Programação
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A disciplina de PEBio II será desenvolvida por meio das seguintes abordagens:
1) Ensinando o estudo da VIDA:
Temas de ensino de Biologia e de formação docente em uma perspectiva curricular sociocultural. Trata de uma formação voltada para a autonomia pedagógica do professor, que é um intelectual e protagonista nos processos curriculares e de ensino e aprendizagem na escola. Quanto aos temas e conteúdos de ensino de Biologia, parte daqueles centrais para a ciência biológica, rumo aqueles que perpassam/atravessam e interfaceiam essa ciência - temas sociocientíficos, interdisciplinares, intersaberes e os que promovem uma ruptura ao modelo curricular mais tradicional de ensino e vão em direção à perspectiva curricular sociocultural.
2) Aprendendo modos de ensinar o estudo da vida no cenário remoto:
Metodologias de ensino de Biologia que enfrentem questões de ensino e aprendizagem já postas anteriormente no ensino presencial acrescidas das atuais postas pelo ensino remoto. Desenvolve abordagens e estratégias metodológicas, desde as mais tradicionais até as alternativas, explorando variados métodos, estratégias, materiais e espaços não-formais de ensino e socioculturais. Aborda ainda, a educação midiática, a ressignificação da sala de aula, as estratégias comunicacionais (participativas e interativas) e o papel do professor no atual cenário do ensino remoto.
3) Promovendo interação universidade-escola por meio do estágio supervisionado:
Por meio de interações remotas com a escola, promover trocas e compartilhamentos de experiências, conhecimentos e ações entre a comunidade escolar e os participantes da disciplina de PEBio II (licenciandos, docentes e educadora). Além das relações interpessoais virtuais (entre coordenação, direção, professores, alunos e licenciandos), construir coletivamente um espaço virtual para a disponibilizar as atividades e materiais propostos e para as interações (Blog dos Estágios).
As abordagens ocorrerão das seguintes formas:
a) Nos momentos síncronos (4ª f, 9 às 12h): variadas estratégias de ensino - exposição dialogada, planejamento das atividades do estágio, oficina de instrumentos de pesquisa, materiais didáticos e ferramentas virtuais, conversa com convidado(s), discussão em pequenos grupos e debate em sala.
b) Nos momentos assíncronos: atividades complementares (tarefas de casa), conforme guia de estudo da semana enviado por e-mail.
c) Nos momentos de estágio com a escola: atividades desenvolvidas pelos grupos-escola, promovendo encontros, eventos e reuniões e construindo o Blog dos Estágios de PEBio II, contendo: a) MATERIAIS de ENSINO e ATIVIDADES para os PROFESSORES (a partir do Centro de Mídias); b) MINI-CURSOS (currículo sociocultural) e c) CHAT de discussão e de apoio aos ALUNOS.
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CRONOGRAMA 2020
Data
TEMAS
ATIVIDADES SÍNCRONAS
(9 às 12h)
REFERÊNCIAS
16/09
1) Ensinando o estudo da vida:
2) Aprendendo modos de ensinar o estudo da vida no cenário remoto:
3) Promovendo interação universidade-escola por meio do estágio supervisionado.
Apresentação do Cronograma de Aulas e do Cronograma de Estágios de PEBio II/2020
“O ensino de Biologia ensina Biologia”
Texto 1
23/09
Currículo Escolar Sociocultural de Biologia e a Formação Docente.
Conversa com convidada: ANDREA C. LASTÓRIA
“Grupos colaborativos e comunidades de aprendizagem: a experiência do Grupo ELO”
Podcast 1
Vídeo 1
Textos 2
30/09
Democracia digital e educação midiática.
Construção do Blog dos Estágios.
Conversa com convidado: MAURÍCIO S. MATOS
“Visão crítica da tecnologia da comunicação e informação no ensino remoto” (c/oficina de construção de um blog)
Podcasts 2 e 3
07/10
A história e filosofia da ciência aplicada ao ensino.
“Principais paradigmas, conceitos e contextos de produção da Biologia”
Textos 3
14/10
(11h30)
A história natural e seus espaços de exposição e divulgação.
O uso de acervos e museus na ciência e no ensino da ciência.
Conversa com convidada: GIULIA CRIPPA
“Os naturalistas, os gabinetes de curiosidades e os museus de história natural” (12h30).
Textos 4
21/10
Temas e conceitos centrais do ensino de Biologia.
O uso de laboratórios e a experimentação no ensino da ciência.
Conversa com convidado: ANTONIO VITOR ROSA
“Saúde alimentar e saúde planetária: os ODS/ONU”
“A vida nos laboratórios”
Texto 5
Podcasts 4, 5 e 6
Link 1
28/10
A sala de aula e o professor no ensino remoto.
Espaços não-formais de ensino.
Conversa com convidados:
CIRO A.B. MONTEIRO e CAROLINA L. GREGÓRIO
"Biblioteca: dispositivo de impacto ambiental e social"
Texto 6
Links 2.
04/11
Conteúdos e Estratégias de ensino de Biologia: uma abordagem científica e humanizada.
Materiais e Recursos pedagógicos alternativos.
O ensino de Biologia e a necessidade de uma ética cordial: a temática do corpo, gênero e sexualidade em sala de aula.
Podcasts 7 e 8
Textos 7
11/11
Temas sociocientíficos relacionados ao estudo da vida.
Conversa com convidada: BIANCA SANTANA
“Quando me descobri negra: identidade e escrita de si como resistência ao racismo”
Texto 8
18/11
Temas interdisciplinares e outros saberes relacionados ao estudo da vida.
O trabalho de campo na Biologia e no ensino.
Conversa com convidados:
PAULO T. SANO e DIÓGENES VALDANHA NETO
“O naturalista amador e a comunidade tradicional do capim-dourado no Jalapão”
“Os saberes das comunidades tradicionais da Amazônia e a escola”
Podcast 9
Textos 9
25/11
Temas interdisciplinares e outros saberes relacionados ao estudo da vida: calendário biológico, criptobiologia, etc.
Conversa com convidadas:
MARINA TAVARES e WERYMEHE PATAXOOP
“A licenciatura indígena na FE/UFMG”.
Textos 10
02/12
Relatos dos ex-alunos de PEBio-II sobre as atividades de estágio e apresentação do catálogo de árvores frutíferas do campus da USP Conversa com convidados:
Jone, Ricardo, Pamela, Leonardo, Gabriel, Déborah e Samantha09/12
Os estágios na escola e a formação docente.
MOSTRA dos Estágios - Semana 1
16/12
Os estágios na escola e a formação docente.
MOSTRA dos Estágios - Semana 2
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CRONOGRAMA DE ESTÁGIO
Prática de Ensino de Biologia II - 2020
DOCENTES RESPONSÁVEIS: CLARICE SUMI KAWASAKI e RAFAEL MORETTO
EDUCADORA / SUPERVISÃO DE ESTÁGIO: DANIELA CASSIA SUDAN
Observações gerais:
ü O estágio de PEBIO II tem carga horária de 90 horas;
ü As supervisões ocorrerão no período de 07/10 a 09/12 (5 a 10 encontros/grupo escola);
ü As supervisões de atividades de estágio acontecerão remotamente, às quartas-feiras, no intervalo das 8 as 9h, de 30 a 60 minutos para cada grupo escola, em horários agendados com antecedência. Alguns encontros serão de 60 minutos/grupo escola;
ü Estes momentos são para: i) planejar parte das ações, ii) discutir dúvidas; iii) refletir sobre as atividades já realizadas e orientar sobre como desenvolver as atividades e apresentações de estágio;
ü É recomendável que todos do grupo participem desses momentos;
ü A agenda de supervisões e o revezamento de horários dos grupos serão acordados com a educadora, oportunamente, nas aulas síncronas;
ü Supervisões extras poderão ser requisitadas pelos licenciandos, docentes ou pela educadora durante o processo;
ü As atividades de estágio são: ii) a produção de materiais e recursos didáticos para complementar o Centro de Mídias e auxiliar o professor; ii) a proposição de atividades de apoio aos alunos (ex. criação de chats para tirar dúvidas, fazer exercícios, tarefas, sobre vestibular e ENEM); iii) a oferta de minicursos virtuais para os alunos e iiii) a construção do SITE dos Estágios (que vai abrigar todo esse material, divulgar as atividades de estágio e oferecer espaços virtuais para trocas entre os participantes).
ü Os minicursos de 6 horas deverão ser ministrados até 27/11/20.
ü A mostra das atividades remotas de estágio ocorrerá nas duas últimas aulas – 16 e 23 de dezembro/2020, com 30 minutos de apresentação / grupo escola. O formato de apresentação será combinado oportunamente
Atividades de Estágio
Período
Horas
Reuniões de planejamento das atividades de estágio (do grupo-escola com docentes e/ou educadora da disciplina e com professores e coordenadores pedagógicos das escolas).
setembro
10h
Produção de materiais e recursos pedagógicos complementares ao CM para os professores.
setembro
15h
Pesquisa bibliográfica e pesquisa junto aos alunos sobre os temas de Biologia para o planejamento e produção dos minicursos.
setembro e outubro
05h
Elaboração, divulgação e aplicação dos minicursos.
outubro e novembro
20h
Criação e atuação nos chats de apoio aos alunos.
outubro e novembro
10h
Elaboração e manutenção do BLOG dos Estágios.
setembro, outubro, novembro e dezembro
20h
Supervisões
outubro, novembro e dezembro
10h
90h
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N
INSTRUMENTOS DE AVALIÇÃO
PESOS
1
Site dos Estágios (com materiais de ensino, recursos pedagógicos, atividades para professores e alunos e minicursos)
2,5
2
Minicursos e outras atividades (lives, saraus, feiras, experimentos, jogos, brincadeiras, exposições, etc)
2,5
3
Supervisões de Estágio e reuniões de planejamento
1,5
4
Prova escrita
1,0
5
Presença e participação
1,0
6
Mostra de Estágios
1,0
7
Auto avaliação
0,5
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Guia de Estudo da Semana 1 (16/09/20):
Ler o Texto 1 e responder à seguinte questão:
Identifiquem e discutam os diversos pontos do texto que explicam o seu título “Este artigo não contém colesterol: pelo fim das imposturas intelectuais no ensino de ciências”.
Guia de Estudo da Semana 2 (23/09/20):
Ouvir o podcast 1 (https://www.youtube.com/watch?v=j0zZBbaAEfo&t=2070s) e responder às seguintes questões:
1) Situe e discuta a proposta do Currículo Escolar Cultural no momento social que Marcos Neira chama de pós-moderno e pós-crítico (EE Alcides Corrêa).
2) Discuta a relação entre a função social da escola, em virtude da democratização do acesso à escola, e a proposta do Currículo Escolar Cultural (EE Eugênia Vilhena).
3) Descreva a proposta do Currículo Escolar Cultural, em relação a conhecimentos, linguagem, formação docente e práticas pedagógicas (EE Paiva II).
4) Apresente e discuta a concepção de conhecimento científico e as práticas pedagógicas propostas neste Currículo Escolar Cultural (EE Romeu Alberti).
Guia de Estudo da Semana 4 (07/10/20):
Nesta aula, abordaremos aspectos históricos e filosóficos da Biologia, trazendo alguns paradigmas, conceitos e contextos de produção dessa ciência. Nesse sentido, peço que pesquisem e reflitam sobre a questão abaixo:
Quais eram os conceitos e as explicações anteriores às teorias biológicas atuais (origem da vida, teoria celular, teoria da evolução, teoria do contagium vivo, etc), em relação a:
1) SERES VIVOS e ORIGEM DA VIDA (EE Alcides Corrêa).
2) DIVERSIDADE dos SERES VIVOS (EE Eugênia Vilhena).
3) REPRODUÇÃO dos SERES VIVOS e HERANÇA BIOLÓGICA (EE Jardim Paiva II).
4) MICRORGANISMOS (EE Romeu Alberti).
5) Por que Mayr (2005) afirma ser a Biologia, uma ciência única? (voluntários)
Guia de Estudo da Semana 6 (14/10/20):
Nesta aula, trataremos do tema da experimentação e do uso do laboratório no ensino de Ciências e Biologia. Em relação a este segundo tópico, respondam as questões abaixo:
1) Quais são as diferenças entre uma atividade de DEMONSTRAÇÃO, de ILUSTRAÇÃO e de EXPERIMENTAÇÃO? (EE Alcides Corrêa).
2) Qual é a importância do uso do laboratório para o Ensino de Ciências e Biologia? Como deveria ser e estar organizado o espaço deste laboratório? (EE Eugênia Vilhena).
3) Qual é a importância da experimentação para a ciência e para o Ensino de Ciências e Biologia? (EE Jardim Paiva II).
4) O que é uma atividade prática no Ensino de Ciências e Biologia? (EE Romeu Alberti).
Trataremos ainda da temática da "Saúde Alimentar e Saúde Planetária", que será abordada pelo nosso convidado Antonio Vitor Rosa.
Para realizarmos uma dinâmica, precisamos que cada grupo escola traga pelo menos 3 slogans de produtos e/ou serviços de empresas do setor do agronegócio. Como foi algo que acordamos de último momento com o palestrante, pedimos desculpa por enviar o email muito em cima do dia da aula.
1) Transgenia e defensivos agrícolas. Outras palavras chaves que pode-se procurar: agrotóxicos, alimentos tecnológicos. (EE Alcides Corrêa).
2) Agricultura Natural/Biológica. (EE Eugênia Vilhena).
3) Agrobusiness e agricultura de alta tecnologia (EE Jardim Paiva II).
4) Alimentos saudáveis. (EE Romeu Alberti).
Guia de Estudo da Semana 7 (28/10/20):
Nesta aula, abordaremos os espaços e metodologias alternativos de ensino e aprendizagem. Pedimos que dois grupos-escola respondam às questões abaixo:
1) Elaborem duas questões a partir do texto sobre a proposta de aula invertida (EE Jardim Paiva).
2) Levantem os principais aspectos, vantagens e desvantagens do uso de espaços não formais para o ensino de Biologia (EE Romeu Alberti).
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BIBLIOGRAFIA
1
BIZZO, N.; KAWASAKI, C. S. Este Artigo Não Contém Colesterol: pelo fim das imposturas intelectuais no ensino de ciências. Projeto: Revista de Educação, 1(1):25-34, 1999.
2
CHAVES, S. Um chão sem fronteiras: ciência e arte na sala de aula. In: FERREIRA, M.S. e outros (org.) Vidas que ensinam o ensino da vida. São Paulo: Ed. Livraria da Física, 2020, pp. 99-105.
KATO, D.S. (org.) Bionas para a formação de professores de Biologia: experiências no observatório da educação para a biodiversidade. São Paulo: Ed. Livraria da Física, 2020 (apresentação).
LASTORIA, A. C.; ROSA, V.; ASSOLINI, F. E. P. (Org). Almanaque de espaços não formais de ensino da região metropolitana de Ribeirão Preto. FFCLRP/USP, 2018.
3
DAWKINS, R. O gene egoísta. São Paulo: Cia. Das Letras, 2007.
GOULD, S.J. Darwin e os grandes enigmas da vida. Trad. Maria Elizabeth, São Paulo: Martins Fontes, 1982.
MAYR, E. Biologia, ciência única: reflexões sobre a autonomia de uma disciplina científica. São Paulo: Companhia das Letras, 2005.
SACKS, O. Darwin e o significado das flores. In: SACKS,O. O rio da consciência. São Paulo: Companhia das Letras, 2017, pp. 11-27.
4
MUSEU DA VIDA e MUSEU DE ASTRONOMIA E CIÊNCIAS AFINS (MAST). O formal e o não-formal na dimensão educativa do museu. Caderno do Museu da Vida, 2001 e 2002.
MARANDINO, M.; ROCHA, P. E. D. La Biodiversidad en Exposiciones inmersivas de museos de ciencias: implicaciones para educación en museos. Enseanza de las Ciencias, v. 29 (2): 221-236, 2011.
5
LATOUR, B; WOOLGAR, S. A Vida de Laboratório: a produção dos fatos científicos. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 1997.
6
BERGMANN, J. Sala de aula invertida: uma metodologia ativa de aprendizagem. Rio de Janeiro: LTC, 2019 (capítulos 2 e 4).
7
SANTOS, S.P.; SILVA, E.P.Q. Experiências de pessoas trans: corpo, gênero, sexualidade e o ensino de Biologia. In: TEIXEIRA, P.P. e outros (org.) Conteúdos cordiais: biologia humanizada para uma escola sem mordaça. São Paulo: Ed. Livraria da Física, 2019, pp. 18-31.
COSTA, A.B.S. e SILVA, E.D. Níquel Náusea vai à escola: usos dos quadrinhos em sala de aula. Comunicação & Educação, Ano XIX N.2, 2014, pp. 27-38.
BOFFA, A. Você é um animal Voskovitz! São Paulo: Ed. Saraiva, 1999.
8
SANTANA, B. Quando me descobri negra. São Paulo: SESI-SP Editora, 2015.
9
VERRANGIA, D.; CASTRO, M.A.T. O ensino de Evolução: contribuição de tradições culturais africanas e afro-brasileiras para a produção de conteúdos cordiais. In: TEIXEIRA, P.P. e outros (org.) Conteúdos cordiais: biologia humanizada para uma escola sem mordaça. São Paulo: Ed. Livraria da Física, 2019, pp. 70-83.
10
TAVARES, M.L.; VALADARES, J.M. e SILVEIRA JR, C. O currículo da área de Ciências e a construção de uma pedagogia intercultural: a formação de educadores indígenas na Universidade Federal de Minas Gerais. Cadernos CIMEAC, v. 7: 1, 2017.
MARTEL, Y. A vida de Pi. São Paulo: Ed. Rocco, 2004.
PODCASTS:
VIDEO e SITES:
1 – Drops 19 (Marcos Neira)
2 – Drops 5 (Marco Antonio de Almeida)
3 – Drops 8 (Márcia Regina da Silva)
4 – Drops 14 (Eduardo A.B. de Almeida)
5 – Drops 14 (Rosa W. D. Garcia)
6 – Entrevistas c/docentes do DB/FFCLRP-USP
7 - Drops 12 (Antonio Carlos Roque)
8 – Drops 20 (Domingos Alves)
9 – Drops 13 (Marcus Vinicius da Cunha)
LASTORIA, A. C. (Org.) Atlas Escolar Histórico, Geográfico e Ambiental de Ribeirão Preto, 2008.
https://nacoesunidas.org/pos2015/ (ONU/ODS/Agenda 2030)
www.wdl.org (Biblioteca Digital Mundial/UNESCO).
https://www.facebook.com/bibliotecasinhajunqueira/ (Biblioteca Sinhá Junqueira/RP).
-
Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto-USP
Departamento de Educação, Informação e Comunicação
Prática de Ensino de Biologia II
outubro de 2020
ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DO
PROJETO TEMÁTICO DO MINICURSO
Escola:
Proponentes do minicurso:
No de alunos e professores participantes (anexar listas de presença):
Descrição da escola e do público:
Tema:
1. Introdução (apresentar, descrever e justificar o tema escolhido, ressaltando a sua relevância científica e social para a formação do aluno e outros aspectos relevantes).
2. Objetivos Gerais (incluir objetivos para além da Biologia e dos conteúdos conceituais).
3. Sequência Didática (4-6 horas de atividades síncronas e 10-12 horas de atividades assíncronas, incluindo uso de vídeos, podcasts e outros objetos de aprendizagem, e realização de atividades com professores, coordenadores e alunos, por meio de lives, fóruns, chats, etc., no minicurso).
3.1. Objetivos específicos da aula (descrição dos objetivos conceituais, atitudinais e procedimentais).
3.2. Conteúdos (descrição dos tópicos das aulas).
3.3. Desenvolvimento (o passo-a-passo das aulas, descrevendo os conteúdos, as formas de abordagem do conteúdo, as atividades e estratégias de ensino e os objetos de aprendizagem, tais como, vídeos, podcasts e outros materiais/recursos didáticos, que serão utilizados nestas aulas).
3.4. Avaliação (descrição dos instrumentos e critérios de avaliação).
3.5. Bibliografia e sites para o aluno.
3.6. Protocolos/roteiros de atividades práticas e exercícios.
4. Bibliografia Geral (utilizada na elaboração do PTE).
5. Anexos (listas de presença, relatórios das aulas, etc.).
6. Avaliação do desenvolvimento e aplicação do minicurso (análise crítica, em relação ao planejamento, produção e aplicação).
7. Avaliação da experiência pedagógica vivenciada neste estágio para a sua formação docente (individual).
**Os itens (1), (2) e (3) devem ser entregues antes da aplicação do minicurso; os itens (4), (5), (6) e (7), ao final da disciplina**
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