Programação
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PROGRAMA DISCIPLINA: 5962058 - Mediação Cultural: Organização de Acervos e Produtos
Docente Responsável
2144262 - Silvia Maria do Espirito Santo
Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 60 h – quartas-feiras. Horário 16:00/18:00 hs
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2013
Apresentação
Objetivos
Descobrir a Mediação Cultural como procedimento da Ação Cultural, instrumento (e gestão) da Política Cultural, unindo a experiência interativa dos suportes analógicos e digitais com a mediação das linguagens e análises documentárias. Reconhecer metodologias da conservação documental no interior dos centros de documentação e memória, das bibliotecas, museus e arquivos.
. procedimento
. ação cultural
. instrumento
. gestão
.experiência
.interatividade
Programa Resumido
Abordagem panorâmica dos procedimentos de pesquisa para observação do armazenamento, do tratamento, da indexação e da divulgação da informação. Observar os destinos da informação ao alcance do usuário e seus múltiplos interesses, a partir da transformação da informação em outros produtos (científicos, artísticos e da pesquisa histórica).
1. Abordar a Mediação Cultural como procedimento da Ação Cultural, instrumento da Gestão da Política Cultural, unindo a experiência interativa com a mediação das linguagens e análises documentárias no interior dos centros de documentação, das bibliotecas, museus e arquivos.
1.1. Produtos de referência: do livro e internet.
1.2. A construção de produtos: da idéia e necessidade
1.3. Experiências dos alunos e avaliação
2. Analisar os procedimentos de pesquisa dirigidos ao armazenamento, ao tratamento, à indexação e à divulgação da informação.
3. Observar os produtos informacionais a mediação do produto informacional
4. Discutir e reconhecer a transformação da informação em outros produtos (científicos, artísticos e da pesquisa histórica).
Programa
DIAS 18-25 DE AGOSTO -
1. Mediação Cultural como procedimento da Ação Cultural, instrumento da Gestão da Política Cultural, unindo a experiência interativa com a mediação das linguagens e análises documentárias no interior dos centros de documentação, das bibliotecas, museus e arquivos.
AÇÃO CULTURAL
GESTÃO DA POLÍTICA CULTURAL – interatividades
MEDIAÇÃO E LINGUAGENS E ANÁLISE DOCUMENTÁRIA NAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS
DIAS 1-15-22-29 DE SETEMBRO
2. Analisar os procedimentos de pesquisa dirigidos ao armazenamento, ao tratamento, à indexação e à divulgação da informação.
2.1. A pesquisa como base do produto em construção
2.2. Adequação da pesquisa ao projeto cultural
2.3. Mediações e divulgação dos produtos selecionados
Referência:
LIMA, G. D. S.; CARVALHO, C. P. J.; ALMEIDA, C. C. A preservação e a disseminação da história e cultura africana e afro-brasileira a partir do colecionismo nas unidades de informação no brasil. Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação, v. 13 No 1, n. 1, p. 223-238, 2020. DOI: 10.26512/rici.v13.n1.2020.29498 Acesso em: 14 ago. 2020.
Dia 15 de setembro
Sobre armazenamento e informação
Beraquet, V. S. ; Ciol, R. (org.) O profissional da informação na gestão. Uma coletânea. Campinas: Akademika, 2010
Beraquet, V, Oliveira, S. ; Chiavara, N. ; Chagas, M. a. Desenvolvimento do profissional da informação para atuar em saúde: identificação de competências. Disponível em https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/2041. Acesso em 30 de agosto de 2018
. Discutiremos o texto a respeito de Saúde
Experiências de produtos culturais em tempos de Pandemia
Dia 22-29 de setembro
Fundamentação teórica sobre informação
Referência
Base de Dados: BRAPCI - https://brapci.inf.br/index.php/res/v/123642 :
DAVENPORT, T. H. Ecologia da informação: por que só a tecnologia não basta para o sucesso na era da informação. Tradução Bernadete S. Abrão. São Paulo: Futura, 2002. Disponível em: <http://amormino.com.br/livros/20141114-ecologiainformacao.pdf>. Acesso em: 20 de agosto . 2018.
file:///D:/Downloads/Ecologia%20da%20Informacao.pdf
Dia 29 de setembro
Divulgação e Mediação
Produtos em mediação.
Referência
Site: http://celacc.eca.usp.br/?q=pt-br/celacc-tcc/343/detalhe
Monteiro, C. ; Espírito Santo, S.. PARA ALÉM DOS MUROS DA UNIVERSIDADE: RELATO DE EXPERIÊNCIA NA DISCIPLINA DE MEDIAÇÃO E RECEPÇÃO DA INFORMAÇÃO. Disponível em
http://www.periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/biblio/article/view/38920/20689
Dias 06-13-20-27 DE OUTUBRO
3. Observar os produtos informacionais a mediação do produto informacional
Referências
Museu Caixa de Barcelona. Espanha
Martinez, Eduardo & Jorge Flores. La pirâmide de la popularización de la ciência y la tecnologia: reflexiones básicas. México: Fondo de Cultura Econômica, 2002.
Santos, V. F. Criação de produtos de informação: a experiência do Sebrae/MTDisponível em https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-19651998000100013#:~:text=Produto%20informacional%20de%20sele%C3%A7%C3%A3o%2C%20coleta,humanos%2C%20finan%C3%A7as%2C%20administra%C3%A7%C3%A3o%20etc. Acesso em 14/08/2020.
BRAGA, R. A. Adelino. Impasses entre o Letramento e a Cultura Nas Humanidades: Uma Visão Filosófica da Formação do Leitor
Revista Cajueiro, n. 2, v. 1 n. 2, p. 20-39, 2019. (Artigo Original)Dias 3-10-17-24 NOVEMBRO
4. Discutir e reconhecer a transformação da informação em outros produtos (científicos, artísticos e da pesquisa histórica).
Noção de Plataforma - Noção de Controle - Noção de interatividade - Noção de imprevisibilidade positiva e negativa e neutra
Referência:
VERAS, L.; CAVALCANTI, C. C. B.; MATOS, C. R. C. Renascimento digital. Memória e Informação, v. 3 n. 1, n. 1, p. 49-62, 2019. Disponível em: <http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/123642>. Acesso em: 14 ago. 2020.
Frequência dia 24 de novembro
Avaliação . Dezembro 01. Entrega de trabalho
Método
1. Aulas expositivas e práticas. Painéis com profissionais e especialistas. Visitas a instituições de informação: centro de documentação, arquivo, museus e bibliotecas.
2. Desenvolvimento de trabalhos em grupos.
Critério
Trabalhos e prova.
Norma de Recuperação
Apresentação de trabalho e/ou realização de prova escrita pelos alunos regimentalmente habilitados e segundo prazos fixados pelo Calendário Escolar
Bibliografia
ALMEIDA JÚNIOR, O. F. . Mediação da informação: ampliando o conceito de disseminação. In: Marta Valentim. (Org.). Gestão da Informação e do Conhecimento. São Paulo: Editora Polis, 2008, v. 1, p. 41-54.
Beraquet, V. S. ; Ciol, R. (org.) O profissional da informação na gestão. Uma coletânea. Campinas: Akademika, 2010.
Café, L.; Sales, R. Semelhanças e Diferenças entre Tesauros e Ontologias.DatagramaZero..vista de Ciência da Informação - v.9 n.4 . Disponível em: http://www.dgz.org.br/ago08/Art_02.htm. Acesso em 4 de abril de 2012.
Forty, A. Objetos de desejo. Design e sociedade desde 1750. São Paulo: Cosac Nify, 2007.
Gombrich, F.H. A história da Arte. Rio de Janeiro: LTC, 2011.
Guimarães, José Augusto Chaves. O arquivo público e as relações Estado-Sociedade. In: Boletim do Arquivo. São Paulo: Arquivo/Imesp, v.3, nº 01, jan/jun, 2000.
Martinez, Eduardo & Jorge Flores. La pirâmide de la popularización de la ciência y la tecnologia: reflexiones básicas. México: Fondo de Cultura Econômica, 2002.
Pignattari, Décio. Semiótica & Literatura. São Paulo: Cultrix, 1987.
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Na terça feira, dia 29 de setembro, faça uma análise desse programa de internet.Pensar no papel do bibliotecário frente às coleções e a tecnologia disponível para otimizar a pesquisa teórica e prática1. Analisar por favor2. A análise do produto sob a óptica da necessidade de mercado3. O produto Livro na Internet
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