procedimentos: será utilizado o canal do youtube https://www.youtube.com/channel/UCJXKc64px7i4w_8GUAz0wWQ para transmitir e arquivar as ATIs; d)    Para os estudantes que não puderem participar das atividades on line, sincronicamente, haverá a possibilidade de realizá-las de forma assíncrona, assistindo, posteriormente, aos vídeos gravados que serão disponibilizados no repositório (http://portaldedic.org) e no canal do Youtube “Atividades Integradoras – ATIs” criado para acolher as produções deste projeto (https://www.youtube.com/channel/UCJXKc64px7i4w_8GUAz0wWQ). e)    Total de 15 aulas: 10 Aulas online Síncronas  e 5 Atividades Integradoras – ATIs. f)     Será criado um grupo no whatsap para facilitar a comunicação entre os participantes. 


  • 3º Encontro: 6/10/2020 - ATI 2- Movimentos sociais e o direito à educação infantil

    ATI 2 - Movimentos sociais e o direito à educação infantil Profa. Dra. Janaína Maudonet - live


  • 4º Encontro: 13/10/2020 - Função Formativa da Coordenação pedagógica

  • 5º Encontro: 20/10/2020- O Coordenador Pedagógico e a formação contínua do docente na escola

    I - A Coordenação pedagógica, uma trajetória profissional em construção: Apresentação -p.13-19  e Itens 1, 2 e 3: Páginas 22 a 50.(Grupo 1)/Itens 4, 4.1, 4.2, 4.3 - Páginas 51 a 62 (Grupo 2)

     II- A Escola, o coordenador pedagógico e a formação: Itens 1, 2– Páginas 63-84 (Grupo 3 ); Itens 3, 4, 4.1, 4,2– Páginas 85 a 112 (Grupo 4 )

     III – O Coordenador pedagógico e a formação docente na escola: Itens 1, 1.1, 1.2, 1.3 -Páginas 113 a146  (Grupo 5); Itens 2 e Conclusão – Páginas 147 a 164 (Grupo 6)

    Estratégia de Aprendizagem: Mapa Conceitual

    -Os alunos serão divididos em seis grupos. Cada grupo se reúne em uma sala virtual, no horário de 17:00 hs às 18 :00. Não esqueçam de enviar convite  para a docente e monitora PAE. -Após este tempo, os estudantes entram na sala  virtual convocada pela docente, para discutir a apresentação do mapa conceitual. -Esta atividade faz parte da  Primeira Atividade Coletiva-  online. -Cada grupo faz a postagem de seu trabalho na Plataforma Moodle- E disciplinas até o dia 26/10/2020.


  • 6º Encontro: 27/10/2020- Atividade Continuidade da Aula do dia 20 de outubro de 2020

    -Esta atividade faz parte da  Primeira Atividade Coletiva-  online

    -Cada grupo faz a postagem de seu trabalho na Plataforma Moodle- E disciplinas até o dia 26/10/2020.

    - Estratégia de Aprendizagem: Mapa Conceitual (Continuidade/Apresentação). 



  • 7º Encontro: 03/11/2020 UNIDADE II: A pedagogia, o pedagogo e a escola: papel do educador na sociedade contemporânea

    Estratégia de Aprendizagem: Discussão do texto nº 4 -FERNANDES, Maria José da SilvaO professor coordenador pedagógico e a fragilidade da carreira docente, a partir de questões  problematizadoras: (Docente, Monitora PAE e Alunos).


  • 8º Encontro: 4/11/2020 -ATI 3- Avanços da privatização na Educação Básica

    ATI 3- Avanços da privatização na Educação Básica – Profa.Dra.Theresa Adrião- UNICAMP - Live

  • 9º Encontro - 10/11/2020- Continuidade de apresentação mapa conceitual -

    Estratégia de Aprendizagem: 

     Continuidade de apresentação mapa conceitual - 


  • NOVO 10º Encontro – 17/11/2020- UNIDADE III: Pedagogo Escolar: Vicissitudes e Práticas nas Redes de Ensino

    - Texto 6: Resolução SE nº 18.de 2/5/2019- Dispõe sobre o siglário a ser utilizado, no âmbito da Secretaria de Estado da Educação, pelas unidades que compõem a sua nova estrutura organizacional, e dá providências correlatas.

    - Discussão da relação Diretoria de Ensino  e Escolas Estaduais (Professor Coordenador).

     - Texto 7: O Currículo Paulista:  uma construção colaborativa: Os fundamentos pedagógicos do Currículo Paulista.

     https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/wp-content/uploads/sites/7/2019/09/curriculo-paulista-26-07.pdf


    Estratégia de Aprendizagem:

    Aula dialogada-Docente: Profa. Dra. Noeli Prestes Padilha Rivas; -Monitora PAE – Profa. Inês Aparecida Bolandin Marcomini


  • 11º Encontro: 19/11/2020 ATI 4 - Atividade de Ensino como unidade formadora de professores e estudantes.

    Live - ATI 4 - Atividade de Ensino como unidade formadora de professores e estudantes. Prof. Dr. Manoel Oriosvaldo de Moura- FE/USP   

  • Novo 12º Encontro: 24/11/2020 - 1º CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO ESCOLAR: cenário de pandemia, desafios, possibilidades e perspectivas.

    1º CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO ESCOLAR: cenário de pandemia, desafios, possibilidades e perspectivas.

    Dia 24/11/2020 -16 horas - Mesa Redonda: Formação de Professores: identidade profissional, trabalho docente, experiências formativas e práticas pedagógicas. Docentes participantes: 1º) Profª Dra. Selma Garrido Pimenta, 2º) Profº Dr. Fabián Rodrigo Araya Palácios, 3º)  Profª Dra.  Denise Wildner Theves, 4º) Prof. Dr. Anderson Carvalho Pereira.-Estratégia de Aprendizagem: - Webnar – Professor-Coordenador – Escola Estadual


  • NOVO 13º Encontro: 01/12/2020 Continuidade da Atividade – Apresentação dos Grupos

    Estratégia de Aprendizagem: Painel Integrado: -Os alunos serão divididos em seis grupos. Cada grupo escolhe um tema e se reúne em uma sala virtual no período de 18 a 28/11/2020. -A apresentação dos grupos será no dia 01/12/2020.

     - Esta atividade faz parte da  Segunda Atividade Coletiva-  online. -Cada grupo faz a postagem de seu trabalho na Plataforma Moodle- E disciplinas até o dia 30/11/2020.

    Tema 1. Coordenação Pedagógica e o Pedagogo Escolar. Texto 05: 1ª parte: Páginas 514 a 521. PINTO, Humberto de Andrade.Coordenação Pedagógica: área de Formação de Professores e de atuação do Pedagogo Escolar nas Escolas Públicas da Educação Básica. XVII ENDIPE – Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino- FORTALEZA – 11 a 14/11/2014. Simpósio Eixo – Didática e Prática de Ensino: diálogos sobre a Escola, a Formação de Professores e a Sociedade. Fortaleza, Ceará: EdUECE - Livro 4, 2014.p.514-529.

     Continuidade-  Tema 1. Coordenação Pedagógica e o Pedagogo Escolar. Texto 05: 2ª parte: Páginas 521 a 529. PINTO, Humberto de Andrade.Coordenação Pedagógica: área de Formação de Professores e de atuação do Pedagogo Escolar nas Escolas Públicas da Educação Básica. XVII ENDIPE – Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino- FORTALEZA – 11 a 14/11/2014. Simpósio Eixo – Didática e Prática de Ensino: diálogos sobre a Escola, a Formação de Professores e a Sociedade. Fortaleza, Ceará: EdUECE - Livro 4, 2014.p.514-529

    Tema 2: Práxis e Identidade do Coordenador Pedagógico -Texto 08: 1ª parte:Páginas 117 a 125. FRANCO, Maria Amélia Santoro. COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA: UMA PRÁXIS EM BUSCA DE SUA IDENTIDADE. Revista Múltiplas Leituras, v.1, n. 1, p. 117-131, jan. / jun. 2008.

     Continuidade - Tema 2: Práxis e Identidade do Coordenador Pedagógico Texto 08: 2ª parte:Páginas 125 a 131. FRANCO, Maria Amélia Santoro. COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA: UMA PRÁXIS EM BUSCA DE SUA IDENTIDADE. Revista Múltiplas Leituras, v.1, n. 1, p. 117-131, jan. / jun. 2008.

     Tema 3. O coordenador pedagógico e o cotidiano da escola. Texto 09: PLACCO, Vera Maria Nigro de Souza. O coordenador pedagógico no confronto com o cotidiano da escola. In: PLacco, V.M.N de Souza;ALMEIDA, L.R. O coordenador pedagógico e o cotidiano da escola. 4ª ed.São Paulo: Loyola, 2006.

    Tema 4: O coordenador pedagógico e as reuniões pedagógicasTexto 10: SANTOS, Amanda Goncalves. O coordenador pedagógico e as reuniões pedagógicas – possibilidades e caminhos. http://www.faculdadesenacpe.edu.br/encontro-de-ensino- pesquisa/2011/IV/anais/comunicacao/034_2010_ap_oral.pdf



  • 14º Encontro- 08/11/2020 : A Coordenação Pedagógica na Secretaria de Educação de Ribeirão Preto.

    -Apresentação e discussão das  Funções  e atuação nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e Educação Infantil.

     Estratégia de AprendizagemWebnar - Coordenadores pedagógicos da Secretaria de Educação de Ribeirão Preto.


  • 15º Encontro: ATI 5 - O campo da formação docente e os processos de reconversão.

    ATI 5 - O campo da formação docente e os processos de reconversão. Profa. Dra. Olinda Evangelista -live

    - Encerramento da Disciplina DISCIPLINA: 5961149 - Supervisão e Coordenação Pedagógica: Fundamentos Teórico-Metodológicos


  • NOVO -Avaliação da Aprendizagem/Atividades Coletivas/ Normas de Recuperação- Diversas datas

    CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA SUPERVISÃO E COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA: FUNDAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS

    6.1 -Texto crítico sobre a atuação do Pedagogo na Coordenação Pedagógica (Atividade Individual) - OU

    6.2 -Síntese da Atividade Integradora: Escolha da live:O campo da formação docente e os processos de reconversão. Apresentação: Profa. Dra. Olinda Evangelista- UFSC; (Atividade Individual)-

     Valor: peso 6 

    -Atividades Coletivas (Duas)-  online.(Valor: peso 4).

    PRAZOS: Escolha uma das atividades  constantes nos itens 6.1 ou 6.2 , que deve ser entregues até o dia 21 de dezembro de 2020, inserida na Plataforma Moodle, e-disciplinas. As atividades coletivas estão especificadas no Cronograma e também devem ser inseridas  na Plataforma Moodle, e-disciplinas, conforme a data estipulada.

    -Entrega do Mapa Conceitual na Plataforma Moodle (Um trabalho por Grupo): Até 26/10/2010).

    - Entrega do material referente ao Painel Integrado na Plataforma Moodle (Um trabalho por Grupo): Até 30/11/2010)

     Normas de Recuperação: Os alunos que não conseguirem aprovação, deverão fazer uma nova avaliação escrita, sobre todo o conteúdo visto no curso, e obter nesta, nota igual ou superior a 5 (cinco). Recuperação em janeiro de 2021.