Programação
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Programa da Disciplina: 5962130 - Leitura do Café: fenômeno da informação e processos de pesquisa documental
Programa da Disciplina: 5962130 - Leitura do Café: fenômeno da informação e processos de pesquisa documental
Coffee reading: information phenomenon and docuentary research processes
Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2019 Desativação:
Objetivos
Objetiva-se impulsionar adequadamente a leitura documental, reconhecer as funções da indexação, recuperação, mediação e recriação dos conteúdos documentais. Serão impelidos os seguintes questionamentos: 12.1. Mas o que é e como se faz isso? 12.2. Como associar os termos aos contextos de informações? 12.3. Quais são os objetivos das apropriações terminológicas? Todas as perguntas serão aplicadas durante a seleção, leitura e extração dos termos dos documentos, quer sejam analógicos ou digitais (textuais, imagem ou audiovisuais). Quais são os produtos realizáveis na mediação? Os livros, sites, exposições, jogos e outros com a temática Café. A bibliografia do programa oficial é sugerida juntamente com as referências publicadas e atualizadas pela produção científica dos pares na área da C.I. e correlatas – arquivologia, museologia e biblioteconomia.
Programa Resumido
1. O aluno deverá analisar conceitos, práticas da leitura e reconhecer os fenômenos da informação estruturada nas instituições: arquivos, museus, bibliotecas e centros de documentação no Brasil e no exterior.
1.1. O documento, a leitura e problemáticas da formação de usuários e públicos
2. A especificidade terminológica depende da gestão dos conteúdos da relação da documentação e desenvolvimento sistêmico e tecnológico.
3. Reconhecer linguagens e processos de leituras na documentação.
Programa
1. História ou informação sobre o café nos meios de comunicação, arquivos, museus e bibliotecas no Brasil e em outros países. 2 A gestão dos conteúdos da relação da documentação e desenvolvimento sistêmico e tecnológico nos territórios, 2.1. Territórios são imaginados, desenhados, medidos 2.1.1. Território – relacionado à terra 2.1.2. Território – relacionado à política 2. Reconhecer os ciclos informacionais em relação à produção moderna brasileira e transição baseada economia brasileira focando a produção cafeeira. 3. Conceitos para reconhecimento do fenômeno da Informação na leitura documental. 3.1. O aluno deverá analisar conceitos e práticas reconhecendo os fenômenos da informação do café estruturada nas instituições: arquivos, museus, bibliotecas e centros de documentação no Brasil e no exterior. 4. Analisar os fenômenos da informação estruturada do café nos meios materiais e imateriais documentais nas dimensões virtuais. 5. Identificar o papel do mediador da tecnologia na sociedade de classes.
Avaliação: trabalho e seminários
Método
1. Aulas expositivas e práticas. Painéis com profissionais e especialistas. 2. Desenvolvimento de trabalhos em grupos e realização de produto.
Critério
trabalhos, seminários e trabalhos de grupo
Norma de Recuperação
Apresentação de trabalho e/ou realização de prova escrita pelos alunos regimentalmente habilitados e segundo prazos fixados pelo Calendário Escolar.
Bibliografia
ARAÚJO, C.A.A. A Contribuição de F.W. Lancaster para a Ciência da Informação no Brasil. Disponível em PontodeAcesso, Salvador, v. 3, n. 2, p. 132 -146, ago. 2009. www.pontodeacesso.ici.ufba.br. Acesso em 30 de junho de 2015.
BARRETO, A. Sobre A Interdisciplinaridade. DataGramaZero: Revista de Ciência da Informação, v. 5, n. 6, dez. 2004. Disponível em: . Acesso em: 25 nov. 2009.
CHOMSKY, N.Linguagem e responsabilidade. São Paulo: JSN Editora, 2007
ESPÍRITO SANTO, S. O Colecionador Público Documentalista: Museu Histórico e de Ordem Geral Plínio Travassos dos Santos de Ribeirão Preto”. Ribeirão Preto: Editora Holos, 2015. ___________________Os “corredores do café” como mediação do objeto cognitivo para a Ciência da Informação. DataGramaZero: Revista de Ciência da Informação, v. 10, n. 4, ago. 2009. Disponível em: . Acesso em: 25 nov. 2009.
FURTADO, Celso. Formação econômica do Brasil. 27 ed. São Paulo: Publifolha, 2000. 276 p.
GIDDENS, A. A Constituição da Sociedade. São Paulo: Martins Fontes, 2003
HOBSBAWM, E. Feiticeiros e aprendizes. As ciências naturais. Era dos extremos. O breve século XX 1914-1991. São Paulo: Companhia das Letras, 2009. IANNI, Octávio. A era do globalismo. 4 ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1999. KOZ, M. S. ;
KUZUCU, K. Turkish Coffee. Yapi Kredi Yayinlari. Istanbul. 2013. LE GOFF, Jacques. A Europa contada aos jovens. Lisboa:Gradiva Público.1997. 79 p.
MAZOYER, Marcel; ROUDART, Laurence. História das agriculturas no mundo: do neolítico à crise contemporânea. Tradução Cláudia F. Fallauh, São Paulo: Editora Unesp, 2010. 568 p.
MORIN, Edgar. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. 15ed. Rio de Janeiro: Bertrand, 2008. 128 p.
SAJDI, Dana. Ottoman tulips, ottoman coffee: leisure and lifestyle in the eighteenth century.New York: I.B.Tauris,2014.
SILVA, Armando Malheiro da. A pesquisa e suas aplicações em ciência da informação: implicações éticas. In______ PRIMEIRO SIMPÓSIO BRASILEIRO DE ÉTICA DA INFORMAÇÃO. Ética da Informação: conceitos, abordagens, aplicações.
FREIRE, Gustavo Henrique de Araujo (Org.), João Pessoa: Ideia, 2010
SILVA, S. I. Weblog como objeto da Ciência da Informação. DataGramaZero: Revista de Ciência da Informação, v. 9, n. 5, out. 2008. Disponível em: http://dgz.org.br/out08/Art_03.htm. Acesso em: 15 dez. 2009.
Programa
Agosto
Dias 18-25
1. História ou informação sobre o café nos meios de comunicação, arquivos, museus e bibliotecas no Brasil e em outros países.
1.1. Literatura, música e ambientes do café.
Referência:
FURTADO, Celso. Formação econômica do Brasil. 27 ed. São Paulo: Publifolha, 2000. 276 p
ESPÍRITO SANTO, S. O Colecionador Público Documentalista: Museu Histórico e de Ordem Geral Plínio Travassos dos Santos de Ribeirão Preto”. Ribeirão Preto: Editora Holos, 2015.
___________________Os “corredores do café” como mediação do objeto cognitivo para a Ciência da Informação. DataGramaZero: Revista de Ciência da Informação, v. 10, n. 4, ago. 2009. Disponível em: . Acesso em: 25 nov. 2009.
Blog:
http://silviamariadoespiritosanto.blog/
Setembro
Dias 01-15-22-29
2. A gestão dos conteúdos da relação da documentação e desenvolvimento sistêmico e tecnológico nos territórios,
2.1. Territórios são imaginados, desenhados, medidos
2.1.1. Território – relacionado à terra
2.1.2. Território – relacionado à política
2. 2. Reconhecer os ciclos informacionais em relação à produção moderna brasileira e transição baseada economia brasileira focando a produção cafeeira.
Referências:
GIDDENS, A. A Constituição da Sociedade. São Paulo: Martins Fontes, 2003
Outubro
Dias 06-13-20-27
3. Conceitos para reconhecimento do fenômeno da Informação na leitura documental. 3.1. O aluno deverá analisar conceitos e práticas reconhecendo os fenômenos da informação do café estruturada nas instituições: arquivos, museus, bibliotecas e centros de documentação no Brasil e no exterior.
Referências:
Museu do Café de Santos. http://www.museudocafe.org.br/
Novembro
Dias 03-10-17-24-
4. Analisar os fenômenos da informação estruturada do café nos meios materiais e imateriais documentais nas dimensões virtuais.
4.1. Infografias e Plataformas
Dezembro
Dia 01
5. Identificar o papel do mediador da tecnologia na sociedade de classes.
Referências
SILVA, S. I. Weblog como objeto da Ciência da Informação. DataGramaZero: Revista de Ciência da Informação, v. 9, n. 5, out. 2008. Disponível em: http://dgz.org.br/out08/Art_03.htm. Acesso em: 15 dez. 2009.
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