Programação
-
-
Apresentação do curso
-
Olá pessoal,
Todos nós estamos em estado de suspensão, esperando (e torcendo para um bom desfecho) o fim da crise provocada pela pandemia de Covid 19. Nesse tempo, espero que vocês estejam bem, cuidando de vocês e dos seus. Como vocês sabem, a USP interrompeu as atividades didáticas presenciais e sugere (pressionando, até) que os docentes tentem usar de recursos e estratégias características do Ensino à Distância (EaD) a fim de suprir o período (ainda sem previsão de término) sem aulas. De minha parte, tenho posição crítica ao uso indiscriminado de EaD e, nessa fase de crise, considero temerário recorrer apressadamente a ações similares ao ensino remoto como forma de suprir as atividades didáticas interrompidas. Entretanto, para preservar um ponto de contato entre nós, elaborei uma atividade para que vocês possam fazê-la durante o tempo em que estivermos de quarentena. Para tanto, envio em anexo algumas instruções e, logo menos, farei novo contato para organizar com vocês uma reunião virtual no Google Meet, Leiam as instruções, pensem e deem retorno em resposta a esta mensagem para começarmos a conversar.
E, como a atividade que sugiro a vocês trata de uma pesquisa de material na internet, aproveito para sugerir algumas boas referências por onde começar. Eis:
Aventuras na Históriahttps://aventurasnahistoria.uol.com.br/noticias/almanaque/ 10-brinquedos-e-jogos-do- egito-antigo.phtml?fbclid= IwAR2mZsMN0FjegdAsKdtNXFKXJZ- 4q24RDtEfKA4y186wi1HnOM8p0FBM5 Go Pesquisa FapespLa VanguardiaThe Atlantic Slave TradeVideocampBBC NewsContos africanosPúblico (Portugal)El PaísGeografia InfinitaNational GeographicNexoAlém dessas sugestões há muitas outras possibilidades, como por exemplo o acervo da TV Escola, TV Univesp, acervo de cursos e aulas da USP, entre outras opções. Portanto, busquem mais e não se limitem às sugestões que fiz.
Bom trabalho!
Prof. Sérgio Fonseca -
Atividades especiais
-
-
Aula 1: Apresentação do curso - Orientações sobre leituras, bibliografia básica e formas de avaliação
-
Textos digitalizados da disciplina "História da Educação"
-
Apresentação do curso
-
Data
Texto
Temas, textos e atividades – HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
04/03
Aula 1: Apresentação do curso - Orientações sobre leituras, bibliografia básica e formas de avaliação
11/03
1
Aula 2: Grécia e Roma: cultura, escola e educação
MANACORDA, Mario A. A educação na Grécia. In: ______. História da Educação: da Antiguidade aos nossos dias. 10a edição São Paulo: Cortez, 2002. p. 41-110.
11/03
2
O nascimento da escola na Idade Média
GAUTHIER, Clermont. O nascimento da escola na Idade Média. In: GAUTHIER, Clermont; TARDIF, Maurice. A Pedagogia: teorias e práticas da Antiguidade aos nossos dias. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010. p. 61-88.
18/03
3
Aula 3: As universidades medievais
MOULIN, Léo. A universidade. In: ______. A vida quotidiana dos estudantes na Idade Média. Lisboa: Edição Livros do Brasil, 1994. p. 265-340.
18/03
4
A cultura letrada no início do Renascimento
BURKE, Peter. O ofício do saber: os letrados europeus. In: ______. Uma história social do conhecimento: de Gutenberg a Diderot. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003. p. 25-53.
25/03
5
Aula 4: Formadores da pedagogia e da escola moderna
FRANCA S.J., Leonel. O método pedagógico dos jesuítas: o “Ratio Studiorum”: Introdução e Tradução. Rio de Janeiro: Livraria Agir Editora, 1952. p. 118-149; p. 165-195.
25/03
6
COMENIUS. Princípios em que se fundamento a solidez no ensinar e no aprender. In: ______. Didática Magna. Martins Fontes. São Paulo: Martinas Fontes, 1997. p. 183-229.
01/04
7
Aula 5: A criança no centro do processo educativo
ROSSEAU, Jean-Jacques. Introdução. In: ______. Emílio, ou Da Educação. 2a ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999. p. 3-64.
15/04
8
Aula 7: A descoberta da infância
ARIÈS, Philippe. A descoberta da infância. In: ______. História social da criança e da família. 2a ed. Rio de Janeiro: LTC, 1981. p. 50-68; p. 156-164.
15/04
9
POSTMAN, Neil. Os incunábulos da infância. In: O desaparecimento da infância. Rio de Janeiro: Graphia, 1999. p. 17-78.
22/04
Trabalho 1
29/04
10
Aula 8: A escola e a formação dos sistemas disciplinares
FOUCAULT, Michel. Os corpos dóceis. In: ______. Vigiar e punir. Petrópolis: Vozes, 1987. p. 125-152.
29/04
11
Os sistemas disciplinares e a infância pobre
ENGUITA, Mariano Fernández. Do lar à fábrica, passando pela sala de aula: a gênese da escola de massas. In: ______. A face oculta do capitalismo. Educação e trabalho no capitalismo. Porto Alegre: Artes Médicas, 1989. p. 105-p. 131.
A definir
Participação em evento e/ou atividade de campo
06/05
12
Aula 10: Infância, escola e sociedade no século XIX
Charles Dickens. Oliver Twist. São Paulo: Nova Cultural, 1993.
13/05
13
Aula 11: A instrução pública para todos
CONDORCET. Primeira memória: natureza e objeto da instrução pública. In: _______. Cinco memórias sobre a instrução pública. São Paulo. UNESP, 2008. P. 15-68.
20/05
Trabalho 2
27/05
14
Aula 12: A formação dos sistemas escolares na Europa
HILSDORF, Maria Lucia Spedo. A escola popular elementar. In: ______. O aparecimento da escola moderna. Belo Horizonte: Autêntica, 2006. p. 157-200.
27/05
15
LEIF, Josef. A escola elementar. In: DEBESSE, Maurice; MIALARET, Gaston. Tratado das ciências pedagógicas. São Paulo: Nacional; Universidade de São Paulo, 1977. p. 113-140.
03/06
16
Aula 13: A formação da escola contemporânea
GAUTHIER, Clermont. Da pedagogia tradicional à pedagogia nova. In: GAUTHIER, Clermont; TARDIF, Maurice. A Pedagogia: teorias e práticas da Antiguidade aos nossos dias. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010. p. 175-202.
03/06
17
CAMBI, Franco. O século XX até os anos 1950. “Escolas Novas” e ideologias na educação. In:______. História da Pedagogia. São Paulo: UNESP, 1999. p. 509-534.
10/06
Avaliação dissertativa individual
-
-
Aula - 1 - Antiguidade e Idade Média Arquivo
-
MANACORDA, Mario A. A educação na Grécia. In: ______. História da Educação: da Antiguidade aos nossos dias. 10a edição São Paulo: Cortez, 2002. p. 41-110.
GAUTHIER, Clermont. O nascimento da escola na Idade Média. In: GAUTHIER, Clermont; TARDIF, Maurice. A Pedagogia: teorias e práticas da Antiguidade aos nossos dias. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010. p. 61-88.
-
Há 1800 anos um soldado romano escreveu sete vezes à família, a última carta chegou até nós
-
CONFIRA 9 BRINQUEDOS E JOGOS QUE GARANTIAM A DIVERSÃO NO EGITO ANTIGO
-
-
-
Da Idade Média ao século XV Arquivo
-
MOULIN, Léo. A universidade. In: ______. A vida quotidiana dos estudantes na Idade Média. Lisboa: Edição Livros do Brasil, 1994. p. 265-340.
BURKE, Peter. O ofício do saber: os letrados europeus. In: ______. Uma história social do conhecimento: de Gutenberg a Diderot. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003. p. 25-53.
-
-
Os formadores da escola e da Pedagogia entre os séculos XV e XVI Arquivo
-
FRANCA S.J., Leonel. O método pedagógico dos jesuítas: o “Ratio Studiorum”: Introdução e Tradução. Rio de Janeiro: Livraria Agir Editora, 1952. p. 118-149; p. 165-195.
COMENIUS. Princípios em que se fundamento a solidez no ensinar e no aprender. In: ______. Didática Magna. Martins Fontes. São Paulo: Martinas Fontes, 1997. p. 183-229.
-
-
Rosseau, Iluminismo e educação Arquivo
-
História da Infância Arquivo
-
ROSSEAU, Jean-Jacques. Introdução. In: ______. Emílio, ou Da Educação. 2a ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999. p. 3-64.
ARIÈS, Philippe. A descoberta da infância. In: ______. História social da criança e da família. 2a ed. Rio de Janeiro: LTC, 1981. p. 50-68; p. 156-164.
POSTMAN, Neil. Os incunábulos da infância. In: O desaparecimento da infância. Rio de Janeiro: Graphia, 1999. p. 17-78.
-
Aula 8: A escola e a formação dos sistemas disciplinares - Os sistemas disciplinares e a infância pobre - Aula 10: Infância, escola e sociedade no século XIX
-
Os sistemas disciplinares e a escola Arquivo
-
Oliver Twist Arquivo
-
FOUCAULT, Michel. Os corpos dóceis. In: ______. Vigiar e punir. Petrópolis: Vozes, 1987. p. 125-152.
ENGUITA, Mariano Fernández. Do lar à fábrica, passando pela sala de aula: a gênese da escola de massas. In: ______. A face oculta do capitalismo. Educação e trabalho no capitalismo. Porto Alegre: Artes Médicas, 1989. p. 105-p. 131.
Charles Dickens. Oliver Twist. São Paulo: Nova Cultural, 1993.
-
-
Condorcet: artífice da ideia de escola pública Arquivo
-
A formação da Pedagogia contemporânea Arquivo
-
CONDORCET. Primeira memória: natureza e objeto da instrução pública. In: _______. Cinco memórias sobre a instrução pública. São Paulo. UNESP, 2008. P. 15-68.
HILSDORF, Maria Lucia Spedo. A escola popular elementar. In: ______. O aparecimento da escola moderna. Belo Horizonte: Autêntica, 2006. p. 157-200.
LEIF, Josef. A escola elementar. In: DEBESSE, Maurice; MIALARET, Gaston. Tratado das ciências pedagógicas. São Paulo: Nacional; Universidade de São Paulo, 1977. p. 113-140.
GAUTHIER, Clermont. Da pedagogia tradicional à pedagogia nova. In: GAUTHIER, Clermont; TARDIF, Maurice. A Pedagogia: teorias e práticas da Antiguidade aos nossos dias. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010. p. 175-202.
CAMBI, Franco. O século XX até os anos 1950. “Escolas Novas” e ideologias na educação. In:______. História da Pedagogia. São Paulo: UNESP, 1999. p. 509-534.
-
-
Programação das Atividades Temáticas Integradas - ATI's
-
-
-
Paulo Freire antes de Pedagogia do Oprimido Arquivo
Paulo Freire antes de Pedagogia do Oprimido
-
A produção do fracasso escolar: um livro para ler em perspectiva social? Arquivo
A produção do fracasso escolar: um livro para ler em perspectiva social?
-
-
-
Reunião - 01/7/2020 Arquivo
Reunião - História da Educação - 01 de julho
-
2. Retomada e conclusão do semestre letivo da disciplina “História da Educação”: princípios e propostas
2.1. Princípios
- Considerar as limitações impostas pelo formato “remoto” para dar andamento às aulas, exposições de conteúdos, diálogo com
a turma e devolutivas para o grupo;
- Considerar as datas possíveis e a possibilidade de retomar a disciplina tendo em vista o calendário para o primeiro semestre
com encerramento em 18 de julho de 2020;
- Estabelecer esforços para manter a qualidade das aulas;
- Reconhecer as possíveis limitações de acesso à internet, de posse de aparelhos (computador, notebook, tablet ou celular), bem
como de horários e condições que limitem ou dificultem a participação dos alunos via remota nas aulas e atividades da disciplina;
- Para diminuir o impacto das dificuldades de acesso e disponibilidade fazer uso de recursos como gravação de aulas e sua
inclusão para acesso no portal e-Disciplinas da USP;
- Garantir a construção e aplicação de um processo de avaliação compatível com o desenvolvimento das atividades da disciplina
num tempo reduzido e conforme a compactação do conteúdo originalmente prevista para ser ministrado de modo presencial;
2.2. Propostas
- Compactar o conteúdo da disciplina de modo a adequá-lo a uma agenda de aulas (via Google Meet ou plataforma
semelhante) prevista para ocorrer entre 10 de julho e 5 de agosto de 2020 às quartas a partir das 19hs30;
- Reduzir a carga de leituras a fim de tornar viável a compactação do conteúdo da disciplina;
- Incorporar atividades (Atividades Temáticas Integradoras – ATIs) em curso no Departamento de Educação, Informação e
Comunicação (DEDIC) para o desenvolvimento e aulas da disciplina e aproveitamento de carga horária;
- Formular um conjunto de encontros/atividades/eventos alternativos a fim de ampliar as possibilidades de temas, datas e
horários para além dos dias regulares de aulas com o objetivo de ampliar as opções de acesso para quem lida com limitações
referentes ao uso de internet e equipamentos, a exemplo da série de eventos em curso “Leituras em Educação”;
- Usar a plataforma e-Disciplinas da USP com o objetivo de socializar conteúdos, aulas e eventos gravados, materiais didáticos,
bem como para a aplicação de avaliações e aproveitamento de seus recursos de comunicação;
- Manter a pesquisa sobre materiais audiovisuais (iniciada em março de 2020) como instrumento de avaliação e as produções
elaboradas pelos alunos como resultado a ser avaliado.
-
-
-
-
Aula - 3 - O nascimento da escola na Idade Média Arquivo
-
-
-
Formadores da pedagogia e da escola moderna Arquivo
-
-
-
Aula 5: A criança no centro do processo educativo Arquivo
-
-
-
Aula 6: A escola e a formação dos sistemas disciplinares Arquivo
-
-
-
Aula - A instrução pública para todos Arquivo
-