Programação

  • Programa e Cronograma da Disciplina

    1. PROGRAMA RESUMIDO

    Estudo de diferentes concepções de currículo e sua articulação com os aspectos pedagógicos, políticos, culturais e econômicos. Análise crítica da teoria e a história do currículo; contextualização e discussão das diferentes concepções curriculares e análise da ordenação geral do currículo na educação básica (BNCC e Currículo Paulista)

     2. OBJETIVOS

    Geral: Possibilitar aos futuros professores (pedagogos) o contato com um corpo organizado de ideias que subsidiam e justificam o processo e o desenvolvimento do campo do currículo na educação básica.
    b) Específicos:

    -Analisar criticamente as teorias educacionais da organização curricular, no que se refere aos aspectos históricos, políticos e pedagógicos.

    -Compreender o ensino e a complexidade dos fenômenos educativos, bem como as diretrizes orientadoras da política curricular relacionadas aos níveis e modalidades de ensino na educação básica.

    -Discutir a ordenação geral do currículo na escola, no âmbito político e macro organizativo. (Base Nacional Comum Curricular -BNCC e Currículo Paulista).

    -Analisar o contexto de formação dos professores (inicial e continuada) no que concerne ao currículo, no nível da educação básica e educação superior.

    3. CONTEÚDOS

    Eixo 1: A HISTORICIDADE DO CURRÍCULO: Gênese dos estudos sobre currículo (teorias tradicionais, críticas e pós-críticas). O conceito do currículo escolar e as tendências curriculares no Brasil.

    Eixo 2: CURRÍCULO, CULTURA E SOCIEDADE: A teoria crítica do currículo, a política do conhecimento oficial, a cultura popular e a pedagogia radical crítica; a dupla determinação: escolarização e cultura; o currículo do Curso de Pedagogia.

    Eixo 3: OS CURRÍCULOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA: A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como pressuposto para o Currículo Nacional; o Currículo Paulista; o currículo das demais modalidades da educação

    4. DESENVOLVIMENTO DA DISCIPLINA

    A disciplina será ofertada, de forma virtual, com utilização da plataforma Moodle, Portal da FFCLRP, Portal DEDIC  (http://portaldedic.org) e  encontros síncronos por meio de:

    a)    Aulas online síncronas, via GOOGLE MEET (19:00 – 21:00hs), nas seguintes datas: 29/9/2020; 13,20,27/10/2020; 3,10,17,24/11/2020; 1,8/12/2020.

    b)    Atividades Integradoras ATIs: 28/9/2020; 6/10/2020; 4 e 19/11/2020;11/12/2020.

    c)    Mídias e procedimentos: será utilizado o canal do youtube https://www.youtube.com/channel/UCJXKc64px7i4w_8GUAz0wWQ para transmitir e arquivar as ATIs;

    d)    Para os estudantes que não puderem participar das atividades on line, sincronicamente, haverá a possibilidade de realizá-las de forma assíncrona, assistindo, posteriormente, aos vídeos gravados que serão disponibilizados no repositório (http://portaldedic.org) e no canal do Youtube “Atividades Integradoras – ATIs” criado para acolher as produções deste projeto (https://www.youtube.com/channel/UCJXKc64px7i4w_8GUAz0wWQ).

    e)    Total de 15 aulas: 10 Aulas online Síncronas  e 5 Atividades Integradoras – ATIs.

    f)     Será criado um grupo no whatsap para facilitar a comunicação entre os participantes.




  • 1º Encontro_ 28/9/2020 - ATI1-O que esperar do novo Fundeb?

    1º Encontro: ATI1-O que esperar do novo Fundeb? Prof. Dr. José Marcelino de Rezende Pinto- Professor titular FFCLRP/USP -Live - youtube

  • 2º Encontro -29/09/2020 -Apresentação da Disciplina Teorias do Currículo

    EIXO I – A HISTORICIDADE DO CURRÍCULO: EPISTEMOLOGIA 

    Apresentação do Programa da Disciplina Teorias de Currículo e seu desenvolvimento.

    Discussão dos aspectos relacionados ao campo epistemológico do campo do CURRICULO.

    Estratégia de Aprendizagem: Apresentação Oral – Slides sobre a história do Currículo Resp. :Docente da Disciplina


  • 3º Encontro - 6/10/2020 -ATI 2- Movimentos sociais e o direito à educação infantil

     ATI 2- Movimentos sociais e o direito à educação infantil . Profa. Dra. Janaína - Live - youtube

     


  • 4º Encontro: 13/10/2020 - Análise e Discussão Texto I

    4º Encontro; Texto 01: SILVA, Tomaz Tadeu da.  Teorias do Currículo: O que é isto? In:______. Documentos de Identidade. Uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 1999. Páginas: 11-17.

    Estratégia de Aprendizagem: Discussão do texto – Roteiro (Docente, Monitora PAE e Alunos).


  • 5º Encontro:20/10/2020 - Texto 02 -Atividade Coletiva - Painel Integrado

     Texto 02: LOPES, Alice Casimiro; MACEDO, Elizabeth. Teorias do Currículo. São Paulo: Cortez, 2011.

    Capítulo 01- Currículo – Páginas 19 a 42.(Grupos 1 e 2)

    Capítulo 03- Conhecimento - Páginas 70 a 93 (Grupos 3 e 4)

    Capítulo 05- Disciplina – Páginas 107 a 122 (Grupos 5 e 6)

    Capítulo 07 -Prática e Cotidiano – Páginas 141 a 164 (Grupos 7 e 8)

    Capítulo 08- Emancipação e Resistência -Páginas 165 a 183 (Grupos 9 e 10)

    Estratégia de Aprendizagem: Painel Integrado

    -Os alunos serão divididos em dez grupos. Cada grupo se reúne em uma sala virtual, no horário de 19:00 hs às 20:00. Não esqueçam de enviar convite  para a docente e monitora PAE.

    -Após, entram na sala  virtual convocada pela docente, para apresentar  o texto.

    Esta atividade faz parte da  Primeira Atividade Coletiva-  online.

    Cada grupo faz a postagem de seu trabalho na Plataforma Moodle E- Disciplinas até o dia 26/10/2020.



  • 6º Encontro -27/10/2020- Continuidade da aula anterior_Painel Integrado

    Continuidade da Aula do dia 20 de outubro de 2020.

    Estratégia de Aprendizagem: Painel Integrado 

  • 7º Encontro - 03/11/2020 - Análise e Discussão do Texto 03

    EIXO 2: CURRÍCULO, CULTURA E SOCIEDADE

    Texto 03: APPLE, Michael W. A luta pela democracia na Educação Crítica. Revista e-Curriculum, São Paulo, v.15, n.4, p. 894 – 926 out./dez. 2017

    Estratégia de Aprendizagem: Discussão do texto (Docente, Monitora PAE e Alunos).


  • 8º Encontro- 04/11/2020 -ATI 3- Avanços da privatização na Educação Básica

    ATI 3- Avanços da privatização na Educação Básica – Profa.Dra.Theresa Adrião- UNICAMP

    Live - youtube

  • 9º Encontro - 10/11/2020 -Textos 03 e 04 - Novo

    Texto 03: APPLE, Michael W. A luta pela democracia na Educação Crítica. Revista e-Curriculum, São Paulo, v.15, n.4, p. 894 – 926 out./dez. 2017

    Texto 04: MOREIRA, Antônio Flávio Barbosa; CANDAU, Vera Maria. Indagações sobre currículo:  currículo, conhecimento e cultura. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2007.

    Estratégia de Aprendizagem: Aula expositiva dialogada.

  • 10º Encontro- 17/11/2020- Elaboração de Mapa Conceitual sobre BNCC e Currículo Paulista - Novo

    10º Encontro- 17/11/2020-  Elaboração de Mapa Conceitual sobre BNCC e Currículo Paulista

    EIXO 3: OS CURRÍCULOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA 

    Orientações: Estratégia de Aprendizagem: Mapa Conceitual 

    -Os alunos serão divididos em dez grupos. Cada grupo se reúne em uma sala virtual, no horário de 19:00 hs às 21:00. Não esqueçam de enviar convite  para a docente e monitora PAE.

    - Esta atividade faz parte da  Segunda Atividade Coletiva-  online.

    - Os alunos devem observar o cronograma de apresentação dos grupos;

    17/11/2020- Trabalho entre os grupos. Reunião google-meet- agendadas por cada grupo.

    24/11/2020 – Questões 1, 2 e 3- Grupos 2 , 8, 10

    01/12/2020 - Questões 4, 5 e 6 – Grupos 4, 5, 7

    08/12/2020 – Questões 7, 8 ,9 e 10- Grupos 1, 3, 6, 9


  • 11º Encontro: 19/11/2020- ATI 4 - Atividade de Ensino como unidade formadora de professores e estudantes.

    ATI 4 - Atividade de Ensino como unidade formadora de professores e estudantes. Prof. Dr. Manoel Oriosvaldo de Moura- FE/USP

  • 12º Encontro- 24/11/2020- Textos 05, 6 e 7: A Base Comum Nacional Curricular -BNCC - Novo

    12º Encontro- 24/11/2020-  Textos 05, 6 e 7: A Base Comum Nacional Curricular -BNCC

    A Base Nacional Comum Curricular- BNCC(fragmentos)- 

    Questões 1, 2 e 3- Grupos 2 , 8, 10

    -Estratégia de Aprendizagem: Mapa Conceitual

     


  • 13º Encontro- 01/12/2020- Questões 4, 5 e 6 Textos 7 e 8: A Base Comum Nacional Curricular -BNCC e Currículo Paulista (Pressupostos). Novo

    -Textos  7 e 8: A Base Comum Nacional Curricular -BNCC  e Currículo Paulista (Pressupostos).

    -01/12/2020 - Questões 4, 5 e 6 – Grupos 4, 5, 7

    -Estratégia de Aprendizagem: Mapa Conceitual


  • 14 Encontro- 08/11/2020-Texto 9 -Currículo Paulista- Etapa do Ensino Médio -Questões 7, 8 ,9 e 10 - Novo

    -Texto 9 -Currículo Paulista- Etapa do Ensino Médio – (fragmentos)

    - 08/12/2020 – Questões 7, 8 ,9 e 10- Grupos 1, 3, 6, 9

    -  Estratégia de Aprendizagem: Mapa Conceitual


  • 15º Encontro:11/12/2020- ATI 5 - O campo da formação docente e os processos de reconversão.

    - ATI 5 - O campo da formação docente e os processos de reconversão. Profa. Dra. Olinda Evangelista

    - Encerramento da Disciplina Teorias de Currículo

  • Avaliação da Aprendizagem e Recuperação

    1.CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM  - TEORIAS DO CURRÍCULO

    a) Texto crítico sobre a Base Nacional Comum Curricular  e ou Currículo Paulista, a partir de um roteiro de questões. (Atividade Individual) ou

    b)Síntese da Atividade Integradora: O campo da formação docente e os processos de reconversão. Apresentação: Profa. Dra. Olinda Evangelista- UFSC.  (Atividade Individual)

    Valor desta atividade: Peso 6). Entrega da Atividade: Até dia 21/12/2020

    c) Atividades Coletivas (Duas)-  online.(Valor: peso 4).

    PRAZOS: As atividades constantes nos itens a e b deverão ser entregues até o dia 21 de dezembro de 2020, por e-mail para Profa. Noeli Prestes Padilha Rivas (noerivas@ffclrp.usp.br) ou colocadas no e-disciplinas. As atividades coletivas estão disponibilizadas no Cronograma.

    2. NORMAS DE RECUPERAÇÃO

    Os alunos que não conseguirem aprovação, deverão fazer uma nova avaliação escrita, sobre todo o conteúdo visto no curso, e obter nesta nota igual ou superior a 5 (cinco).