Programação

  • Aula 1: Apresentação do curso - Orientações sobre leituras, bibliografia básica e formas de avaliação

    • Textos digitalizados da disciplina "História da Educação"

    • Apresentação do curso

    • Data

      Texto

      Temas, textos e atividades – HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO

       

      04/03

       

      Aula 1: Apresentação do curso - Orientações sobre leituras, bibliografia básica e formas de avaliação

       

       

      11/03

       

       

      1

      Aula 2: Grécia e Roma: cultura, escola e educação

      MANACORDA, Mario A. A educação na Grécia. In: ______. História da Educação: da Antiguidade aos nossos dias. 10a edição São  Paulo: Cortez, 2002. p. 41-110.

       

       

      11/03

       

       

      2

      O nascimento da escola na Idade Média

      GAUTHIER, Clermont. O nascimento da escola na Idade Média. In: GAUTHIER, Clermont; TARDIF, Maurice. A Pedagogia: teorias e práticas da Antiguidade aos nossos dias. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010. p. 61-88.

       

       

      18/03

       

       

       

      3

      Aula 3: As universidades medievais

      MOULIN, Léo. A universidade. In: ______. A vida quotidiana dos estudantes na Idade Média. Lisboa: Edição Livros do Brasil, 1994. p. 265-340.

       

      18/03

       

      4

      A cultura letrada no início do Renascimento

      BURKE, Peter. O ofício do saber: os letrados europeus. In: ______. Uma história social do conhecimento: de Gutenberg a Diderot. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003. p. 25-53.

       

      25/03

       

      5

      Aula 4: Formadores da pedagogia e da escola moderna

      FRANCA S.J., Leonel. O método pedagógico dos jesuítas: o “Ratio Studiorum”: Introdução e Tradução. Rio de Janeiro: Livraria Agir Editora, 1952. p. 118-149; p. 165-195.

       

      25/03

       

      6

      COMENIUS. Princípios em que se fundamento a solidez no ensinar e no aprender. In: ______. Didática Magna. Martins Fontes. São Paulo: Martinas Fontes, 1997. p. 183-229.

       

      01/04

       

      7

      Aula 5: A criança no centro do processo educativo

      ROSSEAU, Jean-Jacques. Introdução. In: ______. Emílio, ou Da Educação. 2a ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999. p. 3-64.

       

      15/04

       

      8

      Aula 7: A descoberta da infância

      ARIÈS, Philippe. A descoberta da infância. In: ______. História social da criança e da família. 2a ed. Rio de Janeiro: LTC, 1981. p. 50-68; p. 156-164.

       

      15/04

       

      9

      POSTMAN, Neil. Os incunábulos da infância. In: O desaparecimento da infância. Rio de Janeiro: Graphia, 1999. p. 17-78.

      22/04

      Trabalho 1

       

      29/04

       

      10

      Aula 8: A escola e a formação dos sistemas disciplinares

      FOUCAULT, Michel. Os corpos dóceis. In: ______. Vigiar e punir. Petrópolis: Vozes, 1987. p. 125-152.

       

       

      29/04

       

       

      11

      Os sistemas disciplinares e a infância pobre

      ENGUITA, Mariano Fernández. Do lar à fábrica, passando pela sala de aula: a gênese da escola de massas. In: ______. A face oculta do capitalismo. Educação e trabalho no capitalismo. Porto Alegre: Artes Médicas, 1989. p. 105-p. 131.

       

      A definir

       

      Participação em evento e/ou atividade de campo

       

       

      06/05

       

      12

      Aula 10: Infância, escola e sociedade no século XIX

       

      Charles Dickens. Oliver Twist. São Paulo: Nova Cultural, 1993.

       

       

      13/05

       

       

      13

      Aula 11: A instrução pública para todos

      CONDORCET. Primeira memória: natureza e objeto da instrução pública. In: _______. Cinco memórias sobre a instrução pública. São Paulo. UNESP, 2008. P. 15-68.

      20/05

      Trabalho 2

       

       

      27/05

       

       

      14

      Aula 12: A formação dos sistemas escolares na Europa

      HILSDORF, Maria Lucia Spedo. A escola popular elementar. In: ______. O aparecimento da escola moderna.  Belo Horizonte: Autêntica, 2006. p. 157-200.

       

      27/05

       

      15

      LEIF, Josef. A escola elementar. In: DEBESSE, Maurice; MIALARET, Gaston. Tratado das ciências pedagógicas. São Paulo: Nacional; Universidade de São Paulo, 1977. p. 113-140.

       

       

      03/06

       

       

      16

      Aula 13: A formação da escola contemporânea

      GAUTHIER, Clermont. Da pedagogia tradicional à pedagogia nova. In: GAUTHIER, Clermont; TARDIF, Maurice. A Pedagogia: teorias e práticas da Antiguidade aos nossos dias. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010. p. 175-202.

       

      03/06

       

      17

      CAMBI, Franco. O século XX até os anos 1950. “Escolas Novas” e ideologias na educação. In:______. História da Pedagogia. São Paulo: UNESP, 1999. p. 509-534.

       

      10/06

       

       

      Avaliação dissertativa individual

       


  • Aula 2: Grécia e Roma: cultura, escola e educação - O nascimento da escola na Idade Média

    • Arquivo ícone
      Aula - 1 - Antiguidade e Idade Média Arquivo
      Disponível se: Você faz parte de T-5961002-2020104
    • MANACORDA, Mario A. A educação na Grécia. In: ______. História da Educação: da Antiguidade aos nossos dias. 10a edição São  Paulo: Cortez, 2002. p. 41-110.

      GAUTHIER, Clermont. O nascimento da escola na Idade Média. In: GAUTHIER, Clermont; TARDIF, Maurice. A Pedagogia: teorias e práticas da Antiguidade aos nossos dias. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010. p. 61-88.



    • Há 1800 anos um soldado romano escreveu sete vezes à família, a última carta chegou até nós

    • CONFIRA 9 BRINQUEDOS E JOGOS QUE GARANTIAM A DIVERSÃO NO EGITO ANTIGO

  • Aula 3: As universidades medievais - A cultura letrada no início do Renascimento

    • Arquivo ícone
      Da Idade Média ao século XV Arquivo
      Disponível se: Você faz parte de T-5961002-2020104
    • MOULIN, Léo. A universidade. In: ______. A vida quotidiana dos estudantes na Idade Média. Lisboa: Edição Livros do Brasil, 1994. p. 265-340.

      BURKE, Peter. O ofício do saber: os letrados europeus. In: ______. Uma história social do conhecimento: de Gutenberg a Diderot. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003. p. 25-53.

  • Aula 4: Formadores da pedagogia e da escola moderna

    • Arquivo ícone
      Os formadores da escola e da Pedagogia entre os séculos XV e XVI Arquivo
      Disponível se: Você faz parte de T-5961002-2020104
    • FRANCA S.J., Leonel. O método pedagógico dos jesuítas: o “Ratio Studiorum”: Introdução e Tradução. Rio de Janeiro: Livraria Agir Editora, 1952. p. 118-149; p. 165-195.

      COMENIUS. Princípios em que se fundamento a solidez no ensinar e no aprender. In: ______. Didática Magna. Martins Fontes. São Paulo: Martinas Fontes, 1997. p. 183-229.

  • Aula 5: A criança no centro do processo educativo - Aula 7: A descoberta da infância

    • Arquivo ícone
      Rosseau, Iluminismo e educação Arquivo
      Disponível se: Você faz parte de T-5961002-2020104
    • Arquivo ícone
      História da Infância Arquivo
      Disponível se: Você faz parte de T-5961002-2020104
    • ROSSEAU, Jean-Jacques. Introdução. In: ______. Emílio, ou Da Educação. 2a ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999. p. 3-64.

      ARIÈS, Philippe. A descoberta da infância. In: ______. História social da criança e da família. 2a ed. Rio de Janeiro: LTC, 1981. p. 50-68; p. 156-164.

      POSTMAN, Neil. Os incunábulos da infância. In: O desaparecimento da infância. Rio de Janeiro: Graphia, 1999. p. 17-78.


  • Aula 8: A escola e a formação dos sistemas disciplinares - Os sistemas disciplinares e a infância pobre - Aula 10: Infância, escola e sociedade no século XIX

    • Arquivo ícone
      Os sistemas disciplinares e a escola Arquivo
      Disponível se: Você faz parte de T-5961002-2020104
    • Arquivo ícone
      Oliver Twist Arquivo
      Disponível se: Você faz parte de T-5961002-2020104
    • FOUCAULT, Michel. Os corpos dóceis. In: ______. Vigiar e punir. Petrópolis: Vozes, 1987. p. 125-152.

      ENGUITA, Mariano Fernández. Do lar à fábrica, passando pela sala de aula: a gênese da escola de massas. In: ______. A face oculta do capitalismo. Educação e trabalho no capitalismo. Porto Alegre: Artes Médicas, 1989. p. 105-p. 131.

      Charles Dickens. Oliver Twist. São Paulo: Nova Cultural, 1993.

  • Aula 11: A instrução pública para todos - Aula 13: A formação da escola contemporânea

    • Arquivo ícone
      Condorcet: artífice da ideia de escola pública Arquivo
      Disponível se: Você faz parte de T-5961002-2020104
    • Arquivo ícone
      A formação da Pedagogia contemporânea Arquivo
      Disponível se: Você faz parte de T-5961002-2020104
    • CONDORCET. Primeira memória: natureza e objeto da instrução pública. In: _______. Cinco memórias sobre a instrução pública. São Paulo. UNESP, 2008. P. 15-68.

      HILSDORF, Maria Lucia Spedo. A escola popular elementar. In: ______. O aparecimento da escola moderna.  Belo Horizonte: Autêntica, 2006. p. 157-200.

      LEIF, Josef. A escola elementar. In: DEBESSE, Maurice; MIALARET, Gaston. Tratado das ciências pedagógicas. São Paulo: Nacional; Universidade de São Paulo, 1977. p. 113-140.

      GAUTHIER, Clermont. Da pedagogia tradicional à pedagogia nova. In: GAUTHIER, Clermont; TARDIF, Maurice. A Pedagogia: teorias e práticas da Antiguidade aos nossos dias. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010. p. 175-202.

      CAMBI, Franco. O século XX até os anos 1950. “Escolas Novas” e ideologias na educação. In:______. História da Pedagogia. São Paulo: UNESP, 1999. p. 509-534.

  • Atividades Temáticas Integradoras

  • Leituras em Educação

    • Arquivo ícone
      Paulo Freire antes de Pedagogia do Oprimido Arquivo

      Paulo Freire antes de Pedagogia do Oprimido

      Disponível se: Você faz parte de T-5961002-2020104
    • Arquivo ícone
      A produção do fracasso escolar: um livro para ler em perspectiva social? Arquivo

      A produção do fracasso escolar: um livro para ler em perspectiva social?

      Disponível se: Você faz parte de T-5961002-2020104
  • Reuniões com a turma de História da Educação - 2020-1sem

    • Arquivo ícone
      Reunião - 01/7/2020 Arquivo

      Reunião - História da Educação - 01 de julho

      Disponível se: Você faz parte de T-5961002-2020104
    • 2. Retomada e conclusão do semestre letivo da disciplina “História da Educação”: princípios e propostas

      2.1. Princípios

      - Considerar as limitações impostas pelo formato “remoto” para dar andamento às aulas, exposições de conteúdos, diálogo com

      a turma e devolutivas para o grupo;

      - Considerar as datas possíveis e a possibilidade de retomar a disciplina tendo em vista o calendário para o primeiro semestre

      com encerramento em 18 de julho de 2020;

      - Estabelecer esforços para manter a qualidade das aulas;

      - Reconhecer as possíveis limitações de acesso à internet, de posse de aparelhos (computador, notebook, tablet ou celular), bem

      como de horários e condições que limitem ou dificultem a participação dos alunos via remota nas aulas e atividades da disciplina;

      - Para diminuir o impacto das dificuldades de acesso e disponibilidade fazer uso de recursos como gravação de aulas e sua

      inclusão para acesso no portal e-Disciplinas da USP;

      - Garantir a construção e aplicação de um processo de avaliação compatível com o desenvolvimento das atividades da disciplina

      num tempo reduzido e conforme a compactação do conteúdo originalmente prevista para ser ministrado de modo presencial;

      2.2. Propostas

      - Compactar o conteúdo da disciplina de modo a adequá-lo a uma agenda de aulas (via Google Meet ou plataforma

      semelhante) prevista para ocorrer entre 10 de julho e 5 de agosto de 2020 às quartas a partir das 19hs30;

      - Reduzir a carga de leituras a fim de tornar viável a compactação do conteúdo da disciplina;

      - Incorporar atividades (Atividades Temáticas Integradoras – ATIs) em curso no Departamento de Educação, Informação e

      Comunicação (DEDIC) para o desenvolvimento e aulas da disciplina e aproveitamento de carga horária;

      - Formular um conjunto de encontros/atividades/eventos alternativos a fim de ampliar as possibilidades de temas, datas e

      horários para além dos dias regulares de aulas com o objetivo de ampliar as opções de acesso para quem lida com limitações

      referentes ao uso de internet e equipamentos, a exemplo da série de eventos em curso “Leituras em Educação”;

      - Usar a plataforma e-Disciplinas da USP com o objetivo de socializar conteúdos, aulas e eventos gravados, materiais didáticos,

      bem como para a aplicação de avaliações e aproveitamento de seus recursos de comunicação;

      - Manter a pesquisa sobre materiais audiovisuais (iniciada em março de 2020) como instrumento de avaliação e as produções

      elaboradas pelos alunos como resultado a ser avaliado.

  • AULAS VIA REMOTA DE "HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO"

  • Aula 3 - O nascimento da escola na Idade Média

    • Arquivo ícone
      Aula - 3 - O nascimento da escola na Idade Média Arquivo
      Disponível se: Você faz parte de T-5961002-2020104
  • Aula 4 - Formadores da pedagogia e da escola contemporânea

    • Arquivo ícone
      Formadores da pedagogia e da escola moderna Arquivo
      Disponível se: Você faz parte de T-5961002-2020104
  • Aula 5: A criança no centro do processo educativo

    • Arquivo ícone
      Aula 5: A criança no centro do processo educativo Arquivo
      Disponível se: Você faz parte de T-5961002-2020104
  • Aula 6: A escola e a formação dos sistemas disciplinares

    • Arquivo ícone
      Aula 6: A escola e a formação dos sistemas disciplinares Arquivo
      Disponível se: Você faz parte de T-5961002-2020104
  • Aula 7: A instrução pública para todos

    • Arquivo ícone
      Aula - A instrução pública para todos Arquivo
      Disponível se: Você faz parte de T-5961002-2020104
  • Atividades especias - Entrega dos trabalhos