Programação
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ATI1-O que esperar do novo Fundeb? Prof. Dr. José Marcelino de Rezende Pinto- Professor titular FFCLRP/USP - LIVE
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- Estratégia de Aprendizagem: Apresentação Oral - Apresentação e discussão da Disciplina- - Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, licenciatura)- RESOLUÇÃO CNE/CP Nº 1, DE 15 DE MAIO DE 2006. O papel da Coordenação Pedagógica - Responsável: Docente da Disciplina.
3. CONTEÚDOS :
UNIDADE I: Fundamentos Teóricos da Supervisão e Coordenação Educacional. 1. Supervisão Pedagógica e Coordenação Pedagógica: a re (visão necessária): As funções dos supervisores escolares, coordenadores pedagógicos no sistema de ensino: possibilidades, tendências e perspectivas. 2. O desenvolvimento profissional docente, a formação continuada e a atuação do Coordenador Pedagógico/Professor -Coordenador.
UNIDADE II: A pedagogia, o pedagogo e a escola: papel do educador na sociedade contemporânea. 3. Perspectiva de atuação do pedagogo a partir de uma abordagem crítica da educação. 4. O papel da educação escolar e a questão do conhecimento no mundo contemporâneo.
UNIDADE III: Pedagogo Escolar: Vicissitudes e Práticas nas Redes de Ensino. 5. A atuação do pedagogo escolar frente às demandas da escola pública: família, escola, comunidade. 6. A relação entre currículo e supervisão/coordenação pedagógica. (BNCC e Currículo Paulista). 7. A Pedagogia como lócus formador do gestor educacional.
4. DESENVOLVIMENTO DA DISCIPLINA: A disciplina será ofertada, de forma virtual, com utilização da plataforma Moodle, Portal da FFCLRP, Portal DEDIC (http://portaldedic.org) e encontros síncronos por meio de: a) Aulas online síncronas, via GOOGLE MEET (17:00 – 18:30 hs), nas seguintes datas: 29/9/2020; 13,20,27/10/2020; 3,10,17,24/11/2020; 1,8/12/2020. b) Atividades Integradoras ATIs: 28/9/2020; 6/10/2020; 4 e 19/11/2020;11/12/2020. c) Mídias e procedimentos: será utilizado o canal do youtube https://www.youtube.com/channel/UCJXKc64px7i4w_8GUAz0wWQ para transmitir e arquivar as ATIs; d) Para os estudantes que não puderem participar das atividades on line, sincronicamente, haverá a possibilidade de realizá-las de forma assíncrona, assistindo, posteriormente, aos vídeos gravados que serão disponibilizados no repositório (http://portaldedic.org) e no canal do Youtube “Atividades Integradoras – ATIs” criado para acolher as produções deste projeto (https://www.youtube.com/channel/UCJXKc64px7i4w_8GUAz0wWQ). e) Total de 15 aulas: 10 Aulas online Síncronas e 5 Atividades Integradoras – ATIs. f) Será criado um grupo no whatsap para facilitar a comunicação entre os participantes.
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ATI 2 - Movimentos sociais e o direito à educação infantil Profa. Dra. Janaína Maudonet - live
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I - A Coordenação pedagógica, uma trajetória profissional em construção: Apresentação -p.13-19 e Itens 1, 2 e 3: Páginas 22 a 50.(Grupo 1)/Itens 4, 4.1, 4.2, 4.3 - Páginas 51 a 62 (Grupo 2)
II- A Escola, o coordenador pedagógico e a formação: Itens 1, 2– Páginas 63-84 (Grupo 3 ); Itens 3, 4, 4.1, 4,2– Páginas 85 a 112 (Grupo 4 )
III – O Coordenador pedagógico e a formação docente na escola: Itens 1, 1.1, 1.2, 1.3 -Páginas 113 a146 (Grupo 5); Itens 2 e Conclusão – Páginas 147 a 164 (Grupo 6)
Estratégia de Aprendizagem: Mapa Conceitual
-Os alunos serão divididos em seis grupos. Cada grupo se reúne em uma sala virtual, no horário de 17:00 hs às 18 :00. Não esqueçam de enviar convite para a docente e monitora PAE. -Após este tempo, os estudantes entram na sala virtual convocada pela docente, para discutir a apresentação do mapa conceitual. -Esta atividade faz parte da Primeira Atividade Coletiva- online. -Cada grupo faz a postagem de seu trabalho na Plataforma Moodle- E disciplinas até o dia 26/10/2020.
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-Esta atividade faz parte da Primeira Atividade Coletiva- online
-Cada grupo faz a postagem de seu trabalho na Plataforma Moodle- E disciplinas até o dia 26/10/2020.- Estratégia de Aprendizagem: Mapa Conceitual (Continuidade/Apresentação).
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7º Encontro: 03/11/2020 UNIDADE II: A pedagogia, o pedagogo e a escola: papel do educador na sociedade contemporânea
Estratégia de Aprendizagem: Discussão do texto nº 4 -FERNANDES, Maria José da Silva. O professor coordenador pedagógico e a fragilidade da carreira docente, a partir de questões problematizadoras: (Docente, Monitora PAE e Alunos).
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ATI 3- Avanços da privatização na Educação Básica – Profa.Dra.Theresa Adrião- UNICAMP - Live
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Estratégia de Aprendizagem:
Continuidade de apresentação mapa conceitual -
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NOVO 10º Encontro – 17/11/2020- UNIDADE III: Pedagogo Escolar: Vicissitudes e Práticas nas Redes de Ensino
- Texto 6: Resolução SE nº 18.de 2/5/2019- Dispõe sobre o siglário a ser utilizado, no âmbito da Secretaria de Estado da Educação, pelas unidades que compõem a sua nova estrutura organizacional, e dá providências correlatas.
- Discussão da relação Diretoria de Ensino e Escolas Estaduais (Professor Coordenador).
- Texto 7: O Currículo Paulista: uma construção colaborativa: Os fundamentos pedagógicos do Currículo Paulista.
Estratégia de Aprendizagem:
Aula dialogada: -Docente: Profa. Dra. Noeli Prestes Padilha Rivas; -Monitora PAE – Profa. Inês Aparecida Bolandin Marcomini
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11º Encontro: 19/11/2020 ATI 4 - Atividade de Ensino como unidade formadora de professores e estudantes.
Live - ATI 4 - Atividade de Ensino como unidade formadora de professores e estudantes. Prof. Dr. Manoel Oriosvaldo de Moura- FE/USP
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Novo 12º Encontro: 24/11/2020 - 1º CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO ESCOLAR: cenário de pandemia, desafios, possibilidades e perspectivas.
1º CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO ESCOLAR: cenário de pandemia, desafios, possibilidades e perspectivas.
Dia 24/11/2020 -16 horas - Mesa Redonda: Formação de Professores: identidade profissional, trabalho docente, experiências formativas e práticas pedagógicas. Docentes participantes: 1º) Profª Dra. Selma Garrido Pimenta, 2º) Profº Dr. Fabián Rodrigo Araya Palácios, 3º) Profª Dra. Denise Wildner Theves, 4º) Prof. Dr. Anderson Carvalho Pereira.-Estratégia de Aprendizagem: - Webnar – Professor-Coordenador – Escola Estadual
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Estratégia de Aprendizagem: – Painel Integrado: -Os alunos serão divididos em seis grupos. Cada grupo escolhe um tema e se reúne em uma sala virtual no período de 18 a 28/11/2020. -A apresentação dos grupos será no dia 01/12/2020.
- Esta atividade faz parte da Segunda Atividade Coletiva- online. -Cada grupo faz a postagem de seu trabalho na Plataforma Moodle- E disciplinas até o dia 30/11/2020.
Tema 1. Coordenação Pedagógica e o Pedagogo Escolar. Texto 05: 1ª parte: Páginas 514 a 521. PINTO, Humberto de Andrade.Coordenação Pedagógica: área de Formação de Professores e de atuação do Pedagogo Escolar nas Escolas Públicas da Educação Básica. XVII ENDIPE – Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino- FORTALEZA – 11 a 14/11/2014. Simpósio Eixo – Didática e Prática de Ensino: diálogos sobre a Escola, a Formação de Professores e a Sociedade. Fortaleza, Ceará: EdUECE - Livro 4, 2014.p.514-529.
Continuidade- Tema 1. Coordenação Pedagógica e o Pedagogo Escolar. Texto 05: 2ª parte: Páginas 521 a 529. PINTO, Humberto de Andrade.Coordenação Pedagógica: área de Formação de Professores e de atuação do Pedagogo Escolar nas Escolas Públicas da Educação Básica. XVII ENDIPE – Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino- FORTALEZA – 11 a 14/11/2014. Simpósio Eixo – Didática e Prática de Ensino: diálogos sobre a Escola, a Formação de Professores e a Sociedade. Fortaleza, Ceará: EdUECE - Livro 4, 2014.p.514-529
Tema 2: Práxis e Identidade do Coordenador Pedagógico -Texto 08: 1ª parte:Páginas 117 a 125. FRANCO, Maria Amélia Santoro. COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA: UMA PRÁXIS EM BUSCA DE SUA IDENTIDADE. Revista Múltiplas Leituras, v.1, n. 1, p. 117-131, jan. / jun. 2008.
Continuidade - Tema 2: Práxis e Identidade do Coordenador Pedagógico Texto 08: 2ª parte:Páginas 125 a 131. FRANCO, Maria Amélia Santoro. COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA: UMA PRÁXIS EM BUSCA DE SUA IDENTIDADE. Revista Múltiplas Leituras, v.1, n. 1, p. 117-131, jan. / jun. 2008.
Tema 3. O coordenador pedagógico e o cotidiano da escola. Texto 09: PLACCO, Vera Maria Nigro de Souza. O coordenador pedagógico no confronto com o cotidiano da escola. In: PLacco, V.M.N de Souza;ALMEIDA, L.R. O coordenador pedagógico e o cotidiano da escola. 4ª ed.São Paulo: Loyola, 2006.
Tema 4: O coordenador pedagógico e as reuniões pedagógicas. Texto 10: SANTOS, Amanda Goncalves. O coordenador pedagógico e as reuniões pedagógicas – possibilidades e caminhos. http://www.faculdadesenacpe.edu.br/encontro-de-ensino- pesquisa/2011/IV/anais/comunicacao/034_2010_ap_oral.pdf
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-Apresentação e discussão das Funções e atuação nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e Educação Infantil.
Estratégia de Aprendizagem: Webnar - Coordenadores pedagógicos da Secretaria de Educação de Ribeirão Preto.
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ATI 5 - O campo da formação docente e os processos de reconversão. Profa. Dra. Olinda Evangelista -live
- Encerramento da Disciplina DISCIPLINA: 5961149 - Supervisão e Coordenação Pedagógica: Fundamentos Teórico-Metodológicos
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CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA SUPERVISÃO E COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA: FUNDAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS
6.1 -Texto crítico sobre a atuação do Pedagogo na Coordenação Pedagógica (Atividade Individual) - OU
6.2 -Síntese da Atividade Integradora: Escolha da live:O campo da formação docente e os processos de reconversão. Apresentação: Profa. Dra. Olinda Evangelista- UFSC; (Atividade Individual)-
Valor: peso 6
-Atividades Coletivas (Duas)- online.(Valor: peso 4).
PRAZOS: Escolha uma das atividades constantes nos itens 6.1 ou 6.2 , que deve ser entregues até o dia 21 de dezembro de 2020, inserida na Plataforma Moodle, e-disciplinas. As atividades coletivas estão especificadas no Cronograma e também devem ser inseridas na Plataforma Moodle, e-disciplinas, conforme a data estipulada.
-Entrega do Mapa Conceitual na Plataforma Moodle (Um trabalho por Grupo): Até 26/10/2010).
- Entrega do material referente ao Painel Integrado na Plataforma Moodle (Um trabalho por Grupo): Até 30/11/2010)
Normas de Recuperação: Os alunos que não conseguirem aprovação, deverão fazer uma nova avaliação escrita, sobre todo o conteúdo visto no curso, e obter nesta, nota igual ou superior a 5 (cinco). Recuperação em janeiro de 2021.