Programação

  • Programa da Disciplina: 5962130 - Leitura do Café: fenômeno da informação e processos de pesquisa documental

     Programa da Disciplina: 5962130 - Leitura do Café: fenômeno da informação e processos de pesquisa documental

    Coffee reading: information phenomenon and docuentary research processes

     

    Créditos Aula:  2

    Créditos Trabalho:         1

    Carga Horária Total:       60 h

    Tipo:     Semestral

    Ativação:            01/01/2019         Desativação:

     

    Objetivos

    Objetiva-se impulsionar adequadamente a leitura documental, reconhecer as funções da indexação, recuperação, mediação e recriação dos conteúdos documentais. Serão impelidos os seguintes questionamentos: 12.1. Mas o que é e como se faz isso? 12.2. Como associar os termos aos contextos de informações? 12.3. Quais são os objetivos das apropriações terminológicas? Todas as perguntas serão aplicadas durante a seleção, leitura e extração dos termos dos documentos, quer sejam analógicos ou digitais (textuais, imagem ou audiovisuais). Quais são os produtos realizáveis na mediação? Os livros, sites, exposições, jogos e outros com a temática Café. A bibliografia do programa oficial é sugerida juntamente com as referências publicadas e atualizadas pela produção científica dos pares na área da C.I. e correlatas – arquivologia, museologia e biblioteconomia.

     

    Programa Resumido

    1. O aluno deverá analisar conceitos, práticas da leitura e reconhecer os fenômenos da informação estruturada nas instituições: arquivos, museus, bibliotecas e centros de documentação no Brasil e no exterior.

    1.1. O documento, a leitura e problemáticas da formação de usuários e públicos

    2. A especificidade terminológica depende da gestão dos conteúdos da relação da documentação e desenvolvimento sistêmico e tecnológico.

    3. Reconhecer linguagens e processos de leituras na documentação.

      

    Programa

    1. História ou informação sobre o café nos meios de comunicação, arquivos, museus e bibliotecas no Brasil e em outros países. 2 A gestão dos conteúdos da relação da documentação e desenvolvimento sistêmico e tecnológico nos territórios, 2.1. Territórios são imaginados, desenhados, medidos 2.1.1. Território – relacionado à terra 2.1.2. Território – relacionado à política 2. Reconhecer os ciclos informacionais em relação à produção moderna brasileira e transição baseada economia brasileira focando a produção cafeeira. 3. Conceitos para reconhecimento do fenômeno da Informação na leitura documental. 3.1. O aluno deverá analisar conceitos e práticas reconhecendo os fenômenos da informação do café estruturada nas instituições: arquivos, museus, bibliotecas e centros de documentação no Brasil e no exterior. 4. Analisar os fenômenos da informação estruturada do café nos meios materiais e imateriais documentais nas dimensões virtuais. 5. Identificar o papel do mediador da tecnologia na sociedade de classes.

      

    Avaliação: trabalho e seminários

                   

    Método

    1. Aulas expositivas e práticas. Painéis com profissionais e especialistas. 2. Desenvolvimento de trabalhos em grupos e realização de produto.

    Critério

    trabalhos, seminários e trabalhos de grupo

    Norma de Recuperação

    Apresentação de trabalho e/ou realização de prova escrita pelos alunos regimentalmente habilitados e segundo prazos fixados pelo Calendário Escolar.

     

    Bibliografia

                   

    ARAÚJO, C.A.A. A Contribuição de F.W. Lancaster para a Ciência da Informação no Brasil. Disponível em PontodeAcesso, Salvador, v. 3, n. 2, p. 132 -146, ago. 2009. www.pontodeacesso.ici.ufba.br. Acesso em 30 de junho de 2015.

    BARRETO, A. Sobre A Interdisciplinaridade. DataGramaZero: Revista de Ciência da Informação, v. 5, n. 6, dez. 2004. Disponível em: . Acesso em: 25 nov. 2009.

    CHOMSKY, N.Linguagem e responsabilidade. São Paulo: JSN Editora, 2007

     

    ESPÍRITO SANTO, S. O Colecionador Público Documentalista: Museu Histórico e de Ordem Geral Plínio Travassos dos Santos de Ribeirão Preto”. Ribeirão Preto: Editora Holos, 2015. ___________________Os “corredores do café” como mediação do objeto cognitivo para a Ciência da Informação. DataGramaZero: Revista de Ciência da Informação, v. 10, n. 4, ago. 2009. Disponível em: . Acesso em: 25 nov. 2009.

    FURTADO, Celso. Formação econômica do Brasil. 27 ed. São Paulo: Publifolha, 2000. 276 p.

    GIDDENS, A. A Constituição da Sociedade. São Paulo: Martins Fontes, 2003

    HOBSBAWM, E. Feiticeiros e aprendizes. As ciências naturais. Era dos extremos. O breve século XX 1914-1991. São Paulo: Companhia das Letras, 2009. IANNI, Octávio. A era do globalismo. 4 ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1999. KOZ, M. S. ;

    KUZUCU, K. Turkish Coffee. Yapi Kredi Yayinlari. Istanbul. 2013. LE GOFF, Jacques. A Europa contada aos jovens. Lisboa:Gradiva Público.1997. 79 p.

    MAZOYER, Marcel; ROUDART, Laurence. História das agriculturas no mundo: do neolítico à crise contemporânea. Tradução Cláudia F. Fallauh, São Paulo: Editora Unesp, 2010. 568 p.

    MORIN, Edgar. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. 15ed. Rio de Janeiro: Bertrand, 2008. 128 p.

    SAJDI, Dana. Ottoman tulips, ottoman coffee: leisure and lifestyle in the eighteenth century.New York: I.B.Tauris,2014.

     SILVA, Armando Malheiro da. A pesquisa e suas aplicações em ciência da informação: implicações éticas. In______ PRIMEIRO SIMPÓSIO BRASILEIRO DE ÉTICA DA INFORMAÇÃO. Ética da Informação: conceitos, abordagens, aplicações.

    FREIRE, Gustavo Henrique de Araujo (Org.), João Pessoa: Ideia, 2010

    SILVA, S. I. Weblog como objeto da Ciência da Informação. DataGramaZero: Revista de Ciência da Informação, v. 9, n. 5, out. 2008. Disponível em: http://dgz.org.br/out08/Art_03.htm. Acesso em: 15 dez. 2009.

     

    Programa

    Agosto

    Dias 18-25

    1.       História ou informação sobre o café nos meios de comunicação, arquivos, museus e bibliotecas no Brasil e em outros países.

     

    1.1. Literatura, música e ambientes do café.

     

     

     

    Referência:

     

     

    FURTADO, Celso. Formação econômica do Brasil. 27 ed. São Paulo: Publifolha, 2000. 276 p

    ESPÍRITO SANTO, S. O Colecionador Público Documentalista: Museu Histórico e de Ordem Geral Plínio Travassos dos Santos de Ribeirão Preto”. Ribeirão Preto: Editora Holos, 2015.

     ___________________Os “corredores do café” como mediação do objeto cognitivo para a Ciência da Informação. DataGramaZero: Revista de Ciência da Informação, v. 10, n. 4, ago. 2009. Disponível em: . Acesso em: 25 nov. 2009.

    Blog:

    http://silviamariadoespiritosanto.blog/

     

    Setembro

    Dias 01-15-22-29

     

    2.        A gestão dos conteúdos da relação da documentação e desenvolvimento sistêmico e tecnológico nos territórios,

     

    2.1. Territórios são imaginados, desenhados, medidos

     2.1.1. Território – relacionado à terra

    2.1.2. Território – relacionado à política

    2. 2. Reconhecer os ciclos informacionais em relação à produção moderna brasileira e transição baseada economia brasileira focando a produção cafeeira.

    Referências:

    GIDDENS, A. A Constituição da Sociedade. São Paulo: Martins Fontes, 2003

    Outubro

    Dias 06-13-20-27

     

    3.       Conceitos para reconhecimento do fenômeno da Informação na leitura documental. 3.1. O aluno deverá analisar conceitos e práticas reconhecendo os fenômenos da informação do café estruturada nas instituições: arquivos, museus, bibliotecas e centros de documentação no Brasil e no exterior.

     

    Referências:

     

    Museu do Café de Santos. http://www.museudocafe.org.br/

     

    Novembro

    Dias 03-10-17-24-

    4.       Analisar os fenômenos da informação estruturada do café nos meios materiais e imateriais documentais nas dimensões virtuais.

    4.1. Infografias e Plataformas

     

    Dezembro

    Dia 01

     

    5.       Identificar o papel do mediador da tecnologia na sociedade de classes.

     

     

    Referências

     

    SILVA, S. I. Weblog como objeto da Ciência da Informação. DataGramaZero: Revista de Ciência da Informação, v. 9, n. 5, out. 2008. Disponível em: http://dgz.org.br/out08/Art_03.htm. Acesso em: 15 dez. 2009.


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