Programação

  • PROGRAMA DISCIPLINA: 5962058 - Mediação Cultural: Organização de Acervos e Produtos

    PROGRAMA DISCIPLINA: 5962058 - Mediação Cultural: Organização de Acervos e Produtos

    Docente Responsável

    2144262 - Silvia Maria do Espirito Santo

    Créditos Aula:  2

    Créditos Trabalho:         1

    Carga Horária Total:       60 h – quartas-feiras. Horário 16:00/18:00 hs

    Tipo:     Semestral

    Ativação:            01/01/2013        

     

     

    Apresentação

     

    Objetivos

    Descobrir a Mediação Cultural como procedimento da Ação Cultural, instrumento (e gestão) da Política Cultural, unindo a experiência interativa dos suportes analógicos e digitais com a mediação das linguagens e análises documentárias. Reconhecer metodologias da conservação documental no interior dos centros de documentação e memória, das bibliotecas, museus e arquivos.

     

    . procedimento

    . ação cultural

    . instrumento

    . gestão

    .experiência

    .interatividade

     

     

    Programa Resumido

    Abordagem panorâmica dos procedimentos de pesquisa para observação do armazenamento, do tratamento, da indexação e da divulgação da informação. Observar os destinos da informação ao alcance do usuário e seus múltiplos interesses, a partir da transformação da informação em outros produtos (científicos, artísticos e da pesquisa histórica).

    1.                 Abordar a Mediação Cultural como procedimento da Ação Cultural, instrumento da Gestão da Política Cultural, unindo a experiência interativa com a mediação das linguagens e análises documentárias no interior dos centros de documentação, das bibliotecas, museus e arquivos.

    1.1. Produtos de referência: do livro e internet.

    1.2. A construção de produtos: da idéia e necessidade

    1.3. Experiências dos alunos e avaliação

     

    2. Analisar os procedimentos de pesquisa  dirigidos ao armazenamento, ao tratamento, à indexação e à divulgação da informação.

     

    3.       Observar os produtos informacionais a mediação do produto informacional

     

    4. Discutir e reconhecer a transformação da informação em outros produtos (científicos, artísticos e da pesquisa histórica).

     

    Programa

     

    DIAS 18-25 DE AGOSTO -

    1.       Mediação Cultural como procedimento da Ação Cultural, instrumento da Gestão da Política Cultural, unindo a experiência interativa com a mediação das linguagens e análises documentárias no interior dos centros de documentação, das bibliotecas, museus e arquivos.

    AÇÃO CULTURAL

    GESTÃO DA POLÍTICA CULTURAL – interatividades

    MEDIAÇÃO E LINGUAGENS E ANÁLISE DOCUMENTÁRIA NAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS

     

    DIAS  1-15-22-29 DE SETEMBRO

     

    2.       Analisar os procedimentos de pesquisa dirigidos ao armazenamento, ao tratamento, à indexação e à divulgação da informação.

     

    2.1. A pesquisa como base do produto em construção

     

    2.2. Adequação da pesquisa ao projeto cultural

     

    2.3. Mediações e divulgação dos produtos selecionados

    Referência:

    LIMA, G. D. S.; CARVALHO, C. P. J.; ALMEIDA, C. C. A preservação e a disseminação da história e cultura africana e afro-brasileira a partir do colecionismo nas unidades de informação no brasil. Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação, v. 13 No 1, n. 1, p. 223-238, 2020. DOI: 10.26512/rici.v13.n1.2020.29498 Acesso em: 14 ago. 2020.

     

    Dia 15 de setembro

    Sobre armazenamento e informação

    Beraquet, V. S. ; Ciol, R. (org.) O profissional da informação na gestão. Uma coletânea. Campinas: Akademika, 2010

    Beraquet, V, Oliveira, S. ; Chiavara, N. ; Chagas, M. a. Desenvolvimento do profissional da informação para atuar em saúde: identificação de competências. Disponível em https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/2041. Acesso em 30 de agosto de 2018

    . Discutiremos o texto a respeito de Saúde

    Experiências de produtos culturais em tempos de Pandemia

    Dia 22-29 de setembro

    Fundamentação teórica sobre informação

    Referência

    Base de Dados: BRAPCI - https://brapci.inf.br/index.php/res/v/123642 :



    DAVENPORT, T. H. Ecologia da informação: por que só a tecnologia não basta para o sucesso na era da informação. Tradução Bernadete S. Abrão. São Paulo: Futura, 2002. Disponível em: <http://amormino.com.br/livros/20141114-ecologiainformacao.pdf>. Acesso em: 20 de agosto . 2018.

    file:///D:/Downloads/Ecologia%20da%20Informacao.pdf

     

    Dia 29 de setembro

    Divulgação e Mediação

    Produtos em mediação.

    Referência

    Site: http://celacc.eca.usp.br/?q=pt-br/celacc-tcc/343/detalhe

    Monteiro, C. ; Espírito Santo, S.. PARA ALÉM DOS MUROS DA UNIVERSIDADE: RELATO DE EXPERIÊNCIA NA DISCIPLINA DE MEDIAÇÃO E RECEPÇÃO DA INFORMAÇÃO. Disponível em

    http://www.periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/biblio/article/view/38920/20689

     

    Dias 06-13-20-27 DE OUTUBRO

     

    3.       Observar os produtos informacionais a mediação do produto informacional

    Referências

    Museu Caixa de Barcelona. Espanha

    Martinez, Eduardo & Jorge Flores. La pirâmide de la popularización de la ciência y la tecnologia: reflexiones básicas. México: Fondo de Cultura Econômica, 2002.

    Santos,  V. F. Criação de produtos de informação: a experiência do Sebrae/MTDisponível em https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-19651998000100013#:~:text=Produto%20informacional%20de%20sele%C3%A7%C3%A3o%2C%20coleta,humanos%2C%20finan%C3%A7as%2C%20administra%C3%A7%C3%A3o%20etc. Acesso em 14/08/2020.


    BRAGA, R. A. Adelino. Impasses entre o Letramento e a Cultura Nas Humanidades: Uma Visão Filosófica da Formação do Leitor
    Revista Cajueiron. 2, v. 1 n. 2, p. 20-39, 2019. (Artigo Original) 

     

    Dias 3-10-17-24 NOVEMBRO

     

    4.       Discutir e reconhecer a transformação da informação em outros produtos (científicos, artísticos e da pesquisa histórica).

     

     Noção de Plataforma  - Noção de Controle - Noção de interatividade - Noção de imprevisibilidade positiva e negativa e neutra

    Referência:

    VERAS, L.; CAVALCANTI, C. C. B.; MATOS, C. R. C. Renascimento digital. Memória e Informação, v. 3 n. 1, n. 1, p. 49-62, 2019. Disponível em: <http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/123642>. Acesso em: 14 ago. 2020.

     Frequência dia 24 de novembro

     

    Avaliação . Dezembro 01. Entrega de trabalho

                   

    Método

    1. Aulas expositivas e práticas. Painéis com profissionais e especialistas. Visitas a instituições de informação: centro de documentação, arquivo, museus e bibliotecas.

    2. Desenvolvimento de trabalhos em grupos.

    Critério

    Trabalhos e prova.

    Norma de Recuperação

    Apresentação de trabalho e/ou realização de prova escrita pelos alunos regimentalmente habilitados e segundo prazos fixados pelo Calendário Escolar

     

    Bibliografia

                   

    ALMEIDA JÚNIOR, O. F. . Mediação da informação: ampliando o conceito de disseminação. In: Marta Valentim. (Org.). Gestão da Informação e do Conhecimento. São Paulo: Editora Polis, 2008, v. 1, p. 41-54.

    Beraquet, V. S. ; Ciol, R. (org.) O profissional da informação na gestão. Uma coletânea. Campinas: Akademika, 2010.

    Café, L.; Sales, R. Semelhanças e Diferenças entre Tesauros e Ontologias.DatagramaZero..vista de Ciência da Informação - v.9 n.4 . Disponível em: http://www.dgz.org.br/ago08/Art_02.htm. Acesso em 4 de abril de 2012.

    Forty, A. Objetos de desejo. Design e sociedade desde 1750. São Paulo: Cosac Nify, 2007.

    Gombrich, F.H. A história da Arte. Rio de Janeiro: LTC, 2011.

    Guimarães, José Augusto Chaves. O arquivo público e as relações Estado-Sociedade. In: Boletim do Arquivo. São Paulo: Arquivo/Imesp, v.3, nº 01, jan/jun, 2000.

    Martinez, Eduardo & Jorge Flores. La pirâmide de la popularización de la ciência y la tecnologia: reflexiones básicas. México: Fondo de Cultura Econômica, 2002.

    Pignattari, Décio. Semiótica & Literatura. São Paulo: Cultrix, 1987.

     


  • Tópico 1

  • Tópico 2

  • Tópico 3

  • Tópico 4

  • Tópico 5

  • Tópico 6

  • Tópico 7

  • Tópico 8

  • Tópico 9

  • Tópico 10