Programação
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1. PROGRAMA RESUMIDO
Estudo de diferentes concepções de currículo e sua articulação com os aspectos pedagógicos, políticos, culturais e econômicos. Análise crítica da teoria e a história do currículo; contextualização e discussão das diferentes concepções curriculares e análise da ordenação geral do currículo na educação básica (BNCC e Currículo Paulista)
2. OBJETIVOS
Geral: Possibilitar aos futuros professores (pedagogos) o contato com um corpo organizado de ideias que subsidiam e justificam o processo e o desenvolvimento do campo do currículo na educação básica.
b) Específicos:-Analisar criticamente as teorias educacionais da organização curricular, no que se refere aos aspectos históricos, políticos e pedagógicos.
-Compreender o ensino e a complexidade dos fenômenos educativos, bem como as diretrizes orientadoras da política curricular relacionadas aos níveis e modalidades de ensino na educação básica.
-Discutir a ordenação geral do currículo na escola, no âmbito político e macro organizativo. (Base Nacional Comum Curricular -BNCC e Currículo Paulista).
-Analisar o contexto de formação dos professores (inicial e continuada) no que concerne ao currículo, no nível da educação básica e educação superior.
3. CONTEÚDOS
Eixo 1: A HISTORICIDADE DO CURRÍCULO: Gênese dos estudos sobre currículo (teorias tradicionais, críticas e pós-críticas). O conceito do currículo escolar e as tendências curriculares no Brasil.
Eixo 2: CURRÍCULO, CULTURA E SOCIEDADE: A teoria crítica do currículo, a política do conhecimento oficial, a cultura popular e a pedagogia radical crítica; a dupla determinação: escolarização e cultura; o currículo do Curso de Pedagogia.
Eixo 3: OS CURRÍCULOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA: A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como pressuposto para o Currículo Nacional; o Currículo Paulista; o currículo das demais modalidades da educação
4. DESENVOLVIMENTO DA DISCIPLINA
A disciplina será ofertada, de forma virtual, com utilização da plataforma Moodle, Portal da FFCLRP, Portal DEDIC (http://portaldedic.org) e encontros síncronos por meio de:
a) Aulas online síncronas, via GOOGLE MEET (19:00 – 21:00hs), nas seguintes datas: 29/9/2020; 13,20,27/10/2020; 3,10,17,24/11/2020; 1,8/12/2020.
b) Atividades Integradoras ATIs: 28/9/2020; 6/10/2020; 4 e 19/11/2020;11/12/2020.
c) Mídias e procedimentos: será utilizado o canal do youtube https://www.youtube.com/channel/UCJXKc64px7i4w_8GUAz0wWQ para transmitir e arquivar as ATIs;
d) Para os estudantes que não puderem participar das atividades on line, sincronicamente, haverá a possibilidade de realizá-las de forma assíncrona, assistindo, posteriormente, aos vídeos gravados que serão disponibilizados no repositório (http://portaldedic.org) e no canal do Youtube “Atividades Integradoras – ATIs” criado para acolher as produções deste projeto (https://www.youtube.com/channel/UCJXKc64px7i4w_8GUAz0wWQ).
e) Total de 15 aulas: 10 Aulas online Síncronas e 5 Atividades Integradoras – ATIs.
f) Será criado um grupo no whatsap para facilitar a comunicação entre os participantes.
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1º Encontro: ATI1-O que esperar do novo Fundeb? Prof. Dr. José Marcelino de Rezende Pinto- Professor titular FFCLRP/USP -Live - youtube
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EIXO I – A HISTORICIDADE DO CURRÍCULO: EPISTEMOLOGIA
Apresentação do Programa da Disciplina Teorias de Currículo e seu desenvolvimento.
Discussão dos aspectos relacionados ao campo epistemológico do campo do CURRICULO.
Estratégia de Aprendizagem: Apresentação Oral – Slides sobre a história do Currículo Resp. :Docente da Disciplina
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ATI 2- Movimentos sociais e o direito à educação infantil . Profa. Dra. Janaína - Live - youtube
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Estratégia de Aprendizagem: Discussão do texto – Roteiro (Docente, Monitora PAE e Alunos).
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Texto 02: LOPES, Alice Casimiro; MACEDO, Elizabeth. Teorias do Currículo. São Paulo: Cortez, 2011.
Capítulo 01- Currículo – Páginas 19 a 42.(Grupos 1 e 2)
Capítulo 03- Conhecimento - Páginas 70 a 93 (Grupos 3 e 4)
Capítulo 05- Disciplina – Páginas 107 a 122 (Grupos 5 e 6)
Capítulo 07 -Prática e Cotidiano – Páginas 141 a 164 (Grupos 7 e 8)
Capítulo 08- Emancipação e Resistência -Páginas 165 a 183 (Grupos 9 e 10)
Estratégia de Aprendizagem: Painel Integrado
-Os alunos serão divididos em dez grupos. Cada grupo se reúne em uma sala virtual, no horário de 19:00 hs às 20:00. Não esqueçam de enviar convite para a docente e monitora PAE.
-Após, entram na sala virtual convocada pela docente, para apresentar o texto.
Esta atividade faz parte da Primeira Atividade Coletiva- online.
Cada grupo faz a postagem de seu trabalho na Plataforma Moodle E- Disciplinas até o dia 26/10/2020.
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Continuidade da Aula do dia 20 de outubro de 2020.
Estratégia de Aprendizagem: Painel Integrado
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EIXO 2: CURRÍCULO, CULTURA E SOCIEDADE
Texto 03: APPLE, Michael W. A luta pela democracia na Educação Crítica. Revista e-Curriculum, São Paulo, v.15, n.4, p. 894 – 926 out./dez. 2017
Estratégia de Aprendizagem: Discussão do texto (Docente, Monitora PAE e Alunos).
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ATI 3- Avanços da privatização na Educação Básica – Profa.Dra.Theresa Adrião- UNICAMP
Live - youtube
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Texto 03: APPLE, Michael W. A luta pela democracia na Educação Crítica. Revista e-Curriculum, São Paulo, v.15, n.4, p. 894 – 926 out./dez. 2017
Texto 04: MOREIRA, Antônio Flávio Barbosa; CANDAU, Vera Maria. Indagações sobre currículo: currículo, conhecimento e cultura. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2007.
Estratégia de Aprendizagem: Aula expositiva dialogada. -
10º Encontro- 17/11/2020- Elaboração de Mapa Conceitual sobre BNCC e Currículo Paulista
EIXO 3: OS CURRÍCULOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Orientações: Estratégia de Aprendizagem: Mapa Conceitual
-Os alunos serão divididos em dez grupos. Cada grupo se reúne em uma sala virtual, no horário de 19:00 hs às 21:00. Não esqueçam de enviar convite para a docente e monitora PAE.
- Esta atividade faz parte da Segunda Atividade Coletiva- online.
- Os alunos devem observar o cronograma de apresentação dos grupos;
17/11/2020- Trabalho entre os grupos. Reunião google-meet- agendadas por cada grupo.
24/11/2020 – Questões 1, 2 e 3- Grupos 2 , 8, 10
01/12/2020 - Questões 4, 5 e 6 – Grupos 4, 5, 7
08/12/2020 – Questões 7, 8 ,9 e 10- Grupos 1, 3, 6, 9
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11º Encontro: 19/11/2020- ATI 4 - Atividade de Ensino como unidade formadora de professores e estudantes.
ATI 4 - Atividade de Ensino como unidade formadora de professores e estudantes. Prof. Dr. Manoel Oriosvaldo de Moura- FE/USP
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12º Encontro- 24/11/2020- Textos 05, 6 e 7: A Base Comum Nacional Curricular -BNCC
A Base Nacional Comum Curricular- BNCC(fragmentos)-
– Questões 1, 2 e 3- Grupos 2 , 8, 10
-Estratégia de Aprendizagem: Mapa Conceitual
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13º Encontro- 01/12/2020- Questões 4, 5 e 6 Textos 7 e 8: A Base Comum Nacional Curricular -BNCC e Currículo Paulista (Pressupostos). Novo
-Textos 7 e 8: A Base Comum Nacional Curricular -BNCC e Currículo Paulista (Pressupostos).
-01/12/2020 - Questões 4, 5 e 6 – Grupos 4, 5, 7
-Estratégia de Aprendizagem: Mapa Conceitual
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14 Encontro- 08/11/2020-Texto 9 -Currículo Paulista- Etapa do Ensino Médio -Questões 7, 8 ,9 e 10 - Novo
-Texto 9 -Currículo Paulista- Etapa do Ensino Médio – (fragmentos)
- 08/12/2020 – Questões 7, 8 ,9 e 10- Grupos 1, 3, 6, 9
- Estratégia de Aprendizagem: Mapa Conceitual
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- ATI 5 - O campo da formação docente e os processos de reconversão. Profa. Dra. Olinda Evangelista
- Encerramento da Disciplina Teorias de Currículo -
1.CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM - TEORIAS DO CURRÍCULO
a) Texto crítico sobre a Base Nacional Comum Curricular e ou Currículo Paulista, a partir de um roteiro de questões. (Atividade Individual) ou
b)Síntese da Atividade Integradora: O campo da formação docente e os processos de reconversão. Apresentação: Profa. Dra. Olinda Evangelista- UFSC. (Atividade Individual)
Valor desta atividade: Peso 6). Entrega da Atividade: Até dia 21/12/2020
c) Atividades Coletivas (Duas)- online.(Valor: peso 4).
PRAZOS: As atividades constantes nos itens a e b deverão ser entregues até o dia 21 de dezembro de 2020, por e-mail para Profa. Noeli Prestes Padilha Rivas (noerivas@ffclrp.usp.br) ou colocadas no e-disciplinas. As atividades coletivas estão disponibilizadas no Cronograma.
2. NORMAS DE RECUPERAÇÃO
Os alunos que não conseguirem aprovação, deverão fazer uma nova avaliação escrita, sobre todo o conteúdo visto no curso, e obter nesta nota igual ou superior a 5 (cinco).